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O incrível mundo dos microorganismos

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a existência de microorganismos no ambiente.
  • Compreender o que são microorganismos.
  • Observar culturas de microorganismos.
  • Observar o processo de contaminação e decomposição de alimentos.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características dos seres bióticos.
  • Conceito de nutrição autótrofa e heterótrofa.
  • Conceito de célula.
  • Conceito de seres unicelulares e pluricelulares.
Estratégias e recursos da aula
  • Leitura de textos.
  • Vídeos.
  • Atividades práticas (experimentos).
  • Discussões.
  • Atividades em grupo e duplas.
  • Produção de cartazes.

 

MÓDULO 1

Atividade 1: Apresentação do tema

Para o professor:

1) Disponibilize aos alunos, em folhas impressas ou xerocadas, o texto seguinte:

- Olhe esse vento nas costas, menino!

Disponível em: http://drauziovarella.com.br/drauzio/olhe-esse-vento-nas-costas-menino/. Acesso em: 10 agosto 2013.

Olhe esse vento nas costas, menino

Imagem retirada de: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://arte.brasilis.zip.net/images/gripe.jpg&imgrefurl=http://arte.brasilis.zip.net/arch2009-04-26_2009-05-02.html&h=146&w=164&sz=9&tbnid=6b94-nf8WzC8iM:&tbnh=85&tbnw=95&prev=/search%3Fq%3Dolhe%2Besse%2Bvento%2Bnas%2Bcosta,%2Bmenino%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=olhe+esse+vento+nas+costa,+menino&usg=__3VueT2hcUCbKkASe9Q0duXwxRsQ=&docid=ZX-p4jLFtmlJMM&sa=X&ei=GygNUq7aGIOC8gTU2YDIBA&ved=0CEUQ9QEwBQ. Acesso em: 10 agosto 2013.

2) Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto.

3) Organize os alunos em duplas e registre no quadro as questões seguintes para discussão. Os alunos deverão  responder as questões no caderno.

  •  A friagem e os golpes de vento, por si só, são responsáveis pela causa de doenças?
  • O que causa doenças, como  gripe e resfriado?
  • O que é mais perigoso, o vento frio ou ficar em um ambiente fechado e mal ventilado?

4) Organize a sala em círculo e proponha uma discussão, a partir das questões colocadas aos alunos.

- Nesse momento, explique a eles que o contato com os microorganismos é responsável pelas doenças.

Atividade 2: Apresentação do tema

Para o professor:

1) Registre no quadro as frases seguintes:

- Lave essa mão, menino!

- Não coma a bolacha que caiu no chão, você vai pegar micróbios!

- Limpe esse machucado com água e sabão, senão vai infeccionar!

- Lave direito a alface, tem micróbios nela!

- Use álcool em gel nas mãos antes de comer, senão vai ficar doente!

- Não coma esse pão, ele está mofado!

Microorganismos

Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl&imgrefurl=http%3A%2F%2Fcamomilanutricao.com.br%2F7-erros-na-cozinha%2F&h=0&w=0&sz=1&tbnid=Js52qFHwrRStgM&tbnh=210&tbnw=240&prev=%2Fsearch%3Fq%3Dmicroorganismos%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=microorganismos&docid=zQHgtAUhJqYPMM&hl=pt-BR&ei=mS8NUqLvHZLo8QTbw4DwAg&ved=0CAYQsCU. Acesso em: 14 agosto 2013.

2) Pergunte aos alunos se eles já ouviram alguma dessas frases. A partir disso, questione-os:

  • Por que devemos tomar esses cuidados?
  • Quais os tipos de seres encontramos no chão, em alimentos, nas nossas mãos?
  • Esses seres vivos são visíveis a olho nu? Explique.
  • Esses seres vivos só causam doenças? Explique.

Discuta com os alunos que os microorganismos são seres invisíveis a olho nu e que estão presentes no ambiente. Alguns causam doenças, outros são benéficos e participam do processo de decomposição.

 

Atividade 3: Desenvolvimento do tema

Para o professor:

1) Apresente os vídeos seguintes aos alunos.

- Utilize a sala de informática ou equipamento multimídia na sala de aula.

Vídeo 1: O surpreendente mundo dos microorganismos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ucgf-FCg39g. Acesso em: 15 agosto 2013

- Observação: o vídeo está em espanhol, mas a compreensão não é prejudicada. Professor, você poderá auxiliar os alunos.

Vídeo 2:  Microorganismos - Globo Repórter parte 1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VbXZc0Y1-eQ. Acesso em: 15 agosto 2013.

Vídeo 3Microorganismos - Globo Repórter parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xn0wtf2y0fU. Acesso em: 15 agosto 2013.

 

2) Peça aos alunos que registrem as partes principais para depois produzirem uma redação. Essa redação deverá ser entregue ao professor para correção.

 

MÓDULO 2: Atividades práticas (experimentos)

Atividade 1: Conservando os alimentos

Para o professor:

- A atividade poderá ser realizada em sala de aula ou no laboratório de Ciências e/ou Biologia.

- Prepare o material, com antecedência, em casa ou no laboratório.

 

Material:

·         5 copinhos de café numerados de 1 a 5;

·         2 colheres de sopa de amido de milho;

·         200 ml de água;

·         1 panela pequena;

·         vinagre;

·         filme plástico.

Copinho de café

 

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml. Acesso em: 15 agosto 2013.

Procedimentos:

Prepare o mingau, misturando bem o amido de milho e a água em uma panela. Em seguida, leve a panela ao fogo e continue mexendo a mistura até que ela engrosse bem. Preencha cada copinho até a metade com o mingau ainda quente e proceda conforme as condições de armazenamento descritas, abaixo.

- copinho 1: aberto e sobre a pia;

- copinho 2: coberto com filme plástico e sobre a pia;

- copinho 3: cheio de óleo e sobre a pia;

- copinho 4: cheio de vinagre e sobre a pia;

- copinho 5: aberto e no interior da geladeira

Deixe- os nos locais por uma semana.

 

3) Organize um roteiro para os alunos, com as informações citadas acima. Acrescente as seguintes questões:

  • Em qual dos copinhos você espera que apresente a maior e a menor quantidade de microrganismos? Justifique a sua hipótese.
  • Descreva a aparência de cada copinho.
  • Proponha uma explicação para o que aconteceu.

 

4) Leve o material e o roteiro para os alunos. 

5) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas. Apresente o material para cada um dos grupos.

6) Estimule os alunos a observarem e proporem explicações para o que foi observado.

7) Recolha os roteiros para correção.

8) Após a correção dos roteiros, discuta com os alunos a importância da conservação dos alimentos.

 

Atividade 2: Cultivando bactérias

Para o professor:

- A atividade poderá ser realizada em sala de aula ou no laboratório de Ciências e/ou Biologia.

- Prepare o material, com antecedência, em casa ou laboratório.

 

Material (para o meio de cultura) 

·         1 pacote de gelatina incolor; 

·         1 xícara de caldo de carne; 

·         1 copo de água. 

Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne 

 

Material (para a experiência): 

·         Potes de margarina, com o meio de cultura cobrindo o fundo. 

·         Cotonetes. 

·         Filme plástico. 

·         Etiquetas adesivas.

·         Caneta.

2) Organize os alunos em 5 grupos:

- mãos sem lavar;

- mãos lavadas com água;

- mãos lavadas com álcool;

- mãos lavadas com álcool e água

- saliva

Cada integrante do grupo deverá passar o cotonete na parte do corpo, conforme distribuição acima. O cotonete deverá ser esfregado levemente sobre cada pote.

3) Tampe os potes com filme plástico e marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita.

4) Solicite aos alunos que registrem no caderno o que eles esperam observar.

5) Deixe os potes em geladeira durantes aproximadamente 1 semana.

6) Retorne com os potes e peça aos alunos que observem o que aconteceu.

7) Solicite-os que proponham explicações sobre as observações.

8) Discuta com os alunos que os microorganismos, ao encontrarem condições adequadas, proliferam-se. Aborde também a questão da higiene pessoal.

 

Atividade 3: Crescimento de fungos

Para o professor:

1) Solicite aos alunos que tragam para a sala de aula um pedaço de pão e uma fruta, como laranja ou mexerica, sem lavar; dois potes de vidro com tampa.

2) Em sala de aula, solicite aos alunos que pinguem uma gota de água no pão e na fruta. Para isso, leva uma garrafa de água e um conta gotas.

3) Depois que os alunos pingarem a água, peça os que coloquem cada alimento em um pote de vidro e tampem.

4) Informe aos alunos que esse material deverá ficar em ambiente fechado, sem exposição a luz, por 10 dias.

5) Questione-os sobre o que eles esperam que vai acontecer.

6) Os alunos deverão observar o material durante todos os dias e registrar no caderno o que foi observado. Informe aos alunos que eles não poderão abrir o pote.

7) Depois de transcorrido o tempo, peça aos alunos que tragam o experimento para a sala de aula.

8) Peça-lhesque proponham uma explicação para o que aconteceu.

- Explique que ocorreu a proliferação de fungos nos alimentos, devido à oferta de um ambiente adequado, úmido e sem luz. Aborde que os fungos já existiam no ar e nos alimentos e que, em condições favoráveis, eles desenvolveram.

 

9) Se a escola possuir uma horta ou um jardim, enterre os alimentos mofados.

 

Atividade 4: Produção de cartazes informativos

Para o professor:

1) Organize os alunos em grupos.

2) Peça-lhes que produzam cartazes informativos sobre o cuidado com os alimentos e com o corpo para evitar a proliferação de microorganismos.

3) Disponibilize cartolinas, canetinhas, colas, tesouras, réguas, lápis de cor.

4) Informe aos alunos que eles podem trazer material de casa, como imagens, figuras, informações.

Recursos Complementares

Sugestão de material para o professor:

- Os microorganismos. Disponível em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2005_2/constituintes/links/Microorganismos.htm. Acesso em: 15 agosto 2013.

- Microorganismos. Disponível em: http://www.todabiologia.com/microbiologia/microorganismos.htm. Acesso em: 15 agosto 2013.

Avaliação

Os alunos poderão ser avaliados qualitativamente pela participação nas atividades propostas. Serão avaliados quantitativamente por meio da produção de texto, de registros e participação durante as atividades práticas e pelos cartazes produzidos. 

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