19/08/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Atividade 1: Apresentação do tema
Para o professor:
1) Disponibilize aos alunos, em folhas impressas ou xerocadas, o texto seguinte:
- Olhe esse vento nas costas, menino!
Disponível em: http://drauziovarella.com.br/drauzio/olhe-esse-vento-nas-costas-menino/. Acesso em: 10 agosto 2013.
2) Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto.
3) Organize os alunos em duplas e registre no quadro as questões seguintes para discussão. Os alunos deverão responder as questões no caderno.
4) Organize a sala em círculo e proponha uma discussão, a partir das questões colocadas aos alunos.
- Nesse momento, explique a eles que o contato com os microorganismos é responsável pelas doenças.
Atividade 2: Apresentação do tema
Para o professor:
1) Registre no quadro as frases seguintes:
- Lave essa mão, menino!
- Não coma a bolacha que caiu no chão, você vai pegar micróbios!
- Limpe esse machucado com água e sabão, senão vai infeccionar!
- Lave direito a alface, tem micróbios nela!
- Use álcool em gel nas mãos antes de comer, senão vai ficar doente!
- Não coma esse pão, ele está mofado!
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl&imgrefurl=http%3A%2F%2Fcamomilanutricao.com.br%2F7-erros-na-cozinha%2F&h=0&w=0&sz=1&tbnid=Js52qFHwrRStgM&tbnh=210&tbnw=240&prev=%2Fsearch%3Fq%3Dmicroorganismos%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=microorganismos&docid=zQHgtAUhJqYPMM&hl=pt-BR&ei=mS8NUqLvHZLo8QTbw4DwAg&ved=0CAYQsCU. Acesso em: 14 agosto 2013.
2) Pergunte aos alunos se eles já ouviram alguma dessas frases. A partir disso, questione-os:
Discuta com os alunos que os microorganismos são seres invisíveis a olho nu e que estão presentes no ambiente. Alguns causam doenças, outros são benéficos e participam do processo de decomposição.
Atividade 3: Desenvolvimento do tema
Para o professor:
1) Apresente os vídeos seguintes aos alunos.
- Utilize a sala de informática ou equipamento multimídia na sala de aula.
Vídeo 1: O surpreendente mundo dos microorganismos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ucgf-FCg39g. Acesso em: 15 agosto 2013
- Observação: o vídeo está em espanhol, mas a compreensão não é prejudicada. Professor, você poderá auxiliar os alunos.
Vídeo 2: Microorganismos - Globo Repórter parte 1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VbXZc0Y1-eQ. Acesso em: 15 agosto 2013.
Vídeo 3: Microorganismos - Globo Repórter parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xn0wtf2y0fU. Acesso em: 15 agosto 2013.
2) Peça aos alunos que registrem as partes principais para depois produzirem uma redação. Essa redação deverá ser entregue ao professor para correção.
Atividade 1: Conservando os alimentos
Para o professor:
- A atividade poderá ser realizada em sala de aula ou no laboratório de Ciências e/ou Biologia.
- Prepare o material, com antecedência, em casa ou no laboratório.
Material:
· 5 copinhos de café numerados de 1 a 5;
· 2 colheres de sopa de amido de milho;
· 200 ml de água;
· 1 panela pequena;
· vinagre;
· filme plástico.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml. Acesso em: 15 agosto 2013.
Procedimentos:
Prepare o mingau, misturando bem o amido de milho e a água em uma panela. Em seguida, leve a panela ao fogo e continue mexendo a mistura até que ela engrosse bem. Preencha cada copinho até a metade com o mingau ainda quente e proceda conforme as condições de armazenamento descritas, abaixo.
- copinho 1: aberto e sobre a pia;
- copinho 2: coberto com filme plástico e sobre a pia;
- copinho 3: cheio de óleo e sobre a pia;
- copinho 4: cheio de vinagre e sobre a pia;
- copinho 5: aberto e no interior da geladeira
Deixe- os nos locais por uma semana.
3) Organize um roteiro para os alunos, com as informações citadas acima. Acrescente as seguintes questões:
4) Leve o material e o roteiro para os alunos.
5) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas. Apresente o material para cada um dos grupos.
6) Estimule os alunos a observarem e proporem explicações para o que foi observado.
7) Recolha os roteiros para correção.
8) Após a correção dos roteiros, discuta com os alunos a importância da conservação dos alimentos.
Atividade 2: Cultivando bactérias
Para o professor:
- A atividade poderá ser realizada em sala de aula ou no laboratório de Ciências e/ou Biologia.
- Prepare o material, com antecedência, em casa ou laboratório.
Material (para o meio de cultura)
· 1 pacote de gelatina incolor;
· 1 xícara de caldo de carne;
· 1 copo de água.
Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne
Material (para a experiência):
· Potes de margarina, com o meio de cultura cobrindo o fundo.
· Cotonetes.
· Filme plástico.
· Etiquetas adesivas.
· Caneta.
2) Organize os alunos em 5 grupos:
- mãos sem lavar;
- mãos lavadas com água;
- mãos lavadas com álcool;
- mãos lavadas com álcool e água
- saliva
Cada integrante do grupo deverá passar o cotonete na parte do corpo, conforme distribuição acima. O cotonete deverá ser esfregado levemente sobre cada pote.
3) Tampe os potes com filme plástico e marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita.
4) Solicite aos alunos que registrem no caderno o que eles esperam observar.
5) Deixe os potes em geladeira durantes aproximadamente 1 semana.
6) Retorne com os potes e peça aos alunos que observem o que aconteceu.
7) Solicite-os que proponham explicações sobre as observações.
8) Discuta com os alunos que os microorganismos, ao encontrarem condições adequadas, proliferam-se. Aborde também a questão da higiene pessoal.
Atividade 3: Crescimento de fungos
Para o professor:
1) Solicite aos alunos que tragam para a sala de aula um pedaço de pão e uma fruta, como laranja ou mexerica, sem lavar; dois potes de vidro com tampa.
2) Em sala de aula, solicite aos alunos que pinguem uma gota de água no pão e na fruta. Para isso, leva uma garrafa de água e um conta gotas.
3) Depois que os alunos pingarem a água, peça os que coloquem cada alimento em um pote de vidro e tampem.
4) Informe aos alunos que esse material deverá ficar em ambiente fechado, sem exposição a luz, por 10 dias.
5) Questione-os sobre o que eles esperam que vai acontecer.
6) Os alunos deverão observar o material durante todos os dias e registrar no caderno o que foi observado. Informe aos alunos que eles não poderão abrir o pote.
7) Depois de transcorrido o tempo, peça aos alunos que tragam o experimento para a sala de aula.
8) Peça-lhesque proponham uma explicação para o que aconteceu.
- Explique que ocorreu a proliferação de fungos nos alimentos, devido à oferta de um ambiente adequado, úmido e sem luz. Aborde que os fungos já existiam no ar e nos alimentos e que, em condições favoráveis, eles desenvolveram.
9) Se a escola possuir uma horta ou um jardim, enterre os alimentos mofados.
Atividade 4: Produção de cartazes informativos
Para o professor:
1) Organize os alunos em grupos.
2) Peça-lhes que produzam cartazes informativos sobre o cuidado com os alimentos e com o corpo para evitar a proliferação de microorganismos.
3) Disponibilize cartolinas, canetinhas, colas, tesouras, réguas, lápis de cor.
4) Informe aos alunos que eles podem trazer material de casa, como imagens, figuras, informações.
Sugestão de material para o professor:
- Os microorganismos. Disponível em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2005_2/constituintes/links/Microorganismos.htm. Acesso em: 15 agosto 2013.
- Microorganismos. Disponível em: http://www.todabiologia.com/microbiologia/microorganismos.htm. Acesso em: 15 agosto 2013.
Os alunos poderão ser avaliados qualitativamente pela participação nas atividades propostas. Serão avaliados quantitativamente por meio da produção de texto, de registros e participação durante as atividades práticas e pelos cartazes produzidos.
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