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A Matemática em nosso dia a dia. TV Escola-Série: Matemática em toda parte

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

Compreender as características do gênero textual em estudo, bem como as principais ideias;

Localizar informações no texto;

Reconhecer o uso da Matemática no nosso dia a dia;

Calcular através dos jogos e brincadeiras;

Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos - 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno a leitura e a escrita. Além de saber utilizar os recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. É importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula
  INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: Matemática em toda parte 2 - Matemática na alimentação. Disponíveis nos sítios: 

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<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17148>.  Neste vídeo da TV Escola é possível perceber que a Matemática efetivamente está presente em diversos aspectos do nosso dia a dia.

. Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de ago. 2013.

. Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Neste sítio você poderá saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe. Acesso em: 10 de ago. 2013.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com o texto de Gabriella Mancini, com ele você poderá trabalhar alguns conceitos matemáticos a partir do nosso cotidiano.  Também poderá utilizar um vídeo sobre o assunto. Caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laboratório de Informática.

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Fonte: "You Tube. Por que aprender Matemática? - Matemática". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AJ72gvtOgdY>.  Acesso: 13 de ago. 2013.

 

Onde está a Matemática?

 

Professor, leia o texto de Gabriella Mancini, para os alunos ou reproduza para eles.

Na música, no xadrez e no cinema: ela está mais presente do que você imagina.

GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Você resolve ir ao cinema com um amigo. Quanto dinheiro precisa levar? É só fazer os cálculos. E quem vai escolher o filme dessa vez? Tiram no par ou ímpar. Seu pai dá as instruções para chegar ao cinema. Mesmo contando os quarteirões, vocês se perdem. Chegam 15 minutos atrasados.
Fazem as contas e resolvem esperar a próxima sessão. Vão comer uma pizza. Dividem os pedaços e, enquanto mastigam, pensam que não se livraram da Matemática nem nas férias! Ela está em todas as palavras deste texto marcadas em negrito.
Gabriella Ruffato, 10, gostaria de não precisar da Matemática. "Não me dou bem com contas, frações e muitas outras lógicas que, para mim, não têm lógica nenhuma!" Ana Luiza Marques, 10, diz que chega a arrancar os cabelos diante dos exercícios. "Não tenho nada contra os matemáticos, mas odeio Matemática!", diz a menina. E João Lucas Albano, 9, acrescenta: "Matemática me dá dor de cabeça!".
Já Caio Braga, 10, gosta de Matemática porque imagina uma calculadora em sua cabeça. "Quem se dá bem nessa matéria tem fama de esperto!", diz. Não dá para escapar. Ela faz parte do seu dia a dia.

ARTE
Na composição de um quadro, simetria (partes iguais), geometria (como círculo e triângulo) e outros conceitos matemáticos ajudam a dar beleza à obra.

MÚSICA
A combinação de sons de maneira repetitiva cria o ritmo. A escala musical é definida a partir de relações matemáticas. Estudar música ajuda a desenvolver-se nessa disciplina.

POESIA
Poesias e parlendas apresentam uma sequência de sons que se repetem, formando uma melodia. São regularidades semelhantes às do sistema numérico.

JOGOS
No "sudoku", xadrez, dominó e outros jogos, você usa conceitos matemáticos para calcular as melhores jogadas.

CONSTRUÇÃO
Para construir edifícios ou fazer um simples origami, você também precisa calcular simetrias, ângulos e medidas.

PESOS E MEDIDAS
Para saber quantas pessoas um elevador consegue levar de uma vez ou para fazer direitinho uma receita (250 ml de leite, 120 g de manteiga...), é preciso entender de matemática.

CINEMA
Para dar vida aos personagens das animações, o computador precisa fazer vários cálculos. Alguns programas ainda combinam pixels e formas geométricas.

APOSTAS
Qual a chance de o Brasil ganhar uma Copa do Mundo? E de alguém acertar na loteria? Cálculos matemáticos (probabilidades) dão a resposta.

 

Texto disponível em:  <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di31071005.htm>.  Acesso: 12 de ago. 2013.

 

Professor, após a leitura do texto com os alunos questione onde eles conseguem ver a Matemática no cotidiano. Faça uma lista na lousa com as opiniões dos alunos.

Após a montagem da lista com os alunos dos lugares que eles encontram a Matemática, distribua cópias da história em quadrinhos abaixo para que possam fazer a leitura. Trabalhando com a história em quadrinhos, será possível que os alunos identifiquem as várias situações que os personagens vivenciaram a Matemática.

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Fonte: GIOVANNI. JÚNIOR, José Ruy. A conquista da Matemática. Alfabetização Matemática. 3º Ano. São Paulo: FTD, 2011. p. 8, 9.

 

Professor, questione os alunos sobre o que acharam da história em quadrinhos. Explore o texto registrando na lousa para que os alunos possam ter como registro no caderno.

 

Interpretando o texto

 

·         Na história aparecem várias situações em que os números são usados. Que situações são essas?

          Respostas possíveis - Cálculos: (de troco e valor a ser pago); Contagem de tempo (dias, semana, horas); Medidas (numeração de calçados); Divisão       (metade).

·         Em que dia Caio vai fazer a prova?

          No dia 15.

·         A que horas começa a sessão de cinema que Caio e o pai vão assistir?

          Às 14 horas.

·         A que horas começa a última sessão de cinema?

         (ás 18 horas)

·         Por que Caio disse que estudou Matemática com o pai?

         Porque Caio fez vários cálculos enquanto passeava com o pai.

·         Observando os dois textos, o que podemos concluir sobre o que está sendo falado?

·         O que você viu de diferente nestes textos?

Fonte: Imagem  da autora.

 

Professor, espera-se que o aluno identifique os tipos de textos estudados: Informativo, Jornalístico e História em Quadrinhos. É importante que já tenham sido estudados estes tipos de textos para  identificá-los, caso não tenham sido explorados anteriormente em outra aula, faça uma breve explanação, apresentando as características de cada um.

Professor, após os alunos responderem as perguntas sobre o texto faça a correção coletiva e proponha como atividade de casa o preenchimento de uma ficha com os dados do aluno. Nesta ficha será possível identificar o uso dos números em seu dia a dia.

 

 Minha Matemática

  

Atente-se para os números que estão presentes em sua vida. Preencha a ficha abaixo e verá que com eles obtemos muitas informações:

  

Meu primeiro nome: __________________

Meu nome tem_______ letras

Meu endereço é:______________________

Número: ______

Meu tel: (  )__________________

Minha idade:_________________

Quando nasci eu pesava:______________

Hoje eu peso:_______________________

Minha altura é:______________________

Meu número de calçado é:_____________

Na minha casa moram_____ pessoas.

 Fonte: Imagem da autora.


2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula convidando os alunos para fazerem a rodinha e lerem sua ficha para os outros colegas. Peça a eles que identifiquem o uso dos números na atividade. Converse com seus alunos sobre as várias formas de encontrarmos Matemática em nossa vida. Que ela não é um “monstro”, como muitos a colocam. Dê outro exemplo do uso da Matemática utilizando o gênero textual Receita Culinária. Possivelmente os alunos já vivenciaram em casa situações onde os familiares já utilizaram a Receita para fazer alimentos.  

Professor, converse com seus alunos que ao utilizarmos a Receita de Doce de Leite Ninho estamos realizando cálculos matemáticos na medição da quantidade de ingredientes necessários. E poderemos usar a  proporção  se for necessário aumentar ou diminuir a quantidade de doces.

Professor, distribua as cópias da Recita do Doce de Leite Ninho. Leve para a sala de aula os ingredientes, ou se for o caso solicite que cada aluno traga um ingrediente da Receita. Faça a Receita junto com eles, oriente-os para lavarem bem as mãos para manipularem os alimentos.

 

Observe a Receita envolvendo os ingredientes necessários para a produção de 10 porções de Doce de Leite Ninho:

 

Doce de Leite Ninho

 

Ingredientes:

 

2 xícaras de açúcar;

2 xícaras e leite em pó;

50 ml de leite de coco;

Açúcar refinado

 

Modo de fazer

 

Coloque o açúcar e o leite ninho e vá misturando com o leite de coco aos poucos. Amasse bem. Se preferir, enrole e passe açúcar refinado.

 

Professor, após ter feito os docinhos com os alunos, peça para observarem a quantidade. Indague se é possível a quantidade de 10 porções serem suficiente para a sala de aula deles. Caso eles digam que não, pergunte o que deve ser feito. Espera-se que eles respondam que  devem aumentar a receita para que tenha maior rendimento. Registre na lousa esta situação problema para que os alunos possam responder.

Professor, nesta atividade você deverá considerar duas respostas dos alunos. Se o aluno somou cada ingrediente três vezes  ou se multiplicou por 3. As duas formas estão corretas, pois, há alunos que apresentam dificuldades em multiplicar, tendo maior facilidade em somar. O importante é considerar a estratégia que o aluno teve para resolver a situação problema.

 

1. Fizemos uma Receita de Doce de leite Ninho que rendeu 10 porções. Para fazer 3 receitas do doce, qual a quantidade de ingredientes que será utilizada? Calcule para descobrir.

 

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Ingredientes de 1 receita:

 

2 xícaras de açúcar;

2 xícaras e leite em pó;

50 ml de leite de coco;                                                                                                                                   

Açúcar refinado até dar o ponto de enrolar.

 

Ingredientes de  3 receitas:

 

___ xícaras de açúcar;

___ xícaras e leite em pó;

___ ml de leite de coco;

Açúcar refinado até dar o ponto de enrolar.

 Fonte: Imagem da autora.

 

 

Professor, encerrada a atividade, faça a correção coletiva com os alunos. Mostre que em uma simples receita de doce usamos a Matemática para calcular e fazer medidas.

Você também pode convidar os alunos para fazerem uma barraquinha de doce. Nesta atividade os alunos brincarão de vendedores e compradores, colocarão preços nos docinhos e simularão a venda dos mesmos. Distribua dinheirinhos para os alunos fazerem as compras.  Você poderá mostrar para eles  que em um passeio pela feira, supermercado, shopping, usamos a Matemática para calcular o valor de um produto, quanto deve voltar ou receber de troco.A todo momento vivenciamos algo que tenha a Matemática.

 

Professor, peça para os alunos pesquisarem nos arredores de casa, onde eles podem perceber o uso da Matemática. Tragam na próxima aula. Veja a seguir:

 

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Estamos aprendendo que a Matemática está no nosso dia a dia. Vamos pesquisar nos arredores de nossa casa onde é possível percebermos o uso dela. Anote suas observações e traga na próxima aula. 

 

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

  

Professor,  convide os alunos a sentarem na rodinha de conversa para apresentarem suas pesquisas. Converse com eles sobre as experiências que viveram em observar o uso da Matemática nos arredores de casa. Espera-se que tenham identificado a Matemática, nos números de casa, telefones, nas formas das casas, ruas, lojas, etc.

Professor, proponha aos alunos para jogarem o Jogo da adição. Neste jogo eles deverão ficar atentos aos valores que saírem nos dados, calcular a soma dos pontos e avançar o número de casas igual a soma ou total. Aproveite para trabalhar com o texto instrucional. Explore a estrutura deste gênero textual. Veja o exemplo abaixo:

 

  

Jogo de trilha da adição

 

 

Materiais para o jogo:

 

2 dados:

1 tabuleiro (será distribuído pela professora.).

 

Instrução do jogo:

 

Formem duplas ou trios;  

Jogue os dados para ver quem começará;

Em cada rodada, o jogador da vez lança os dados, soma os pontos e avança o número de casas igual ao total. Para marcar a posição de cada jogador no tabuleiro, use tampinhas;

Ganha quem chegar primeiro.

 Ã§Ã§

 

Fonte: BORDEAUX, Ana Lúcia. et al. Novo Bem-me-quer. Matemática. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Brasil, 2008. p. 81. (Coleção: Novo Bem-me-quer).

  

Professor, através deste jogo é possível mostrar aos alunos  a presença da Matemática;  na contagem dos pontos dos dados, na adição, na contagem até chegar a casa da soma dos dados.

Encerre a aula distribuindo cópias de um texto informativo, para os alunos fazerem a leitura e identificar os números no texto.

 

 

Leia com atenção o texto:

 A camisa 10 da Seleção brasileira de futebol tornou-se um símbolo nacional, graças a Edson Arantes do Nascimento o Pelé.

Ele usou  a camisa 10 da seleção pela primeira vez aos 17 anos, quando disputou a copa de 1958. Nessa época Pelé jogou tão bem que foi apelidado de Rei do Futebol.

Pelé ainda jogou em mais 3 copas, disputando um total de 114 jogos pela seleção.

Em toda a sua carreira de jogador de futebol, o Rei marcou mais de 1000 gols, sendo 98 gols em jogos da Copa do Mundo.

 

No texto acima, selecione um número usado:

 

a) Como código:_____________

b) Para ordenar:_____________

c) Para medir:______________

d) Para contar:_____________

 

Fonte: Texto adaptado pela autora. CENTURIÓN, Marília. Porta Aberta. Matemática. 2º série. Ensino Fundamental. São Paulo. 2005. p. 11. ( Coleção Porta Aberta.).

 

 
Desenvolvendo atividades interdisciplinares

 

Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com, Português, onde você poderá desenvolver atividades identificando os gêneros textuais usados  na Matemática como; história em quadrinhos, texto informativo, instruções de jogo, dentre outros.

  

Recursos Complementares
 

Para o professor:

Fonte: "G1. Escola de Marília. São Paulo, aproveita a culinária para ensinar Matemática". Disponível em:  <http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2013/06/escola-de-marilia-sp-aproveita-culinaria-para-ensinar-matematica.html>. Acesso em: 14 de ago. 2013.

Para o aluno:

 

Fonte: "Zuzubalândia - Jogo da Matemática". Disponível em:  <http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_matematica.html>. Acesso em: 12 de ago 2013.

 

Fonte: "Culinária só pra crianças. Vamos cozinhar". Disponível em:  <http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/>. Acesso em: 12 de ago. 2013

Avaliação
 

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se:  compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; reconheceram o uso da Matemática nas diferentes situações do dia a dia; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão critica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, tendo como critérios seus avanços e suas dificuldades. Registre no seu caderno de plano, as suas observações, pois elas serão úteis no momento de seu planejamento.

 

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