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"A Cultura Brasileira e o Ministério Capanema"

 

29/08/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Pedro de Castro Lüscher; Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Medes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula propiciará ao aluno estudar um período de intensa produção cultural no Brasil. Época na qual o Estado, apesar de viver sob a ditadura do governo de Getúlio Vargas, era o principal fomentador de cultura, por intermédio do Ministério da Educação e Saúde, especialmente durante os anos de gestão do ministro Gustavo Capanema (1934-1945). O Ministério Capanema, como ficou conhecido, empregou diversos intelectuais do período, incentivou as artes, investiu em mecanismos de difusão, como rádio e revistas, e almejou promover a transformação social apoiada no tripé “Saúde, Educação e Cultura”: três elementos indissociáveis para a formação dos cidadãos do Estado Novo. Esta aula permitirá ao aluno problematizar a relação entre Cultura e Estado, compreendendo que a cultura pode tanto estar a serviço deste, quanto em oposição a ele. O aluno poderá analisar como a cultura pode servir de veículo para difusão de ideias e preceitos de um governo ditatorial, assim como poderá questionar em que medida os intelectuais ligados ao Ministério Capanema apoiavam o governo de Getúlio Vargas. A partir desde estudo, o aluno também poderá enriquecer seus conhecimentos ligados às artes, literatura, cinema e música.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno domine, mesmo que em linhas gerais, o contexto político da Era Vargas e que tenham um conhecimento prévio do movimento modernista, da Semana de Arte Moderna de 1922 e dos Regionalismos.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O período histórico brasileiro do governo de Getúlio Vargas costuma ser trabalhado no Ensino Médio por um viés político, privilegiando os jogos de poder, o processo de industrialização e a personalidade do presidente Vargas. Entretanto, um estudo que se atenha à produção cultural da época e a relacione com o contexto político do Estado Novo ainda é pouco explorado pelos professores nas salas de aula. Por isso é necessário que o educador apresente uma breve introdução expositiva da conjuntura política econômica e social do período conhecido como Estado Novo para retomar conhecimentos já adquiridos.

DESENVOLVIMENTO

1ª AULA

Atividade 1

A princípio, todos os alunos deverão ser apresentados aos diversos tipos de fontes. O professor deverá apresentar algumas imagens e músicas (sugeridas abaixo) das décadas de 1930 e 1940 para direcionar a pesquisa que, posteriormente, será feita pelos alunos. Neste momento o professor deverá incentivar os alunos a tentarem relacionar o documento que está sendo visto ao contexto histórico que o produziu. Nesta aula o professor, também, deverá propor aos alunos a leitura da biografia de Gustavo Capanema (disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/gustavo_capanema) e o texto que trata sobre o seu ministério (disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/IntelectuaisEstado/MinisterioEducacao).

Músicas:

- “O Canto do Pajé” (sem data) – Heitor Villa Lobos. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/maria-bethania/o-canto-do-paje.html

- “Aquarela do Brasil” (1939) – Ary Barroso. Disponível em: http://letras.mus.br/gal-costa/46099/

- “Brasil” (1939) – Dalva de Oliveira e Francisco Alves. Disponível em: http://letras.mus.br/dalva-de-oliveira/1594611/

Artes Plásticas:

“Café”, de Cândido Portinari (1935). Fonte: http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2011/06/21/bfre-promove-exposicao-de-obras-de-portinari/cafe-portinari_divulgacao/

Costureiras”, de Tarsila do Amaral (1936/1950). Fonte: http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/percursos/percursos_mod_tarsila.asp

“Mulheres Protestando”, de Di Cavalcanti (1941). Fonte: http://dicavalcantevidaeobra.blogspot.com.br/

Cinema:

- “Banana da Terra” (1939) – Ruy Costa (trecho).Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ojo3I59Gn6c

- “O descobrimento do Brasil” (1936) – Humberto Mauro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hKI4miH0lkI

2ª AULA

Atividade 2

Os alunos deverão ser divididos em cinco grupos que contemplarão os seguintes temas: Arquitetura, Música, Literatura, Cinema e Artes Plásticas. Esta divisão deverá privilegiar os interesses e/ou aptidões dos alunos. Os alunos terão que investigar os principais nomes e suas respectivas obras em cada uma dessas áreas. Como sugestão, os alunos poderão pesquisar nos sites da Revista de História da Biblioteca Nacional (www.revistadehistoria.com.br), do UOL Educação (http://educacao.uol.com.br/) e do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (cpdoc.fgv.br). É importante ressaltar que os alunos não deverão restringir a consulta aos sites citados. Os mesmos deverão servir como ponto de partida para uma reflexão mais aprofundada em outros domínios virtuais.

3ª AULA

Atividade 3

Exibição do curta-metragem (de, aproximadamente, 12 minutos) “Palácio Gustavo Capanema – Patrimônio Nacional”, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/RJ, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=p2DUgFmOo0E.

Atividade 4

Após a exibição do vídeo, deverá ser proposto um debate em que os alunos deverão ser estimulados a relacionar o conteúdo estudado nas duas primeiras aulas à construção do edifício sede do Ministério da Educação e Saúde.

4ª e 5ª AULAS

O professor deverá incentivar aos cinco grupos definidos na segunda aula a criarem blogs (www.blogger.com) com formatos jornalísticos, nos quais os alunos deverão postar o material encontrado durante a pesquisa, acompanhado de pequenos textos que relacionem as imagens ao contexto histórico.

CONCLUSÃO

Após as atividades, o aluno deverá ser capaz de direcionar um olhar crítico às manifestações artísticas de uma época, conhecerá mais sobre a Era Vargas e saberá relacioná-la a diversos tipos de fontes. Os alunos também terão adquirido maior conhecimento sobre a cultura brasileira.

Recursos Complementares

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o período, o professor poderá sugerir a leitura do livro “Os intelectuais e política cultural do Estado Novo” (disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/6604) e das dissertações “A ópera do Estado Novo (1937-1945): Villa-Lobos e a sua relação com o Ministério Capanema” (disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=140856) e “Os afrescos nos trópicos: Portinari e o mecenato Capanema” (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=156228).

Avaliação

O professor poderá avaliar, além da participação dos alunos nas atividades e no debate, os textos produzidos para os blogs. Os alunos deverão demonstrar em pequenos textos, com coerência e coesão, a capacidade de mobilizar as fontes para a compreensão do período estudado.

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