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Educação Física, ética e valores sociais: refletindo sobre os jogos cooperativos

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as diferenças conceituais do jogo competitivo e cooperativo.
  • Elaborar um quadro conceitual de diferenciação dos jogos cooperativos e competitivos.
  • Identificar os valores sociais predominantes em cada modalidade desses jogos.
  • Reconhecer a existência da concepção maniqueísta sobre as formas de compreender as duas modalidades de jogos.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de jogo.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 -  Dos tipos de jogos que sabemos para aqueles que estudaremos.

1. Na primeira aula, o professor identificará conhecimentos da turma sobre jogo a partir de uma dinâmica específica. 

Essa dinâmica poderá ser uma roda de conversas que pode acontecer na quadra (ou algum outro espaço disponível para aulas de educação física).

O professor deve realizar uma roda de conversa para introduzir a diferença do jogo cooperativo-competitivo a partir do que eles já sabem e dos esclarecimentos do professor. Deve-se registrar os exemplos dos alunos tanto das características que eles mencionaram para distinguir os jogos, quanto dos exemplos que eles citaram.

Exemplos que podem aparecer nas falas dos alunos:

- Jogo Competitivo: “há competição entre indivíduos”; “dois times disputam um jogo”; “um time vence outro perde”; “as pessoas são vitoriosas ou derrotadas” etc.

jogo compet

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-JcsYJ-qb3pY/T-SrY8IgflI/AAAAAAAAAAw/N54k_iOsR8U/s1600/CABO%252BDE%252BGUERRA.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

- Jogo Cooperativo: “não existem times”; “todos cooperam”; "todos participam", "não há exclusão".

Obs.: Professor, os exemplos acima são falas hipotéticas que podem vir dos alunos durante a proposta de dinâmica supracitada. No momento certo desta estratégia de ensino, nas próximas aulas, o professor poderá relativizar ou, até mesmo, corrigir determinadas definições.

2. O professor deve conduzir uma votação de quatro jogos (dois jogos competitivos e dois jogos cooperativos) mencionados pelos alunos na dinâmica anterior. E, já nessa primeira aula, devem ser aplicados os primeiros dois jogos mais votados, sendo um cooperativo e outro competitivo.

Após a vivência de cada jogo, o professor deve retomar as características que diferenciam jogos cooperativos de competitivos. Aquelas mesmas mencionadas pelos alunos no início da aula. O objetivo nesse momento não é apresentar as diferenças conceituais e de definições mais corretas, mas, apenas, deixar que a partir da prática dos jogos, eles reflitam e percebam se as diferenças que eles apresentaram, procedem ou não.

 

jogo cooperat

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/4educacao_fisica/8ldp22.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

3. Na aula seguinte, direcionar os alunos na vivência dos outros dois jogos mais votados. O mesmo procedimento da aula anterior deve ser adotado, sendo assim, ao final da vivência, haverá mais uma discussão sobre a procedência, ou não, das características que eles apresentaram para distinguir as duas modalidades de jogos.

No entanto, como já se trata de um segundo momento, o professor deve esclarecer os alunos quanto às características que eles mesmos já entraram em acordo na aula anterior no tocante ao que procede, ou não, para cada jogo. Veja exemplo de problematização abaixo que pode nortear este esclarecimento:

Exemplo: Os jogos que eles escolheram como cooperativos apresenta realmente as características “não existem times”; “todos cooperam”; "todos participam", "não há exclusão"? Por quê?

Obs.: Essa primeira sequência de aula contribui para revelar aos alunos que muitas vezes comparamos as coisas dentro de uma concepção maniqueísta, ou seja, enxergar dois fenômenos de forma dicotomizada. Ex.: bem x mal; céu x inferno; cooperação x competição. Nesse caso, pelas primeiras definições dos alunos, eles podem apresentar uma visão dicotômica para distinguir as duas espécies de jogos. Ou seja, como se “o bem” estivesse nos jogos cooperativos (ex.: a cooperação entre as pessoas) e “o mal” nos jogos competitivos (ex.: a competição entre os alunos). Essa visão dicotômica que se pretende relativizar com as discussões e vivências propostas na presente estratégia de ensino.

Dica: Professor, é importante discutir com os alunos sobre a existência da concepção maniqueísta pelo fato dela estar associada, dentre outras coisas, aos resquícios de visão de mundo religiosa que, por sua vez, se contrapõe ao conhecimento científico moderno. Embora podemos respeitar a visão religiosa que cada pessoa possa assumir, no caso da escola, esta é um local do conhecimento científico, nesse caso, com nossos estudos, reflexões e críticas, pretendemos ir além do senso comum e, inclusive, do conhecimento religioso. Este, muitas vezes, pode estar equivocadamente inserido nos jogos cooperativos quando estes são vistos dentro de uma concepção maniqueísta como exemplificamos na observação acima.

Sugestão de site que esclarece o conceito de “maniqueísmo”:

Wikipédia. Maniqueísmo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manique%C3%ADsmo. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

Aulas 3, 4 e 5 – Jogos Cooperativos e competitivos: diferenciando...

 

1. Nessa aula, o professor deverá resgatar a conversa da aula anterior principalmente a discussão da diferença entre jogos cooperativos e competitivos.

Em seguida, ele deve iniciar a abordagem de um novo conceito, o de “valor social”, que, por sua vez, contribuirá com a diferenciação que se pretende fazer sobre as definições de jogos competitivos e cooperativos.

Nessa abordagem o professor poderá adotar os seguintes procedimentos:

1º. Discutir a definição da palavra "valor" (veja sugestões de sites abaixo).

2º. Solicitar que os alunos falem alguns exemplos de valores.

3º. Apresentar alguns exemplos de valores sociais para ampliar o repertório deles.

 

valores

Fonte: http://nuevaciudadania.galeon.com/valores.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

4º. Voltar à discussão conceitual a partir dos exemplos e da discussão acima, para elaborar, juntamente com os alunos, uma definição referência que atenda, na proposta aqui apresentada, nossa concepção de valor social.

Obs.: Professor, na abordagem aqui apresentada, nossa proposta compreende "valor" enquanto objeto de escolha moral. Concebemos o valor social como conteúdo da ética dos jogos a serem estudados.

Sugestões de sites que abordam o conceito de valor social.

Site com definição de Valor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_%28%C3%A9tica%29. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Site com diversos links de acesso a artigos que abordam exemplos de valores: Mostre seu Valor. Publicações. Fonte: http://www.mostreseuvalor.org.br/publicacoes/index.php. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

2. Após a apresentação do conceito de valor social, realizar uma discussão sobre a relação existente entre Jogo Cooperativo e Competitivo no tocante aos valores sociais presentes nesses jogos.

Para provocar essa discussão, o professor procederá à dinâmica das fichas. Serão distribuídas algumas fichas (pelo menos 10) com frases que representem características e valores sociais presentes tanto nos jogos competitivos como nos jogos cooperativos. Veja abaixo sugestões de frases para as fichas.

Na sequência, o professor escreverá no quadro duas colunas: uma com o título "Jogo Competitivo" e outra com o título "Jogo Cooperativo". Cada aluno, que se dispuser a arriscar seus conhecimentos, deverá colar a ficha nas colunas associada à característica ou valor social correspondente ao tipo de jogo que ele acredita estar representado na ficha.

 

Sugestão de forma para representar as colunas no quadro:

JOGO COMPETITIVO JOGO COOPERATIVO
   
   
   
   
   

Fonte: Imagens do próprio autor

Sugestões de frases:

- Sobre o Jogo Competitivo:

 

Parece possível só para um.

 

Ganhar do outro.

 

Sempre há rivalidade.

 

- Sobre o Jogo Cooperativo:

Possível para todos!

 

Ganhar juntos...

 

Trabalho em Parceria.

Fonte: Imagens do próprio autor

3.  O professor deve pedir que aos alunos que registrem o resultado da Dinâmica das Fichas no caderno de Educação Física. Esse registro servirá para que os alunos avaliem nas aulas seguintes sua compreensão conceitual das duas espécies de jogos.

4. Nas próximas aulas os alunos poderão vivenciar um jogo de cada modalidade. O professor orientará a vivência de dois jogos sem dizer previamente se é competitivo ou cooperativo. O objetivo dessa dinâmica é possibilitar que os alunos identifiquem os valores sociais presentes em cada jogo.

Sugestões de Jogos:

Bandeirinha Estourada (ou Jogo das Bandeiras). Veja como se joga acessando link: http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=21. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Basquetebol Cooperativo. Veja como se joga: o professor deverá distribuir o máximo de bolas de basquete possível dentro da área do "garrafão". Não haverá separação da turma em equipes. O professor informará que será acionado o cronômetro e estipulado um tempo (Ex.: Dois minutos) para que a turma consiga fazer o maior número de cestas. Ao sinal, todos os alunos devem começar os arremessos. Num segundo momento, o professor pode aumentar o desafio, apresentando um "record" a ser superado pela turma (Ex.: 30 pontos).

 

Aulas 6, 7 e 8: Critério de Predominância e construção do Quadro de Valores

1. Na aula seguinte, o professor apresentará para a turma o “critério da predominância”. Esse critério será fundamental para que o professor problematize as concepções maniqueístas percebidas na dinâmica das fichas.

Trata-se de um critério que apresenta uma noção muito simples: é possível que uma ou mais característica esteja presente em ambos os jogos! Ex.: “Parceria", comunhão”, “Tensão, medo”. Essa afirmação irá esclarecer algumas dúvidas pendentes até o presente momento.

Após esse esclarecimento, os alunos procederão à construção do Quadro de Valores Sociais e Características dos Jogos Competitivos e Cooperativos, buscando ampliar sua visão em relação ao julgamento de valor sobre o que representa cada jogo.

 

2. Veja nossa sugestão de organização da dinâmica:

Na dinâmica de construção do “Quadro de Características/Valores Sociais” o objetivo será aprofundar a compreensão da relação e diferenciação do jogo competitivo e cooperativo. O professor deverá entregar aos alunos mais fichas com características e valores sociais presentes nos jogos competitivos e cooperativos. Os alunos deverão associar a característica mais predominante em cada jogo e aquelas que eles entendem se tratar de características comuns aos dois tipos de jogos. Em seguida deverão colar no quadro, conforme sugestão abaixo.

Jogo Cooperativo

Características Predominantes

Características

Comuns

Jogo Competitivo

Características Predominantes

Visão de que tem para todos

 Ganhar com o outro

Visão de só tem para um (jogador, time)

Objetivos comuns

Confiança Mútua

Objetivos exclusivos

Jogar com

Todos participam

Jogar contra

Solidariedade Descontração, atenção, preocupação, tensão

Rivalidade

A vitória é compartilhada

Diversão para todos

A vitória é só de um time

Vontade de Continuar Jogando

Existem momentos de alegria e de frustração

Pressa para acabar o jogo (saber o resultado)

Fonte: Elaboração do autor.

3. Ao final da dinâmica, preparar uma atividade (em sala de aula ou na quadra, depende do tempo restante) para vivenciar algum jogo competitivo ou cooperativo. O professor poderá permitir que eles votem em dois jogos das aulas anteriores que eles mais gostaram.

A continuação da vivência ocorrerá na próxima aula. O objetivo nesse momento será problematizar, a partir da prática dos jogos, os valores sociais predominantes nos mesmos, com referência no quadro acima.

O professor poderá dedicar, pelo menos, duas aulas para esse exercício de aplicação do critério de predominância nos jogos competitivos e cooperativos. Tudo isso, antes de começar as atividades de modificação e criação de jogos das próximas aulas.

 

Aulas 9 e 10 – Explorando os Jogos: modificação e criação

1. Nas próximas aulas o professor apresentará um jogo cooperativo e, após a vivência do mesmo, o professor fará uma roda de conversa para que os alunos modifiquem aquele jogo para a modalidade competitiva. O processo de discussão para modificação dos jogos deve ter como referência o Quadro de Valores criados na aula anterior.

Exemplo de Jogos que podem ser usados:

 

“Dança das Cadeiras”.

dança cadeiras2

Fonte: http://www.comofazer.org/old/index.php//image/medium/danca-das-cadeiras.jpg, Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Veja as variações competitivas e cooperativas desse jogo clicando no link abaixo:

Dança das Cadeiras. Fonte: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=140. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

Atenção professor: Durante todo processo de modificação você deve resgatar a discussão do quadro de valores, subsidiada pelo critério da predominância, evitando, assim, que os alunos, na alteração das regras, reproduzam novamente uma concepção maniqueísta sobre as características e valores sociais associados os dois tipos de jogos.

2. Na aula seguinte, o professor solicitará que os alunos façam o movimento inverso, sendo assim, ele apresentará um jogo competitivo que será modificado. Lembrando que, no momento da modificação do jogo competitivo para o cooperativo, o professor deverá fazer a mediação pelo critério da predominância durante a alteração das regras para modificação do jogo.

Recursos Complementares

Sugestão de site com atividades de jogos cooperativos:

Jogos Cooperativos. Jogos e Atividades Cooperativas. Disponível em: http://jogoscooperativos.net/page/jogos-e-atividades. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Avaliação

1. O professor deverá observar durante todo processo se os alunos questionam ou reforçam a concepção maniqueísta que traz os jogos competitivos e os cooperativos dentro de uma visão dicotômica.

2. Na perspectiva de contribuir com a avaliação, será necessário que eles façam um último registro, respondendo mais uma pergunta:

- Você acha que é possível inexistir competição nos jogos cooperativos? Por quê?

A partir das respostas dessa pergunta o professor poderá refletir com os alunos a contribuição do presente estudo na ampliação dos seus conceitos sobre os jogos estudados.

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