19/08/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias:
Recursos:
Professor, comece sua aula retomando/trabalhando com os alunos a noção de variação linguística. Lembre a seus alunos que a variação linguística é um fenômeno linguístico natural decorrente do fato de que as línguas são sistemas dinâmicos que podem variar. Reitere que essa variação acontece por influência de fatores, tais como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social dos falantes e o grau de formalidade do contexto.
Feita essa pequena introdução, explique aos alunos que essa aula tratará da variação linguística referente à região geográfica.
Para iniciar o estudo sobre a variação linguística influenciada por regiões geográficas diferentes, leve os alunos ao laboratório de informática ou, com o auxílio de um computador e um projetor, exiba as duas imagens sugeridas abaixo.
Exiba essa primeira imagem e converse sobre ela com os alunos, chamando-lhes a atenção para alguns fatores:
1. Qual seria a refeição do dia sugerida pela foto?
2. Qual a relação entre essa refeição e o comentário: "nem tomei meu pequeno almoço".
3. Você conhece essa expressão "pequeno almoço"?
4. À qual refeição ela se refere? Essa expressão é utilizada no Brasil?
5. Onde ela é utilizada?
6. Como seria a frase dessa pessoa que comentou a foto em questão no português do Brasil?
7. Qual é a variação linguística apresentada nesse comentário?
Imagem disponível em: https://www.facebook.com/. Acesso em: 18 ago 2013. file:///C:/ProgramData/Avira/AntiVir%20Desktop/IPM/IpmDocument.html#.remind_later.
Exiba a segunda imagem e peça aos alunos para observarem bem o desenho. Se possível, primeiramente, exiba apenas o desenho da lagarta, sem mostrar os comentários. Comente com os alunos sobre o significado dessa imagem. Veja o que eles entenderam.
Imagem disponível em: https://www.facebook.com/. Acesso em: 18 ago 2013.
Depois disso, leia os quatro comentários para os alunos. Caso os comentários não estejam bem legíveis, veja sua transcrição logo abaixo. Chame a atenção dos alunos para o segundo e o quarto comentários:
_
_ Que espelho fixe!!...
_ Ainda não o encontrei...
_ Então arremelga bem esses olhos!!...
Pergunte aos alunos:
1. Vocês conhecem a expressão "fixe"? O que seria um espelho fixe? (a pronúncia da letra X nesse caso é como se fosse CH)
2. E o verbo arremelgar, vocês conhecem? Qual seria o significado de "arremelga bem esses olhos"?
3. Onde seriam empregadas essas palavras? No Brasil ou em Portugal?
4. O adjetivo "fixe" poderia ser substituído por qual ou quais adjetivos aqui no Brasil?
5. E para o verbo "arremelgar", qual seria o verbo utilizado pelos brasileiros?
6. Veja o significado de arremelgar:
arremelgar
v. tr.
[Popular]
Abrir muito (os olhos).
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Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=arremelgar. Acesso em: 18 ago 2013.
Para verificar se os alunos entenderam bem a Imagem 2 e os comentários sobre ela, peça-lhes que escrevem um pequeno diálogo a respeito dessa imagem. Esse diálogo seria entre duas brasileiras e eles deverão utilizar expressões brasileiras equivalentes às expressões portuguesas dos comentários apresentados. Peça-lhes para trabalharem em duplas. Terminada a escrita dos diálogos, cada dupla poderá dramatizar o seu para os colegas.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-9b2Pp17vjMw/Tqf01WX16nI/AAAAAAAACSw/v08GE0l3RdI/s400/dialogo6%252Bc%25C3%25B3pia.jpg. Acesso em: 18 ago 2013.
Continuando com o tema sobre as variações linguísticas referentes à região geográfica, traga para os alunos uma receita original da culinária portuguesa. Você poderá fazer essa aula no laboratório de informática, onde os alunos poderão acessar o site para a leitura da receita. Caso não seja possível, providencie cópias para os alunos.
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Receita disponível em: http://www.portugal.gastronomias.com/estremadura018.html. Acesso em: 18 ago 2013.
Comece a atividade lendo com os alunos o nome do prato a ser preparado, Rissóis, e pergunte se eles sabem do que se trata. Caso os alunos não saibam, peça-lhes que façam inferências. Em seguida, comecem a leitura da receita. Para que a leitura fique mais interessante, peça aos alunos para lerem. Você pode pedir a um aluno para ler os ingredientes e outros para lerem o modo de fazer. Deixe que cada aluno leia um parágrafo. Peça aos alunos para sublinharem as palavras desconhecidas enquanto fazem a leitura. Antes de iniciarem a leitura, chame a atenção dos alunos para o título da segunda parte da receita, Confecção. Explique a eles que, no Brasil, normalmente, usamos Modo de Fazer ou Modo de Preparo.
Terminada a leitura, veja quais foram as palavras sublinhadas e faça um quadro com duas colunas. Na primeira, os alunos devem colocar a palavra da receita portuguesa e na segunda coluna, eles vão procurar a palavra equivalente utilizada no Brasil. Possivelmente, a lista será parecida com esta:
PORTUGAL | BRASIL |
rissóis | pastéis |
tacho | panela |
lume | fogo |
deita-se | coloca-se |
cozer | cozinhar |
arrefecer | esfriar |
corta-massa | carretilha |
aloura-se | doura-se |
alourar | dourar |
sumo | suco |
Ao final da leitura, possivelmente os alunos já descobriram que rissóis em Portugal são pastéis no Brasil.
Pelo contexto da receita, provavelmente, os alunos poderão inferir a palavra equivalente no português do Brasil. Caso não consigam alguma palavra, os estudantes poderão procurá-la em um dicionário.
Terminada a compreensão da receita portuguesa, peça aos alunos para reescreverem o Modo de Preparo com as palavras do quadro do português do Brasil. Traga uma receita de pastel escrita no português do Brasil para que eles possam comparar. Verifique com eles que, normalmente, utilizamos o imperativo no modo de preparo, por exemplo, coloque, acrescente, dissolva. Veja a sugestão de receita de pastel abaixo:
Pastel de queijo: receita prática para sua festinha!
Foto: Ormuzd Alves
. 1/2 kg de farinha de trigo
. 2 ovos
. 2 colheres (sopa) de gordura ao natural
. 2 colheres (sopa) de pinga
. 1 colher (café) de sal
. 1 xícara (chá) de água fria
. Queijo cortado em cubinhos
1. Coloque a farinha de trigo peneirada numa vasilha e faça uma depressão no meio.
2. Acrescente os ovos, a gordura e a pinga e vá amassando.
3. Dissolva o sal na água fria.
4. Adicione a salmoura à massa aos poucos.
5. Amasse com as mãos até obter uma massa lisa e uniforme.
6. Sove bem, rasgando a massa com as mãos.
7. Junte os pedaços, amasse, bata sobre a mesa até obter uma massa bem macia que despregue das mãos.
8. Faça uma bola e deixe descansar pelo menos 1 hora. Cubra a massa com um pano.
9. Abra a massa com o rolo (ou máquina de macarrão) sobre uma superfície enfarinhada.
10. Coloque os cubinhos de queijo e aperte bem as beiradas.
11. Corte os pastéis e frite-os em gordura quente.
12. Ponha os pastéis sobre o papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Nessa atividade, ainda em duplas, peça aos alunos para reescreverem uma receita que está no português de Portugal com as expressões, palavras e modo verbal utilizados nas receitas do Brasil. Professor, pergunte aos alunos com que tipo de receita eles gostariam de trabalhar. Receitas de doces, salgados, bebidas etc. Peça a cada duas duplas que trabalhem a mesma receita, pois assim os dois grupos poderão comparar o resultado final. Ajude as duplas a escolherem receitas de diferentes tipos, isso tornará a atividade mais interessante e dinâmica. Verifique se os alunos não escolheram receitas muito longas. Os alunos poderão escolher as receitas no site português sugerido abaixo ou em outro site de sua preferência:
Site de receitas portuguesas: http://www.portugal.gastronomias.com/. Acesso em: 19 ago 2013.
Para mais receitas portuguesas, acesse:
http://www.portugal.gastronomias.com/. Acesso em: 18 ago 2013.
Para mais informações sobre variação linguística, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_lingu%C3%ADstica. Acesso em: 19 ago 2013.
Essa aula poderá ser avaliada por meio da observação da participação ativa dos alunos durante as atividades propostas. Observar, sobretudo, a compreensão dos alunos com respeito à equivalência das palavras utilizadas em Portugal e no Brasil na língua escrita.
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