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A geometria da tartaruga como recurso para o ensino da noção de lateralidade

 

19/08/2013

Autor y Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 2 da matriz do ENEM que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela é proposto para essa aula o seguinte objetivo:

  • Compreender a noção de lateralidade a partir do Software Superlogo
Duração das atividades
3 horas/aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ângulos de 45° e 90° graus
Estratégias e recursos da aula
  • Computador e Data Show com acesso à internet
  • Cópias das atividades sugeridas
  • Laboratório de informática com acesso ao software Superlogo

 

Primeiro Momento:

Professor (a), para trabalharmos a noção de lateralidade, vamos utilizar o software Superlogo que é uma linguagem de programação LOGO desenvolvida em meados dos anos 60 no Massachusetts Instituto de Tecnologia, nos EUA, por Seymour Papert e colaboradores, com o objetivo de utilizá-la para fins educacionais. Por ser um software educativo sem fins lucrativos pode ser baixado em vários sites como, por exemplo, a versão 3.0 está disponível em http://projetologo.webs.com/slogo.html (Acesso em 14 de agosto de 2013). Para mais informações acesse o link http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf (Acesso em 14 de agosto de 2013)

Inicie a aula no laboratório de informática com acesso ao software Superlogo e à internet, com possibilidade de projeção utilizando para isso o Data Show. 

Reproduza para a turma o vídeo no youtube “ SuperLogo 3.0 - comandos básicos- Ilídio Pinho 2009” de 3min54s disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=WYDVTOnqyHQ  Acesso em 14 de agosto de 2013.

Figura 1: Imagem do vídeo SuperLogo 3.0 - comandos básicos- Ilídio Pinho 2009

Figura 1: Imagem do vídeo SuperLogo 3.0 - comandos básicos- Ilídio Pinho 2009

Fonte: Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=WYDVTOnqyHQ  Acesso em 14 de agosto de 2013.

Após os alunos assistirem o vídeo acima, oriente-os a abrirem o software Superlogo (Figura 2) já instalado anteriormente no computador.

Figura 2: Interface do software Superlogo

Figura 2: Interface do software Superlogo

Fonte: Print screen da interface do software Superlogo

Ao abrir o software Superlogo os alunos visualizarão uma tela branca e no centro da tela uma tartaruga (figura 2) que se movimenta por meio de comandos simples, como “pd”, abreviação de para direita, “pe” – para esquerda, “pf” – para frente. Os comandos pd e pe, representam o ângulo de giro que é realizado pela tartaruga, por exemplo, usando o comando “pd 90” a tartaruga fará um giro de 90° para a direita. O comando pf representa o deslocamento da tartaruga – em unidade de medida pixel – por exemplo, “pf 300” a tartaruga irá se deslocar para frente 300 pixels.   Para saber um pouco mais acesse o artigo intitulado “Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo” disponível em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf  (Acesso em 14 de agosto de 2013).

No artigo “Geometria da tartaruga: Contribuições do Superlogo ao ensino de geometria” (Disponível em  http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734 Acesso em 14 de agosto de 2013) considera que para cada 1 cm temos 50 passos de tartaruga, ou seja, 50 pixels, ou seja, se a tartaruga andar “PF 300”, ela estará andando 6 cm para frente.

Entregue para os alunos a cópia contendo o tutorial com comandos básicos para movimentar a tartaruga, conforme ilustra a tabela abaixo:

Comandos para movimentar a tartaruga

1)Andar para frente

parafrente ou pf

Faz com que a tartaruga ande para frente (no sentido que ela estiver apontando) o número de passos digitado ().

2)Andar para trás

paratrás ou pt

Faz com que a tartaruga ande para trás (no sentido oposto que ela estiver apontando) o número de passos digitado ().

3)Virar para a direita

paradireita ou pd

Gira a tartaruga para a direita o número de graus ().

4)Virar para a esquerda

paraesquerda ou pe

Gira a tartaruga para a esquerda o número de graus ().

5)  un (USE NADA) - a tartaruga movimenta-se sem deixar traços.

6)  ub (USE BORRACHA) - apaga linhas na janela gráfica.

7) ul (USE LÁPIS) - volta a desenhar traços por onde passar.

8) dt (DESAPAREÇ A TAT) - a tartaruga fica invisível.

9) at (APAREÇ ATAT) - a tartaruga volta a ser visível.

10) tat - limpa a janela gráfica e coloca a tartaruga no centro da mesma.

Fonte: Dados extraídos da apostila “Superlogo programação para o estudo de geometria” disponível em http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf Acesso em 14 de agosto de 2013.

Proponha que os alunos realizem utilizando o Superlogo as atividades abaixo:

a) Comando: pf 100 pe 45 pf 100 pe 90 pf 100 pe 45 pf 100

Figura 3: Exemplo da atividade realizada

Figura 3: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

b) Considerando que a cada 50 pixels temos 1cm, qual foi a distância percorrida pela tartaruga na letra a?

c) Comando: pf 50 pe 45 pf 100 pe 90 pf 50  pe 45 pf 100 pd 90 pf 50 pd 45 pf 50

Figura 4: Exemplo da atividade realizada

Figura 4: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

d) Considerando que a cada 50 pixels temos 1cm, qual foi a distância percorrida pela tartaruga na letra c?

e) Crie um percurso para a tartaruga com giros de 90° e 45° para a direita e para a esquerda e depois calcule a distância em cm percorrida pela tartaruga.

 

Segundo Momento:

No laboratório de informática com acesso à internet oriente os alunos a acessarem o jogo “Daqui pra lá, de lá pra cá” disponível em http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf. Acesso em 08 agosto de 2013.

Primeiramente, peça aos alunos para clicarem no ícone “COMO JOGAR” para que eles consigam aprender como jogar e quais são os objetivos do jogo, conforme ilustra a Figura 5.

Figura 5: Imagem das instruções iniciais do jogo “Daqui pra lá, de lá pra cá”

Figura 5: Imagem das instruções iniciais do jogo “Daqui pra lá, de lá pra cá”

Fonte: Print screen das instruções do jogo

Em seguida, oriente-os a escolher o nível do jogo “Fácil” e vai aparecer a tela conforme ilustra a Figura 6.

Figura 6: Imagem inicial do jogo

 Figura 6: Imagem inicial do jogo

 Fonte: Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf. Acesso em 08 agosto de 2013.

Nesse jogo, o participante recebe diversas tarefas, ele precisa percorrer a cidade fazendo o menor trajeto possível e para fazer esse trajeto  terá que escolher as direções para serem seguidas: frente, virar à esquerda 90 graus, virar à esquerda 45 graus, virar à direita 45 graus e virar à direita 90 graus.

Deixe que os alunos joguem os níveis “FÁCIL” e “DIFÍCIL” e motive-os a acessarem o jogo em casa.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:

Brincando com o logo:

https://docs.google.com/presentation/d/1DTQtrF62hdWG7WC59ITMEQImYCerjIxKEI0mzdk-5jY/edit?pli=1#slide=id.i6 . Acesso em 14 de agosto de 2013.

Geometria da tartaruga: Contribuições do Superlogo ao ensino de geometria

Fonte: Disponível em  http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734 Acesso em 14 de agosto de 2013.

Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo

Fonte: Disponível em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf . Acesso em 14 de agosto de 2013.

Tutorial Superlogo

Fonte: Disponível em http://www.slideshare.net/chedas/super-logo-comandos-para-movimentar-a-tartaruga . Acesso em 14 de agosto de 2013.

Avaliação

Professor (a), avalie se cada participante está envolvido com a proposta e também avalie se os alunos estão realizando as atividades propostas no laboratório de informática conforme orientação.

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