19/08/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
A fim de desenvolver as competências da área 2 da matriz do ENEM que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela é proposto para essa aula o seguinte objetivo:
Primeiro Momento:
Professor (a), para trabalharmos a noção de lateralidade, vamos utilizar o software Superlogo que é uma linguagem de programação LOGO desenvolvida em meados dos anos 60 no Massachusetts Instituto de Tecnologia, nos EUA, por Seymour Papert e colaboradores, com o objetivo de utilizá-la para fins educacionais. Por ser um software educativo sem fins lucrativos pode ser baixado em vários sites como, por exemplo, a versão 3.0 está disponível em http://projetologo.webs.com/slogo.html (Acesso em 14 de agosto de 2013). Para mais informações acesse o link http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf (Acesso em 14 de agosto de 2013)
Inicie a aula no laboratório de informática com acesso ao software Superlogo e à internet, com possibilidade de projeção utilizando para isso o Data Show.
Reproduza para a turma o vídeo no youtube “ SuperLogo 3.0 - comandos básicos- Ilídio Pinho 2009” de 3min54s disponível em http://www.youtube.com/watch?v=WYDVTOnqyHQ Acesso em 14 de agosto de 2013.
Figura 1: Imagem do vídeo SuperLogo 3.0 - comandos básicos- Ilídio Pinho 2009
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=WYDVTOnqyHQ Acesso em 14 de agosto de 2013.
Após os alunos assistirem o vídeo acima, oriente-os a abrirem o software Superlogo (Figura 2) já instalado anteriormente no computador.
Figura 2: Interface do software Superlogo
Fonte: Print screen da interface do software Superlogo
Ao abrir o software Superlogo os alunos visualizarão uma tela branca e no centro da tela uma tartaruga (figura 2) que se movimenta por meio de comandos simples, como “pd”, abreviação de para direita, “pe” – para esquerda, “pf” – para frente. Os comandos pd e pe, representam o ângulo de giro que é realizado pela tartaruga, por exemplo, usando o comando “pd 90” a tartaruga fará um giro de 90° para a direita. O comando pf representa o deslocamento da tartaruga – em unidade de medida pixel – por exemplo, “pf 300” a tartaruga irá se deslocar para frente 300 pixels. Para saber um pouco mais acesse o artigo intitulado “Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo” disponível em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf (Acesso em 14 de agosto de 2013).
No artigo “Geometria da tartaruga: Contribuições do Superlogo ao ensino de geometria” (Disponível em http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734 Acesso em 14 de agosto de 2013) considera que para cada 1 cm temos 50 passos de tartaruga, ou seja, 50 pixels, ou seja, se a tartaruga andar “PF 300”, ela estará andando 6 cm para frente.
Entregue para os alunos a cópia contendo o tutorial com comandos básicos para movimentar a tartaruga, conforme ilustra a tabela abaixo:
Comandos para movimentar a tartaruga 1)Andar para frente parafrente nº ou pf nº Faz com que a tartaruga ande para frente (no sentido que ela estiver apontando) o número de passos digitado (nº). 2)Andar para trás paratrás nº ou pt nº Faz com que a tartaruga ande para trás (no sentido oposto que ela estiver apontando) o número de passos digitado (nº). 3)Virar para a direita paradireita nº ou pd nº Gira a tartaruga para a direita o número de graus (nº). 4)Virar para a esquerda paraesquerda nº ou pe nº Gira a tartaruga para a esquerda o número de graus (nº). 5) un (USE NADA) - a tartaruga movimenta-se sem deixar traços. 6) ub (USE BORRACHA) - apaga linhas na janela gráfica. 7) ul (USE LÁPIS) - volta a desenhar traços por onde passar. 8) dt (DESAPAREÇ A TAT) - a tartaruga fica invisível. 9) at (APAREÇ ATAT) - a tartaruga volta a ser visível. 10) tat - limpa a janela gráfica e coloca a tartaruga no centro da mesma. |
Fonte: Dados extraídos da apostila “Superlogo programação para o estudo de geometria” disponível em http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf Acesso em 14 de agosto de 2013.
Proponha que os alunos realizem utilizando o Superlogo as atividades abaixo:
a) Comando: pf 100 pe 45 pf 100 pe 90 pf 100 pe 45 pf 100
Figura 3: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
b) Considerando que a cada 50 pixels temos 1cm, qual foi a distância percorrida pela tartaruga na letra a?
c) Comando: pf 50 pe 45 pf 100 pe 90 pf 50 pe 45 pf 100 pd 90 pf 50 pd 45 pf 50
Figura 4: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
d) Considerando que a cada 50 pixels temos 1cm, qual foi a distância percorrida pela tartaruga na letra c?
e) Crie um percurso para a tartaruga com giros de 90° e 45° para a direita e para a esquerda e depois calcule a distância em cm percorrida pela tartaruga.
Segundo Momento:
No laboratório de informática com acesso à internet oriente os alunos a acessarem o jogo “Daqui pra lá, de lá pra cá” disponível em http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf. Acesso em 08 agosto de 2013.
Primeiramente, peça aos alunos para clicarem no ícone “COMO JOGAR” para que eles consigam aprender como jogar e quais são os objetivos do jogo, conforme ilustra a Figura 5.
Figura 5: Imagem das instruções iniciais do jogo “Daqui pra lá, de lá pra cá”
Fonte: Print screen das instruções do jogo
Em seguida, oriente-os a escolher o nível do jogo “Fácil” e vai aparecer a tela conforme ilustra a Figura 6.
Figura 6: Imagem inicial do jogo
Fonte: Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf. Acesso em 08 agosto de 2013.
Nesse jogo, o participante recebe diversas tarefas, ele precisa percorrer a cidade fazendo o menor trajeto possível e para fazer esse trajeto terá que escolher as direções para serem seguidas: frente, virar à esquerda 90 graus, virar à esquerda 45 graus, virar à direita 45 graus e virar à direita 90 graus.
Deixe que os alunos joguem os níveis “FÁCIL” e “DIFÍCIL” e motive-os a acessarem o jogo em casa.
Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:
Brincando com o logo:
https://docs.google.com/presentation/d/1DTQtrF62hdWG7WC59ITMEQImYCerjIxKEI0mzdk-5jY/edit?pli=1#slide=id.i6 . Acesso em 14 de agosto de 2013.
Geometria da tartaruga: Contribuições do Superlogo ao ensino de geometria
Fonte: Disponível em http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734 Acesso em 14 de agosto de 2013.
Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo
Fonte: Disponível em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf . Acesso em 14 de agosto de 2013.
Tutorial Superlogo
Fonte: Disponível em http://www.slideshare.net/chedas/super-logo-comandos-para-movimentar-a-tartaruga . Acesso em 14 de agosto de 2013.
Professor (a), avalie se cada participante está envolvido com a proposta e também avalie se os alunos estão realizando as atividades propostas no laboratório de informática conforme orientação.
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