20/08/2013
Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Recursos Materiais
Professor, inicie a aula solicitando que os alunos realizem a leitura dos textos disponibilizados nos seguintes endereços: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4423/1/Estudar-Sempre-Vale-a-Pena/Paacutegina1.html> e/ou <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u324018.shtml> e/ou <http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/notas/ensino-superior-eleva-renda-do-trabalhador-em-mais-de-200-diz-ibge>. Todos os textos foram acessados em 25 jul. 2013.
Comentário: Os textos sugeridos referem-se à relação entre o nível de escolaridade e a remuneração dos trabalhadores. Os textos deixam claro que, quanto maior a escolaridade de uma pessoa, maior a remuneração que obtém no mercado de trabalho.
Após a leitura do/s texto/s, proponha que os alunos discutam o assunto com seus colegas mais próximos. Em seguida, questione os alunos:
- Quais os principais assuntos abordados nos textos?
Comentário: Espera-se que os alunos percebam que os textos trazem estudos que relacionam o nível de escolaridade com a renda dos trabalhadores.
- Você concorda com os apontamentos dos textos?
Comentário: A resposta para esta pergunta é pessoal, mas acredita-se que ela propicia um importante momento de conscientização do aluno para a sua permanência na escola e que leve à frente seus estudos, buscando sempre um nível maior de escolaridade.
- No seu cotidiano, você consegue perceber a relação entre o nível de escolaridade e a remuneração pelo trabalho?
Comentário: Assim como o questionamento anterior, a resposta para esta pergunta é pessoal. Mas, espera-se que os alunos citem exemplos relacionando o estilo de vida, os bens ou inclusive a própria renda de trabalhadores conhecidos com o seu nível de escolaridade.
Esses questionamentos objetivam a criação de um espaço de diálogo e de um espaço de discussão para que os alunos exponham suas opiniões. Por isso, é importante que os alunos se sintam motivados a participarem do debate.
Comentário: Acredita-se que para melhor exploração dos potenciais objetivos previstos para a presente proposta, ela seja aplicada juntamente com professores da área de Geografia.
Posteriormente ao momento de discussão, solicite aos alunos que utilizem a calculadora para realização do cálculo de taxas percentuais para confirmação dos dados informados nos textos. Para isso, o professor pode, previamente, selecionar trechos dos textos ou solicitar que os próprios alunos escolham trechos desses textos para a realização dos cálculos.
Sugere-se, por exemplo, que nos trechos do primeiro texto, os alunos verifiquem se as taxas apresentadas foram calculadas corretamente. Utilize trechos, tais como:
O professor pode, ainda, escolher trechos que apresentem um grau maior de dificuldade. Neste caso, ao invés de conferir os percentuais, o aluno pode encontrar outros salários. Os trechos que seguem são sugestivos:
No segundo texto, sugere-se o trecho a seguir para que os alunos verifiquem a taxa percentual apresentada.
Espera-se que os alunos utilizem diferentes estratégias para verificar a taxa de porcentagem. Entre as quais, destaca-se:
Regra de três:
Usando os valores do primeiro texto, o aluno efetua:
Ou ainda:
Comentário: Considera-se que a estratégia de resolução pela regra de três torna-se uma oportunidade para que o professor retome com os alunos os conceitos de relação direta e inversamente proporcionais entre, grandezas. No exemplo anterior, para determinar o valor desejado, multiplicamos os extremos pelos meios, ou seja, aplica-se a propriedade fundamental da proporção.
Propriedade fundamental da proporção:
Ou ainda:
O professor pode ainda, sugerir trechos dos textos que podem apresentar uma situação que exija interpretação com um grau maior de dificuldade.
No segundo texto, pode-se utilizar a seguinte informação: “Nas famílias sem nenhuma pessoa com nível superior, a média de rendimento era de R$ 1.215; com uma pessoa de nível superior, a renda cresce para R$ 3.817; e com mais de uma pessoa com nível superior, o rendimento fica em torno de R$ 6.994” (BRITO, 2007). Nesse caso, o professor deve solicitar a realização do cálculo da taxa percentual de aumento em casa situação. Assim, espera-se que os alunos calculem utilizando diferentes estratégias:
Regra de três:
E assim, considerem: 314,16% – 100% 214,16%.
Ou ainda:
Propriedade fundamental da proporção:
Comentário: Vale lembrar que outras informações podem ser selecionados dos textos, inclusive do terceiro link sugerido. A expectativa é que o professor explore as informações de cada texto para que os alunos, usando a calculadora, possam verifica-las com os procedimentos de cálculo. Aconselha-se que os procedimentos e estratégias usadas pelos alunos sejam registrados em folha de papel A4 que podem ser, posteriormente, socializadas em sala de aula.
Após a exploração dos textos e realização dos cálculos, os alunos devem ser convidados a acessarem o endereço: <http://meusalario.uol.com.br/main/salario-e-renda/Salario-Check>. Acesso em 25 jul. 2013. Nesse site é possível comparar vários aspectos relacionados a uma determinada atividade ou profissão. Para isso, deve-se selecionar as possibilidades disponibilizadas. As opções se desdobram após a primeira escolha, conforme destacado na ilustração a seguir, da esquerda para a direita (Figura 1).
Após a escolha da profissão ou atividade, esta aparece no campo de busca da página. Para que o site apresente os dados da profissão escolhida deve-se clicar na opção “OK”, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 2) quando da escolha da ocupação de “agricultor de culturas mistas”.
Após clicar na opção “OK”, o endereço é redirecionado à apresentação, em sua grande maioria de forma gráfica, dos dados referentes à ocupação escolhida. Chama-se a atenção do professor para o gráfico da renda mensal, nível educacional, questão de gênero da profissão escolhida, grau de satisfação com o salário e com a profissão, entre outros aspectos, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 3).
Recomenda-se que o professor solicite, na forma textual, uma síntese da compreensão dos alunos sobre a ocupação escolhida ao analisar os dados apresentados no site. Esse texto pode ser socializado por meio da leitura e/ou outra forma de apresentação, com o formato de um seminário.
Comentário: Caso deseje, o professor pode selecionar, antecipadamente, a profissão a ser analisada. Porém, alerta-se que esta postura metodológica pode interferir, reduzindo a autonomia e a diversidade de situações que possam surgir quando esta escolha é delegada aos educandos.
O professor pode propor que os alunos usem a disponibilidade do site e que simulem a profissão que desejam seguir como forma de avaliar o mercado atual da profissão que desejam futuramente.
REFERÊNCIAS
BRITO, Diana. Mais estudo permite renda familiar até 400% maior, aponta IBGE. 2007. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u324018.shtml>. Acesso em 25 jul. 2013.
FARIA, Décio Luiz Mello Peixoto. Estudar Sempre Vale a Pena. s.d. Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4423/1/Estudar-Sempre-Vale-a-Pena/Paacutegina1.html>. Acesso em 25 jul. 2013
ORSI, Carlos. Ensino superior eleva renda do trabalhado em mais de 200%, diz IBGE. 2013. Disponível em: <http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/notas/ensino-superior-eleva-renda-do-trabalhador-em-mais-de-200-diz-ibge>. Acesso em 25 jul. 2013.
Recomenta-se, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:
FRANÇA, Gílson Nardo; GASPARINI, Carlos Eduardo; LOUREIRO, Paulo Roberto de Amorim. Relação entre Escolaridade e Renda no Brasil na Década de 1990. Disponível em: <http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/ETENE/Anais/docs/mesa8_texto3.pdf>. Acesso em 25 jul. 2013.
SALVATO, Marcio Antonio; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gomes; DUARTE, Angelo José Mont'Alverne. O impacto da escolaridade sobre a distribuição de renda. Estudos Econômicos. 2010, v.40, n.4, pp. 753-791. ISSN 0101-4161.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-41612010000400001&script=sci_arttext>. Acesso em 25 jul. 2013.
Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante as situações propostas. O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a elaboração textual dos alunos quando da análise das características apresentadas no site para a ocupação escolhida. Caso o professor escolha a socialização das análises dos alunos sobre os dados da profissão escolhida, torna-se importante, que adote os critérios avaliativos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quando os alunos são envolvidos no processo de produção oral. Esse documento sugere que o aluno (BRASIL, 1998, p. 51):
Aconselha-se que o professor utilize uma autoavaliação, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas. É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/02/2015
Cinco estrelasMuito interessante para falar sobre porcentagem e conscientizar o aluno da importância de uma formação superior.
23/02/2015
Cinco estrelasMuito completa e interessante para aplicação de porcentagem!
07/09/2013
Quatro estrelasAchei bem interessante a aula, é fundamental que os alunos reconheçam que a falta de estudo afeta diretamente na nossa vida profissional. Sempre podemos conscientizar a partir de resultados de pesquisas reais, isso é de fundamental importância.