Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contando e recontando histórias com “João e Maria”

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o clássico infantil João e Maria. 
  • Saber ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias.
  • Interpretar a história apresentada em duas linguagens diferentes: filme e teatro.
  • Ampliar vocabulário e expressar opinião.
  • Recontar a história João e Maria com os alunos utilizando “dedoches”. 
Duração das atividades
04 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Conhecendo a história: “João e Maria”

1- Professor, essa aula tem como objetivo resgatar os clássicos infantis nas salas de aula da educação infantil. Ao discorrermos sobre a importância pedagógica dos contos clássicos infantis, não podemos deixar de lado a relação desses contos com a vida, envolvendo assim o trabalho com a imaginação, a sensibilidade e a fantasia.

Para saber mais sobre a importância de trabalhar os clássicos infantis com alunos da educação infantil consulte o artigo de Sibele Aparecida Ribeiro (UNESP – Rio Claro) “A escuta dos contos clássicos infantis e seu reconto pelos alunos como aprendizado das formas de viver, pensar e agir.” Publicado no 15º Congresso de Leitura do Brasil, disponível no link: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/alfabetica/RibeiroSibeleAparecida.htm. Acesso em 10 de agosto de 2013.

2- Professor apresente aos alunos um dos clássicos da literatura infantil “João e Maria”. Mostre o livro, explore as imagens instigantes, fale com entusiasmo da história que foi escrita há quase 200 anos por dois irmãos, os irmãos Grimm. Abaixo colocamos um breve resumo do enredo para que você possa discuti-lo com os alunos.

Enredo: Este conto relata a aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a mulher, decide largá-los na floresta porque a família não tem condições para mantê-los. No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e característico da obra, acabam por ser comidas pelos pássaros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta. Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planeava engordar as crianças para depois comer a sua carne. Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima. Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e enganam-na atirando-a para dentro do próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai, cuja mulher tinha morrido, e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas.

Fonte: Enredo retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A4nsel_und_Gretel. Acesso em 17 de agosto de 2013.

3- Na sequência faça alguns questionamentos:

  • Alguém conhece essa história?
  • Será que a história é sobre os dois irmãos?
  • Onde acontece essa história?
  • Na história existem só os dois irmãos ou existem outros personagens? Quais são eles?

4- Informe aos alunos que a história “João e Maria” será apresentada a eles de uma forma bem diferente, os personagens serão representados por lenços. Cada personagem é representado por um lenço ou objeto que o caracterize, como por exemplo, bonés, óculos e etc. A versão contada para os alunos foi a encontrada no site: http://www.feijo.com/~flavia/joaoemaria.html. Acessado em 17 de agosto de 2013. Mas você pode optar por outra versão, caso ache mais interessante.

João e Maria

Ilustração de 1927 para o conto João e Maria. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A4nsel_und_Gretel. Acesso 15 de agosto de 2013. 

 

teatroteatro

Apresentando a história “João e Maria” com lenços - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.

 

5- Após ouvir a história discuta com os alunos alguns aspectos abordados nessa história. Para isso, sugerimos alguns questionamentos: 

  • Quais são os personagens que aparecem nessa história?
  • Onde acontece a história? (Cenário)
  • O que acontece com João e Maria?
  • Como termina?
  • Do que mais gostou na história? 

Observações: As perguntas feitas anteriormente servem somente para direcionar o trabalho do professor, mas lembre-se que é importante dar voz aos alunos para que eles se expressem espontaneamente, sendo assim, pode surgir outros questionamentos, feito pelos próprios alunos, ouça com atenção e vá construindo com elas o diálogo sobre as características da história.  

6- Depois peça para os alunos desenharem os personagens dessa história. No segundo momento este desenho será utilizado para comparar os personagens existentes na história e os existentes no filme.

 

Atividade 2- Conhecendo o filme: João e Maria.  

1- Para instigar a curiosidade dos alunos antes de iniciar a apresentação da história em forma de filme, conte a eles que esse filme foi feito há muito tempo atrás, no ano de 1987 e, que diferentemente da história ouvida anteriormente, no filme aparece outros personagens, porém outros permanecem. Durante o filme o professor pode ir apontando algumas mudanças em relação à história contada e ir dialogando com os alunos sobre as cenas que acontecem. Assim você consegue fazer com que os alunos fiquem envolvidos com a apresentação do filme.  Apresente aos alunos o filme “João e Maria”, duração: 1h25min, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JmOLusnK4yU. Acesso em 10 de agosto de 2013. 

filme

Assistindo ao filme “João e Maria” com lenços - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

 

2- Após assistir ao filme, faça novamente uma roda de conversa com os alunos utilizando os mesmos questionamentos feitos na história: 

  • Quais são os personagens que aparecem nessa história?
  • Onde acontece a história? (Cenário)
  • O que acontece com João e Maria?
  • Como termina?
  • Do que mais gostou na história?

 

Lembre-se: As perguntas feitas anteriormente servem somente para direcionar o trabalho do professor, mas lembre-se que é importante dar voz aos alunos para que eles se expressem espontaneamente, sendo assim, pode surgir outros questionamentos, feito pelos próprios alunos, ouça com atenção e vá construindo com elas o diálogo sobre as características da história.

3- Peça para os alunos desenharem os personagens do filme.

4- Após fazer as discussões retome com os alunos o primeiro desenho feito e compare com o segundo. Na primeira versão contada com o livro, João e Maria tinham uma mãe e se perderam na floresta. Já no filme eles tinham uma madrasta, que os levaram e deixaram perdidos na floresta. Sendo assim, trabalhe essas diferenças com os alunos, você deverá mostrar as diversas formas de contar uma mesma história, perceber com elas os personagens que mudam e os que permanecem. Caso queira aprofundar mais, poderá abordar as diversas organizações familiares presentes atualmente. Você pode trabalhar o livro: “Uma família parecida com a da gente” da autora Rosa Amanda Strausz, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=0d7BXI31pJI. Duração 5min59seg. Acesso em 17 de agosto de 2013.

livro

Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=0d7BXI31pJI. Acesso em 17 de agosto de 2013.

 

 Atividade 3- Construção de dedoches.

1- Após interpretar a história e apresentar o filme, proponha aos alunos a confecção de “dedoches” para que eles possam, através desse apoio, recontar a história de “João e Maria” do seu jeito. Pergunte aos alunos se eles conhecem “dedoches”.  Caso não conheçam, apresente a eles um “dedoche” e explique que são personagens para manipulação com os dedos. Você pode imprimir o modelo a ser colorido pelos alunos. Veja o exemplo abaixo: 

dedoches

Fonte: Imagem retirada do site: http://1.bp.blogspot.com/-s1wDuYrXaQk/T0ToiWK6awI/AAAAAAAAy1Y/_NWFt5O8Poc/s1600/Jo%C3%A3o+e+Maria-dedoches.png. Acesso em 11 de agosto de 2013.  

 

dedochesdedoches

Confeccionando “dedoches”. - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.

2- Após colorir os “dedoches” organize a sala em grupo de 5 alunos, para que cada aluno represente um personagem (Mãe ou Madrasta, Pai, Bruxa, João e Maria) e possa recontar a história utilizando com apoio os “dedoches”. Nesse momento o professor pode ajudar a organizar a apresentação e, no segundo momento observar se os alunos conseguiram recontar a história de forma clara e sistematizada com início, meio e fim. Como forma de divulgar o trabalho realizado, você pode convidar os alunos de outras salas para assistirem a apresentação.

dedochesdedoches

Recontando a história João e Maria com “dedoches”. - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora. 

Reflexão: Explorar o livro e o filme, fazer os questionamentos, levar os alunos a perceberem a estrutura narrativa utilizada nessas linguagens, promover situações de escuta dos colegas e do professor, proporcionar que os alunos reconstruam as histórias ouvidas, proporcionar situações que leva o aluno a organizar esquemas narrativos, desenvolver a linguagem oral, estabelecer relações com sua forma de viver, pensar e agir.

Atividade 4 - Conhecendo outros Clássicos Infantis.

1- Envie uma tarefa de casa, perguntando aos pais quais histórias dos clássicos infantis eles contam para seus filhos. Ao retornar a atividade faça uma roda de conversa e vá mostrando quais as histórias clássicas que eles já ouviram com os seus pais. Faça juntamente com os alunos uma lista das histórias que foram citadas, essa lista pode servir como uma sequencia de historias que podem ser contadas nas próximas aulas, em momentos de contação de história, para ampliar o conhecimento das histórias com os alunos e incentivar a leitura.    

lista

Fazendo a lista das histórias clássicas. Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores: 

A importância dos contos clássicos para os alunos da Educação Infantil. Disponível em: http://lumejardim.blogspot.com.br/2012/08/a-importancia-dos-contos-classicos-para.html. Acesso em 10 de agosto de 2013. 

Sugestão de vídeo sobre o tema:

A importância dos clássicos da literatura. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/importancia-classicos-431333.shtml. Duração: 3min51seg. Acesso em 10 de agosto de 2013.  

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador os registros das observações (individual ou da turma como um todo) realizadas pelo professor durante a participação dos alunos nas atividades propostas e percebendo se houve um envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. Tendo como norteadoras algumas perguntas:

  • Os alunos trouxeram questionamentos, indagações e contribuições no momento da interpretação do filme e da história João e Maria? 
  • Conseguiram identificar os personagens que mudaram e os que permaneceram na história do filme, e na que foi contada com lenços?
  • Conseguiram recontar a história de forma sistematizada, com início, meio e fim, utilizando os "dedoches"?
  • Utilizaram de um rico vocabulário para recontar a história? 
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.