20/08/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Atividade 1: Apresentação do tema
Para o professor:
1) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.
2) Disponibilize em folhas impressas as imagens seguintes. Todos os grupos deverão receber todas as imagens.
Disponível em: http://terceiroanobiologia.blogspot.com.br/2010/06/briofitas.html. Acesso em: 16 agosto 2013.
Disponível em: http://www.plantasonya.com.br/tag/folhagens/page/2. Acesso em: 16 agosto 2013.
Disponível em: http://multiflorafernandopolis.blogspot.com.br/2011/02/samambaia-americana.html. Acesso em: 16 agosto 2013.
Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php. Acesso em 16 agosto 2013.
Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/vegetais-superiores/as-gimnospermas-pinheiros.html. Acesso em: 16 agosto 2013.
Disponível em: http://juliana-fonseca.blogspot.com.br/2008/11/reino-plantae.html. Acesso em: 16 agosto 2013.
3) Peça aos alunos que agrupem as imagens em 4 grupos de acordo com as características físicas semelhantes ou diferentes. Cada grupo deverá apresentar o resultado da discussão.
4) Questione-os sobre quais critérios foram utilizados para organizar as imagens.
5) Explique aos alunos que os vegetais apresentam diferenças de acordo com suas características, como raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. E a partir dessas características são agrupados em: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
6) Recolha as imagens para posterior atividade.
Atividade 2: Desenvolvimento do tema
Para o professor:
1) Organize os alunos em 4 grupos: Grupo das briófitas, Grupo das pteridófitas, Grupo das gimnospermas, Grupo das angiospermas.
2) Peça aos alunos que façam uma pesquisa em livros ou sites de internet de acordo com a temática do grupo.
Sugestões de livros e sites:
Briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas - Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia. Acesso em: 15 agosto 2013.
Briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas - Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia. Acesso em: 15 agosto 2013.
Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 4ª edição. São Paulo: Editora Moderna. 2002.
3) Informe que o material de pesquisa deverá ser utilizado nas aulas de Ciências. Agende uma data.
4) Com o material em mãos, peça aos alunos que produzam um texto sobre o tema do grupo. Esse texto deverá abordar as características do vegetal, ambiente, importância, relações com outros seres vivos.
5) Esse texto deverá ser entregue ao professor para correção.
Atividade 3: Produção de cartazes
1) Produza um cartaz, de acordo com as informações, abaixo:
Características físicas | Ambiente | |
Briófitas | ||
Pteridófitas | ||
Gimnospermas | ||
Angiospermas |
2) O cartaz deverá ser preenchido junto com os alunos e com o auxílio das imagens apresentadas na Atividade 1 do Módulo 1.
3) O cartaz será afixado na sala de aula.
Atividades de observação e reflexão
Para o professor:
1) Organize os alunos em 6 grupos.
2) No laboratório de Ciências ou Biologia, organize o espaço para que os grupos possam trabalhar, sem interferir um no trabalho do outro.
3) Numere as bancadas ou mesas da seguinte forma: 1/ 2a/ 2b/ 2c/ 2d/ 2e-f. Cada bancada ou mesa corresponde a uma atividade.
4) Prepare um roteiro com todas as atividades.
5) Todos os grupos deverão passar por todas as bancadas ou mesas, em um sistema de rodízio.
Caso a escola não possua laboratório de de Ciências ou Biologia, organize a sala de aula para a atividade.
6) Colete os seguintes materiais:
Roteiro para ser entregue para todos os alunos:
1) O CORPO DE UM VEGETAL (Angiosperma)
Observe atentamente o esquema do corpo de um vegetal apresentado na folha impressa e identifique os órgãos. Pense a respeito da importância de cada órgão para a planta e escreva a sua função, no espaço correspondente.
Disponível em: http://educa-inf.webnode.com.br/a3%C2%BA%20ano/partes-das-plantas/. Acesso em: 16 de agosto 2013.
2) OS VEGETAIS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM OUTROS SERES VIVOS
Sobre as mesas estão alguns exemplares de folhas, raízes, flores, sementes, frutos e caules. Observe atentamente e responda o que se pede. Para isso, você poderá consultar o livro e discutir com os integrantes do seu grupo.
a) Folhas:
1. Observe a variedade de folhas, escolha uma e faça um esquema:
2. Pense e responda:
b) Raízes:
1. Observe a forma de cada raiz e responda:
c) Caules:
1. Observe a variedade de caules e responda:
d) Flores
1. Observe a variedade de flores e responda:
e) Frutos
1. Observe a diversidade de formas e de cores dos frutos e responda:
f) Sementes
1. Observe a diversidade de formas, cores e tamanhos das sementes e responda:
7) Depois que os grupos analisarem todo o material, organize os alunos em círculo e inicie as discussões das atividades. Estimule-os a participarem.
Sugestão de material de apoio para os alunos durante a pesquisa.
- Vídeo: Reino Plantae - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bq8i9JR7W2A. Acesso em: 15 agosto 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da participação e interesse durante as discussões, produções de texto e cartaz e atividades de observação e reflexão. Também serão avaliados quantitativamente por meio da produção de texto e do relatório da atividade de observação e reflexão. Na produção do texto, poderão ser pontuados os critérios: abordagem do conteúdo e coerência. No relatório, poderão ser pontuadas as respostas com base na coerência.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/09/2013
Cinco estrelasParabéns! Simples e legal.