Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vegetais: diversidade de formas, tamanhos e cores

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer os quatro grupos de vegetais: briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas.
  • Compreender a organização do corpo de um vegetal e as relações com o ambiente.
  • Conhecer a diversidade de formas, tamanhos e cores dos vegetais.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Seres bióticos.
  • Organização celular.
  • Célula vegetal.
Estratégias e recursos da aula
  •  Atividades em grupo.
  • Atividades práticas (observação e reflexão).
  • Discussões.
  • Produção de textos e cartazes.
  • Vídeos.

 

MÓDULO 1

Atividade 1: Apresentação do tema

Para o professor:

1) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

2) Disponibilize em folhas impressas as imagens seguintes. Todos os grupos deverão receber todas as imagens.

Briófita 1     Briófitas 2

Disponível em: http://terceiroanobiologia.blogspot.com.br/2010/06/briofitas.html. Acesso em: 16 agosto 2013.

Pteridófitas 1

Disponível em: http://www.plantasonya.com.br/tag/folhagens/page/2. Acesso em: 16 agosto 2013.

 

Pteridófitas 2

Disponível em: http://multiflorafernandopolis.blogspot.com.br/2011/02/samambaia-americana.html. Acesso em: 16 agosto 2013.

 

Gimnosperma

Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php. Acesso em 16 agosto 2013.

 

Gimnosperma 2

Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/vegetais-superiores/as-gimnospermas-pinheiros.html. Acesso em: 16 agosto 2013.

 

Angiospermas

Disponível em: http://juliana-fonseca.blogspot.com.br/2008/11/reino-plantae.html. Acesso em: 16 agosto 2013.

 

3) Peça aos alunos que agrupem as imagens em 4 grupos de acordo com as características físicas semelhantes ou diferentes. Cada grupo deverá apresentar o resultado da discussão.

4) Questione-os sobre quais critérios foram utilizados para organizar as imagens.

5) Explique aos alunos que os vegetais apresentam diferenças de acordo com suas características, como raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. E a partir dessas características são agrupados em: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

6) Recolha as imagens para posterior atividade.

 

Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Para o professor:

1) Organize os alunos em 4 grupos: Grupo das briófitas, Grupo das pteridófitas, Grupo das gimnospermas, Grupo das angiospermas.

2) Peça aos alunos que façam uma pesquisa em livros ou sites de internet de acordo com a temática do grupo.

Sugestões de livros e sites:

Briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas - Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia. Acesso em: 15 agosto 2013.

Briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas - Disponível em:  http://www.infoescola.com/biologia. Acesso em: 15 agosto 2013.

Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 4ª edição. São Paulo: Editora Moderna. 2002.

 

3) Informe que o material de pesquisa deverá ser utilizado nas aulas de Ciências. Agende uma data.

4) Com o material em mãos, peça aos alunos que produzam um texto sobre o tema do grupo. Esse texto deverá abordar as características do vegetal, ambiente, importância, relações com outros seres vivos.

5) Esse texto deverá ser entregue ao professor para correção.

 

Atividade 3: Produção de cartazes

1) Produza um cartaz,  de acordo com as informações, abaixo:

  Características físicas Ambiente
Briófitas    
Pteridófitas    
Gimnospermas    
Angiospermas    

2) O cartaz deverá ser preenchido junto com os alunos e com o auxílio das imagens apresentadas na Atividade 1 do Módulo 1.

3) O cartaz será afixado na sala de aula.

 

MÓDULO 2: 

Atividades de observação e reflexão

Para o professor:

1) Organize os alunos em 6 grupos.

2) No laboratório de Ciências ou Biologia, organize o espaço para que os grupos possam trabalhar, sem interferir um no trabalho do outro.

3) Numere as bancadas ou mesas da seguinte forma: 1/  2a/  2b/ 2c/ 2d/ 2e-f. Cada bancada ou mesa corresponde a uma atividade. 

4) Prepare um roteiro com todas as atividades.

5) Todos os grupos deverão passar por todas as bancadas ou mesas, em um sistema de rodízio.

Caso a escola não possua laboratório de de Ciências ou Biologia, organize a sala de aula para a atividade.

6) Colete os seguintes materiais: 

  • folhas variadas: folhas de alface, folhas de goiabeira, folhas de ipê, folhas de pequi, entre outras.
  • raízes variadas: cenoura, beterraba, aguapé, entre outras.
  • caules variados: batata, orquídea, alho, elódea.
  • flores variadas: flores com cores, formas e perfumes variados.
  • frutos variados: frutos secos, frutos carnosos,
  • sementes variadas: melancia, abacate, tomate, tamarindo, maçã.

 

Roteiro para ser entregue para todos os alunos:

1) O CORPO DE UM VEGETAL (Angiosperma)

Observe atentamente o esquema do corpo de um vegetal apresentado na folha impressa e identifique os órgãos. Pense a respeito da importância de cada órgão para a planta e escreva a sua função, no espaço correspondente.

Árvore

 

Disponível em: http://educa-inf.webnode.com.br/a3%C2%BA%20ano/partes-das-plantas/. Acesso em: 16 de agosto 2013.

2) OS VEGETAIS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM OUTROS SERES VIVOS

Sobre as mesas estão alguns exemplares de folhas, raízes, flores, sementes, frutos e caules. Observe atentamente e responda o que se pede. Para isso, você poderá consultar o livro e discutir com os integrantes do seu grupo.

a) Folhas: 

 

1. Observe a variedade de folhas, escolha uma e faça um esquema:

2. Pense e responda:

  • Quais funções as folhas realizam nos vegetais?
  • Qual é a importância destas funções para os demais seres vivos e para o ambiente?

 

b) Raízes:

1. Observe a forma de cada raiz e responda:

  • Quais funções as raízes realizam nos vegetais?
  • Qual é a importância das raízes para os demais seres vivos?
  • Todas as raízes apresentam a mesma forma? Qual é a importância da diversidade de formas das raízes?

 

c) Caules:

1. Observe a variedade de caules e responda:

  • Qual é a localização do caule no corpo de um vegetal?
  • Quais funções os caules realizam no corpo dos vegetais?
  • Qual é a importância dos caules para o ambiente e para os demais seres vivos?

 

d) Flores

1. Observe a variedade de flores e responda:

  • O colorido e o perfume das flores despertam a atenção dos seres vivos. Qual é a importância destas características para os vegetais e para os demais seres vivos?
  • Quais funções as flores realizam no corpo das angiospermas?

 

e) Frutos

1. Observe a diversidade de formas e de cores dos frutos e responda:

  • Qual a função dos frutos para os vegetais? 
  • Qual é a importância dos frutos para os demais seres vivos?

 

f) Sementes

1. Observe a diversidade de formas, cores e tamanhos das sementes e responda:

  • Qual é a função das sementes para os vegetais?
  • Escreva a respeito da relação que há entre o tamanho das sementes e o número de sementes formadas em cada fruto.
  • Qual é a importância das sementes para os demais seres vivos e para o ambiente?

 

7) Depois que os grupos analisarem todo o material, organize os alunos em círculo e inicie as discussões das atividades. Estimule-os a participarem.

Recursos Complementares

Sugestão de material de apoio para os alunos durante a pesquisa.

- Vídeo: Reino Plantae - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bq8i9JR7W2A. Acesso em: 15 agosto 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da participação e interesse durante  as discussões, produções de texto e cartaz e atividades de observação e reflexão. Também serão avaliados quantitativamente por meio da produção de texto e do relatório da atividade de observação e reflexão. Na produção do texto, poderão ser pontuados os critérios: abordagem do conteúdo e coerência. No relatório, poderão ser pontuadas as respostas com base na coerência.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.