Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Republicanos no Brasil Imperial

 

04/09/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flavia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Vinicius Garzon Tonet

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender aspectos relacionados à emergência do republicanismo no Brasil e às propostas de governos alternativas à monarquia. Poderá, também, compreender o contexto de sua insurgência e as diferenças de pensamento e composição entre os grupos republicanos no Brasil. O presente estudo fará com que o aluno assimile como foi o processo de consolidação partidária no país. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibam, mesmo que minimamente, acerca do contexto político imperial, sobretudo no segundo reinado, momento em que os partidos emergem. Para tal, os alunos precisam ter discutido, em algum momento da disciplina ministrada, o que é um partido. Quais são suas características no século XIX e conseguir fazer um paralelo com os dias de hoje. É imprescindível o conhecimento sobre as características do Partido Liberal e do Partido Conservador, bem como seus conflitos.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO:

1ª AULA

 

O professor deve fazer uma breve introdução retomando o período imperial de maneira ampla para que o aluno possa se contextualizar da melhor maneira possível na nova matéria.

A utilização do vídeo do historiador, Boris Fausto, é uma boa opção para ilustrar o período.

http://www.youtube.com/watch?v=_ZOfU5IsgQE

 

 

Após a apresentação do vídeo pode-se abrir espaço para levantamento de dúvidas relacionadas ao tema em um seminário mediado pelo professor.

 

2ª AULA

Após a primeira aula o professor deve fazer uma breve introdução sobre os republicanos e agrupar os alunos em 03 grupos.

O educador deve propor que os alunos discutam sobre as características de cada grupo republicano abaixo. O aluno deve identificar: composição social do partido, interesses econômicos, políticos e sociais e contexto de formação. Os alunos devem listar as principais características dos republicanos destinados ao seu grupo para que seja apresentado à turma na próxima aula.

Grupo 1: Republicanos do Rio de Janeiro

http://historianapontadalingua.blogspot.com.br/2009/03/manifesto-republicano-1870.html

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Republicano

Grupo 2: Republicanos de São Paulo e Minas Gerais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Republicano_Paulista

http://www.infoescola.com/historia/convencao-republicana-de-itu/

http://www.asminasgerais.com.br/?item=ALBUM&codAlbum=126

Grupo 3: Os Militares e o Positivismo

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZwAAA/positivismo-na-construcao-brasil-republica

 

3ª AULA

O professor deve propor aos alunos que retomem a formação dos grupos da última aula para apresentarem os resultados das pesquisas. Após as apresentações os mesmos grupos devem elaborar um quadro comparativo entre as diferentes vertentes republicanas brasileiras para ser entregue até a última aula sobre o tema. Em seguida, o professor deverá apresentar aula expositiva contextualizando os alunos com os principais motivos da queda imperial e a ascensão dos militares como grande força política. O professor pode optar por passar um dos vídeos abaixo, referentes à Guerra do Paraguai, para que a classe tome conhecimento da guerra que foi decisiva para o fortalecimento militar no cenário político.

http://www.youtube.com/watch?v=djGJiEGl1cA

http://www.youtube.com/watch?v=1YdfpkqQbO8

http://www.youtube.com/watch?v=UIi0NNpBn5U

4ª AULA

Nesta última aula o professor deverá recolher os quadros comparativos. Após o recolhimento deve começar uma discussão sobre símbolos nacionais criados a partir da proclamação da república e suas apropriações posteriores. Abaixo sugiro sites que contêm dois símbolos em sua confecção original e sua posterior apropriação: a bandeira nacional e o hino da república.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/02/bandeira-do-brasil.gif&imgrefurl=http://www.infoescola.com/brasil/bandeira-do-brasil/&h=1649&w=2379&sz=24&tbnid=LiOsPHuxB3z_0M:&tbnh=90&tbnw=130&zoom=1&usg=__nyx76_ZI_3p1S_nm442M6oCYJMY=&docid=uorLEsMWk20g4M&sa=X&ei=JYwGUuiPM-mc2QWmioDgCg&ved=0CC4Q9QEwAA&dur=616 (Bandeira Nacional)

http://www.aprendaavalorizar.com.br/2011/10/como-deveria-ser-bandeira-do-brasil_28.html (Apropriações da Bandeira Nacional)

http://www.youtube.com/watch?v=nJfKSfqiPqA (Hino da República)

 

http://www.youtube.com/watch?v=Vypdabo9YUY (Samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense de 1989)

 

Nas aulas expositivas o professor poderá valer-se de recursos imagéticos para que os alunos construam a capacidade de relacionar imagens ao contexto trabalhado:

a proclamação da repúblicaDeodoro da Fonseca“A Pátria”, República do Brasil (1): cerimónia de proclamação do novo regime na rua do Ouvidor, Rio de Janeiro

Recursos Complementares
Avaliação

O professor avaliará as apresentações dos grupos, o quadro comparativo e um trabalho que deverá ser feito no horário extraclasse relacionando algum símbolo nacional republicano com o ideário militar positivista. O professor deverá considerar a consistência e coerência das apresentações, dos quadros e dos textos. O critério de avaliação levando em conta a participação e o envolvimento do aluno com a disciplina é fundamental para que se possa valorizar o estudante que se dedica à matéria, mesmo não tendo recebido um resultado positivo nas demais avaliações.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JORGE CÁSSIO FERREIRA, EEEF - QUINTILIANO DE AZEVEDO , Espírito Santo - disse:
    CASSIOMEDICIS@BOL.COM.BR

    15/09/2013

    Três estrelas

    GOSTEI MUITO. USOU RECURSOS VARIADOS~. A AVALIAÇÃO ESTRA CLASSE OPORTUNIZA MELHOR A OPINIÃO DO ALUNO E VERIFICAÇÃO DO QUE REALMENTE ASSIMILOU.


  • Márcio dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - disse:
    marcio.strodrigues@gmail.com

    05/09/2013

    Duas estrelas

    Deveria apresentar sugestões para correlacionar as imagens apresentadas/recursos imagéticos sugeridos com as informações que os alunos construiram sobre o período e o contexto trabalhado. Além disso, onde estão as legendas das imagens que figuram na aula 4?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.