JUIZ DE FORA - MG
Universidade Federal de Juiz de Fora
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza
Disciplina
Tema
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Realizar um retrato do/a colega, observando suas características predominantes.
Fazer uma representação sem o rigor do realismo, realçando os traços estilizados e livres.
Fazer um desenho mais aproximado daquilo que se pensa, se imagina do/a modelo.
Montar um painel com os retratos da turma
Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Termos: RETRATO E AUTO-RETRATO, DESENHO FIGURATIVO REALISTA E DESENHO ESTILIZADO
Estratégias e recursos da aula
Formar duplas de trabalho
Primeiro momento: Observação do/a colega, prestando atenção nas formas de seu rosto, em como arruma o cabelo, se usa acessórios como bonés, brincos, etc
Após a observação, tentar representar o/a modelo através de desenho utilizando canetas hidrocores variadas.
Acompanhar o grupo na realização da atividade, dando dicas e sugestões para os retratos. Sugerir que repitam a operação caso percebam que o resultado fugiu muito à proposta de capturar detalhes e características marcantes do/a modelo.
Ao terminar o(s) retrato(s) os/as alunos/as irão recortar e fixar numa cartolina de fundo preto (de preferência), realçando os traços do desenho realizado em papel branco.
Veja o resultado da atividade realizada com crianças de 6º ano (5ª série):
Sugestão: Ao concluírem os trabalhos fixando-os na cartolina, colocar em exposição na sala ou corredor. Pode-se utilizar o mesmo título da aula para exposição "Quem eu penso que você é ..."
Avaliação
A avaliação será feita a partir da percepção dos/as alunos/as, em relato oral, se de fato conseguiram capturar as características marcantes do/a modelo escolhido/a e se conseguiram representá-las através do desenho estilizado.
Boa proposta... mas não sei como vc conseguiu realizar todas as etapas em uma aula de 50 minutos. Os alunos observaram o colega, desenharam seu retrato, recortaram e colaram esta imagem produzindo um painel coletivo e montaram a exposição? Turma bastante esperta!
Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.