Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Retrato: Quem eu penso que você é

 

10/10/2009

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar um retrato do/a colega, observando suas características predominantes.
  • Fazer uma representação sem o rigor do realismo, realçando os traços estilizados e livres.
  • Fazer um desenho mais aproximado daquilo que se pensa, se imagina do/a modelo.
  • Montar um painel com os retratos da turma
Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Termos: RETRATO E AUTO-RETRATO, DESENHO FIGURATIVO REALISTA E DESENHO ESTILIZADO
Estratégias e recursos da aula
  • Formar duplas de trabalho
  • Primeiro momento: Observação do/a colega, prestando atenção nas formas de seu rosto, em como arruma o cabelo, se usa acessórios como bonés, brincos, etc
  • Após a observação, tentar representar o/a modelo através de desenho utilizando canetas hidrocores variadas.
  • Acompanhar o grupo na realização da atividade, dando dicas e sugestões para os retratos. Sugerir que repitam a operação caso percebam que o resultado fugiu muito à proposta de capturar detalhes e características marcantes do/a modelo.
  • Ao terminar o(s) retrato(s) os/as alunos/as irão recortar e fixar numa cartolina de fundo preto (de preferência), realçando os traços do desenho realizado em papel branco.
  • Veja o resultado da atividade realizada com crianças de 6º ano (5ª série):

Sugestão: Ao concluírem os trabalhos fixando-os na cartolina, colocar em exposição na sala ou corredor. Pode-se utilizar o mesmo título da aula para exposição "Quem eu penso que você é ..."

Avaliação

A avaliação será feita a partir da percepção dos/as alunos/as, em relato oral, se de fato conseguiram capturar as características marcantes do/a modelo escolhido/a e se conseguiram representá-las através do desenho estilizado.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Soraia Cristina Cardoso Lelis, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    soraia@aromata.com.br

    16/04/2011

    Três estrelas

    Boa proposta... mas não sei como vc conseguiu realizar todas as etapas em uma aula de 50 minutos. Os alunos observaram o colega, desenharam seu retrato, recortaram e colaram esta imagem produzindo um painel coletivo e montaram a exposição? Turma bastante esperta!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.