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EXERCITANDO A CIDADANIA NA COMUNIDADE

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percepção sobre o significado de cidadania.

Analisar situações na comunidade em que os direitos dos cidadãos estão sendo desrespeitados.

Identificar os deveres dos cidadãos na comunidade.

Discutir ações que cada pessoa pode realizar na comunidade de forma colaborativa.

Estimular leitura e escrita.

Duração das atividades
5 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Comentários iniciais ao professor

A sociedade atual, cada vez mais, tem exigido das escolas um trabalho voltado para a formação humana e da cidadania. Nesse sentido, o professor tem um importante papel como agente social, mas somente poderá exercer o mesmo e colaborar com seus alunos para que se tornem conscientes das suas responsabilidades sociais se a ação for conjunta, ou seja, envolver os alunos no processo de proposição e realização de ações. Assim, é fundamental que o professor proporcione ao aluno a possibilidade de refletir, discutir, propor e agir sobre o fenômeno, pois, o processo de compartilhar conhecimentos e experiências práticas promove transformações significativas no sujeito. Exercer a cidadania implica em assumir a função de agente social, que colabora para as mudanças almejadas na sociedade. Dentro disso, as aulas aqui propostas pretendem provocar nos alunos questionamentos e reflexões sobre a importância de se tornarem cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor.

Sugere-se que essas aulas sejam trabalhadas com alunos do quarto ano do ensino fundamental, que já estejam alfabetizados e que tenham conhecimento básico sobre cidadania.

Estratégias e recursos da aula

Sugestões ao Professor:

Para ampliar possibilidades de abordar o conteúdo sobre cidadania com as crianças acesse o endereço abaixo e pesquise no Canal Kids - Cidadania. Há várias opções de atividades e recursos.

Canal Kids Cidadania. Disponível em:http://www.canalkids.com.br/cidadania/index.htm. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Fonte: http://www.canalkids.com.br/cidadania/index.htm. Acesso em 13 de agosto de 2013.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para dar início à aula, diga aos alunos que todas as pessoas, adultos e crianças, têm direitos e deveres que devem ser respeitados, cumpridos. Esclarecer também que quando conhecemos nossos direitos e deveres, temos maior chance de lutar pelos mesmos.

2º Momento: Em seguida pergunte ao grupo se eles sabem o que devem fazer para exercerem sua cidadania e no que o tema está relacionado com os direitos e deveres das pessoas. Após uma rodada de respostas dadas pelos alunos, convide–os a assistirem o seguinte vídeo do Youtube: Cidadania para crianças. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=d-1Soy6zATY. Duração 10min33seg. Acesso em 13 de agosto de 2013.

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=d-1Soy6zATY. Acesso em 13 de agosto de 2013.

3º Momento: Após a exibição do vídeo, divida o grupo em duplas para que, com base no que assistiram, procurem elaborar algumas questões referentes ao tema cidadania que deverão ser registradas e entregues ao professor.

4º Momento: Dobre as folhas com as questões, ou coloque-as em uma caixa para que sejam embaralhadas, sorteadas e entregues as duplas de alunos a fim de que respondam as questões elaboradas pelos colegas. Caberá ao professor, percorrer a sala procurando auxiliar os alunos a responderam tais questões. Oriente os alunos a montarem um painel de informações e reflexões sobre cidadania para ser exposto na sala.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Explore com os alunos a importância de se discutir o tema cidadania e solicite que utilizem seus notebooks do projeto Um Computador Por Aluno para acessarem o endereço abaixo e conferirem o que artistas e pessoas na rua responderam quando perguntados a eles, o que é cidadania pra você?

Artistas e pessoas nas ruas falam o que pensam sobre cidadania. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Fonte:http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.

2º Momento: Promover uma discussão sobre o que os alunos assistiram relacionando com movimentos sociais de luta e reivindicação do povo para garantia de direitos a população. Aproveitar as manifestações brasileiras atuais ocorridas em 2013 em diferentes regiões do país em que as pessoas foram às ruas para exigir mudanças em diversos setores para que houvesse maior qualidade de vida à população.

3º Momento: Disponibilize as seguintes reportagens aos alunos para que em duplas escolham uma delas, façam a leitura dos textos e se posicionem criticamente sobre o que pensam a respeito do que foi retratado na reportagem lida.

1)    Manifestações no Brasil: voz da cidadania. Disponível em: http://www.aleteia.org/pt/politica/noticias/manifestacoes-no-brasil-voz-da-cidadania-2284001. Acesso em 15 de agosto de 2013.

2)    Manifestações no Brasil são por "mais direitos", afirma Dilma. Disponível em:http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1306161-manifestacoes-no-brasil-sao-por-mais-direitos-afirma-dilma.shtml. Acesso em 15 de agosto de 2013.

3)    Manifestações no Brasil mostram que governos devem envolver jovens no debate político, diz enviado da ONU. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-23/manifestacoes-no-brasil-mostram-que-governos-devem-envolver-jovens-no-debate-politico-diz-enviado-da-. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Sugestões ao professor: Caso sinta necessidade de aprofundar com a turma as questões referentes às manifestações atuais, uma vez que os alunos estão presenciando os protestos em suas cidades ou pela mídia, você poderá utilizar as informações contidas no endereço abaixo.

Protestos no Brasil em 2013. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_em_2013. Acesso em 15 de agosto de 2013.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Para dar continuidade ao trabalho, lance a seguinte pergunta para o grupo: O que você, exercendo seu papel de cidadão crítico e responsável, poderia fazer para melhorar sua comunidade?

2º momento: Após uma discussão inicial com o grupo, convide os alunos assistirem ao vídeo: AULA LA FORA - EPS. 12 - MINHA COMUNIDADE. Duração: 27min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4966. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Sinopse: Série que trata de uma atividade muito comum nas escolas: a aula passeio. Cada episódio documenta uma sala de aula de uma escola da rede pública municipal de Santo André, em São Paulo, e mostra as atividades desenvolvidas na preparação, realização e comunicação de pesquisas em campo realizadas pelas turmas.

EPISÓDIO 12 - MINHA COMUNIDADE: A professora Rosa faz um resgate do sentimento amoroso das crianças pelo bairro da escola que, mesmo sendo pobre, mostra que tem muitas “riquezas”. Em classe, as crianças levantam pontos negativos e positivos do bairro. Depois, saem para a aula lá fora em busca de coisas que ainda não conhecem.

Fonte e sinopse disponíveis em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4966. Acesso em 13 de agosto de 2013.

3º Momento: Após a exibição do vídeo, pergunte aos alunos se a experiência relatada no mesmo possibilitou a ampliação de ideias sobre como podem fazer para melhorar sua comunidade.

4º Momento: Solicitar aos alunos que listem, em trios, ações para serem realizadas com vistas a atender as necessidades da comunidade em que vivem.

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Com base na lista elaborada pelos alunos, propor a realização de uma Pesquisa, semelhante à apresentada no vídeo, em que os alunos deverão procurar conhecer melhor o bairro em que vivem e realizar entrevistas com diferentes pessoas residentes em tal bairro sobre o que consideram positivo e negativo em tal localidade. Pode ser que o bairro em que as crianças residem coincide com o bairro onde está localizada a escola, e nesse caso, sugere-se que o trabalho seja coordenado pelo professor, com a participação de todo o grupo na aula de campo. Porém, caso as crianças residam em diferentes bairros na cidade, a proposta é que em sala sejam levantadas as questões para a entrevista, que será realizada pelo aluno acompanhado de sua família. Nessa perspectiva, a família deverá ser orientada sobre como conduzir tal atividade. Sugere-se ainda que o professor escreva uma carta de apresentação para que a criança disponibilize aos entrevistados garantindo a seriedade do trabalho.

Sugestão de redação da carta:

Uberlândia 13 de agosto de 2013.

Prezado/a entrevistado/a,

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia tem o prazer de lhe apresentar o/a aluno/a____________________, regularmente matriculado/a em tal instituição de ensino, para a realização de uma entrevista que comporá uma pesquisa maior sobre as necessidades da comunidade em que vivem.

Solicitamos sua colaboração no sentido de participar de tal entrevista e auxiliar na percepção do aluno sobre a importância de se conscientizar sobre o seu papel como agente social capaz de transformar sua comunidade.

Agradecemos, pela atenção dispensada e colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Profa. Liliane dos Guimarães Alvim Nunes

2º Momento: Orientar os alunos para que, no momento em que estiverem percorrendo o bairro, aproveitem para observar situações e cenas que revelem as necessidades do bairro. Se possível, os alunos deverão fotografar tais imagens, as quais serão utilizadas no fechamento do trabalho.

3º Momento: De volta à escola, os alunos deverão apresentar as entrevistas que realizaram com alguns representantes ou moradores do bairro e as imagens registradas durante a pesquisa com o objetivo de ilustrar suas percepções sobre o local.

4º Momento: Após a apresentação de todos os trabalhos, cada aluno deverá escrever uma carta direcionada ao prefeito da cidade relatando suas percepções sobre seu bairro, as ações que pretende realizar e que estão ao seu alcance para auxiliar na realização de melhorias na comunidade em que vive. Na carta deverá constar também solicitações aos governantes para mudanças que são da responsabilidade do poder público implementar.

Recursos Complementares

Cidadania de A a Z. Disponível em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=cidadaniadeaaz. Acesso em 13 de agosto de 2013.

ARAÚJO, U. F. A construção da cidadania e de relações democráticas no cotidiano escolar. Disponível em: http://www.redhbrasil.net/documentos/bilbioteca_on_line/modulo4/mod_4_ulisses.pdf. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Outros Recursos da TV Escola

AULÁ LA FORA - EPS. 02 - ARTE NA COMUNIDADE. Duração 27 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4954. Acesso em 13 de agosto de 2013.

CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 15 - ESCOLA E COMUNIDADE. Duração 50 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2143. Acesso em 13 de agosto de 2013.

CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 32 - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA. Duração 50 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3835. Acesso em 13 de agosto de 2013.

Avaliação

A avaliação será processual e contínua. Observe durante as rodas de conversa e atividades produzidas se os alunos conseguiram ampliar a sua percepção sobre o significado de cidadania. Analise a evolução da leitura e escrita no decorrer das atividades produzidas. Procure identificar se, ao realizar a pesquisa em seu bairro, as crianças apresentaram ações coerentes e colaborativas para serem realizadas na comunidade em que vivem. Por fim, atribua um conceito pelo envolvimento e participação dos alunos no decorrer de todas as aulas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Juliano Teixeira de Oliveira, Polícia Militar , Minas Gerais - disse:
    juliano.teixeiradeoliveira@gmail.com

    28/10/2014

    Cinco estrelas

    Obrigado, sou policial militar na cidade de Ponto dos Volantes - MG e trabalho com educação e cidadania. As aulas me ajudaram a exercer um melhor trabalho com os alunos. Desde já agradeço a colaboração de vocês.


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