Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As aves e suas adaptações

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características das aves.
  • Compreender as adaptações das aves.
  • Relacionar as características de algumas aves com os hábitos e/ou modo de alimentação.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de adaptação.
Estratégias e recursos da aula
  •  Questionamentos.
  • Vídeos.
  • Encenação de um documentário.
  • Excursão ao campo.
  • Observação.
  • Produção de lista e fichamento.
  • Mostra científica.

 

MÓDULO 1

Atividade 1: Apresentação do tema

Para o professor:

1) Projete para os alunos, com auxílio de um aparelho data show, a imagem de uma ave.  Caso não possua o equipamento, produza um cartaz com a imagem de uma ave.

Sugetões de imagens:

Ave

Disponível em: http://programaterritorioanimal.com/2011/05/30/projeto-de-conscientizacao-preserva-ave-que-so-e-encontrada-na-bahia/. Acesso em: 18 agosto 2013.

 

Ave 2

Disponível em: http://papeis.blogs.sapo.pt/tag/ave. Acesso em: 18 agosto 2013.

 

2) Com base na imagem, apresente as questões seguintes aos alunos:

  • Vocês já viram algum animal parecido com esse?
  • Quais características que esses animais apresentam?

 

Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Para o professor:

1) Reproduza os vídeos, abaixo, em sala de aula ou no laboratório de informática.

- As aves, parte 1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uWAukyqpHzQ. Acesso em: 18 agosto 2013.

- As aves, parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OnYYoUMIBdk. Acesso em: 18 agosto 2013.

- As aves, parte 3. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RDh39BHvMxU. Acesso em: 18 agosto 2013.

 

2) Solicite aos alunos que registrem no caderno os aspectos evolutivos e ecológicos desses animais, alimentos, técnicas de forrageio, diferenças comportamentais.

3) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas e peça a eles que criem um programa de televisão sobre as aves. 

4) Forneça materiais como cartolinas, papéis, canetinhas, imagens de aves, cola e tesoura para a montagem do cenário.

Observação:  Entre em contato com o professor de Teatro para auxiliá-lo na atividade.

5) Combine com os alunos as datas para preparação da atividade e a apresentação.

 

MÓDULO 2

Atividade 1: Excursão ao campo

Para o professor: 

1) Organize uma saída para campo. Pode ser uma ida ao zoológico, à praça, parque ou até mesmo pela escola.

2) Prepare um ficha para os alunos registrarem as observações. Cada aluno deverá ter uma ficha para registro.

Sugestão de ficha para anotação:

Características das aves (cor, tamanho, entre outras) Formato do bico Formato dos pés Descrição do comportamento Desenho       ou esquema
         
         

3) Separe os materiais: binóculos, máquinas fotográficas e gravadores. Peça aos alunos que têm o material para levarem-no no dia da atividade.

Binóculo

Disponível em: http://www.canadaaudioevideo.com.br/binoculo-nikon-10x50-trailblazer-atb-8221-p1564/. Acesso em: 18 agosto 2013.

 

4) Disponibilize uma prancheta para cada aluno.

5) Informe aos alunos a importância do silêncio para a observação das aves.

6) Durante a excursão, os alunos deverão registrar as observações na ficha. Caso algum aluno saiba o nome de uma das aves observadas, deverá anotar.

 

Atividade 2: Organização dos registros

Para o professor:

1) Em sala de aula, solicite aos alunos que contem o que observaram.

2) A partir dessas informações, organize os alunos da seguinte forma:

  • alunos que observaram a mesma ave devem conversar entre si e organizar uma ficha mais ampla;
  • alunos que têm facilidade em desenhar para auxiliar os outros colegas;
  • alunos que registraram imagens semelhantes, para analisá-las detalhadamente e fazer a descrição da ave.

3) Disponibilize guias de observação para os alunos utilizarem na identificação das aves. 

Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. Autor: Johan Dalgas Frisch. 3º edição. Editora Dalgas Ecoltec, 2005.

Guia de Campo: Aves do Brasil – Pantanal & Cerrado. Autores: John A. Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. Editora: Horizonte, 2009.

- WikiAves. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/. Acesso em: 18 agosto 2013.Pro

Professor, se possível, convide um profissional que trabalha com aves (ornitólogo) para auxiliar os alunos.

4) No final, junto com os alunos, organize uma listagem e fichamento das aves observadas.

5) Organize uma mostra científica para exposição do trabalho. Combine com a diretora o dia e o melhor local para a exposição dos trabalhos.

Recursos Complementares

 Sugestão de material de apoio para os alunos e professor durante a identificação das aves:

- Sigrist, T. Iconografia das aves do bioma Cerrado. Editora Avis Brasilis, 2010.

- Aves. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/aves/. Acesso em: 18 agosto 2013.

- Aves: únicos animais viventes que tem penas. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/aves-unicos-animais-viventes-que-tem-penas.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.

Avaliação

O avaliação será processual, ao longo de todos os módulos. A participação, o interesse e o comportamento dos alunos durante as atividades serão avaliados qualitativamente. Também poderão ser avaliados aspectos quantitativos, por meio da encenação do documentário, produção das fichas de observação e mostra científica. Na encenação do documentário e na mostra científica, serão avaliados critérios como: organização do material, criatividade e comunicação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.