19/08/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Atividade 1: Apresentação do tema
Para o professor:
1) Projete para os alunos, com auxílio de um aparelho data show, a imagem de uma ave. Caso não possua o equipamento, produza um cartaz com a imagem de uma ave.
Sugetões de imagens:
Disponível em: http://programaterritorioanimal.com/2011/05/30/projeto-de-conscientizacao-preserva-ave-que-so-e-encontrada-na-bahia/. Acesso em: 18 agosto 2013.
Disponível em: http://papeis.blogs.sapo.pt/tag/ave. Acesso em: 18 agosto 2013.
2) Com base na imagem, apresente as questões seguintes aos alunos:
Atividade 2: Desenvolvimento do tema
Para o professor:
1) Reproduza os vídeos, abaixo, em sala de aula ou no laboratório de informática.
- As aves, parte 1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uWAukyqpHzQ. Acesso em: 18 agosto 2013.
- As aves, parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OnYYoUMIBdk. Acesso em: 18 agosto 2013.
- As aves, parte 3. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RDh39BHvMxU. Acesso em: 18 agosto 2013.
2) Solicite aos alunos que registrem no caderno os aspectos evolutivos e ecológicos desses animais, alimentos, técnicas de forrageio, diferenças comportamentais.
3) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas e peça a eles que criem um programa de televisão sobre as aves.
4) Forneça materiais como cartolinas, papéis, canetinhas, imagens de aves, cola e tesoura para a montagem do cenário.
Observação: Entre em contato com o professor de Teatro para auxiliá-lo na atividade.
5) Combine com os alunos as datas para preparação da atividade e a apresentação.
Atividade 1: Excursão ao campo
Para o professor:
1) Organize uma saída para campo. Pode ser uma ida ao zoológico, à praça, parque ou até mesmo pela escola.
2) Prepare um ficha para os alunos registrarem as observações. Cada aluno deverá ter uma ficha para registro.
Sugestão de ficha para anotação:
Características das aves (cor, tamanho, entre outras) | Formato do bico | Formato dos pés | Descrição do comportamento | Desenho ou esquema |
3) Separe os materiais: binóculos, máquinas fotográficas e gravadores. Peça aos alunos que têm o material para levarem-no no dia da atividade.
Disponível em: http://www.canadaaudioevideo.com.br/binoculo-nikon-10x50-trailblazer-atb-8221-p1564/. Acesso em: 18 agosto 2013.
4) Disponibilize uma prancheta para cada aluno.
5) Informe aos alunos a importância do silêncio para a observação das aves.
6) Durante a excursão, os alunos deverão registrar as observações na ficha. Caso algum aluno saiba o nome de uma das aves observadas, deverá anotar.
Atividade 2: Organização dos registros
Para o professor:
1) Em sala de aula, solicite aos alunos que contem o que observaram.
2) A partir dessas informações, organize os alunos da seguinte forma:
3) Disponibilize guias de observação para os alunos utilizarem na identificação das aves.
- Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. Autor: Johan Dalgas Frisch. 3º edição. Editora Dalgas Ecoltec, 2005.
- Guia de Campo: Aves do Brasil – Pantanal & Cerrado. Autores: John A. Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. Editora: Horizonte, 2009.
- WikiAves. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/. Acesso em: 18 agosto 2013.Pro
Professor, se possível, convide um profissional que trabalha com aves (ornitólogo) para auxiliar os alunos.
4) No final, junto com os alunos, organize uma listagem e fichamento das aves observadas.
5) Organize uma mostra científica para exposição do trabalho. Combine com a diretora o dia e o melhor local para a exposição dos trabalhos.
Sugestão de material de apoio para os alunos e professor durante a identificação das aves:
- Sigrist, T. Iconografia das aves do bioma Cerrado. Editora Avis Brasilis, 2010.
- Aves. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/aves/. Acesso em: 18 agosto 2013.
- Aves: únicos animais viventes que tem penas. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/aves-unicos-animais-viventes-que-tem-penas.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.
O avaliação será processual, ao longo de todos os módulos. A participação, o interesse e o comportamento dos alunos durante as atividades serão avaliados qualitativamente. Também poderão ser avaliados aspectos quantitativos, por meio da encenação do documentário, produção das fichas de observação e mostra científica. Na encenação do documentário e na mostra científica, serão avaliados critérios como: organização do material, criatividade e comunicação.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!