29/08/2013
Anns Flávia Arruda anna, Mauro Mendes Braga, Artur Cunha Dubeux Navarro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Memória |
Além de poder compreender os fatores que levaram a unificação Alemã e o processo em si, o aluno poderá entender as importantes consequências que ela trará para Europa, pois a partir delas ele poderá entender melhor o chamado “ Imperialismo” e os processos vinculados a ele como por exemplo a partilha da Africa. E necessário ressaltar que é da Guerra Franco-Prussiana, que faz parte do processo da unificação Alemã, que surgirá na França o sentimento de revanchismo, já que ela, ao ser derrotada, será obrigada a assinar um tratado com pesadas indenizações que devem ser pagas a Alemanha. Essas duas consequências terão um impacto enorme para história, já que elas influenciarão na eclosão da Primeira e Segunda Guerra Mundial.
O aluno deverá estar ciente do que é o Absolutismo, deve saber sobre Guerras Napoleónicas, suas causas e consequências no quadro político Europeu do século XIX, o que implica que ele conheça o que foi o Tratado de Viena e seus principais pontos. Assim como o processo denominado de Revolução Industrial e como ele afetou a ordem social e política da Europa sendo importante ressaltar a acensão da classe burguesa e seu maior envolvimento com o poder como consequência da industrialização.
Para que o aluno compreenda melhor o processo de Unificação Alemão, o professor deve iniciar a aula com uma breve introdução, onde ele deverá apresentar o cenário Europeu pós-Congresso de Vina, nessa apresentação é importante que apareça o processo de industrialização europeu, principalmente nos Reinos Germânicos, este processo é importante pois faz com que cresça a influência da Burguesia nos âmbitos sociais europeus, esse crescimento dará origem a movimentos sociais como o da Primavera dos povos em 1848, movimento que inclusive fortalecerá a ideia da Unificação.
Para melhorar a compreensão do aluno o professor deverá se munir de imagens e mapas que ajudem o aluno a entender este cenário.
Algumas sugestões abaixo.
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Mapa do Zollverein - união aduaneira estabelecida entre os Estados alemães
Otto Von Bismarck, principal articulador da unificação alemã.
http://www.brasilescola.com/upload/e/unificacao%20alema%20300x200%20BR%20ESCOLA.jpg
Teatro de La Porte Saint Martin e Restaurante Défieux após bombardeios Prussianos.
http://www.wdl.org/media/1338.png
DESENVOLVIMENTO:
1ª AULA
Após a breve introdução sugerida acima, o professor deverá apresentar a situação da confederação germânica (futura Alemanha) e contextualiza-la com a situação do restante da Europa já exposta. Nessa apresentação é essencial que fale dos dois estados principais desta confederação que são a Prússia e a Áustria, lembrando que a confederação é composta por 39 estados e ducados, é necessário que se trate de suas principais formas de economia, ressaltando fato da Prússia estar se industrializando e Áustria ser predominantemente agrária. Deve se ressaltar a partir daí as divergências de interesses entre as duas nações e colocar como ponto crítico a criação Zollverein (união aduaneira dos Estados Germânicos, que inicialmente abrangia apenas os Estados do Norte e que facilitava o comércio entre os membros pois acabava com as taxas alfandegariás nas fronteiras entres estes, assim era possível um maior desenvolvimento econômico e industrial nestas regiões. Por ser rival da Alemanha a Áustria fora excluída dessa união, tendo assim sua economia prejudicada.
Para encerrar esta aula deve-se falar sobre a escolha do Rei prussiano Guilherme II, que coloca como primeiro-ministro o político e diplomata Otto von Bismarck, ele será o personagem crucial para o processo de unificação Alemã, conhecido também como “Chanceler de Ferro” ele iniciará uma política que preparará a Prússia para a guerra da unificação, já que para ele a única forma da Alemanha se unificar era pela força militar.
2ª AULA
Nesta aula o professor deverá expor sobre as guerras que se deram no processo de unificação Alemã, começando pelas guerras dos ducados contra a Dinamarca e seus motivos, passando pela guerra contra a Áustria e por fim se referindo à Guerra Franco Prussiana. É necessário que exponha as razões que levaram à cada guerra e suas consequências, principalmente a da Guerra Franco Prussiana que é de extrema importância para o futuro.
A partir do fim das Guerras a Alemanha deverá aparecer como uma nação potencia que acirrará a disputa entre as nações Europeias.
Nesta aula o professor deverá dividir a sala em três grupos, cada um representando uma das nações envolvidas no processo sendo elas: Áustria, França ou Prússia, e a partir desta divisão os alunos deverão com base no que aprenderam escrever uma matéria de jornal defendendo seus respectivos países e os interesses desses, essa matéria poderá ser feira de forma digital ou manuscrita e deverá conter os motivos da guerra e como a ela beneficiou ou prejudicou seus respectivos países, é importante que a matéria contenha imagens. Além do jornal deverá ser elaborado um relatório de pesquisa individual.
Nesta aula deverá apenas se dividir os grupos, o trabalho poderá ser elaborado no espaço da aula seguinte.
3ª AULA
Nesta aula os alunos devem ter tempo de elaborar os jornais. Para isso devem pesquisar na internet sobre o tema, coletando informações e imagens que ajudem na produção do Jornal.
O professor deverá auxilia-los na pequisa, caso seja necessário.
Alguns sites sugeridos onde o aluno poderá elaborar a pesquisa.
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/guerra-austro-prussiana-unificacao-alema.htm
http://www.infoescola.com/historia/guerra-franco-prussiana/
Lembrando que os alunos aprtir dessa atividade devem fazer seu relatórios de pesquisa individuais.
4º AULA
Num Seminário os alunos deverão trocar seus jornais com os outros grupos, que devem le-los e em seguida discutir seu conteudo com a sala e o professor.
O interessante desta atividade é que o aluno, ao ler os outros jornais, poderá ver mais que de um lado da mesma história criando assim uma visão critica sobre os fatos.
Para conceção dos jornais os alunos poderão utilizar internet, buscando imagens e informaões. Recomenda-se esse site para se tirar algumas imagens:http://www.wdl.org/pt/item/7086/zoom/#group=1&page=1&zoom=0.7434¢erX=0.5009¢erY=0.3395.
AVALIAÇÃO: O professor deverá ler os jornais feitos pelos alunos certificar-se da consistência histórica e a coerência dos fatos, em seguida deve avaliar o desempenho e participação dos alunos no debate sobre o tema, que deverá ser feito logo após a leitura dos jornais. Também deve verificar o aprendizado dos alunos através dos relatórios de pesquisa elaborados por eles.
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