Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DISCUTINDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE TODAS AS CRIANÇAS

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percepção sobre o respeito às diferenças.

Discutir o processo de inclusão escolar.

Analisar maneiras de incluir todas as crianças na escola.

Estimular leitura e escrita.

Duração das atividades
5 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 4º ano do ensino fundamental em virtude de já estarem alfabetizados e devido aos recursos e estratégias utilizadas.

Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais ao professor:

Professor, para o bom desenvolvimento dessa aula sugere-se que você assista aos vídeos disponíveis no Canal TV Escola, referentes à inclusão escolar. São eles:

TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 1 - LIBERDADE DE SER E APRENDER. Duração: 28min41seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2184. Acesso em 15 de agosto de 2013.

TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 2 - CAMINHOS PARA A INCLUSÃO. Duração: 26min41seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2179. Acesso em 15 de agosto de 2013.

TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 3 - ROMPENDO BARREIRAS. Duração: 26min27seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2185. Acesso em 15 de agosto de 2013.

TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 4 - ORQUESTRA DE SINAIS. Duração: 26min42seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2180. Acesso em 15 de agosto de 2013.

TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 5 - UNIVERSO DAS DIFERENÇAS. Duração: 25min30seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2181. Acesso em 15 de agosto de 2013.

TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 6 - QUEBRANDO A INVISIBILIDADE. Duração: 27min02seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2182. Acesso em 15 de agosto de 2013.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para introduzir o tema, convide os alunos para utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno para acessarem o endereço abaixo e assistirem ao vídeo: Ex-Et. Duração: 8min26seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f6Zqpf0FELM. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=f6Zqpf0FELM. Acesso em 15 de agosto de 2013.

2º Momento: Explorar o vídeo com os alunos: O que o vídeo aborda? Que sentimentos lhe despertaram? Na sua percepção, porque os personagens do vídeo se assustaram com um personagem específico? O que, nesse personagem, chamou a atenção dos outros personagens do vídeo? Por que o vídeo chama-se Ex-Et? Em nossa sociedade atual quem são as pessoas consideradas Et (extraterrestres)? Por quê? Vocês já foram observados e julgados por outros? Como se sentiram? Vocês já julgaram outras pessoas por serem diferentes, ou apresentarem atitudes diferentes das suas? Que sentimentos despertou no outro e em você mesmo?

Professor, nesse momento, vale a pena fazer uma discussão sobre o quanto, na maioria das vezes, o diferente é discriminado e excluído.

3º Momento: Escrever no quadro a palavra INCLUSÂO. Convidar os alunos para se sentarem em roda e fecharem os olhos. Conduza a reflexão da seguinte forma: que imagem lhes vem quando escutam a palavra inclusão? Do que se lembram? A que se refere à inclusão? A quem se destina a inclusão?

4º Momento: Distribuir folhas de papel sulfite, lápis de cor e giz de cera. Solicitar que os alunos produzam desenhos que representem a palavra inclusão.

5º Momento: Após a produção dos desenhos os alunos deverão circular pela sala para conhecer o trabalho dos colegas e procurar as semelhanças e diferenças presentes em cada trabalho. Na sequência, disponibilize os desenhos nos corredores próximos à sala, fazendo uma exposição dos trabalhos produzidos. É fundamental que se faça uma introdução explicando do que se trata, até como forma de divulgação dessa ação.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Convide os alunos para se sentarem em roda e ouvirem a história: O frio pode ser quente. Autora: Jandira Masur. Editora: Ática

Professor, se preferir poderá utilizar o livro eletrônico acessando o endereço a seguir: http://www.slideboom.com/presentations/181722/5.-O-frio-pode-ser-Quente. Acesso em 15 de agosto de 2013.

 

Fonte: http://www.slideboom.com/presentations/181722/5.-O-frio-pode-ser-Quente. Acesso em 15 de agosto de 2013.

2º Momento: Em roda de conversa, explore a história com os alunos: vocês concordam com a autora da história quando diz que tudo pode ser diferente, depende de como a gente vê? Na sua percepção, qual a relação entre essa história e o tema inclusão?

Reflita com os alunos sobre o quanto, muitas crianças com deficiência, são discriminadas e desrespeitadas porque a maioria das pessoas não consegue enxergar suas potencialidades, para além de suas limitações.

3º Momento: Divida a turma em duplas para que acessem os endereços a seguir e leiam as reportagens sobre o tema. Cada dupla deverá escolher uma reportagem para ler o texto, anotar as principais informações para serem apresentadas aos colegas da sala.

1)    Inclusão: A escola está preparada para ela? Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/inclusao-escola-esta-preparada-para-ela.htm. Acesso em 15 de agosto de 2013.

2)    Inclusão escolar. http://www.opovo.com.br/app/opovo/jornaldoleitor/2012/05/29/noticiasjornaljornaldoleitor,2847617/inclusao-escolar.shtml. Disponível em:  Acesso em 15 de agosto de 2013.

3)    Aumento de crianças com necessidades especiais na rede pública expõe carências e preconceitos. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-18/aumento-de-criancas-com-necessidades-especiais-na-rede-publica-expoe-carencias-e-preconceitos. Acesso em 15 de agosto de 2013.

4)    Movimento Down comemora um ano em festa da inclusão com amigos e colaboradores no Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.movimentodown.org.br/2013/03/movimento-down-comemora-um-ano-em-festa-da-inclusao-com-amigos-e-colaboradores-no-rio-de-janeiro/. Acesso em 15 de agosto de 2013.

4º Momento: Após os alunos lerem o material e registrarem as principais informações, cada dupla deverá se juntar com a dupla que leu a mesma reportagem para montarem um fanzine com as principais informações do texto referentes ao tema inclusão. Reproduzir uma quantidade suficiente de fanzines para serem distribuídos em toda a escola como forma de divulgação do trabalho, valorização da produção e criatividade dos alunos e reflexão sobre o tema.

A seguir, confira imagens de alguns fanzines produzidos por crianças e jovens:

Fonte: http://www.google.com.br/search?q=como+fazer+um+fanzine+na+escola&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=NFQPUpGED-3K4AORyoCwCw&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1366&bih=665#facrc=_&imgdii=_&imgrc=dhzIvBZLm7oyUM%3A%3Bs3_hjC3tmv7k4M%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F_3qDden_WSTE%252FTAZQRar7TwI%252FAAAAAAAAANM%252FHouUHSH_j4g%252Fs1600%252FDSC00386.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Falgartransforma-ecojovens.blogspot.com%252F2010%252F06%252Fcomo-e-bom-fazer-o-fanzine.html%3B1600%3B1200. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Fonte: http://algartransforma-ecojovens.blogspot.com.br/2010/06/fanzine-eco-jovens.html. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Para saber melhor sobre o que é fanzine, acesse os endereços abaixo:

Fanzine. Disponível em: http://www.infoescola.com/curiosidades/fanzine/. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Fanzine na escola. Disponível em: http://ensinopraticadetextos.blogspot.com.br/2011/08/fanzine-na-escola.html. Acesso em 17 de agosto de 2013.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Dando continuidade à reflexão, exibir o seguinte vídeo aos alunos: Educação Inclusiva - Maurício de Sousa & Turma da Mônica. Duração: 9min56seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU. Acesso em 15 de agosto de 2013.

2º Momento: Explorar o vídeo com as crianças por meio das seguintes perguntas: Sobre o que Maurício de Sousa trata no vídeo? Na sua percepção, todas as crianças e jovens, independente de suas diferenças, devem estudar na mesma escola? Por quê? O que é necessário fazer em nossas escolas para que todos os alunos sejam atendidos em suas necessidades?

3º Momento: Após a discussão em grupo, cada aluno deverá realizar a atividade individual proposta a seguir:

No vídeo que você acabou de assistir, Maurício de Sousa criou um novo personagem de história em quadrinhos para falar do tema da Inclusão. Quem é esse personagem? Quais as suas características? Como ele é retratado no vídeo? Agora use sua criatividade e imaginação para criar também um personagem que represente o tema da inclusão. Descreva suas características e produza o desenho que o represente. Em seguida, com base no que discutimos sobre o tema inclusão, construa uma história em quadrinhos interessante e provocativa sobre a educação inclusiva e sobre a importância de se respeitar todas as pessoas.

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo do Youtube: As cores das flores. Duração: 4min09seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM. Acesso em 15 de agosto de 2013.

2º Momento: Após a exibição do vídeo, divida a turma em duplas para que respondam as seguintes perguntas iniciais:

1)    Qual a tarefa solicitada pela professora?

2)    Na sua percepção, quando a professora solicitou tal tarefa ela levou em conta as características (dificuldades e potencialidades) de todos os seus alunos? Por quê?

3)    Como o personagem do vídeo que não enxergava realizou a tarefa de casa?

4)    Na sua percepção, qual o resultado final da tarefa apresentada pelo aluno?

3º Momento: Divida a turma em subgrupos de até três crianças e solicite a seguinte tarefa. Com base nas discussões realizadas em sala, elabore uma lista de procedimentos necessários para que a escola possa incluir todas as crianças na escola. Utilize os materiais e reportagens produzidos ao longo das aulas para compor a produção da lista de procedimentos.

Recursos Complementares

Vídeo Youtube: A vida que você escolheu. Duração: 5min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zpu0-eI5Y2o. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Vídeo Youtube: Inclusão. Duração: 5min53seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_KWUhZyzhIQ. Acesso em 15 de agosto de 2013.

Textos eletrônicos:

Especial NOVA ESCOLA. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/026.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2013.

A inclusão que ensina. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/inclusao-ensina-511186.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2013.

O impasse da inclusão. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/177/o-impasse-da-inclusaomudanca-na-meta-4-do-plano-nacional-243674-1.asp. Acesso em 16 de agosto de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure observar se os alunos, ao discutirem o processo de inclusão escolar, conseguiram ampliar a percepção sobre o respeito às diferenças e o direito de todas as pessoas serem incluídas. Identifique a viabilidade das propostas feitas pelos alunos para o processo de inclusão. Analise a evolução da leitura e escrita no decorrer das atividades produzidas. Avalie o envolvimento, seriedade e dedicação dos alunos no decorrer das discussões em aula e nas atividades produzidas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.