21/08/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ampliar a percepção sobre o respeito às diferenças.
Discutir o processo de inclusão escolar.
Analisar maneiras de incluir todas as crianças na escola.
Estimular leitura e escrita.
Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 4º ano do ensino fundamental em virtude de já estarem alfabetizados e devido aos recursos e estratégias utilizadas.
Professor, para o bom desenvolvimento dessa aula sugere-se que você assista aos vídeos disponíveis no Canal TV Escola, referentes à inclusão escolar. São eles:
TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 1 - LIBERDADE DE SER E APRENDER. Duração: 28min41seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2184. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 2 - CAMINHOS PARA A INCLUSÃO. Duração: 26min41seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2179. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 3 - ROMPENDO BARREIRAS. Duração: 26min27seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2185. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 4 - ORQUESTRA DE SINAIS. Duração: 26min42seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2180. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 5 - UNIVERSO DAS DIFERENÇAS. Duração: 25min30seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2181. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIANÇA É ÚNICA - EPISÓDIO 6 - QUEBRANDO A INVISIBILIDADE. Duração: 27min02seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2182. Acesso em 15 de agosto de 2013.
1º Momento: Para introduzir o tema, convide os alunos para utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno para acessarem o endereço abaixo e assistirem ao vídeo: Ex-Et. Duração: 8min26seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f6Zqpf0FELM. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=f6Zqpf0FELM. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2º Momento: Explorar o vídeo com os alunos: O que o vídeo aborda? Que sentimentos lhe despertaram? Na sua percepção, porque os personagens do vídeo se assustaram com um personagem específico? O que, nesse personagem, chamou a atenção dos outros personagens do vídeo? Por que o vídeo chama-se Ex-Et? Em nossa sociedade atual quem são as pessoas consideradas Et (extraterrestres)? Por quê? Vocês já foram observados e julgados por outros? Como se sentiram? Vocês já julgaram outras pessoas por serem diferentes, ou apresentarem atitudes diferentes das suas? Que sentimentos despertou no outro e em você mesmo?
Professor, nesse momento, vale a pena fazer uma discussão sobre o quanto, na maioria das vezes, o diferente é discriminado e excluído.
3º Momento: Escrever no quadro a palavra INCLUSÂO. Convidar os alunos para se sentarem em roda e fecharem os olhos. Conduza a reflexão da seguinte forma: que imagem lhes vem quando escutam a palavra inclusão? Do que se lembram? A que se refere à inclusão? A quem se destina a inclusão?
4º Momento: Distribuir folhas de papel sulfite, lápis de cor e giz de cera. Solicitar que os alunos produzam desenhos que representem a palavra inclusão.
5º Momento: Após a produção dos desenhos os alunos deverão circular pela sala para conhecer o trabalho dos colegas e procurar as semelhanças e diferenças presentes em cada trabalho. Na sequência, disponibilize os desenhos nos corredores próximos à sala, fazendo uma exposição dos trabalhos produzidos. É fundamental que se faça uma introdução explicando do que se trata, até como forma de divulgação dessa ação.
1º Momento: Convide os alunos para se sentarem em roda e ouvirem a história: O frio pode ser quente. Autora: Jandira Masur. Editora: Ática
Professor, se preferir poderá utilizar o livro eletrônico acessando o endereço a seguir: http://www.slideboom.com/presentations/181722/5.-O-frio-pode-ser-Quente. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.slideboom.com/presentations/181722/5.-O-frio-pode-ser-Quente. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2º Momento: Em roda de conversa, explore a história com os alunos: vocês concordam com a autora da história quando diz que tudo pode ser diferente, depende de como a gente vê? Na sua percepção, qual a relação entre essa história e o tema inclusão?
Reflita com os alunos sobre o quanto, muitas crianças com deficiência, são discriminadas e desrespeitadas porque a maioria das pessoas não consegue enxergar suas potencialidades, para além de suas limitações.
3º Momento: Divida a turma em duplas para que acessem os endereços a seguir e leiam as reportagens sobre o tema. Cada dupla deverá escolher uma reportagem para ler o texto, anotar as principais informações para serem apresentadas aos colegas da sala.
1) Inclusão: A escola está preparada para ela? Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/inclusao-escola-esta-preparada-para-ela.htm. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2) Inclusão escolar. http://www.opovo.com.br/app/opovo/jornaldoleitor/2012/05/29/noticiasjornaljornaldoleitor,2847617/inclusao-escolar.shtml. Disponível em: Acesso em 15 de agosto de 2013.
3) Aumento de crianças com necessidades especiais na rede pública expõe carências e preconceitos. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-18/aumento-de-criancas-com-necessidades-especiais-na-rede-publica-expoe-carencias-e-preconceitos. Acesso em 15 de agosto de 2013.
4) Movimento Down comemora um ano em festa da inclusão com amigos e colaboradores no Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.movimentodown.org.br/2013/03/movimento-down-comemora-um-ano-em-festa-da-inclusao-com-amigos-e-colaboradores-no-rio-de-janeiro/. Acesso em 15 de agosto de 2013.
4º Momento: Após os alunos lerem o material e registrarem as principais informações, cada dupla deverá se juntar com a dupla que leu a mesma reportagem para montarem um fanzine com as principais informações do texto referentes ao tema inclusão. Reproduzir uma quantidade suficiente de fanzines para serem distribuídos em toda a escola como forma de divulgação do trabalho, valorização da produção e criatividade dos alunos e reflexão sobre o tema.
A seguir, confira imagens de alguns fanzines produzidos por crianças e jovens:
Fonte: http://algartransforma-ecojovens.blogspot.com.br/2010/06/fanzine-eco-jovens.html. Acesso em 18 de agosto de 2013.
Para saber melhor sobre o que é fanzine, acesse os endereços abaixo:
Fanzine. Disponível em: http://www.infoescola.com/curiosidades/fanzine/. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Fanzine na escola. Disponível em: http://ensinopraticadetextos.blogspot.com.br/2011/08/fanzine-na-escola.html. Acesso em 17 de agosto de 2013.
1º Momento: Dando continuidade à reflexão, exibir o seguinte vídeo aos alunos: Educação Inclusiva - Maurício de Sousa & Turma da Mônica. Duração: 9min56seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2º Momento: Explorar o vídeo com as crianças por meio das seguintes perguntas: Sobre o que Maurício de Sousa trata no vídeo? Na sua percepção, todas as crianças e jovens, independente de suas diferenças, devem estudar na mesma escola? Por quê? O que é necessário fazer em nossas escolas para que todos os alunos sejam atendidos em suas necessidades?
3º Momento: Após a discussão em grupo, cada aluno deverá realizar a atividade individual proposta a seguir:
No vídeo que você acabou de assistir, Maurício de Sousa criou um novo personagem de história em quadrinhos para falar do tema da Inclusão. Quem é esse personagem? Quais as suas características? Como ele é retratado no vídeo? Agora use sua criatividade e imaginação para criar também um personagem que represente o tema da inclusão. Descreva suas características e produza o desenho que o represente. Em seguida, com base no que discutimos sobre o tema inclusão, construa uma história em quadrinhos interessante e provocativa sobre a educação inclusiva e sobre a importância de se respeitar todas as pessoas.
1º Momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo do Youtube: As cores das flores. Duração: 4min09seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2º Momento: Após a exibição do vídeo, divida a turma em duplas para que respondam as seguintes perguntas iniciais:
1) Qual a tarefa solicitada pela professora?
2) Na sua percepção, quando a professora solicitou tal tarefa ela levou em conta as características (dificuldades e potencialidades) de todos os seus alunos? Por quê?
3) Como o personagem do vídeo que não enxergava realizou a tarefa de casa?
4) Na sua percepção, qual o resultado final da tarefa apresentada pelo aluno?
3º Momento: Divida a turma em subgrupos de até três crianças e solicite a seguinte tarefa. Com base nas discussões realizadas em sala, elabore uma lista de procedimentos necessários para que a escola possa incluir todas as crianças na escola. Utilize os materiais e reportagens produzidos ao longo das aulas para compor a produção da lista de procedimentos.
Vídeo Youtube: A vida que você escolheu. Duração: 5min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zpu0-eI5Y2o. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Vídeo Youtube: Inclusão. Duração: 5min53seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_KWUhZyzhIQ. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Textos eletrônicos:
Especial NOVA ESCOLA. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/026.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2013.
A inclusão que ensina. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/inclusao-ensina-511186.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2013.
O impasse da inclusão. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/177/o-impasse-da-inclusaomudanca-na-meta-4-do-plano-nacional-243674-1.asp. Acesso em 16 de agosto de 2013.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure observar se os alunos, ao discutirem o processo de inclusão escolar, conseguiram ampliar a percepção sobre o respeito às diferenças e o direito de todas as pessoas serem incluídas. Identifique a viabilidade das propostas feitas pelos alunos para o processo de inclusão. Analise a evolução da leitura e escrita no decorrer das atividades produzidas. Avalie o envolvimento, seriedade e dedicação dos alunos no decorrer das discussões em aula e nas atividades produzidas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/09/2013
Cinco estrelasmuito bom.