Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escrita e leitura também é coisa de criança

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar pequenos textos.
  • Desenvolver habilidades de escrita e de leitura.
  • Interpretar imagens, figuras ou fotos.
  • Respeitar os colegas.
  • Trabalhar coletivamente.
Duração das atividades
5 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter domínio da escrita e da leitura de pequenos textos, conhecer o editor de textos nos notebooks do Projeto UCA (Um Computador por Aluno).

Estratégias e recursos da aula

 

Aulas 1 e 2: Escrita e leitura é coisa de criança  

Material: figuras, imagens ou fotos, notebook do Projeto UCA, data show, jornais e revistas.

Local: Sala de aula ou Laboratório de Informática.

 

Professor, a criança enfrenta grandes desafios durante o aprendizado da escrita como: tomar decisão sobre o que escrever, como escrever, qual letra escolher para escrever, ler e interpretar  o que escreveu, argumentar e justificar a sua escrita. Durante a escrita, o professor deverá estar atento para auxiliar as crianças. Outro aspecto importante durante a escrita é a leitura do que eles escrevem que também deve ser explorado.

Para a realização das próximas atividades, sugerimos aos professores que assistam ao vídeo Letra Viva - pgm. 8: escrita também é coisa de criança. Duração: 25min57seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4277. Acesso em 2 de agosto de 2013.

Sinopse

A série propõe diferentes formas de introduzir a criança no mundo da leitura e da escrita. Os vídeos tratam de alfabetização e letramento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e apresentam projetos e atividades para professores que trabalham a linguagem com crianças de até 10 anos de idade. O oitavo programa da série aborda a necessidade de estimular a criança a ler e a escrever desde cedo. O programa apresenta também o resultado de diversos trabalhos feitos por crianças com base no desenvolvimento prazeroso do hábito de escrever.

 

1ª Atividade

Professor converse com os alunos sobre a importância da escrita e da leitura nesse momento da vida deles. Cite exemplo do cotidiano como atender telefone e anotar o recado para os pais, anotar informações necessárias na agenda e etc.

Entregue jornais e revistas para os alunos e solicite que escolham uma reportagem para ler. Após a leitura, cada aluno, individualmente, fará um resumo desta reportagem que leu.  

Converse com os alunos a respeito do que sentem quando estão lendo e escrevendo. Oportunize a todos os alunos o direito à fala, mesmo que alguns alunos expressem que não se sentem bem durante a leitura e a escrita ou que ainda não veem a importância dela em suas vidas. Explique a importância de se comunicar através da escrita e os benefícios de dominá-la corretamente. Esse momento será importante para posterior avaliação.

 2ª. Atividade

Professor proponha uma atividade em que eles tenham que descobrir o nome da brincadeira que vivenciarão e escreva-o no caderno, como se fosse um ditado. Depois de apresentar várias brincadeiras, escreva seus nomes no quadro, peça para que a turma confira se os nomes das brincadeiras que eles escreveram estão corretos.

Professor, você poderá fazer essa atividade com histórias infantis, jogos esportivos, nomes de pessoas e etc.

 

3ª. Atividade

Professor selecione para a turma algumas figuras, fotos ou imagens com mais detalhes. Faça fichinhas com os nomes dos alunos para sorteio. Cada aluno sorteado deverá criar e digitar no editor de texto do notebook do Projeto UCA uma frase sobre a imagem projetada pelo professor. Os alunos subsequentes deverão ler as frases anteriores e dar sequência ao texto.

As imagens deverão ser apresentadas conforme os conhecimentos da turma, os alunos devem conhecer o tema que as imagens sugerem.

 

Sugestão de imagens:

 fazenda1

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-XPMT2u8RMr4/UAcs-itAqII/AAAAAAAAAMQ/DTzflJLsa2M/s1600/fazenda%5B1%5D.jpg. Acesso em 2 de agosto de 2013.

 

fazenda

Imagem disponível em: http://img831.imageshack.us/img831/3889/capture1w.jpg. Acesso em 2 de agosto de 2013.

 

 

Neste momento explique que o texto deve ter coerência, início, meio e fim; deve estar contextualizado com a figura projetada e não pode fugir do tema proposto.

Quando todos os alunos já tiverem escrito, projete o texto completo e leia coletivamente com a turma. Faça com que os alunos consigam identificar os erros de ortografia e se a história escrita tem coerência. Caso não tenha, pergunte aos alunos como podem melhorar o texto.

Ao final do texto coletivo corrigido, solicite para que a turma leia novamente.

Para a próxima aula, solicite aos alunos que levem imagens impressas ou recortadas de revistas ou jornais que façam parte de seu cotidiano. Cada aluno deverá ter uma imagem com tamanho mínimo de 20 cm x 20 cm para a atividade da próxima aula.

 

Aulas 3 e 4: Quebra-cabeças: construindo textos

Material: imagens impressas, envelopes, notebook do Projeto UCA, data show e pen drive.

Local: sala de aula ou Laboratório de Informática.

 

1ª Atividade

Oriente ao aluno que cole sua imagem em uma cartolina ou papelão do mesmo tamanho da figura, para que tenha um verso mais firme. No verso cada aluno riscará traços para posteriormente recortar a figura e dividi-la em várias partes (mínimo de 6 partes máximo 10 partes) como um quebra-cabeças, dependendo do tamanho da figura. Cada aluno colocará essas partes de sua figura num envelope e escreverá seu nome por fora.

 

2ª. Atividade

Utilize as fichinhas dos nomes dos alunos produzidas na aula anterior para sortear a sequencia dos alunos que participarão dessa atividade. Cada aluno sorteado escolhe o envelope de algum colega para, individualmente, montar a figura que está presente no envelope, posteriormente deve, analisá-la, interpretá-la e escrever um pequeno texto sobre a figura no editor de textos do notebook do Projeto UCA e salvar no pen drive.

Ao final dessa atividade, cada texto será projetado para leitura coletiva e para correções caso seja necessário.

 

Aula 5: Rodízio de textos

 

Essas histórias serão impressas e coladas no mural da sala juntamente com a imagem que a ilustrou. Haverá um espaço na folha para que outros alunos da sala possam complementar a história da forma que quiserem.

Nesse dia, a turma terá “Rodízio de Histórias”, no qual cada aluno terá a liberdade para completar a história que quiser e colocar um título para a história conforme o que já foi escrito e completado. Todas as histórias deverão ter apenas dois autores. Ao final dos textos, os dois autores devem assinar suas histórias.

 

Sugestão de atividade para o rodízio.

Rodízio de Histórias

quebra cabeça

Disponível em: http://www.assuntosgerais.com/wp-content/uploads/2010/09/taj.jpg. Acesso em 04 de agosto de 2013.

 

Título:____________________________________________________

Texto: Era uma vez um reino, que o rei era muito solitário, triste, chorava muito e não tinha nenhum amigo. Um dia o rei triste e solitário acordou, abriu as cortinas de todo o palácio e se sentiu mais alegre só por ver o sol.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Autor(a):

Autor(a):

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Ao final dessa atividade, os autores farão a leitura do texto completo para toda a turma. A seguir o professor iniciará uma conversa sobre essa experiência de escrever um texto que já foi iniciado, os alunos irão expor as dificuldades e facilidades que tiveram.

Recursos Complementares

LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em 2 de agosto. 2013.

 

Programa da "TV Escola- Série: UM MUNDO DE LETRAS”. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/educacao/um_mundo_de_letras.pdf. Acesso em 2 de agosto de 2013.

Avaliação

Observe a participação dos alunos e avalie a motivação dos mesmos durante as atividades de leitura e escrita; os textos produzidos; a contextualização dos textos escritos; a disposição de trabalhar com o outro, de respeitar ideias diferentes da sua, a habilidade de interpretar imagens e a capacidade de criação sobre as mesmas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.