22/08/2013
Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo, Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Cultura |
O aluno irá aprender as características gerais da arte romana, os principais estilos e obras. Além disso, conseguirá diferenciar a arte romana da grega. Também é intuito desta aula mostrar a forma de preservação das principais obras da Roma clássica.
Os alunos deverão ter noções básicas sobre história antiga e história de Roma, além de um conteúdo básico dos principais conceitos artísticos e de arte grega e etrusca.
INTRODUÇÃO
A arte romana nasce de uma cópia da arte grega, ao mesmo tempo que, aos poucos, introduz elementos etruscos. Até ter sua identidade própria, a arte romana transita entre a arte destas duas culturas, etrusca e grega. Antes de começar a expor a arte romana propriamente dita, seria interessante que o professor tratasse, nos minutos iniciais, de alguns elementos essenciais dessa arte pré-românica. No entanto, se o professor não tiver material suficiente para isto, não é um problema, a aula se sustenta por si só.
1ª. AULA
A apresentação de vídeo ensaístico sobre a arte romana seria importante, mostrando seus pontos mais fortes e suas influências dos Etruscos e Gregos. Abaixo segue um vídeo sobre o assunto, de aproximadamente 10 minutos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=J8s6UiJV3jo.
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá abrir a discussão para opiniões gerais dos alunos e dúvidas. Mas este momento não pode estender-se para além de 10 minutos. Feito isto, o professor deverá apresentar a proposta de se estudar a arte romana e os temas principais que serão abordados.
Como última atividade do dia, o professor deverá pedir aos seus alunos que se dividam em três grandes grupos, sendo que cada um tratará de uma parte da arte romana (Arquitetura, Escultura e Pintura). Divididos os grupos, o professor deverá pedir aos alunos que tragam o material para fazer a apresentação já na segunda aula. Esta é, portanto, uma atividade extraclasse.
2ª. AULA
Na segunda aula, o professor deverá introduzir o assunto, indicando para todos os alunos as características principais de cada um deste tipo de arte.
Arquitetura
Imagem 1
Arco de Bara, na Espanha.
Fonte: http://www.spanisharts.com/arquitectura/imagenes/roma/tarragona_bara.html
Invenção romana, o arco consiste em um encaixe perfeito entre as pedras que formam esta estrutura, a mais importante é a central, denominada “chave”. Sua importância para a engenharia é enorme, já que permite reduzir a necessidade de se utilizar colunas. Aos poucos, aquela arquitetura cheia de colunas se vai reduzindo pela utilização dos arcos.
Anfiteatros
Os anfiteatros já eram construídos na Grécia Clássica; no entanto, os romanos difundiram uma nova forma de construí-lo. Enquanto que os gregos respeitavam o relevo do local para construí-lo, os romanos, por meio de novas técnicas de engenharia (como os arcos), erguiam seus anfiteatros até mesmo em planícies.
Anfiteatro de Epidauro.
Fonte: http://greciaeaqui.blogspot.com.br/2012_10_01_archive.html
Anfiteatro de Pompeia.
Fonte: http://roberto-furnari.blogspot.com.br/2011/01/pompeia.html
Vista interna do Anfiteatro de Pompeia.
Fonte: http://dominique.billot1.free.fr/pompei_le_site/architecture.htm
Monumentos Cívicos
Também muito comum na Roma Antiga era a construção de estruturas que evidenciassem o caráter cívico do povo romano: como guerras, trabalho e o dia a dia de um cidadão comum, senador ou imperador. Muitas vezes, eram erigidos também como forma de o próprio imperador fazer propaganda de si mesmo.
Um exemplo disso é o Arco de Constantino, construído pelo imperador para propagandear sua vitória na batalha de Ponte Mílvio. Mas, à medida que outros imperadores tomavam o poder, era reformado, falando dos novos feitos destes.
Arco de Constantino.
Sugestão de sites:
http://www.historiadomundo.com.br/romana/arte-e-arquitetura-romana.htm
http://www.slideshare.net/abaj/arquitetura-romana-i
http://www.slideshare.net/DuarteScia/arquitetura-romana-16023484
Escultura
Estátuas, Retratos e Bustos
Dos três estilos desta aula, talvez este seja o mais representativo da transição da arte grega para a romana. Como já dito, o começo da arte em Roma foi por meio da cópia da arte grega, mas aos poucos os romanos encontraram a própria identidade e começaram a produzir uma arte mais ligada aos seus valores.
O começo da escultura veio com o valor grego de beleza idealizada. As estátuas eram frequentemente feitas de forma a que o personagem fosse descrito no seu ideal de beleza, sem muita relação com a realidade e sem expressões faciais. Avançando um pouco no tempo, começamos a ver uma arte que buscava transmitir caracteres reais ou que expressasse os sentimentos em demasia, como no caso do “Retrato Patético”: retratos em que o personagem demonstra sentimentos. Vale a observação que patético vem do grego pathos (πάθος), que possui significado próximo à paixão, sofrimento, aos sentimentos de uma tragédia grega.
Retrato de Vespasiano - Copenaghen, Ny Carlsberg Glypotek.
Fonte: http://www.esteticas.unam.mx/revista_imagenes/rastros/ras_abete04.html
Colunas
Além das estátuas, era comum a construção de colunas. As colunas tinham objetivo claro: de exaltar o imperador e de informar um grande feito, por meio de uma história contada na própria coluna, como uma história em quadrinhos.
Coluna de Trajano.
Fonte: http://historiadaculturaedasartes10s.blogspot.com.br/2010/12/escultura-romana.html
Coluna de Trajado, vista aproximada.
Fonte: http://historiarte.ning.com/photo/coluna-de-trajano?context=top)
Sugestão de sites para consulta:
http://www.slideshare.net/alexavidal/escultura-romana-ctia-pereira
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=42
Pintura
Já a pintura, ao contrário do que pode parecer, não tinha o mesmo significado para os romanos. Elas serviam, principalmente, para decorar casas e descrever o cotidiano romano, além de algumas descrições da natureza da região. Não há evidência de que existiam quadros que atendiam a um padrão estético e artístico como o nosso.
Pintura do anfiteatro de Pompeia.
Pintura na Vila dos Mistérios, Pompeia.
Fonte: http://www.istitutomaserati.it/prospettiva/Immagini/pompei2_0.jpg)
Conservação em Pompeia
Boa parte das pinturas romanas ainda conservadas são de Pompeia, isto se deve a um evento muito preciso, a erupção do Vesúvio em 79 d.C. Quando as cidades de Pompeia e Herculano foram atingidas pela erupção do vulcão e, apesar da destruição das cidades e da enorme quantidade de mortos, as casas soterradas e protegidas pelas cinzas do vulcão conservaram as pinturas.
Após esta pequena apresentação, o professor deverá disponibilizar o resto do tempo da aula para os alunos se organizarem e montarem suas apresentações, com a ajuda da Internet e da biblioteca local.
Sugestão de sites:
http://www.slideshare.net/abaj/pintura-romana-11083844
http://umolharsobreaarte.blogs.sapo.pt/tag/pintura+romana
3ª. AULA
Esta terceira aula será utilizada para a apresentação dos trabalhos. Após a apresentação, seria aconselhável que o professor disponibilizasse um tempo para discussão entre a turma.
Seria interessante, ainda, que os alunos produzissem esta apresentação para ser apresentada ou dentro da escola, mostrando para outras turmas, ou via Internet, em um blog ou site.
Sites:
http://historia-da-arte.info/mos/view/Arte_Romana/
http://www.infoescola.com/artes/arte-romana/
http://www.slideshare.net/guestcf1461dc/arte-romana-3163145
http://www.slideshare.net/axeljunior/arte-romana-a-arte-romana-desenvolveu
http://www.historiadomundo.com.br/romana/arte-e-arquitetura-romana.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=42
O aluno será avaliado em dois momentos: na pesquisa (envolvendo a dedicação e a participação na pesquisa e a qualidade da mesma), na apresentação (se foi clara, se trouxe debate e bons exemplos).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!