Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percepção sobre o conceito de sustentabilidade.

Analisar situações condizentes com os princípios de sustentabilidade na escola.

Discutir ações que cada criança ou pessoa pode realizar para garantir os princípios da sustentabilidade.

Estimular leitura e escrita.

Duração das atividades
Cinco aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Atualmente têm-se usado bastante o termo sustentabilidade e, apesar de sua divulgação em larga escala, o conceito ainda é pouco vivenciado. Nesse sentido, torna-se fundamental trabalhar, desde cedo com os alunos, a utilização prática do conceito sustentabilidade.

Sugere-se que essas aulas sejam trabalhadas com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, que já estejam alfabetizados e que tenham conhecimento básico sobre meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para dar início à aula, diga aos alunos que serão exibidos três vídeos referentes a uma personagem conhecida como Kika, uma garota curiosa que faz perguntas simples, mas bem interessantes. No caso dos vídeos a seguir, os alunos deverão observar sobre a origem dos materiais plástico, papel e vidro e os impactos desses na natureza.

Vídeo 1: De onde vem o plástico? Duração: 4min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Vídeo 2: De onde vem o papel? Duração: 4min56seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2399. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2399. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Vídeo 3: De onde vem o vidro? Duração:4min33seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2403. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2403. Acesso em 17 de agosto de 2013.

2º Momento: Após a exibição dos três vídeos, perguntar aos alunos: quais as novidades apresentadas no vídeo? Vocês conheciam a origem do plástico, do papel e do vidro? Vocês conhecem o termo sustentabilidade? Onde ouviram esse termo? Quais dos objetos tratados nos vídeos são recicláveis? No que a reciclagem está relacionada com a sustentabilidade?

3º Momento: Escreva no quadro as palavras SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM e solicite aos alunos que digam o que lhes vêm a mente quando ouvem cada uma das palavras. Faça o registro de todas as falas dos alunos e em seguida, apresente algumas informações sobre as palavras buscando fazer associações com o que os alunos apresentaram conhecer inicialmente.

Sugestões de algumas informações a serem trabalhadas com os alunos:

1)    Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

2)    Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:

  • ecologicamente correto.
  • economicamente viável.
  • socialmente justo.
  • culturalmente diverso.

Informações retiradas da enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade. Acesso em 17 de agosto de 2013.

3)    A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muito materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.

4) O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas características.

Informações retiradas da enciclopédia livre. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem. Acesso em 17 de agosto de 2013.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Dando continuidade à discussão do tema, lance a seguinte pergunta para o grupo: Vocês consideram que as pessoas têm conseguido explorar de forma adequada a natureza e os recursos naturais? Por quê?

2º Momento: Apresente algumas imagens que ilustram algumas ações sustentáveis implementadas pela população na atualidade tendo em vista a necessidade de se preservar os recursos naturais.

1) Coleta seletiva do lixo

Fonte: http://www.google.com.br/search?q=utiliza%C3%A7%C3%A3o+consciente+dos+recursos+naturais&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1366&bih=665&bvm=pv.xjs.s.en_US.E_1kRF_UP4s.O&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=rUYQUrLiPIS68ATU4oCABg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Ju5OqQn5Ftd2aM%3A%3BihajkJN0r94ULM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.unimed.coop.br%252Fportal%252Fconteudo%252Fmaterias%252F1250792375603DSC02951.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.unimed.coop.br%252Fpct%252Fcomum%252Fredireciona.jsp%253Fcd_materia%253D290365%3B640%3B480. Acesso em 17 de agosto de 2013.

2) Energia eólica

Fonte: http://www.google.com.br/search?q=utiliza%C3%A7%C3%A3o+consciente+dos+recursos+naturais&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1366&bih=665&bvm=pv.xjs.s.en_US.E_1kRF_UP4s.O&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=rUYQUrLiPIS68ATU4oCABg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=sTMhy3KaMjjRWM%3A%3BRqkxDgB-JfhTIM%3Bhttp%253A%252F%252Fmurall.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2011%252F06%252FRECURSOS-NATURAIS-Rafael-Fernandes-300x225.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmurall.com.br%252Fos-recursos-naturais-e-o-seu-uso-consciente%252F%3B300%3B225. Acesso em 17 de agosto de 2013.

3) Uso consciente da água

Fonte: http://www.diariodacostadosol.com/noticias.php?page=leitura&idNoticia=26063. Acesso em 17 de agosto de 2013.

4) Utilização de bicicletas como meio de transporte

Fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=665&q=economia+de+agua&oq=economia+de+agua&gs_l=img.3..0l8j0i24l2.3091.6608.0.6844.16.13.0.3.3.0.325.1923.5j3j4j1.13.0....0...1ac.1.25.img..3.13.1316.alYokgNvu8A#bav=on.2,or.r_qf.&fp=bba2a281748770d1&hl=pt-BR&q=ciclovias+&sa=1&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=8FaqZodWE_TPkM%3A%3BdXOBRyRBed6oqM%3Bhttp%253A%252F%252Fciclominas.esportes.mg.gov.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F04%252FLei-ciclovias-sorocaba.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fciclominas.esportes.mg.gov.br%252Fconcessao-para-o-uso-de-bicicletas-em-sao-paulo%252F%3B1024%3B768. Acesso em 17 de agosto de 2013.

5) Carros movidos à energia elétrica

Fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=665&q=economia+de+agua&oq=economia+de+agua&gs_l=img.3..0l8j0i24l2.3091.6608.0.6844.16.13.0.3.3.0.325.1923.5j3j4j1.13.0....0...1ac.1.25.img..3.13.1316.alYokgNvu8A#bav=on.2,or.r_qf.&fp=bba2a281748770d1&hl=pt-BR&q=carros+movidos+a+energia+eletrica&sa=1&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=cchx7cGHbVWt9M%3A%3BnUq8jmtbDz1EoM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.not1.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2010%252F12%252Fcarro-eletrico-energia-300x195.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.not1.com.br%252Fcarro-movido-a-energia-eletrica-tecnologia-e-desenvolvimento%252F%3B300%3B195. Acesso em 17 de agosto de 2013.

3º Momento: Faça um passeio pela escola com os alunos com o objetivo de identificar como as pessoas que frequentam a sua escola tem lidado com as questões referentes à sustentabilidade. Se houver na escola câmeras fotográficas disponíveis para empréstimo, forneça aos alunos para que registrem por meio de fotos situações ou cenas que lhes chamarem a atenção no que se refere aos princípios de sustentabilidade. Orientar os alunos a observarem: uso da água nos banheiros; uso da água pelos responsáveis pela limpeza e pela merenda; coleta seletiva do lixo; desperdício de alimentos; desperdício de energia elétrica; conservação da vegetação; conservação das salas e dos mobiliários; dentre outros. 

4º Momento: De volta à sala faça uma discussão sobre o que foi observado, buscando traçar sugestões de ações a serem realizadas para contribuir com a preservação do meio ambiente e a utilização dos recursos naturais de forma sustentável.

5º Momento: Como forma de ilustrar as possibilidades de agir sobre o fenômeno, adotando atitudes sustentáveis por meio de um simples gesto, convide os alunos a produzirem lixeiras para a coleta seletiva na sala de aula. Divida a turma em quatro grupos para que cada um deles se responsabilize pela produção de um tipo de lixeira, a saber: coleta de papel, coleta de metal, coleta de plástico e coleta de vidro. Disponibilize caixa de papelão, canetinha, folha sulfite, cola e tesoura. Os grupos deverão encapar as caixas e identificá-las com a cor padronizada conforme o tipo de material que será coletado. Depois de prontas, encontrar um lugar na sala de fácil acesso aos alunos e colocá-las para serem utilizadas.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Convide os alunos para sentarem-se em roda para ouvirem a seguinte poesia produzida por uma aluna de 6º ano sobre o tema sustentabilidade.

S.O.S. Nossa Casa

Aluna: Lucas Weber Leite (6ª série A)
Professora: Joana Feldmann

Sustentabilidade é equilibrar
todas as ações e decisões.
Isso nos ajuda a pensar:
Quem são mesmo os vilões?

Nós produzimos a poluição
que só vai causar destruição.
Do que adianta replantar,
se mesmo assim vão desmatar?

Conscientização é a palavra,
atitude é a canção.
Consumir o necessário,
produzir sem poluir
e fiscalizar com retidão.

Todos somos responsáveis,
dos jovens aos governantes.
Reciclando nossas mentes,
vamos fazer melhor que antes!

Poesia disponível em: http://criatividadesantosanjos.blogspot.com.br/2011/04/poesias-sustentabilidade.html. Acesso em 18 de agosto de 2013.

2º Momento: Explore a opinião dos alunos sobre a poesia que ouviram. Em seguida, solicite que cada aluno, individualmente, produza uma poesia referente ao tema sustentabilidade.

Para obter sugestões de como trabalhar a poesia com os alunos leia o texto a seguir:

Escuta e oralização de poesias. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poesia-426202.shtml. Acesso em 18 de agosto de 2013.

3º Momento: Exponha as poesias na sala. Agende um dia para fazer um Recital de Poesias na escola, dando a oportunidade aos alunos de apresentarem e divulgarem suas produções a outros colegas.

Recursos Complementares

Um projeto sobre sustentabilidade ambiental na educação infantil. Disponível em: http://www.gmpmarcatto.com.br/media-center/media-center/revista/191-um-projeto-sobre-sustentabilidade-ambiental-na-educacao-infantil. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Meio ambiente e sustentabilidade. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/meio-ambiente/. Acesso em 18 de agosto de 2013.

PEREIRA, Marta Regina Alves. O que é sustentabilidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15813. Acesso em 17 de agosto de 2013.

TEIXEIRA, Priscila Gervásio. A Matemática e a Sustentabilidade – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33497. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Durante as rodas de conversa e realização de atividades, observe se os alunos conseguiram ampliar suas percepções sobre o conceito de sustentabilidade. Identifique a aplicabilidade das ações sugeridas pelos alunos para garantia dos princípios de sustentabilidade. Atribua uma nota ou conceito às produções escritas e participação ao longo das aulas, buscando avaliar a evolução da escrita e da leitura dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.