21/08/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ampliar a percepção sobre o conceito de sustentabilidade.
Analisar situações condizentes com os princípios de sustentabilidade na escola.
Discutir ações que cada criança ou pessoa pode realizar para garantir os princípios da sustentabilidade.
Estimular leitura e escrita.
Atualmente têm-se usado bastante o termo sustentabilidade e, apesar de sua divulgação em larga escala, o conceito ainda é pouco vivenciado. Nesse sentido, torna-se fundamental trabalhar, desde cedo com os alunos, a utilização prática do conceito sustentabilidade.
Sugere-se que essas aulas sejam trabalhadas com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, que já estejam alfabetizados e que tenham conhecimento básico sobre meio ambiente.
1º Momento: Para dar início à aula, diga aos alunos que serão exibidos três vídeos referentes a uma personagem conhecida como Kika, uma garota curiosa que faz perguntas simples, mas bem interessantes. No caso dos vídeos a seguir, os alunos deverão observar sobre a origem dos materiais plástico, papel e vidro e os impactos desses na natureza.
Vídeo 1: De onde vem o plástico? Duração: 4min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY. Acesso em 18 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Vídeo 2: De onde vem o papel? Duração: 4min56seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2399. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2399. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Vídeo 3: De onde vem o vidro? Duração:4min33seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2403. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2403. Acesso em 17 de agosto de 2013.
2º Momento: Após a exibição dos três vídeos, perguntar aos alunos: quais as novidades apresentadas no vídeo? Vocês conheciam a origem do plástico, do papel e do vidro? Vocês conhecem o termo sustentabilidade? Onde ouviram esse termo? Quais dos objetos tratados nos vídeos são recicláveis? No que a reciclagem está relacionada com a sustentabilidade?
3º Momento: Escreva no quadro as palavras SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM e solicite aos alunos que digam o que lhes vêm a mente quando ouvem cada uma das palavras. Faça o registro de todas as falas dos alunos e em seguida, apresente algumas informações sobre as palavras buscando fazer associações com o que os alunos apresentaram conhecer inicialmente.
Sugestões de algumas informações a serem trabalhadas com os alunos:
1) Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
2) Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
Informações retiradas da enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade. Acesso em 17 de agosto de 2013.
3) A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muito materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
4) O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas características.
Informações retiradas da enciclopédia livre. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem. Acesso em 17 de agosto de 2013.
1º Momento: Dando continuidade à discussão do tema, lance a seguinte pergunta para o grupo: Vocês consideram que as pessoas têm conseguido explorar de forma adequada a natureza e os recursos naturais? Por quê?
2º Momento: Apresente algumas imagens que ilustram algumas ações sustentáveis implementadas pela população na atualidade tendo em vista a necessidade de se preservar os recursos naturais.
Fonte: http://www.diariodacostadosol.com/noticias.php?page=leitura&idNoticia=26063. Acesso em 17 de agosto de 2013.
3º Momento: Faça um passeio pela escola com os alunos com o objetivo de identificar como as pessoas que frequentam a sua escola tem lidado com as questões referentes à sustentabilidade. Se houver na escola câmeras fotográficas disponíveis para empréstimo, forneça aos alunos para que registrem por meio de fotos situações ou cenas que lhes chamarem a atenção no que se refere aos princípios de sustentabilidade. Orientar os alunos a observarem: uso da água nos banheiros; uso da água pelos responsáveis pela limpeza e pela merenda; coleta seletiva do lixo; desperdício de alimentos; desperdício de energia elétrica; conservação da vegetação; conservação das salas e dos mobiliários; dentre outros.
4º Momento: De volta à sala faça uma discussão sobre o que foi observado, buscando traçar sugestões de ações a serem realizadas para contribuir com a preservação do meio ambiente e a utilização dos recursos naturais de forma sustentável.
5º Momento: Como forma de ilustrar as possibilidades de agir sobre o fenômeno, adotando atitudes sustentáveis por meio de um simples gesto, convide os alunos a produzirem lixeiras para a coleta seletiva na sala de aula. Divida a turma em quatro grupos para que cada um deles se responsabilize pela produção de um tipo de lixeira, a saber: coleta de papel, coleta de metal, coleta de plástico e coleta de vidro. Disponibilize caixa de papelão, canetinha, folha sulfite, cola e tesoura. Os grupos deverão encapar as caixas e identificá-las com a cor padronizada conforme o tipo de material que será coletado. Depois de prontas, encontrar um lugar na sala de fácil acesso aos alunos e colocá-las para serem utilizadas.
1º Momento: Convide os alunos para sentarem-se em roda para ouvirem a seguinte poesia produzida por uma aluna de 6º ano sobre o tema sustentabilidade.
S.O.S. Nossa Casa
Aluna: Lucas Weber Leite (6ª série A)
Professora: Joana Feldmann
Sustentabilidade é equilibrar
todas as ações e decisões.
Isso nos ajuda a pensar:
Quem são mesmo os vilões?
Nós produzimos a poluição
que só vai causar destruição.
Do que adianta replantar,
se mesmo assim vão desmatar?
Conscientização é a palavra,
atitude é a canção.
Consumir o necessário,
produzir sem poluir
e fiscalizar com retidão.
Todos somos responsáveis,
dos jovens aos governantes.
Reciclando nossas mentes,
vamos fazer melhor que antes!
Poesia disponível em: http://criatividadesantosanjos.blogspot.com.br/2011/04/poesias-sustentabilidade.html. Acesso em 18 de agosto de 2013.
2º Momento: Explore a opinião dos alunos sobre a poesia que ouviram. Em seguida, solicite que cada aluno, individualmente, produza uma poesia referente ao tema sustentabilidade.
Para obter sugestões de como trabalhar a poesia com os alunos leia o texto a seguir:
Escuta e oralização de poesias. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poesia-426202.shtml. Acesso em 18 de agosto de 2013.
3º Momento: Exponha as poesias na sala. Agende um dia para fazer um Recital de Poesias na escola, dando a oportunidade aos alunos de apresentarem e divulgarem suas produções a outros colegas.
Um projeto sobre sustentabilidade ambiental na educação infantil. Disponível em: http://www.gmpmarcatto.com.br/media-center/media-center/revista/191-um-projeto-sobre-sustentabilidade-ambiental-na-educacao-infantil. Acesso em 18 de agosto de 2013.
Meio ambiente e sustentabilidade. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/meio-ambiente/. Acesso em 18 de agosto de 2013.
PEREIRA, Marta Regina Alves. O que é sustentabilidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15813. Acesso em 17 de agosto de 2013.
TEIXEIRA, Priscila Gervásio. A Matemática e a Sustentabilidade – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33497. Acesso em 17 de agosto de 2013.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Durante as rodas de conversa e realização de atividades, observe se os alunos conseguiram ampliar suas percepções sobre o conceito de sustentabilidade. Identifique a aplicabilidade das ações sugeridas pelos alunos para garantia dos princípios de sustentabilidade. Atribua uma nota ou conceito às produções escritas e participação ao longo das aulas, buscando avaliar a evolução da escrita e da leitura dos alunos.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/09/2013
Quatro estrelasgostei muito
01/09/2013
Três estrelasMuito boa a aula, parabéns!
31/08/2013
Cinco estrelasÓtimo plano de aula criativo e dinâmico!
29/08/2013
Quatro estrelasDe grande valia. Muito bom