20/08/2013
Eliana dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Para introduzir o assunto, o professor questionará os alunos sobre o que eles entendem por figuras de linguagem. Alguns termos, como metáfora, antítese e onomatopeia certamente serão lembrados, se isso não ocorrer, perguntar aos alunos o que eles entendem por metáfora, antítese e onomatopeia, dizer que se trata de figuras de linguagem, e depois perguntar aos alunos quais outras figuras de linguagem eles conhecem.
Sugere-se ir anotando no quadro negro as figuras de linguagem elencadas pelos alunos, de forma a valorizar o que eles já trazem como conhecimento prévio, e partindo dessas figuras já conhecidas o professor aprofundará o conhecimento sobre as figuras de linguagem existentes.
O professor apresentará as figuras de linguagem, por meio de apresentação de Powerpoint, disponível no link (Figuras de linguagem), abaixo:
Para essa apresentação, o professor pedirá aos alunos que anotem no caderno os nomes de cada uma das figuras de linguagem, com seus respectivos exemplos. Elas estão didaticamente divididas em 3 tipos, quais sejam:
Podem também ser agrupadas em:
É importante que a cada nova figura de linguagem apresentada, o professor peça para os alunos lerem os exemplos nos slides e depois peça que, para cada uma das figuras estudadas, um aluno dê um exemplo próprio, que tenha relação com suas experiências de vida.
Disponível em: <Figuras de linguagem completo>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Para fixar o conteúdo estudado, o professor passará o vídeo, abaixo, produzido por alunos da pós-graduação em Letras da UPE - Arcoverde - PE.
Trata-se um vídeo, destacando algumas figuras de linguagens existentes em músicas nacionais.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xJPNC8c3LlI>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://sensordiario.com/uploads/list_image/image/1173/slide_musica.png>. Acesso em: 19 ago. 2013.
O professor deverá agrupar os alunos em grupos de até 4 integrantes, para que eles possam procurar juntos exemplos de figuras de linguagem nas músicas.
Sugere-se levar os alunos ao laboratório de informática, e pedir a eles que procurem trechos de músicas nos quais possam ser analisadas figuras de linguagem.
Cada grupo deverá encontrar pelo menos 3 figuras de linguagem diferentes, ainda que em músicas diferentes, e copiar o trecho da letra da música em um documento de texto.
Para pesquisar sobre letras de música, sugerem-se os sites, abaixo:
http://www.clickgratis.com.br/letras-de-musicas/
Os alunos deverão socializar os trechos de músicas onde se evidenciam figuras de linguagem com os outros colegas da sala.
Nessa atividade, uma sugestão é que os alunos levem os trechos das músicas nos quais encontraram figuras de linguagem, em um documento do Word. Nesse documento, não deve constar qual figura de linguagem está presente, apenas o trecho da música.
Os colegas dos outros grupos deverão observar o trecho apresentado pelos colegas e identificar qual é a figura de linguagem presente no trecho.
Se o professor achar oportuno pode fazer uma espécie de competição em que o grupo que acertar o maior número de figuras de linguagens dos trechos de músicas dos colegas ganhará um prêmio.
Sobre figuras de linguagem, seguem três sugestões de sites para complementar as explicações:
Disponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/>. Acesso em: 17 ago. 2013.
Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php>. Acesso em: 17 ago. 2013.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm>. Acesso em: 17 ago. 2013.
Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões sobre figuras de linguagem, durante a apresentação do arquivo em PowerPoint. Além disso, um bom instrumento de avaliação será pedir para os alunos que entreguem os trechos de música selecionados, com o nome das figuras de linguagem encontradas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/05/2014
Cinco estrelasMuito interessante! A aula é interativa, dinâmica e utiliza a tecnologia como recurso para estudo! Adorei o plano de aula e irei aplicá-lo!!
08/12/2013
Cinco estrelasgostei muito e me ajudou bastante thank you