Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As figuras de linguagem e as músicas

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O que são figuras de linguagem;
  • quais os efeitos de sentidos provocados pelo uso das mais variadas figuras de linguagem em músicas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções de informática para a pesquisa na internet.
Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Quadro negro e giz;
  • computador;
  • Data show;
  • caixas de som;
  • laboratório de informática com 1 computador para cada grupo de 4 alunos.

Estratégias:

  • apresentação oral;
  • apresentação de PowerPoint;
  • vídeo didático;
  • trabalho em grupos de 4 integrantes;
  • pesquisa na internet;
  • socialização dos resultados da pesquisa.

Módulo 1

Atividade 1 - quebrando o gelo

Para introduzir o assunto, o professor questionará os alunos sobre o que eles entendem por figuras de linguagem. Alguns termos, como metáfora, antítese e onomatopeia certamente serão lembrados, se isso não ocorrer, perguntar aos alunos o que eles entendem por metáfora, antítese e onomatopeia, dizer que se trata de figuras de linguagem, e depois perguntar aos alunos quais outras figuras de linguagem eles conhecem.

Sugere-se ir anotando no quadro negro as figuras de linguagem elencadas pelos alunos, de forma a valorizar o que eles já trazem como conhecimento prévio, e partindo dessas figuras já conhecidas o professor aprofundará o conhecimento sobre  as figuras de linguagem existentes.

 

Atividade 2 - aprofundamento

O professor apresentará as figuras de linguagem, por meio de apresentação de Powerpoint, disponível no link (Figuras de linguagem)abaixo:

Para essa apresentação, o professor pedirá aos alunos que anotem no caderno os nomes de cada uma das figuras de linguagem, com seus respectivos exemplos. Elas estão didaticamente divididas em 3 tipos, quais sejam:

  • figuras de palavras;
  • figuras de pensamento;
  • figuras de construção.

Podem também ser agrupadas em:

  • figuras sintáticas (relacionadas à construção da frase);
  • figuras semânticas (relacionadas ao sentido);
  • figuras fonéticas (relacionadas ao som).

É importante que a cada nova figura de linguagem apresentada, o professor peça para os alunos lerem os exemplos nos slides e depois peça que, para cada uma das figuras estudadas, um aluno dê um exemplo próprio, que tenha relação com suas experiências de vida.

 

figuras de linguagem

Disponível em: <Figuras de linguagem completo>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

Professor, antes de apresentar o material, note que, no slide n° 17, onde se lê "suor = casa" leia-se "suor = trabalho".

Atividade 3 - música para fixação

Para fixar o conteúdo estudado, o professor passará o vídeo, abaixo, produzido por alunos da pós-graduação em Letras da UPE - Arcoverde - PE.

Trata-se um vídeo, destacando algumas figuras de linguagens existentes em músicas nacionais.

 

Professor, note que, após o minuto 6:56, os produtores do vídeo colocaram a música completa "Epitáfio", da banda Titãs. Se desejar pode parar a reprodução do vídeo nesse momento.

 

figuras de linguagem video

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xJPNC8c3LlI>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

Módulo 2

Atividade 1 - pesquisa em grupo

parodia

Disponível em: <http://sensordiario.com/uploads/list_image/image/1173/slide_musica.png>. Acesso em: 19 ago. 2013.

O professor deverá agrupar os alunos em grupos de até 4 integrantes, para que eles possam procurar juntos exemplos de figuras de linguagem nas músicas.

Sugere-se levar os alunos ao laboratório de informática, e pedir a eles que procurem trechos de músicas nos quais possam ser analisadas figuras de linguagem.

 

Cada grupo deverá encontrar pelo menos 3 figuras de linguagem diferentes, ainda que em músicas diferentes, e copiar o trecho da letra da música em um documento de texto.

 

Para pesquisar sobre letras de música, sugerem-se os sites, abaixo:

http://letras.mus.br

http://www.vagalume.com.br

http://www.letras.com.br

http://www.clickgratis.com.br/letras-de-musicas/

 

Atividade 2 - socialização

Os alunos deverão socializar os trechos de músicas onde se evidenciam figuras de linguagem com os outros colegas da sala.

Nessa atividade, uma sugestão é que os alunos levem os trechos das músicas nos quais encontraram figuras de linguagem, em um documento do Word. Nesse documento, não deve constar qual figura de linguagem está presente, apenas o trecho da música.

Os colegas dos outros grupos deverão observar o trecho apresentado pelos colegas e identificar qual é a figura de linguagem presente no trecho.

Se o professor achar oportuno pode fazer uma espécie de competição em que o grupo que acertar o maior número de figuras de linguagens dos trechos de músicas dos colegas ganhará um prêmio.

Recursos Complementares

Sobre figuras de linguagem, seguem três sugestões de sites para complementar as explicações:

Disponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/>. Acesso em: 17 ago. 2013.

Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php>. Acesso em: 17 ago. 2013.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm>. Acesso em: 17 ago. 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões sobre figuras de linguagem, durante a apresentação do arquivo em PowerPoint. Além disso, um bom instrumento de avaliação será pedir para os alunos que entreguem os trechos de música selecionados, com o nome das figuras de linguagem encontradas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciana Frederico Duraes, E. E. Dr Carlos Koch , São Paulo - disse:
    lu_fduraes@hotmail.com

    03/05/2014

    Cinco estrelas

    Muito interessante! A aula é interativa, dinâmica e utiliza a tecnologia como recurso para estudo! Adorei o plano de aula e irei aplicá-lo!!


  • alexandre , EEEM Lameira Bittencourt , Pará - disse:
    alexandrematheus8@gmail.com

    08/12/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito e me ajudou bastante thank you


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.