20/08/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Textos persuasivos.
Primeiramente, o professor retomará com os alunos o fato de que, nos diversos gêneros textuais, sobretudo nos textos/enunciados persuasivos, tal como os textos publicitários, é frequente o uso de estratégias de convencimento ou persuasão, também conhecidas como estratégias argumentativas. Essas estratégias de persuasão podem, de certa forma ser consideradas como formas de manipulação, pois induzem o ouvinte/destinatário a tomar determinada atitude.
O professor pedirá aos alunos que exponham oralmente suas próprias definições sobre o que significa tentação, sedução, provocação e intimidação enquanto estratégias persuasivas, com exemplos se possível.
Depois disso, para aprofundar os conhecimentos acerca das estratégias de persuasão, sugere-se que o professor disponibilize para os alunos, impresso ou via projeção em data show, o texto abaixo (disponível em html e em .pdf).
Versão em html:
Disponível em: <http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llpt/Q_a_Z/semiotica_discursiva/aula_03-0331/03.html#>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Versão em pdf:
Disponível em: <http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llpt/Q_a_Z/semiotica_discursiva/aula_03-0331/pdf/03.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Desse material, deve-se focar principalmente as definições do que são os conceitos de "tentação, intimidação, sedução e provocação", além dos exemplos esclarecedores elencados, logo após as definições.
Para a leitura e discussão desse material, o professor poderá dividir a turma em duplas, de forma que os alunos possam discutir os conceitos e criar outros exemplos sobre cada uma das quatro estratégias de persuasão.
Após lerem e discutirem os conceitos de tentação, intimidação, sedução e provocação, as duplas deverão analisar alguns textos publicitários, classificando a estratégia persuasiva presente em cada um dos textos analisados.
Além de identificar qual estratégia persuasiva foi utilizada (tentação, sedução, provocação ou intimidação), os alunos deverão redigir, no caderno, uma justificativa, explicitando que razões levaram a dupla a tal classificação.
O professor devera levar os textos para análise em handout a ser entregue para as duplas. Para essa atividade, seguem algumas sugestões de textos publicitários:
Disponível em: <http://soumaisenem.com.br/sites/default/files/texto_publicitario_2.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://midia.todarede.com/?im=pO7FBVz66AVgfddpjvffNTbjnMtwky.jpg&w=500>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <https://sphotos-a-ord.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/945641_10152807110505158_980007982_n.png>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://sinapromg.com.br/sinaproonline/edicao20/alta/novos%20rumos_Page_1.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/lingua_portuguesa/carro.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://miguelcarraca3090685.files.wordpress.com/2010/01/0081.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/_meY3_1Hy4jU/TRzO0f7BRpI/AAAAAAAABMc/EAkU5guGLw4/s400/rodaviva.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Após as análises feitas em dupla, o professor pedirá que cada dupla junte-se com mais uma dupla para discutirem suas análises.
Após essa discussão, pode-se passar a um momento coletivo, em que cada um desses grupos maiores (4 integrantes, ou duas duplas) explicitem qual estratégia de persuasão está sendo utilizada em cada um dos textos, e quais elementos linguísticos nos permitem chegar a essa classificação.
Texto em pdf sobre a manipulação em outra esfera discursiva - discurso religioso.
Disponível em: <http://www.uninove.br/PDFs/Publicacoes/dialogia/dialogia_v6/dialogia_v6_4h38.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
A análise feita pelos alunos sobre os textos publicitários, dos quais eles deverão identificar as estratégias persuasivas, é um bom instrumento de avaliação quantitativa da assimilação desse conteúdo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!