20/08/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Primeiramente, o professor deverá trabalhar os conceitos de pressuposto e subentendido, a partir de um vídeo em stop motion que traz uma explicação clara e objetiva acerca desses dois termos.
Trata-se de um vídeo disponível no site youtube, que deverá ser projetado para os alunos em data show.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sffIZUs4WpU>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Como o vídeo é bem curto, o professor poderá exibi-lo uma primeira vez, discutir com os alunos o que eles entenderam sobre os conceitos de pressuposto e subentendido, e em seguida exibi-lo novamente para que os conceitos sejam bem assimilados pela turma.
Para aprofundar um pouco mais sobre esses conceitos, sugerimos que o professor leve (impresso ou em arquivo digitalizado) o texto de José Marcos de França, e leia/discuta com os alunos, principalmente, as partes 2 e 3 desse artigo. A parte 2 trata especificamente das conceituações de posto, pressuposto e subentendido. Na parte 3, o autor faz algumas análises de frases e tiras, mostrando o que está posto, o que é pressuposto e o que pode ser subentendido.
Texto disponível em: <http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_16/INTER16_005.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
O professor dividirá os alunos em duplas ou grupos pequenos (no máximo 4 integrantes), para analisarem algumas tirinhas e charges.
Para cada tirinha analisada os alunos deverão observar:
Algumas sugestões de tirinhas e charges para serem analisadas:
Sugere-se que o professor imprima as charges e tiras abaixo em um handout a ser entregue para os grupos.
Disponível em: <http://adao.blog.uol.com.br/images/tira-pro-site.gif>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://i4.photobucket.com/albums/y128/mozaryot/sadia.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://ryotiras.com/?p=3642>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-OykyeiPV5oo/UJshiEQLlrI/AAAAAAAAAEE/wuuTYxU7GHE/s1600/6.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://soumaisenem.com.br/portugues/aspectos-semanticos/informacoes-implicitas>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/_5RFVle4YE_w/SrVn3s1w0xI/AAAAAAAAAA8/eRM45T8xJGw/s320/charge.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-YZr5P4a48b0/T8MGb300S7I/AAAAAAAAAks/a0YDeB6tqIw/s320/Ler+codigo+de+barra.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Disponível em: <http://joaopaulosampaio.files.wordpress.com/2011/02/charge70.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
O professor sorteará um grupo para apresentar a análise de cada uma das tiras e charges. Ao final da apresentação de cada uma das análises, os colegas dos outros grupos deverão contribuir, dizendo quais pressupostos e subentendidos eles conseguiram interpretar sobre a mesma tira ou charge, visto que diferentes interpretações podem ser feitas sobre o mesmo texto.
Professor, segue abaixo o link de um trabalho de Aline Segate, no qual ela analisa tiras do livro didático, Português Linguagens, de CEREJA e MAGALHÃES, focando principalmente as noções de pressuposto e subentendido. Para ajudar os alunos em suas análises, você pode disponibilizar o link do artigo, e os alunos podem tomar as análises feitas por Segate como modelo.
Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2011/artigo_63.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Os alunos serão avaliados, qualitativamente, pela participação na discussão do texto científico e, quantativamente, por meio das produções de análises de tiras e charges.
Cinco estrelas 1 classificações
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19/10/2013
Cinco estrelasMuito boa!