Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os pressupostos e subentendidos em tiras e charges

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a relevância do domínio dos conceitos de "pressuposto" e "subentendido" para a leitura de tiras e charges;
  • distinguir pressupostos de subentendidos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero tira;
  • Gênero charge.
Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • data show;
  • caixas de som;
  • handout com tiras e charges;
  • texto impresso para leitura ou projeção via data show.

 

Estratégias:

  • apresentação e discussão de vídeo;
  • leitura e interpretação de texto científico;
  • análise em pequenos grupos ou duplas;
  • socialização das análises.

Módulo 1

Atividade 1

Primeiramente, o professor deverá trabalhar os conceitos de pressuposto e subentendido, a partir de um vídeo em stop motion que traz uma explicação clara e objetiva acerca desses dois termos.

Trata-se de um vídeo disponível no site youtube, que deverá ser projetado para os alunos em data show.

 

pressuposto

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sffIZUs4WpU>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

Como o vídeo é bem curto, o professor poderá exibi-lo uma primeira vez, discutir com os alunos o que eles entenderam sobre os conceitos de pressuposto e subentendido, e em seguida exibi-lo novamente para que os conceitos sejam bem assimilados pela turma.

Atividade 2

Para aprofundar um pouco mais sobre esses conceitos, sugerimos que o professor leve (impresso ou em arquivo digitalizado) o texto de José Marcos de França, e leia/discuta com os alunos, principalmente, as partes 2 e 3 desse artigo. A parte 2 trata especificamente das conceituações de posto, pressuposto e subentendido. Na parte 3, o autor faz algumas análises de frases e tiras, mostrando o que está posto, o que é pressuposto e o que pode ser subentendido.

Texto disponível em: <http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_16/INTER16_005.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.

Módulo 2

Atividade 1

O professor dividirá os alunos em duplas ou grupos pequenos (no máximo 4 integrantes), para analisarem algumas tirinhas e charges.

Para cada tirinha analisada os alunos deverão observar:

  • O que está posto nos enunciados presentes na tirinha?
  • a partir do que foi posto, quais pressupostos podemos inferir?
  • quais os subentendidos podemos depreender do enunciado?

Algumas sugestões de tirinhas e charges para serem analisadas:

Sugere-se que o professor imprima as charges e tiras abaixo em um handout a ser entregue para os grupos.

pressuposto

Disponível em: <http://adao.blog.uol.com.br/images/tira-pro-site.gif>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

nugets

Disponível em: <http://i4.photobucket.com/albums/y128/mozaryot/sadia.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

cocô

Disponível em: <http://ryotiras.com/?p=3642>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

cerebro

Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-OykyeiPV5oo/UJshiEQLlrI/AAAAAAAAAEE/wuuTYxU7GHE/s1600/6.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

fogaça

Disponível em: <http://soumaisenem.com.br/portugues/aspectos-semanticos/informacoes-implicitas>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

jesus

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/_5RFVle4YE_w/SrVn3s1w0xI/AAAAAAAAAA8/eRM45T8xJGw/s320/charge.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

codigo barra

Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-YZr5P4a48b0/T8MGb300S7I/AAAAAAAAAks/a0YDeB6tqIw/s320/Ler+codigo+de+barra.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

laranja

Disponível em: <http://joaopaulosampaio.files.wordpress.com/2011/02/charge70.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.

 

Atividade 2

O professor sorteará um grupo para apresentar a análise de cada uma das tiras e charges. Ao final da apresentação de cada uma das análises, os colegas dos outros grupos deverão contribuir, dizendo quais pressupostos e subentendidos eles conseguiram interpretar sobre a mesma tira ou charge, visto que diferentes interpretações podem ser feitas sobre o mesmo texto.

Recursos Complementares

Professor, segue abaixo o link de um trabalho de Aline Segate, no qual ela analisa tiras do livro didático, Português Linguagens, de CEREJA e MAGALHÃES, focando principalmente as noções de pressuposto e subentendido. Para ajudar os alunos em suas análises, você pode disponibilizar o link do artigo, e os alunos podem tomar as análises feitas por Segate como modelo.

Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2011/artigo_63.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados, qualitativamente, pela participação na discussão do texto científico e, quantativamente,  por meio das produções de análises de tiras e charges.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.