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O percurso do compositor Caetano Veloso: Tropicália e exílio

 

03/09/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Pedro Henrique D. Martins R. Elias; Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá a oportunidade de conhecer episódios importantes da trajetória do cantor e compositor Caetano Veloso, como o Tropicalismo e o período no exílio londrino. O aluno poderá compreender, também, o contexto político e social em que surgiu o Tropicalismo, o papel de João Gilberto na formação de Veloso e, enfim, a contribuição do Tropicalismo para a música popular brasileira.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos reconheçam a canção como um gênero híbrido, contemplando elementos poéticos e musicais em uma relação indissociável e interdependente. É desejável, também, que os alunos entendam o período que o Brasil era governado por uma ditadura militar quando Caetano Veloso iniciou sua carreira musical, o que marcou fortemente a trajetória do artista.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

As manifestações populares da cultura no Brasil possuem uma capacidade ímpar de traduzir a sensibilidade do grande público e, ao mesmo tempo, instigá-lo à reflexão sobre questões sociais e políticas. O professor deverá fazer uma breve introdução sobre o impacto do advento tecnológico em terras brasileiras, culminando no estabelecimento de uma cultura de “massa”, com o surgimento do rádio e, mais tarde, da televisão. O professor deverá, também, articular esse cenário com os anseios da sociedade brasileira por mudanças durante o breve período democrático (1945-1964) e, de forma mais intensa, ao longo do regime militar. Trata-se, portanto, de um contexto propício ao surgimento de artistas que exprimam e discutam as transformações em curso no País.

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Caetano Veloso durante o Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1967. Fonte: http://pipocamoderna.com.br/wp-content/uploads/2010/07/caetano-veloso-festival-67-poster.jpg

DESENVOLVIMENTO

1ª. AULA

Atividade 1

Inicialmente, o professor deverá convocar os alunos para uma discussão sobre o impacto do surgimento de meios de comunicação de massa como o rádio e a televisão. Os alunos poderão ser estimulados, por meio de perguntas, sobre suas experiências pessoais com esses veículos. O objetivo dessa discussão inicial é torná-los cientes da importância do rádio e da televisão como fomentadores da vida cultural no mundo contemporâneo. Nesse momento, será exibido um vídeo com a apresentação da canção “Alegria, Alegria” por Caetano Veloso, no Festival de Música Popular Brasileira da TV Record (exibido na televisão), em 1967, seguida de um depoimento do autor sobre a canção e seu contexto, encontrado no seguinte endereço  http://www.youtube.com/watch?v=H44xLqXNQ2Y. Após a execução do vídeo, o professor deverá evidenciar aos alunos que é justamente esse espaço midiático dos grandes veículos de comunicação que será ocupado pelos artistas populares para oferecer uma oportunidade tanto de entretenimento quanto de reflexão sobre temas sociais e políticos. A discussão deverá ser ampliada com a exibição do registro em áudio, acompanhado de uma transcrição, do discurso de Caetano Veloso no III Festival Internacional da Canção (FIC) durante a apresentação da canção “É proibido proibir”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Od_4eaH3J7A e http://tropicalia.com.br/identifisignificados/e-proibidoproibir/discurso-de-caetano. O discurso inflamado de Veloso contribuirá para que os alunos compreendam o duplo papel da música popular: tanto objeto de entretenimento quanto matéria de reflexão.

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Capa do primeiro LP individual de Caetano Veloso pela gravadora Philips. Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_Aas6QibeAIw/SAd1iw4kZuI/AAAAAAAAAMc/FS3hT7GKh-c/s1600-h/caetano+veloso+%5B1968%5D+caetano+veloso.jpg

 

2ª. AULA

Atividade 2

Após conhecerem a primeira canção de sucesso escrita por Caetano Veloso, “Alegria, alegria”, e entenderem a efervescência ideológica que marcou os festivais de música popular no Brasil, os alunos serão apresentados ao Tropicalismo, movimento preconizado por Veloso e seu parceiro, Gilberto Gil, com a contribuição do arranjador Rogério Duprat. Visando remontar à cena musical da época, o professor deverá apresentar aos alunos a canção “Para não dizer que não falei das flores”, evidenciando o tom sóbrio e o caráter engajado das canções de protesto, que se valiam do acompanhamento de violão, considerado um instrumento nacional, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=A_2Gtz-zAzM. Em contrapartida, o professor apresentará a canção tropicalista “Baby”, de Caetano Veloso, marcada, desde o título, pela incorporação de valores universais, em uma tentativa de emancipar a produção cultural brasileira do confinamento a temas e elementos considerados “nacionais” (sem perder de vista, entretanto, o teor crítico da canção). A ruptura estética proposta pelos tropicalistas deverá ser abordada, também, a partir da influência de João Gilberto, que, uma década antes, havia criado uma maneira singular de interpretar as canções de Tom Jobim, Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, entre outros (conferir o áudio de “Desafinado”, por João Gilberto, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=Hhql4H_qe7k). Após a execução da gravação de João Gilberto, o professor deverá fazer uma aproximação entre a Bossa-Nova e o Tropicalismo. Produto do encontro de aspectos do samba com o jazz norte-americano, a Bossa-Nova responde fortemente pela formação dos tropicalistas em seu projeto de universalizar a música brasileira.

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João Gilberto, o mentor musical de Caetano Veloso. Fonte: http://namiradogroove.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/11/Jo%C3%A3o_Gilberto.jpg

3ª. AULA

Atividade 3

O professor deverá abordar, brevemente, o recrudescimento da repressão durante a ditadura militar brasileira, que culminou no exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil em Londres. Deverão ser fornecidas traduções das canções “A little more blue” e “London, London” para os alunos. Divididos em grupos, os alunos escutarão as canções, auxiliados pelas traduções (disponíveis em:  http://www.vagalume.com.br/caetanoveloso/a-little-more-blue-traducao.htmlhttp://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/london-london-traducao.html), a fim de identificar o sentimento da voz poética diante da condição de exilado (http://www.youtube.com/watch?v=DYC7S1kEhVghttp://www.youtube.com/watch?v=DM_2EdyytaU). A atividade prosseguirá com uma breve apresentação de cada grupo sobre as conclusões a que chegaram.

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Caetano Veloso durante o exílio londrino. Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-2Uqw608q3yo/UCNyiKygN7I/AAAAAAAAJGk/VhS1kjFPNuw/s1600/caetano_londres1.jpg

Atividade 4

Na segunda parte da aula, os alunos escutarão a canção “Triste Bahia”, do disco Transa (disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=ofwV292PWR0), comparando-a com o poema homônimo de Gregório de Matos, que deverá ser distribuído aos alunos (disponível em:  http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pndp/pndp010750.htm). A discussão deverá levar os alunos a refletirem sobre as diferenças entre o poema e a canção como gêneros literários.

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Capa do disco-manifesto Tropicália ou Panis et Circencis, de 1968 (Philips). Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/e/e2/PaniseCircenses.jpeg

CONCLUSÃO

Por meio da audição de canções que marcaram os primeiros anos da carreira de Caetano Veloso e das discussões mediadas pelo professor, no intuito de ampliar o entendimento desses objetos, os alunos poderão conhecer um período importante da carreira de um dos principais cancionistas brasileiros. Em caráter complementar, os vídeos, as imagens, os textos e os clipes de áudio indicados favorecem a compreensão dos alunos à medida que ilustram com precisão o tema abordado.

Recursos Complementares

Versão integral do documentário Uma noite em 67, que registra os principais acontecimentos que marcaram o Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FOsXaaW4Pkk

Avaliação

Em meio à apresentação das canções e dos vídeos selecionados, os alunos, divididos em grupos, participarão de pequenos seminários e debates nos quais será avaliada a participação de cada um dos alunos. Ao final dessas atividades, cada grupo deverá conduzir uma apresentação sintetizando as conclusões a que chegaram durante as discussões realizadas.

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