Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


(Re)Leitura das obras de Cândido Portinari

 

22/09/2009

Autor e Coautor(es)
Fabiane de OLiveira Braga Felício
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


Espera-se que o aluno seja capaz de:

1- adquirir habilidades de reconhecer e interpretar textos verbais e não-verbais;

2- fazer pesquisa biográfica;

3- reconhecer um texto biográfico;

4- estimular o desenvolvimento das habilidades estéticas na observação de Artes;

5- interagir harmoniosamente com os colegas e professor;

6- compartilhar o mesmo espaço e objetos em um momento de trabalho escolar;

7- conhecer um pouco sobre o pintor e o movimento Modernista;

8- perceber-se como ser sensível à arte;

9. ser capaz de relacionar a realidade com o mundo sensorial criado nas obras;

10- ampliar sua visão de cultura e de conhecimento de mundo.

Duração das atividades
4 aulas ou encontros (todas/os, no mínimo geminadas/os).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisa: ter um domínio razoável de leitura e de escrita, ter um pouco de autonomia na busca, seleção e organização de informações de pesquisa; ser capaz de expressar  oralmente as informações de seu interesse; na escrita, expressar de forma organizada as informações ouvidas/lidas, relacioná-las minimamente com outros textos e produzir uma análise,mesmo parafrásica,sobre elas; reconhecer a existência de, pelo menos, alguns suportes textuais mais comuns em sua prática social e escolar (professor, veja o que você já trabalhou sobre isso em suas aulas anteriores e que expectativas podem ser criadas a partir de seus alunos); identificar, nos suportes, fontes de informação :publicação, autores, divulgação, período de circulação.

Estratégias e recursos da aula
Preparação para o trabalho

Professor, faça um levantamento sobre o que os alunos conhecem sobre pintores famosos e obras de arte em geral. Pergunte se algum deles já visitou uma exposição de ARTE, foi a um Museu ou a uma galeria de arte, viu alguma exposição em shoppings, bancos, etc. Indague que pintores são conhecidos deles,o que sabem sobre eles... O que mais gostariam de saber sobre ARTES? Por quê? Proponha que façam uma pesquisa sobre o tema/artista/obra que eles gostariam de conhecer mais.

Durante a pesquisa, eles devem anotar as informações que julgarem importantes e interessantes para apresentar aos colegas na aula seguinte. Se tiverem fotos, gravuras levem-nas para a sala.

Pergunte quem já ouviu falar de Cândido Portinari e se gostariam de conhecer e estudar suas obras. Aproveite o momento para pedir que busquem em casa informações sobre os nomes que eles citaram, o que esses artistas fizeram, obras mais famosas, onde nasceram e tudo o que julgarem importante para o conhecimento de todos.

Você, professor, também fará a sua parte e se algum aluno quiser colaborar com você, combine com ele o que cada um  poderia providenciar sobre  Cândido Portinari.

1a aula: três aulas de 50 minutos (2 horas e 30 minutos)

Professor,providencie para a 1ª aula gravuras (coloridas) de algumas obras de arte do pintor Cândido Portinari que podem ser encontradas no site   http://www.portinari.org.br/candinho/index.htm  [acesso em 14/9/2009] e leve para a sala de aula.

Dica: Para que os alunos possam manusear o material sem danificá-lo, imprima-o em um papel mais rígido ou após imprimir, cole-o em cartolina e plastifique-o ou encape com plástico transparente, assim seu material terá maior durabilidade.

Algumas sugestões retiradas do site acima citado;

         

 Menina Sentada

                 

Meninos soltando papagaios     

 B anda de música

    

Meninos brincando

 

  Floresta
       
Cabeça de menina   
Dica: Nesse site há um espaço destinado ao professor: GUIA DO PROFESSOR. Nele,há diversas sugestões de como trabalhar algumas obras de arte.

1ª Atividade

Consulte os alunos sobre a pesquisa que fizeram: qual foi o tema, por que escolheram esse artista, essa obra, o que m ais chamou a atenção d eles durante a pesqu isa, o que aprendera m e o que acham que vale a pena d ivi dir com os colega s e os pro fessores.

Após ouvir todos, monte pa inéis com as contrib uições dos alunos. Atente-se para ver qual a melhor forma de organizar este painel (Obras de mesmo autor? mesmo tipo de obras/autores diferentes? O título do painel, a distribuição das imagens e informações. Escolha das cores a serem usadas.Distribuir de forma uniforme/equilibrada os itens que comporão o painel, indicar as fontes, indicar os nomes dos pesquisadores).

 Lembre-se que este painel deve ter uma boa apresentação estética, ser agradável aos olhos de quem os observa e, ao mesmo tempo, informar na medida certa.

Esse é um bom exercício para avaliar a percepção estética dos alunos: O que eles concebem como belo, como uma possibilidade de ARTE?

2ª Atividade

Confira se algum aluno trouxe contribuições sobre o Portinari. Estimule a apresentação do trabalho, seguindo os mesmos passos feitos anteriormente para conhecer os trabalhos dos outros alunos. Avise a turma que o foco da aula será esse mesmo artista e por que você optou por estudá-lo neste momento.

Professor, divida a turma em grupos e entregue uma obra de arte do material confeccionado por você para cada grupo.

Importante: Não diga nada aos alunos sobre as obras. Deixe que eles ativem as suas experiências sensoriais.

Peça então,que eles façam uma análise da obra de Portinari, descrevendo o que estão vendo nela,quais são as cores, os traços, suas características e as sensações que a pintura provoca. Depois, solicite que escolham um redator/relator para anotar a discussão do grupo e a conclusão que chegaram em relação às perguntas citadas acima.

Depois da discussão, solicite que cada relator fale para a turma a impressão do grupo em relação à obra.  

3ª Atividade

Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre o pintor Cândido Portinari: biografia. (Aproveite para trabalhar esse conceito) Solicite que escolham uma obra do pintor que mais lhes chamou a atenção e façam a releitura em um papel tentando aproximar ao máximo das cores e formatos vistos na tela.
Peça para levarem na próxima aula um prato de papel (desses de festas de aniversários, veja o modelo na figura abaixo) preferencialmente redondo. Você pode determinar o tamanho que quiser, mas nas fotos inseridas na 2ª aula, foram usados pratos pardos no taman ho aproximado de 20x 20 cm. Para o trab alho de RECRIAÇÃO dos alu no s será usado o fundo do prato, as borda s poderão ser enfeitadas de acordo com o desejo dos aluno s.

             http://www.misterius.pt/loja/images/prato%205.jpg

                                                ( acesso feito dia 9/9//2009)


Professor,  providencie para a 2ª aula, tintas de cores variadas, pincéis, um CD player e um CD com música instrumental.

2ª aula: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)


Após discutir com os alunos  as pesquisas trazidas por eles, estimule-os a pontuar as pr incipais info rmações que trouxeram, o que chamou a atenção deles, que obra foi mais expressiva e o motivo da escolha. De acordo com as respostas, você pode ampliar as perguntas e, o mais importante, estimular que façam perguntas para outros colegas ou para você. 

Peça que escolham a pintura que cada um mais gostou. P rovoq ue-os a pensar e não é para eles responderem para você. Este é um momento de criar laços, de v er com os olhos da alma a obra de arte. Então eles, de olhos abertos e observando detalhadamente a obra escolhida farão a reflexão: Como eles a veem? Que cores predominam? Que texturas tomam forma? Como os tr aços e as cores vão formando as imagens? Como está distribuída no espaço a imagem /tema da pintura? Que sensação estão sen tindo com essa visão?

Discu ta com eles a escolha da obra e dê orientações sobre o trabalho que farão. Escolha um lugar arejado e com um espaço suficiente para que os alunos poss am se sentar em grup os para produzirem su as obras.

De ixe tocar a música inst rumental para propic iar uma atmosfera de harmonia, criação e interação. Peça que os alunos desenhem no fundo do prato de papel a releitura da obra feita em casa e depois utilizem as tintas e os pincéis para finalizar a arte. Cada autor deve assinar a sua obra. Coloque-as  para secar. Discuta com os alunos como poderiam expor os trabalhos e organizar uma vernissagem, convidando pais, colegas e professores para conhecer as produções. Depois dessa cerimônia é importante que as obras continuem expostas em algum espaço onde haja a circulação contínua de pessoas, mas que possam também estar protegidas como nas galerias de arte. A biblioteca da escola é um bom lugar para uma exposição mais permanente.

 Foto retirada do arquivo pessoal da autora dessa aula

Foto retirada do arquivo pessoal da autora dessa aula

3ª aula: três aulas de 50 minutos (2 horas e 30 minutos)

Proponha aos alunos a confecção de um livro com suas obras e produções de texto.
Fotografe todas as obras feitas pelos alunos e mande revelar ou imprima em papel específico de fotografia ou em folha 60 kg (tamanho A4).Se for utilizar a foto revelada, cole uma em cada folha.

1ª atividade: Entreg ue cada folha ao respectivo aluno. Peça para analisarem a sua (re)leitura, lembrando o motivo que os fizeram escolher a obra que rep roduzir am de Portinari.
S olicite que após essa refl exão, cada aluno faça um texto expondo esses motivos, o porquê das cores utilizadas, das mudanças feitas, e tudo aquilo que o inspirou a produzir a quela arte.

2ª a tividade: Recolh a os text os, entregue aleat oriamente para cada aluno para que faç am a leitura do texto do c olega observando a linguage m utilizada, a o rtografia, a sintaxe, a coerência.
Depois, recolha e devolva ao aluno para que e le possa concordar ou não com o que foi apontado pelo colega.
O professor deverá recolher e fazer suas considerações no texto para que o aluno possa fazer as modificações necessárias.


4ª aula: duas aulas de 50 minutos (1 horas e 40 minutos)

Entregue as folhas com a produção de texto aos alunos e a folha com a foto de sua obra de arte. Os alunos deverão reescrever o texto com uma letra legível. Após essa etapa, faça com eles uma capa, (ver sugestão abaixo) e encaderne o livro.

Sugestão para a confecção da capa:
Sente os alunos em círculo e  entregue uma folha branca e um giz de cera, cores variadas,para cada um.Faça uma marca ( bolinha, cruz, estrela) na folha de um aluno para que possa ter o controle que a folha retornará ao seu “dono”. Coloque uma música e diga que, ao ouvir um sinal, eles deverão começar a desenhar nessa folha tudo que vier à sua mente. Quando o professor bater uma palma, o aluno deverá pass ar s ua fol ha para o cole ga ao lado que deverá dar continuidade ao trabalho do outro, mesmo não sabendo o que o colega pretendia desenhar. As palmas deverão ser batidas em intervalos variados: 10 segundos, 5 seg undos, 15 segundos... Faça isso, até que a folha volte ao aluno que você marcou a folha. Provavelmente, e le não reconhecerá mais o desenho que iniciou.

Faça com os alunos uma refle xão sobre o que o out ro pode contribuir para ele. A interação, a solidariedad e, a partilha,a admiração pelo trabalho conjunto, todos esses conceitos poderão ser trabalhados ao final dessa dinâmica. Com certeza, o professor terá em mãos várias o bras de arte onde todos puderam dar sua contribuição. Faça uma votação para saber qual das obras será a capa do livro.

Dica: Esse livro poderá ser doado para a biblioteca e também digitalizado para colocar no site da escola.

Recursos Complementares

Professor, há sites em que você e os alunos podem visitar museus de vários lugares do mundo ( ao final desse texto, há algumas sugestões de museus virtuais). Agende um horário no laboratório de informática ou em um Centro de Convivência onde eles possam acessar a internet. Leve-os a uma visita virtual aos grandes museus do mundo para conhecer grandes obras de arte: esculturas, pinturas, fotografias, gravuras...

Seguem abaixo alguns sites de museus virtuais:

http://www.museuvirtual.com.br/ 

http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp

http://www1.cultura.mg.gov.br/

(Sites acessados dia 8/9/2009)

Avaliação


Pergunte os alunos a opinião deles sobre as obras pesquisadas. Procure observar se tiveram interesse em sua produção, pela produção dos colegas e por outras produções artísticas com as quais entraram em contato.Avalie se o olhar deles sobre arte se ampliou com este trabalho e motive-os a se expressarem mais graficamente. Faça uma análise com eles sobre o trabalho desenvolvido,peça uma auto-avaliação, assim você poderá conhecer melhor seu aluno e ele poderá analisar e pensar sobre o seu processo de metacognição. A partir dai, avalie o interesse deles na realização da atividade. Se a experiência for positiva, pesquise mais autores com eles.

Ao corrigir as produções de texto observe a ortografia, a organização, a coerência, a coesão e a clareza com que os textos foram escritos e trabalhe com os alunos o/os item/itens que possam estar com dificuldade. Não se esqueça que essa avaliação dependerá de quais desses elementos foram trabalhados por você, o ano escolar em que se encontram e as realidades quanto às habilidades de leitura e de escrita deles.

Peça aos alunos que redijam notas breves sobre suas dificuldades e as curiosidades, cole-as em um painel. Discuta com eles cada uma das notas, mostrando formas de eles irem em busca de resolvê-las. Com isso, você está trabalhando a capacidade de refletir sobre um problema, relacionar informações, levá-los a uma interpretação dos fatos e propondo uma reelaboração (argumentação) num texto conciso.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.