Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Segunda Guerra Mundial

 

03/09/2013

Autor e Coautor(es)
LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender sobre um período da história que colocou em risco o conjunto da humanidade com a possíbilidade de vitória das nações do Eixo nazi-faascista. Poderá também aprender sobre como a resistência das nações aliadas pode por um fim ao exterminio de uma ração e como lutou para restaurar a democracia e a liberdade de existir e de se expressar

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos conheçam as transformações econômicas, sociais, militares e políticas europeias que tiveram lugar no período anterior, a saber, os resultados da Primeira Guerra Mundial, em especial o Tratado de Versalhes firmado com a Alemanha derrotada, a ascensão e expansão econômica e militar dos Estados Unidos da América (EUA), a ascensão de Mussolini na Itália e de Hitler na Alemanha, e os subsequentes rompimentos dos tratados do pós-guerra pela Alemanha, a adoção dos ideais nazifascistas pelo Japão. É preciso que o aluno conheça a Revolução Socialista Russa, dada a importância que a URSS terá no decorrer da guerra.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

 

1ª. AULA

 

INTRODUÇÃO

 

O professor deverá iniciar a aula com uma breve introdução que construa um painel sobre a Europa após a Primeira Guerra Mundial, nos aspectos econômico, social, político e militar, recuperando os estudos sobre a guerra em si e ressaltando a existência do socialismo vitorioso na Rússia.  Deverá, também, ressaltar a importância da ascensão e expansão dos EUA.

 

Como forma de auxiliar e facilitar a recuperação dos estudos anteriores, segue abaixo sugestões de imagens que poderão ser utilizadas pelo professor.

Imagem 1

mapa da Europa em 1914

Mapa da Europa em 1914, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Note-se o tamanho da Alemanha e da Rússia, bem como a presença, como Estados Nacionais, do Império Austro-Húngaro, Montenegro e Império Otomano.

Fonte: http://www.todaviapordeterminar.com/usr/rianxeira/HistCon/GM1/Imagenes/Europa1914.jpg

Imagem 2

Trincheiras

Uma visão das trincheiras. Tal forma de conduzir a guerra foi uma das características da Primeira Guerra Mundial que trouxe como consequência a mortandade dos combatentes, seja pela ação militar em si, seja pelas doenças e animais peçonhentos que proliferavam nestes lugares. 

Fonte: .bp.blogspot.com/-CtPrlp-BLBk/Tzr90by9CiI/AAAAAAAAAJU/Z4YCriwFzXM/s400/trincheira.jpg

Imagem 3

Tratado de Versalhes

Tratado de Paz da 1ª Guerra Mundial entre os Aliados (Tríplice Entente) e as Potências Centrais que estabeleceu uma nova configuração européia e um novo equilíbrio de poder. Neste cenário, este tratado humilhou a Alemanha e é considerado uma das causas principais da 2ª Guerra Mundial

Fonte: http://www.sohistoria.com.br/ef2/versalhes/index_clip_image002.jpg

Imagem 4

 

mapa da Europa após a 2ª Guerra Mundial

Mapa da Europa após a assinatura dos Tratados de Paz entre a Tríplice Entente e a Potências Centrais da Primeira Guerra Mundial. Nota-se a criação de novos países e a redução da Alemanha e da URSS.

Fonte: .bp.blogspot.com/-lxfm7Gq5QAs/TokTD1RpTeI/AAAAAAAAArk/KVqIeQSVPnU/s640/550px-Map_Europe_1923-es_svg.png

 

 

Após a introdução, o professor deverá dividir a turma em grupos que pesquisarão os temas abaixo.  É importante que os alunos atentem para a necessidade de recolher, além de textos, imagens que serão utilizadas nas aulas seguintes.

I - Situação mundial no entre-guerras

1º, Grupo:“A Grande Depressão”.

Sugestão de sites:

http://www.infoescola.com/historia/crise-de-1929-grande-depressao/

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=31

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/crise_1929.htm

 

2º. Grupo:“A ascensão do Nazifascismo e sua expansão”.

 Sugestão de sites:

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-ascensao-do-fascismo-e-do-nazismo.html

http://www.slideshare.net/lorenalara/surgimento-e-expanso-do-fascismo

http://www.slideshare.net/shoujofan/nazismo-17225310

http://www.brasilescola.com/historiag/segunda-guerra-mundial.htm

 

3º. Grupo:“Tratados de Paz da Primeira Guerra Mundial”.

Sugestão de sites:

http://www.brasilescola.com/geografia/tratados-de-paz.htm

 

II - Desenvolvimento da Guerra

Obs: Para a pesquisa sobre o desenvolvimento da guerra, os grupos deverão utilizar, inicialmente, os sites abaixo:

http://www.brasilescola.com/historiag/fases-segunda-guerra-mundial.htm

http://www.slideboom.com/presentations/159233/As-Fases-da-2%C2%AA-Guerra-Mundial

http://www.coladaweb.com/historia/guerras/segunda-guerra-mundial

 

4º. Grupo: “Primeira Fase (1939-1942)”.

5º. Grupo:“Segunda Fase 1941”.

6º. Grupo: “Terceira Fase(1942-1943)”.

7º. Grupo:“Quarta Fase (1943-1945)”.

 

III- Consequências da Segunda Guerra Mundial

8º. Grupo: “Tratados de Paz e nova configuração mundial (divisão do mundo e da Alemanha)”.

Sugestão de site:

http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/o-mundo-depois-segunda-guerra-mundial.htm

 

9º. Grupo: “Descolonização Afro-asiática e Guerra Fria”.

Sugestão de sites:

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-descolonizacao-afroasiatica.html

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/PoliticaExterna/Descolonizacao

http://www.suapesquisa.com/GUERRAFRIA/

http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrafria/

 

2ª. AULA

Na primeira metade da aula, os alunos retomarão os grupos da aula anterior e apresentarão os relatórios produzidos a partir das pesquisas. Na segunda metade da aula, começarão a trabalhar e discutir o trabalho final relativo ao tema de seus respectivos grupos, construindo uma página de jornal que relate os movimentos, as causas e os resultados produzidos pelo tema abordado. Esta página de jornal deverá ser apresentada ao conjunto da sal em meio físico no qual além das imagens devidamente legendadas, apresentarão um pequeno texto explicativo de cada tema. Este material deverá ser afixado em local apropriado da escola de forma a divulgar o  conhecimento produzido pelos alunos para o restante da escola.

 

3ª. AULA

Os alunos utilizarão esta aula para finalizar as duas tarefas a cargo deles, a saber, o trabalho final escrito e a página de jornal.

 

4ª. AULA

Os alunos, reunidos em um seminário, apresentarão o resultado do trabalho (paper e página de jornal) de cada grupo para o conjunto da turma.

5ª AULA

Esta aula será dedicada a confecção de cartazes em cartolina no qual cada um dos grupos afixará os resultados das suas pesquisas e produção escrita. Este material  – manchetes de primeira páginas, textos, imagens com legendas explicativas – deverá ser afixado nas paredes da escola ou em local apropriado da escola.de forma que o restante dos alunos da escola  tomem conhecimento do aprendizado produzido pelos seus colegas compartilhando dessa forma o conhecimento.adquirido

Recursos Complementares

Tanto para professores como para alunos, a consulta ao site do canal de televisão paga National Geografic, recuperando filmes da Segunda Guerra Mundial, acrescentaria conteúdos textuais e imagéticos significativos ao tema.

Avaliação

Além dos trabalhos escritos (relatório, paper e página de jornal) entregues ao professor, nos quais serão avaliadas a pertinência, acuidade, consistência e  coerência das interpretações históricas, serão avaliadas, também, a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.