03/09/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
O aluno poderá aprender sobre um período da história que colocou em risco o conjunto da humanidade com a possíbilidade de vitória das nações do Eixo nazi-faascista. Poderá também aprender sobre como a resistência das nações aliadas pode por um fim ao exterminio de uma ração e como lutou para restaurar a democracia e a liberdade de existir e de se expressar
É necessário que os alunos conheçam as transformações econômicas, sociais, militares e políticas europeias que tiveram lugar no período anterior, a saber, os resultados da Primeira Guerra Mundial, em especial o Tratado de Versalhes firmado com a Alemanha derrotada, a ascensão e expansão econômica e militar dos Estados Unidos da América (EUA), a ascensão de Mussolini na Itália e de Hitler na Alemanha, e os subsequentes rompimentos dos tratados do pós-guerra pela Alemanha, a adoção dos ideais nazifascistas pelo Japão. É preciso que o aluno conheça a Revolução Socialista Russa, dada a importância que a URSS terá no decorrer da guerra.
DESENVOLVIMENTO
1ª. AULA
INTRODUÇÃO
O professor deverá iniciar a aula com uma breve introdução que construa um painel sobre a Europa após a Primeira Guerra Mundial, nos aspectos econômico, social, político e militar, recuperando os estudos sobre a guerra em si e ressaltando a existência do socialismo vitorioso na Rússia. Deverá, também, ressaltar a importância da ascensão e expansão dos EUA.
Como forma de auxiliar e facilitar a recuperação dos estudos anteriores, segue abaixo sugestões de imagens que poderão ser utilizadas pelo professor.
Imagem 1
Mapa da Europa em 1914, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Note-se o tamanho da Alemanha e da Rússia, bem como a presença, como Estados Nacionais, do Império Austro-Húngaro, Montenegro e Império Otomano.
Fonte: http://www.todaviapordeterminar.com/usr/rianxeira/HistCon/GM1/Imagenes/Europa1914.jpg
Imagem 2
Uma visão das trincheiras. Tal forma de conduzir a guerra foi uma das características da Primeira Guerra Mundial que trouxe como consequência a mortandade dos combatentes, seja pela ação militar em si, seja pelas doenças e animais peçonhentos que proliferavam nestes lugares.
Fonte: .bp.blogspot.com/-CtPrlp-BLBk/Tzr90by9CiI/AAAAAAAAAJU/Z4YCriwFzXM/s400/trincheira.jpg
Imagem 3
Tratado de Paz da 1ª Guerra Mundial entre os Aliados (Tríplice Entente) e as Potências Centrais que estabeleceu uma nova configuração européia e um novo equilíbrio de poder. Neste cenário, este tratado humilhou a Alemanha e é considerado uma das causas principais da 2ª Guerra Mundial
Fonte: http://www.sohistoria.com.br/ef2/versalhes/index_clip_image002.jpg
Imagem 4
Mapa da Europa após a assinatura dos Tratados de Paz entre a Tríplice Entente e a Potências Centrais da Primeira Guerra Mundial. Nota-se a criação de novos países e a redução da Alemanha e da URSS.
Após a introdução, o professor deverá dividir a turma em grupos que pesquisarão os temas abaixo. É importante que os alunos atentem para a necessidade de recolher, além de textos, imagens que serão utilizadas nas aulas seguintes.
I - Situação mundial no entre-guerras
1º, Grupo:“A Grande Depressão”.
Sugestão de sites:
http://www.infoescola.com/historia/crise-de-1929-grande-depressao/
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=31
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/crise_1929.htm
2º. Grupo:“A ascensão do Nazifascismo e sua expansão”.
Sugestão de sites:
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-ascensao-do-fascismo-e-do-nazismo.html
http://www.slideshare.net/lorenalara/surgimento-e-expanso-do-fascismo
http://www.slideshare.net/shoujofan/nazismo-17225310
http://www.brasilescola.com/historiag/segunda-guerra-mundial.htm
3º. Grupo:“Tratados de Paz da Primeira Guerra Mundial”.
Sugestão de sites:
http://www.brasilescola.com/geografia/tratados-de-paz.htm
II - Desenvolvimento da Guerra
Obs: Para a pesquisa sobre o desenvolvimento da guerra, os grupos deverão utilizar, inicialmente, os sites abaixo:
http://www.brasilescola.com/historiag/fases-segunda-guerra-mundial.htm
http://www.slideboom.com/presentations/159233/As-Fases-da-2%C2%AA-Guerra-Mundial
http://www.coladaweb.com/historia/guerras/segunda-guerra-mundial
4º. Grupo: “Primeira Fase (1939-1942)”.
5º. Grupo:“Segunda Fase 1941”.
6º. Grupo: “Terceira Fase(1942-1943)”.
7º. Grupo:“Quarta Fase (1943-1945)”.
III- Consequências da Segunda Guerra Mundial
8º. Grupo: “Tratados de Paz e nova configuração mundial (divisão do mundo e da Alemanha)”.
Sugestão de site:
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/o-mundo-depois-segunda-guerra-mundial.htm
9º. Grupo: “Descolonização Afro-asiática e Guerra Fria”.
Sugestão de sites:
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-descolonizacao-afroasiatica.html
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/PoliticaExterna/Descolonizacao
http://www.suapesquisa.com/GUERRAFRIA/
http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrafria/
2ª. AULA
Na primeira metade da aula, os alunos retomarão os grupos da aula anterior e apresentarão os relatórios produzidos a partir das pesquisas. Na segunda metade da aula, começarão a trabalhar e discutir o trabalho final relativo ao tema de seus respectivos grupos, construindo uma página de jornal que relate os movimentos, as causas e os resultados produzidos pelo tema abordado. Esta página de jornal deverá ser apresentada ao conjunto da sal em meio físico no qual além das imagens devidamente legendadas, apresentarão um pequeno texto explicativo de cada tema. Este material deverá ser afixado em local apropriado da escola de forma a divulgar o conhecimento produzido pelos alunos para o restante da escola.
3ª. AULA
Os alunos utilizarão esta aula para finalizar as duas tarefas a cargo deles, a saber, o trabalho final escrito e a página de jornal.
4ª. AULA
Os alunos, reunidos em um seminário, apresentarão o resultado do trabalho (paper e página de jornal) de cada grupo para o conjunto da turma.
5ª AULA
Esta aula será dedicada a confecção de cartazes em cartolina no qual cada um dos grupos afixará os resultados das suas pesquisas e produção escrita. Este material – manchetes de primeira páginas, textos, imagens com legendas explicativas – deverá ser afixado nas paredes da escola ou em local apropriado da escola.de forma que o restante dos alunos da escola tomem conhecimento do aprendizado produzido pelos seus colegas compartilhando dessa forma o conhecimento.adquirido
Tanto para professores como para alunos, a consulta ao site do canal de televisão paga National Geografic, recuperando filmes da Segunda Guerra Mundial, acrescentaria conteúdos textuais e imagéticos significativos ao tema.
Além dos trabalhos escritos (relatório, paper e página de jornal) entregues ao professor, nos quais serão avaliadas a pertinência, acuidade, consistência e coerência das interpretações históricas, serão avaliadas, também, a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/09/2013
Quatro estrelasExcelente abordagem de conteúdos sobre o maior conflito armado do séc XX.