19/08/2013
Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Recursos materiais
A presente proposta de atividade constitui-se um complemento da aula “O impacto da escolaridade na renda do trabalhador brasileiro: uma reflexão por meio do conhecimento matemático”. Assim, após a aplicação da referida aula, sugira aos alunos a realização de uma pesquisa de campo sobre o assunto. Para motivar os alunos a realizarem a atividade, suscite o seguinte questionamento:
- Pelos textos estudados anteriormente, qual será a hipótese da nossa pesquisa?
Comentário: Espera-se que os alunos respondam que, assim como nos textos anteriores, a pesquisa de campo poderá comprovar o impacto da escolaridade na renda das pessoas que participarem da pesquisa.
Para a realização da atividade, divida a turma em duplas, cada integrante ficará responsável por entrevistar os sujeitos da pesquisa para que consolidem os dados nos estudos em sala de aula. A proposta é para uma aula expositiva dialogada com os dados levantados na pesquisa.
Comentário: Julga-se importante que os alunos sejam alertados para a importância de se planejar as etapas e os aspectos gerais da atividade de pesquisa, tais como: não identificação, quantos e quem serão os sujeitos da pesquisa, quais perguntas serão relevantes e quais dados serão pesquisados.
Espera-se que os alunos considerem importantes questões que considerem aspectos abordados na aula anterior, tais como: a renda mensal, o nível de escolaridade, idade, gênero, grau de satisfação com o salário e com a profissão.
Pondera-se que o número de entrevistados não seja muito grande, recomenda-se no máximo 20 sujeitos. Assim, cada integrante ficará responsável pelo levantamento de informações com, no máximo, 10 pessoas que podem ser do seu ciclo de amizade e/ou familiar.
Comentário: Se achar conveniente, o professor pode falar sobre os diferentes tipos de pesquisas: quanto à abordagem (qualitativa, quantitativa), quanto aos objetivos (exploratória, descritiva, explicativa), quanto ao objeto (bibliográfica, laboratório, campo), entre outros tipos.
Após o levantamento de dados, proponha que os alunos organizem os dados considerando o grau de escolaridade dos sujeitos pesquisados em quadros ou tabelas.
Comentário: A atividade está exemplificada no quadro a seguir (quadro 1). Os dados usados são fictícios e servem apenas para ilustrar as respostas e procedimentos esperados pelos alunos no desenvolvimento desta aula. Vale lembrar que: Ensino Fundamental I corresponde aos anos iniciais deste nível de ensino, até o 5º ano; Ensino Fundamental II, aos anos finais, do 6º até o 9º ano e a Pós-Graduação, ao mestrado e/ou doutorado.
Quadro 1: Estudo do impacto da escolaridade na renda do trabalhador.
Sujeitos |
Sexo |
Idade |
Escolaridade |
Renda |
A |
M |
23 |
Ensino Médio |
830 |
B |
M |
19 |
Ensino Médio |
1100 |
C |
F |
20 |
Ensino Médio |
1200 |
D |
F |
34 |
Ensino Fundamental II |
750 |
E |
M |
45 |
Ensino Médio |
800 |
F |
F |
43 |
Ensino Fundamental II |
690 |
G |
F |
37 |
Pós-Graduação |
2400 |
H |
M |
58 |
Ensino Fundamental I |
690 |
I |
M |
36 |
Ensino Superior |
1000 |
J |
M |
28 |
Ensino Superior |
1650 |
Comentário: Considera-se que a oportunidade de organização dos dados constitui-se um momento importante para o professor abordar conceitos estatísticos, tais como: variável qualitativa e variável quantitativa.
Para introduzir a definição desses conceitos, questione os alunos se todos os dados levantados são expressos por valores numéricos. Caso necessário, chame a atenção dos alunos para os dados sobre sexo e nível de escolaridade.
Segundo definição que consta no livro didático Projeto Araribá (2006):
Professor, em seguida, solicite que os alunos agrupem os dados considerando o nível de escolaridade. Proponha a organização em um quadro, conforme ilustrado a seguir (quadro 2):
Quadro 2: Estudo do impacto da escolaridade na renda do trabalhador.
Escolaridade |
Frequência |
Frequência relativa |
Taxa percentual |
Ensino fundamental I |
1 |
0,1 |
10% |
Ensino fundamental II |
2 |
0,2 |
20% |
Ensino Médio |
4 |
0,4 |
40% |
Ensino Superior |
2 |
0,2 |
20% |
Pós-Graduação |
1 |
0,1 |
10% |
Total |
10 |
1 |
100% |
Fonte: arquivo do autor
Comentário: Considera-se que a organização desses dados constitui-se um momento importante para o professor abordar outros conceitos estatísticos, tais como: população, amostra, frequência absoluta, frequência relativa.
Segundo definição que consta no livro didático Projeto Araribá (2006):
Observação: Professor, explique aos alunos que para obter a taxa percentual de pessoas, segundo os níveis de ensino, basta multiplicar a frequência relativa por cem (100).
Depois da abordagem desses conceitos, sugira que os alunos incluam a coluna identificada como a “Salário”, conforme ilustrado a seguir (quadro3).
Quadro 3: Exemplo de quadro para organização dos dados.
Escolaridade |
Frequência |
Frequência relativa |
Taxa percentual |
Salário |
Ensino fundamental I |
1 |
0,1 |
10% |
690 |
Ensino fundamental II |
2 |
0,2 |
20% |
690; 750 |
Ensino Médio |
4 |
0,4 |
40% |
800; 830; 1100; 1200 |
Ensino Superior |
2 |
0,2 |
20% |
1000; 1650 |
Pós-Graduação |
1 |
0,1 |
10% |
2400 |
Fonte: arquivo do autor
Professor, com o preenchimento da coluna identificada como sendo a do “Salário”, chame a atenção dos alunos para opinarem sobre qual procedimento pode melhorar a análise desses dados.
Comentário: Torna-se importante que se permita que os alunos expressem suas considerações, mas espera-se que os alunos apontem para a necessidade de se calcular a média salarial de cada classe, considerando o nível de escolaridade.
Após esse momento, solicite aos alunos que incluam outra coluna, desta vez, identificada como “Média salarial”, conforme ilustrado a seguir (quadro 4).
Quadro 4: Exemplo de quadro para organização dos dados.
Escolaridade |
Frequência |
Frequência relativa |
Taxa percentual |
Salário |
Média salarial |
Ensino fundamental I |
1 |
0,1 |
10% |
690 |
|
Ensino fundamental II |
2 |
0,2 |
20% |
690; 750 |
|
Ensino Médio |
4 |
0,4 |
40% |
800; 830; 1100; 1200 |
|
Ensino Superior |
2 |
0,2 |
20% |
1000; 1650 |
|
Pós-Graduação |
1 |
0,1 |
10% |
2400 |
|
Fonte: arquivo do autor
Comentário: Considera-se, a inserção destas novas colunas, uma oportunidade para que o professor aborde mais alguns conceitos estatísticos, tais como: média, mediana e moda salarial.
Inicialmente, o professor pode solicitar que os alunos busquem a definição desses conceitos usando um dicionário ou usando a Internet. As definições podem ser formalizadas pelo professor, usando-se, inclusive, os significados a seguir (PROJETO ARARIBÁ, 2006).
Após a definição dos conceitos, solicite que os alunos usem os valores coletados e calculem a média salarial correspondente a cada nível de escolaridade para preenchimento do quadro (Quadro 5).
Quadro 5: Exemplo de quadro para organização dos dados.
Escolaridade |
Frequência |
Frequência relativa |
Taxa percentual |
Salário |
Média salarial |
Ensino fundamental I |
1 |
0,1 |
10% |
690 |
690 |
Ensino fundamental II |
2 |
0,2 |
20% |
690; 750 |
720 |
Ensino Médio |
4 |
0,4 |
40% |
800; 830; 1100; 1200 |
982,5 |
Ensino Superior |
2 |
0,2 |
20% |
1000; 1650 |
1325 |
Pós-Graduação |
1 |
0,1 |
10% |
2400 |
2400 |
Fonte: arquivo do autor
Sugere-se ainda, que o professor solicite aos alunos o cálculo da média aritmética, da moda e da mediana considerando os dados salariais dos sujeitos pesquisados. Assim, os alunos devem efetuar:
Após a determinação dessas medidas de tendência central, suscite o questionamento:
Qual dos valores melhor indica o valor médio da renda dos sujeitos da pesquisa?
Comentário: A expectativa é que os alunos percebam que a resposta para esta pergunta depende muito da série de dados, na situação apresentada anteriormente, por exemplo, a média e a mediana são valores que melhor representam o valor “médio” dos salários apresentados. Inclusive, se considerarmos a discrepância dos dados, o valor mais próximo é representado pela mediana.
Após a realização dessas atividades, retome o questionamento inicial sobre a hipótese levantada:
“O nível de escolaridade impacta na renda das pessoas”.
Em seguida, questione os alunos se, pela pesquisa realizada, essa hipótese foi confirmada ou não. E por que se pode confirmar ou não a hipótese levantada.
Comentário: A resposta depende dos dados levantados. Em nosso exemplo, fica claro esse impacto, uma vez que a média salarial aumenta à medida que o nível de escolaridade também aumenta.
Os demais dados coletados, como sexo e idade, poderão ser usados para outras análises e considerações, tais como: o cálculo da média salarial segundo o gênero, a média de idade; entre outras.
Como recurso enriquecedor da presente proposta de aula, o professor pode propor, como atividade de consolidação dos assuntos abordados, o jogo 3Ms descrito no artigo “O estudo da média, mediana e da moda através de um jogo e da resolução de problemas. (LOPES; CORRAL; RESENDE, 2012).
A proposta pode ser enriquecida também, se for solicitado aos alunos que construam e preencham o quadro sugerido utilizando programas de planilha eletrônica, como o Excel da Microsoft, e que criem fórmulas de cálculo e apresentação gráfica dos dados.
O professor pode ainda, exibir e explorar as situações e cálculos exibidos no vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-fEAMP8YC1I>. Acesso em 25 jul. 2013. Nesse vídeo, são abordados os conceitos de média aritmética simples, média aritmética ponderada, moda e mediana em uma situação cotidiana.
Recomenta-se, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:
CUNHA, Luís Miguel. Estatística com Excel: uma aplicação das noções. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012208.pdf> Acesso em 25 jul. 2013.
Salla, Fernanda. Moda, média e mediana. Quando usar e como interpretar os resultados? Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/moda-media-mediana-quando-usar-como-interpretar-resultados-732318.shtml?page=0#ad-image-0>. Acesso em 25 jul. 2013.
Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante o debate proposto. O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a construção do quadro ou tabela proposta que pode ser solicitado aos alunos pelo docente.
Aconselha-se que o professor utilize uma autoavaliação também, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas. É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.
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