19/08/2013
Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Recursos Materiais
Professor, inicialmente, para motivar os alunos a realizarem as atividades sugeridas, suscite o seguinte questionamento:
- Qual é a importância de um curso superior na melhoria das condições de vida de uma pessoa?
- No Brasil, há vagas no Ensino Superior para todos os estudantes que concluem o Ensino Médio?
- Qual a relação entre o número de vagas e o número de candidatos para o Ensino Superior no Brasil?
Comentário: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista, pois não há respostas certas. Porém, espera-se que os alunos percebam e opinem que o número de vagas ofertadas para o Ensino Superior é menor do que a demanda e que esta relação varia de ano para ano.
Para fomentar a discussão, apresente o quadro a seguir (quadro 1) e solicite que os alunos observem e analisem as informações nele apresentadas.
Quadro 1: Dados nacionais sobre o número de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.
Ano |
Número de Candidatos |
Número de vagas oferecidas |
|
|
|
|
|
|
|
1991 |
1.985.825 |
516.663 |
|
|
1992 |
1.836.859 |
534.847 |
|
|
1993 |
2.029.523 |
548.678 |
|
|
1994 |
2.237.023 |
574.135 |
|
|
1995 |
2.653.853 |
610.355 |
|
|
1996 |
2.548.077 |
634.236 |
|
|
1997 |
2.715.776 |
699.198 |
|
|
1998 |
2.895.176 |
803.919 |
|
|
1999 |
3.435.168 |
969.159 |
|
|
2000 |
4.039.910 |
1.216.287 |
|
|
2001 |
4.260.261 |
1.408.492 |
|
|
2002 |
4.984.409 |
1.773.087 |
|
|
2003 |
4.900.023 |
2.002.733 |
|
|
2004 |
5.053.992 |
2.320.421 |
|
|
2005 |
5.060.956 |
2.435.987 |
|
|
2006 |
5.181.699 |
2.629.598 |
|
|
2007 |
5.191.760 |
2.823.942 |
|
Fonte: MEC/INEP/DEED – elaboração própria
Professor, ao expor os dados aborde ainda, questões implícitas que devem ser consideradas na análise dos dados, tais como: o sistema de cotas, os cursos mais e menos procurados, as regiões geográficas brasileiras ao expor, por exemplo, a maior concentração de oferta e demanda de vagas para a região Sudeste, entre outras. Para aprofundamento das discussões, sugere-se disponibilizar computadores com acesso à Internet para que os alunos busquem informações para fundamentar suas argumentações.
Como fonte de busca, sugira o endereço do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em 25 jul. 2013. Em particular, o atalho no canto superior esquerdo identificado como “Educação Superior” e depois, a opção “Censo da Educação Superior”. Posteriormente, solicite que os alunos deem um novo clique na opção “Evolução – 1980 a 2007” e/ou “Resumos Técnicos”, conforme ilustrado a seguir.
Nesse endereço é disponibilizado arquivos com dados sobre o acesso ao Ensino Superior no Brasil. Aconselha-se a escolha pela versão mais nova, inclusive em Excel, com dados mais atuais. O arquivo é identificado como “Anos: 1991/2007” (figura 2).
Comentário: Se preferir, o professor pode sugerir o endereço em que se encontra o arquivo diretamente aos alunos. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/evolucao-1980-a-2007>. Acesso em 25 jul. 2013.
Este arquivo é uma planilha com os dados de vestibulares no período indicado, inclusive, considerando as regiões geográficas brasileiras, número de vagas, inscritos, matrículas, conclusões, entre outros aspectos referentes à graduação (figura 3).
A expectativa é que o professor explore o relatório, sugerindo aos alunos a análise dos dados apresentados, tais como: ofertas regionais dos cursos, os números de inscritos por região, os números de concluintes gerais e regionais, solicite que os alunos analisem a região em que mora, entre outros aspectos.
Depois da exploração do relatório, sugira que os alunos incluam a coluna identificada como a “Razão candidato/vaga”, conforme ilustrado a seguir (quadro 2).
Quadro 2: Dados nacionais sobre o número de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.
Ano |
Número de Candidatos |
Número de vagas oferecidas |
Razão candidato/vaga |
|
|
|
|
1991 |
1.985.825 |
516.663 |
|
1992 |
1.836.859 |
534.847 |
|
1993 |
2.029.523 |
548.678 |
|
1994 |
2.237.023 |
574.135 |
|
1995 |
2.653.853 |
610.355 |
|
1996 |
2.548.077 |
634.236 |
|
1997 |
2.715.776 |
699.198 |
|
1998 |
2.895.176 |
803.919 |
|
1999 |
3.435.168 |
969.159 |
|
2000 |
4.039.910 |
1.216.287 |
|
2001 |
4.260.261 |
1.408.492 |
|
2002 |
4.984.409 |
1.773.087 |
|
2003 |
4.900.023 |
2.002.733 |
|
2004 |
5.053.992 |
2.320.421 |
|
2005 |
5.060.956 |
2.435.987 |
|
2006 |
5.181.699 |
2.629.598 |
|
2007 |
5.191.760 |
2.823.942 |
|
Fonte: MEC/INEP/DEED – elaboração própria.
Em seguida, convide os alunos a usarem os valores do quadro e, com o uso de uma calculadora, determinem a relação de candidato por vaga para todos os anos considerados e assim, preencham o quadro, conforme pode ser observado a seguir (quadro 3).
Veja as respostas esperadas:
Quadro 3: Dados nacionais sobre o número de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.
Ano |
Número de Candidatos |
Número de vagas oferecidas |
Razão candidato/vaga |
|
|
|
|
1991 |
1.985.825 |
516.663 |
3,84 |
1992 |
1.836.859 |
534.847 |
3,43 |
1993 |
2.029.523 |
548.678 |
3,70 |
1994 |
2.237.023 |
574.135 |
3,90 |
1995 |
2.653.853 |
610.355 |
4,35 |
1996 |
2.548.077 |
634.236 |
4,02 |
1997 |
2.715.776 |
699.198 |
3,88 |
1998 |
2.895.176 |
803.919 |
3,60 |
1999 |
3.435.168 |
969.159 |
3,54 |
2000 |
4.039.910 |
1.216.287 |
3,32 |
2001 |
4.260.261 |
1.408.492 |
3,02 |
2002 |
4.984.409 |
1.773.087 |
2,81 |
2003 |
4.900.023 |
2.002.733 |
2,45 |
2004 |
5.053.992 |
2.320.421 |
2,18 |
2005 |
5.060.956 |
2.435.987 |
2,08 |
2006 |
5.181.699 |
2.629.598 |
1,97 |
2007 |
5.191.760 |
2.823.942 |
1,84 |
Fonte: MEC/INEP/DEED – elaboração própria
Para o estabelecimento da relação do número de candidatos por vaga, espera-se que os alunos consigam estabelecer a razão entre o número de candidatos pretendentes a cada ano pelo número de vagas oferecidas para esse ano, conforme os dados apresentados. Assim, por exemplo, para o ano de 2007 estabeleçam:
Posteriormente, questione os alunos sobre o que eles podem inferir sobre os dados do quadro.
A resposta é pessoal, mas espera-se que os alunos percebam que há uma redução na relação candidato por vaga e que isso se deve ao aumento da demanda desproporcional à oferta de vagas para acesso à universidade.
Como atividade de encerramento das atividades, sugira aos alunos a produção de um texto dissertativo em que abordem questões discutidas durante a aula. Como tema, propõe-se: “Fatores que podem influenciar a relação de candidato por vaga no acesso ao Ensino Superior”.
Comentário: Confia-se que a produção textual se configura como uma oportunidade de trabalho com o professor de Língua Portuguesa para abordagem dos gêneros textuais.
Para fomentar a discussão e a produção textual, chame atenção dos alunos para aspectos tais como: a evasão escolar no Ensino Médio, expansão do Ensino Superior, a oferta de cursos técnicos, a Educação à Distância, entre outros. Para isso, sugere-se a leitura de notícias que podem ser buscadas na Internet sobre esses temas. A seguir, têm-se algumas sugestões, disponíveis nos endereços a seguir:
Comentário: Vale lembrar que as leituras propostas, anteriormente, são apenas sugestões e o professor pode selecionar outros textos sobre os temas discutidos.
ENRIQUEÇA SUA AULA
Acredita-se que a presente proposta possa ser mais dinâmica, utilizando-se planilhas eletrônicas como, por exemplo o Excel da Microsoft, para a construção e o preenchimento dos quadros sugeridos. Ela também pode ser enriquecida, se, ao trabalhar com esse software, o professor solicitar a elaboração de fórmulas de cálculo e apresentação gráfica da relação de candidatos por vaga em cada ano.
Referências
MASUMECI, Leonarda. Matemática, primeira série, ensino médio: fichas de matemática e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2005 (Multicurso. Coleção completa, v.8).
No endereço: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/inicio-rapido-criar-graficos-com-seus-dados-em-uma-planilha-HA010354473.aspx>, acessado em 03 jul. 2013, encontra-se disponível um tutorial de como gerar gráficos com os dados em de uma planilha usando o programa do Excel da Microsoft. Este material pode ser usado como apoio pelo professor.
Recomenta-se, ainda, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:
CUNHA, Luís Miguel. Estatística com Excel: uma aplicação das noções. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012208.pdf> Acesso em 25 jul. 2013.
D'AVILA, Geruza Tavares. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na cena da prova.Revista brasileira de orientação profissional. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 105-116. ISSN 1679-3390. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902003000100010&script=sci_arttext>. Acesso em 27 jul. 2013.
Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante o debate proposto.
O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a construção do quadro ou tabela proposta para o desenvolvimento da atividade e a autoavaliação, pois esta última permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas.
É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.
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