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O acesso ao Ensino Superior no Brasil: uma reflexão por meio do conhecimento matemático

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência de área 1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos, conforme habilidade H5 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
Duração das atividades
2 a 3 horas/aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Organização de dados em quadro ou tabela;
  • Estabelecimento de uma razão;
  • Realização de cálculo de porcentagem.
Estratégias e recursos da aula

Recursos Materiais

  • Folha de papel A4;
  • Uma calculadora por aluno.

 

Professor, inicialmente, para motivar os alunos a realizarem as atividades sugeridas, suscite o seguinte questionamento:

 

- Qual é a importância de um curso superior na melhoria das condições de vida de uma pessoa?

- No Brasil, há vagas no Ensino Superior para todos os estudantes que concluem o Ensino Médio?

- Qual a relação entre o número de vagas e o número de candidatos para o Ensino Superior no Brasil?

 

Comentário: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista, pois não há respostas certas. Porém, espera-se que os alunos percebam e opinem que o número de vagas ofertadas para o Ensino Superior é menor do que a demanda e que esta relação varia de ano para ano.

 

Para fomentar a discussão, apresente o quadro a seguir (quadro 1) e solicite que os alunos observem e analisem as informações nele apresentadas.

Quadro 1: Dados nacionais sobre o número de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.

 

Ano

Número de Candidatos

Número de vagas oferecidas

 

 
 
 

 

1991

1.985.825

516.663

 

1992

1.836.859

534.847

 

1993

2.029.523

548.678

 

1994

2.237.023

574.135

 

1995

2.653.853

610.355

 

1996

2.548.077

634.236

 

1997

2.715.776

699.198

 

1998

2.895.176

803.919

 

1999

3.435.168

969.159

 

2000

4.039.910

1.216.287

 

2001

4.260.261

1.408.492

 

2002

4.984.409

1.773.087

 

2003

4.900.023

2.002.733

 

2004

5.053.992

2.320.421

 

2005

5.060.956

2.435.987

 

2006

5.181.699

2.629.598

 

2007

5.191.760

2.823.942

 

Fonte: MEC/INEP/DEED – elaboração própria

 

Professor, ao expor os dados aborde ainda, questões implícitas que devem ser consideradas na análise dos dados, tais como: o sistema de cotas, os cursos mais e menos procurados, as regiões geográficas brasileiras ao expor, por exemplo, a maior concentração de oferta e demanda de vagas para a região Sudeste, entre outras. Para aprofundamento das discussões, sugere-se disponibilizar computadores com acesso à Internet para que os alunos busquem informações para fundamentar suas argumentações.

Como fonte de busca, sugira o endereço do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em 25 jul. 2013. Em particular, o atalho no canto superior esquerdo identificado como “Educação Superior” e depois, a opção “Censo da Educação Superior”. Posteriormente, solicite que os alunos deem um novo clique na opção “Evolução – 1980 a 2007” e/ou “Resumos Técnicos”, conforme ilustrado a seguir.

Figura 1: Visualização da página do Inep.
Pagina do INEP

 

Nesse endereço é disponibilizado arquivos com dados sobre o acesso ao Ensino Superior no Brasil. Aconselha-se a escolha pela versão mais nova, inclusive em Excel, com dados mais atuais. O arquivo é identificado como “Anos: 1991/2007” (figura 2).

 

Comentário: Se preferir, o professor pode sugerir o endereço em que se encontra o arquivo diretamente aos alunos. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/evolucao-1980-a-2007>. Acesso em 25 jul. 2013.

 

Figura 2: Visualização dos arquivos na página do Inep.
Visualização de arquivo

 

 Este arquivo é uma planilha com os dados de vestibulares no período indicado, inclusive, considerando as regiões geográficas brasileiras, número de vagas, inscritos, matrículas, conclusões, entre outros aspectos referentes à graduação (figura 3).

 

Figura 3: Visualização do relatório do Inep.
Arquivo do INEP

 

A expectativa é que o professor explore o relatório, sugerindo aos alunos a análise dos dados apresentados, tais como: ofertas regionais dos cursos, os números de inscritos por região, os números de concluintes gerais e regionais, solicite que os alunos analisem a região em que mora, entre outros aspectos.

Depois da exploração do relatório, sugira que os alunos incluam a coluna identificada como a “Razão candidato/vaga”, conforme ilustrado a seguir (quadro 2).

 

Quadro 2: Dados nacionais sobre o número de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.

 

Ano

Número de Candidatos

Número de vagas oferecidas

Razão candidato/vaga

 

 

 

 

1991

1.985.825

516.663

 

1992

1.836.859

534.847

 

1993

2.029.523

548.678

 

1994

2.237.023

574.135

 

1995

2.653.853

610.355

 

1996

2.548.077

634.236

 

1997

2.715.776

699.198

 

1998

2.895.176

803.919

 

1999

3.435.168

969.159

 

2000

4.039.910

1.216.287

 

2001

4.260.261

1.408.492

 

2002

4.984.409

1.773.087

 

2003

4.900.023

2.002.733

 

2004

5.053.992

2.320.421

 

2005

5.060.956

2.435.987

 

2006

5.181.699

2.629.598

 

2007

5.191.760

2.823.942

 

Fonte: MEC/INEP/DEED – elaboração própria.

 

Em seguida, convide os alunos a usarem os valores do quadro e, com o uso de uma calculadora, determinem a relação de candidato por vaga para todos os anos considerados e assim, preencham o quadro, conforme pode ser observado a seguir (quadro 3).

 

 Veja as respostas esperadas:

 

Quadro 3: Dados nacionais sobre o número de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.

 

Ano

Número de Candidatos

Número de vagas oferecidas

Razão candidato/vaga

 

 

 

 

1991

1.985.825

516.663

3,84

1992

1.836.859

534.847

3,43

1993

2.029.523

548.678

3,70

1994

2.237.023

574.135

3,90

1995

2.653.853

610.355

4,35

1996

2.548.077

634.236

4,02

1997

2.715.776

699.198

3,88

1998

2.895.176

803.919

3,60

1999

3.435.168

969.159

3,54

2000

4.039.910

1.216.287

3,32

2001

4.260.261

1.408.492

3,02

2002

4.984.409

1.773.087

2,81

2003

4.900.023

2.002.733

2,45

2004

5.053.992

2.320.421

2,18

2005

5.060.956

2.435.987

2,08

2006

5.181.699

2.629.598

1,97

2007

5.191.760

2.823.942

1,84

Fonte: MEC/INEP/DEED – elaboração própria

 

Para o estabelecimento da relação do número de candidatos por vaga, espera-se que os alunos consigam estabelecer a razão entre o número de candidatos pretendentes a cada ano pelo número de vagas oferecidas para esse ano, conforme os dados apresentados. Assim, por exemplo, para o ano de 2007 estabeleçam:

Razão  

 

Posteriormente, questione os alunos sobre o que eles podem inferir sobre os dados do quadro.

A resposta é pessoal, mas espera-se que os alunos percebam que há uma redução na relação candidato por vaga e que isso se deve ao aumento da demanda desproporcional à oferta de vagas para acesso à universidade.

 

Como atividade de encerramento das atividades, sugira aos alunos a produção de um texto dissertativo em que abordem questões discutidas durante a aula. Como tema, propõe-se: “Fatores que podem influenciar a relação de candidato por vaga no acesso ao Ensino Superior”.

 

Comentário: Confia-se que a produção textual se configura como uma oportunidade de trabalho com o professor de Língua Portuguesa para abordagem dos gêneros textuais.

 

Para fomentar a discussão e a produção textual, chame atenção dos alunos para aspectos tais como: a evasão escolar no Ensino Médio, expansão do Ensino Superior, a oferta de cursos técnicos, a Educação à Distância, entre outros. Para isso, sugere-se a leitura de notícias que podem ser buscadas na Internet sobre esses temas. A seguir, têm-se algumas sugestões, disponíveis nos endereços a seguir:

 

Comentário: Vale lembrar que as leituras propostas, anteriormente, são apenas sugestões e o professor pode selecionar outros textos sobre os temas discutidos.

 

ENRIQUEÇA SUA AULA

 

Acredita-se que a presente proposta possa ser mais dinâmica, utilizando-se planilhas eletrônicas como, por exemplo o Excel da Microsoft, para a construção e o preenchimento dos quadros sugeridos. Ela também pode ser enriquecida, se, ao trabalhar com esse software, o professor solicitar a elaboração de fórmulas de cálculo e apresentação gráfica da relação de candidatos por vaga em cada ano.

 

Referências

MASUMECI, Leonarda. Matemática, primeira série, ensino médio: fichas de matemática e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2005 (Multicurso. Coleção completa, v.8).

Recursos Complementares

No endereço: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/inicio-rapido-criar-graficos-com-seus-dados-em-uma-planilha-HA010354473.aspx>, acessado em 03 jul. 2013, encontra-se disponível um tutorial de como gerar gráficos com os dados em de uma planilha usando o programa do Excel da Microsoft. Este material pode ser usado como apoio pelo professor.

 

Recomenta-se, ainda, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:

CUNHA, Luís Miguel. Estatística com Excel: uma aplicação das noções. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012208.pdf> Acesso em 25 jul. 2013.

D'AVILA, Geruza Tavares. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na “cena da prova.Revista brasileira de orientação profissional. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 105-116. ISSN 1679-3390. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902003000100010&script=sci_arttext>. Acesso em 27 jul. 2013. 

Avaliação

Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante o debate proposto.

O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a construção do quadro ou tabela proposta para o desenvolvimento da atividade e a autoavaliação, pois esta última permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas.

É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.

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