03/09/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Maria Cecília Vieira de Carvalho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Os alunos poderão aprender sobre um dos mais importantes períodos do Brasil, um período autoritário que ficou conhecido como Estado Novo e teve inicio no dia 10 de Novembro de 1937 com um golpe liderado por Getúlio Vargas.
Poderão aprender mais sobre a economia e a política do país, entendendo o desenvolvimento do processo histórico.
É necessário que os alunos saibaam o conatexto do goalpe, enteaaaandendo as forças políticas e econômicas que atuavam no país naquela época, a saber a Primeira República . Para que a aula se desenvolva da melhor maneira possível, os estudantes precisam conhecer como o Getúlio Vargas chegou ao poder.
Desenvolvimento:
1a Aula:
O professor deve iniciar a aula com uma breve introdução sobre o período do Estado Novo, explicitando os motivos que levaram ao golpe, os desdobramentos e consequências.
Para deixar a aula mais dinâmica, o professor deve apresentar, durante sua explanação, imagens e vídeos capazes de ilustrar o tema, facilitando o entendimento e a fixação do conteúdo.
Estado Novo: período de controle e concessão aos trabalhadores.
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/Vargas%20-%20Estado%20Novo.jpg
O estado novo e a nova Constituição
Fonte: http://www.jblog.com.br/media/41/20071108-10111937%20-%20capa%20blog.jpg
A Era Vargas
Fonte: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/questoes/imagens_questoes/2003_1ex_q51_ciencias_humanas.jpg
Vargas renuncia, Chega ao fim o Estado Novo.
Fonte:http://www.jblog.com.br/media/149/20101028-291045blog.jpg
Após a introdução e a explicação do professor neste primeiro momento, os alunos deverão se debruçar sobre o tema, contextualizando o período, entendendo e compreendendo o tema em diferentes fontes.
Sugestões de sites a serem consultados:
1 - http://www.mundovestibular.com.br/articles/4375/1/ERA-VARGAS/Paacutegina1.html
2a Aula:
Após as explicações, as pesquisas e discussões da aula anterior, o professor devera dividir a turma em dois grandes grupos. Cada grupo receberá um
tema, deverá pesquisar, debater e apresentar para o restante da turma e para o professor.
Grupo 1: Deverá debruçar-se sobre o seguinte questionamento: O que é Democracia? Pontos Positivos e Pontos Negativos.
Grupo 2: Deverá debruçar-se sobre o seguinte questionamento: O que é Ditadura? Pontos Positivos e Pontos Negativos.
Quando os grupos finalizarem os trabalhos, o professor deverá mediar uma intensa discussão, em que os grupos apresentarão os resultados dos seus respectivos trabalhos e debaterão.
Sugestões:
Grupo 2http://www.significados.com.br/ditadura/ http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=7576
Nos últimos 15 minutos da aula , o professor solicitará a cada estudante, que produza um artigo de opinião sobre os conceitos de ditadura e democracia que deverá ser entregue na próxima aula. Essa atividade é primordial, para que os alunos desenvolvam uma opinião critica, para poder identificar essas características em diferentes momentos históricos.
3a Aula
O professor deverá dividir os alunos em grupos de 5 pessoas, que pesquisarão no seguinte site:
http://www.jb.com.br/busca/?q=O+estado+novo
Pesquisando nesse endereço, os alunos terão contato com as manchetes de jornais e noticias da época, contextualizando os acontecimentos, fortalecendo o aprendizado.
Num segundo momento da aula, cada grupo deverá produzir noticias de jornais, como se estivessem na época dos acontecimentos, exemplificando o que, segundo eles, mais caracteriza o Estado Novo.É necessário instruir previamente os alunos a separar algumas imagens, que poderão ser utilizadas nos trabalhos.
Passo a passo da atividade:
1) Os alunos reunidos em grupos, após fazerem todas as pesquisas necessárias, deverão criar um nome e logomarca para o Jornal.
2) Os alunos deverão montar as notícias em papel cartão, cartolina ou papel oficio, dependendo da preferência do professor e da disponibilidade de materiais na escola.
3) Finalizada a atividades os alunos deverão apresentar o Jornal, e suas noticias para toda a turma.
http://www.youtube.com/watch?v=-IZ0VmTsIFE
Série narrada pelo historiador Bóris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até os dias atuais. A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história.
O professor deverá avaliar os estudantes com base na coerência e consistência do artigo de opinião, na manchete de jornal que eles produziram e na participação de cada estudante nos debates e discussões.
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