Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Estado Novo e seus desdobramenatos

 

03/09/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Maria Cecília Vieira de Carvalho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender sobre um dos mais importantes períodos do Brasil, um período autoritário que ficou conhecido como Estado Novo e teve inicio no dia 10 de Novembro de 1937 com um golpe liderado por Getúlio Vargas.

Poderão aprender mais sobre a economia e a política do país, entendendo o desenvolvimento do processo histórico.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibaam o conatexto do goalpe, enteaaaandendo as forças políticas e econômicas que atuavam no país naquela época, a saber a Primeira República . Para que a aula se desenvolva da melhor maneira possível, os estudantes precisam conhecer como o Getúlio Vargas chegou ao poder.

Estratégias e recursos da aula

Desenvolvimento:

1a Aula:

O professor deve iniciar a aula com uma breve introdução sobre o período do Estado Novo, explicitando os motivos que levaram ao golpe, os desdobramentos e consequências.

Para deixar a aula mais dinâmica, o professor deve apresentar, durante sua explanação, imagens e vídeos capazes de ilustrar o tema, facilitando o entendimento e a fixação do conteúdo.

 

Estado Novo 1

Estado Novo: período de controle e concessão aos trabalhadores.

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/Vargas%20-%20Estado%20Novo.jpg

 

Constituiçao 1

O estado novo e a nova Constituição

Fonte: http://www.jblog.com.br/media/41/20071108-10111937%20-%20capa%20blog.jpg

 

charge 3

A Era Vargas

Fonte: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/questoes/imagens_questoes/2003_1ex_q51_ciencias_humanas.jpg

 

renuncia

Vargas renuncia, Chega ao fim o Estado Novo.

Fonte:http://www.jblog.com.br/media/149/20101028-291045blog.jpg

 

 

Após a introdução e a explicação do professor neste primeiro momento, os alunos deverão se debruçar sobre o tema, contextualizando o período, entendendo e compreendendo o tema em diferentes fontes.

Sugestões de sites a serem consultados:

1 - http://www.mundovestibular.com.br/articles/4375/1/ERA-VARGAS/Paacutegina1.html

2 - http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/estado-novo-1937-1945-a-ditadura-de-getulio-vargas.htm

 

2a Aula:

Após as explicações, as pesquisas e discussões da aula anterior, o professor devera dividir a turma em dois grandes grupos. Cada grupo receberá um

tema, deverá pesquisar, debater e apresentar para o restante da turma e para o professor.

 

Grupo 1: Deverá debruçar-se sobre o seguinte questionamento: O que é Democracia? Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Grupo 2: Deverá debruçar-se sobre o seguinte questionamento: O que é Ditadura? Pontos Positivos e Pontos Negativos.

 

Quando os grupos finalizarem os trabalhos, o professor deverá mediar uma intensa discussão, em que os grupos apresentarão os resultados dos seus respectivos trabalhos e debaterão.

 

Sugestões:

Grupo 1 http://www.significados.com.br/democracia/ http://www.infoescola.com/sociologia/democracia/ http://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html

 

 

Grupo 2http://www.significados.com.br/ditadura/ http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=7576

Nos últimos 15 minutos da aula , o professor solicitará a cada estudante, que produza um artigo de opinião sobre os conceitos de ditadura e democracia que deverá ser entregue na próxima aula. Essa atividade é primordial, para que os alunos desenvolvam uma opinião critica, para poder identificar essas características em diferentes momentos históricos.

3a Aula

O professor deverá dividir os alunos em grupos de 5 pessoas, que pesquisarão no seguinte site:

http://www.jb.com.br/busca/?q=O+estado+novo

Pesquisando nesse endereço, os alunos terão contato com as manchetes de jornais e noticias da época, contextualizando os acontecimentos, fortalecendo o aprendizado.

Num segundo momento da aula, cada grupo deverá produzir noticias de jornais, como se estivessem na época dos acontecimentos, exemplificando o que, segundo eles, mais caracteriza o Estado Novo.É necessário instruir previamente os alunos a separar algumas imagens, que poderão ser utilizadas nos trabalhos.

Passo a passo da atividade:

1) Os alunos reunidos em grupos, após fazerem todas as pesquisas necessárias, deverão criar um nome e logomarca para o Jornal.

2) Os alunos deverão montar as notícias em papel cartão, cartolina ou papel oficio, dependendo da preferência do professor e da disponibilidade de materiais na escola.

3) Finalizada a atividades os alunos deverão apresentar o Jornal, e suas noticias para toda a turma.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=-IZ0VmTsIFE

Série narrada pelo historiador Bóris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até os dias atuais. A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história.

Avaliação

O professor deverá avaliar os estudantes com base na coerência e consistência do artigo de opinião, na manchete de jornal que eles produziram e na participação de cada estudante nos debates e discussões.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.