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“O anticomunismo no Brasil entre 1935 e o Golpe Civil-Militar de 1964”

 

29/08/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender as práticas, valores e ideias associas ao anticomunismo.

 

- Entender os fundamentos ideológicos e as matrizes que forneceram subsídios para as representações do anticomunismo.

 

- Analisar algumas das principais representações relacionadas ao Comunismo entre 1935 e 1964.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Revolução Russa de 1917.

 

Estado Novo (1937-1945).

 

Revolução Cubana (1959).

 

Governo de João Goulart (1961-1964).

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Desde da fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1922, e principalmente a partir do aumento da influência do PCB na vida política brasileira, a partir da década de 1930, os embates entre comunismo e anticomunismo assumiram uma posição chave na vida pública nacional.  O anticomunismo é elemento fundamental para o devido entendimento de momentos importantes da história do País, destacando-se duas ocasiões: primeiro, o período 1935-1937 interregno em que aconteceram o Levante Comunista de 1935 e teve início o do Estado Novo; segundo, no decorrer do Governo João Goulart e o Golpe Civil-Militar que, em 1964, instaurou uma ditadura que perdurou até 1985, colocando em prática uma política de supressão das liberdades públicas, com o fim das garantias constitucionais, censura e tortura.

 

1ª. AULA

 

DESENVOLVIMENTO

Nesse primeiro momento é de suma importância que os alunos possam travar conhecimento e definir os traços gerais do que seria o objeto de estudo da aula, ou seja, o anticomunismo. Nesse sentido, o professor deve trabalhar o conceito de anticomunismo através da leitura do texto abaixo que versa sobre o tema. Cada aluno deve ler individualmente o artigo intitulado “Os militares e o governo João Goulart”, que se encontra no site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Fundação Getúlio Vargas:

 http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/AConjunturaRadicalizacao/O_anticomunismo_nas_FFAA (Acesso em: 18.08.2013)

 

Os alunos deverão ler o texto indicado, seguindo o roteiro abaixo que vai servir como fio condutor e orientador a respeito dos temas abordados, essenciais a compreensão do anticomunismo no Brasil, tais como:

 - Definição de anticomunismo;

- Forças políticas e sociais ligadas ao anticomunismo;

 - O papel da revolta comunista de 1935 no crescimento e consolidação de um sentimento anticomunista no Brasil;

 - A relação entre anticomunismo e o Golpe de 1964;

 

Em seguida, o professor deve trabalhar duas matrizes ideológicas que formam o espectro de representações a respeito do anticomunismo: catolicismo, nacionalismo. O professor deve dividir a turma em dois grupos distintos, cada um responsável por um dos três temas. Então, os grupos devem ler os documentos históricos indicados, em que existe a relação entre a matriz e sua respectiva visão anticomunista. Por fim, cada grupo vai apresentar sua síntese do documento e sua análise sobre o anticomunismo católico, nacionalista. Os alunos devem ser capazes de perceber as visões católica e nacionalista do comunismo através da pesquisa em fontes históricas.

a)   Matriz do catolicismo. O grupo responsável por essa matriz fica encarregado da leitura, resumo e análise da “Carta Encíclica Divinis Redemptoris de Sua Santidade Papa Pio XI, Sobre o Comunismo Ateu”, 19 de março de 1937. A preocupação dos alunos deve ser como o catolicismo concebe o comunismo. A encíclica se encontra no link abaixo:

http://www.vatican.va/holy_father/pius_xi/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19370319_divini-redemptoris_po.html (Acesso em: 18.08.2013)

 

b)    Matriz do nacionalismo. O grupo responsável por essa matriz fica encarregado da leitura, resumo e análise de um discurso do, então, Presidente da República Getúlio Vargas à Nação Brasileira, em 1° de janeiro de 1936. A preocupação dos alunos deve ser entender como Vargas concebe o comunismo do ponto de vista dos seus pretensos perigos para a Nação. O discurso se encontra no link abaixo, páginas 347 à 352:

http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/7264/getulio_vargas.pdf?sequence=1 (Acesso em: 18.08.2013)

 

2ª. AULA

A revolta comunista de 1935 foi o primeiro momento de consolidação e disseminação do anticomunismo no Brasil. O professor iniciará a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre o Levante Comunista de 1935, por meio da exibição de um documentário, com duração de 97 minutos, chamado “35, O Assalto ao Poder”, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=MAZVral9UyQ&hd=1 (acesso em: 19.08.2013).

O professor deverá destacar, de forma expositiva, pontos centrais do documentário que esclarecem o evento narrado e o contexto político e estimular a participação dos alunos.

 

3ª. AULA

Em seguida, o educador vai trabalhar com os seus alunos o imaginário anticomunista criado na década de 1930, principalmente em razão dos Levante Comunista de 1935. Nessa fase o professor deve desenvolver juntamente com os alunos a noção de representação, entendida como ideias, doutrinas, imagens e signos através das quais as pessoas pensavam, sentiam e imaginavam o comunismo.

A análise das representações anticomunistas vai se basear no estudo de fontes iconográficas de dois tipos: uma charge e uma ilustração.  A partir das informações do filme projetado e dos documentos e textos lidos nas aulas anteriores, os estudantes irão interpretar as imagens a seguir em uma análise oral, utilizando a iconografia como fontes de pesquisa e informação histórica. O professor deverá incentivar os estudantes: primeiro, a destacarem personagens, cenário, legendas e objetos presentes nas imagens; segundo, a cruzarem as informações dos textos e do filme com os dados das imagens.

 

Primeira Imagem:

Panela do Diabo

Legenda: A Panela do Diabo. Data: 15.06.1935.Fonte: A Ofessinva.

 

Na charge A Panela do Diabo, o professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento da associação do comunismo a representações diabólicas.

 

Segunda imagem:

Comunistas assassinos

Legenda: Comunistas assassinado a traição. Representação de  assassinato de oficiais legalistas que, hipoteticamente, dormiam em quartéis do Rio de Janeiro. ,Fato esse nunca comprovado. Fonte: Maquis. Data: dezembro de 1962.

 

O professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento da associação do comunismo a representações ligadas as ideias de vilania e traição.

 

4ª. AULA

 

A proposta é que o educador, a princípio, ofereça aos estudantes a possibilidade da construção de uma visão dos traços gerais da vida política da época do Governo do Presidente João Goulart (1961-1964). A construção do contexto ocorrerá através da leitura de um texto sobre as Reformas de Base no Governo Jango, que se encontra no site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Fundação Getúlio Vargas:

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base (acesso em: 19.08.2013).

 

Em seguida, o educador vai trabalhar com os seus alunos o imaginário anticomunista criado durante o período do Governo João Goulart (1961-1964). Assim como na aula anterior, o professor deve desenvolver juntamente com os alunos a noção de representação, entendida como ideias, doutrinas, imagens e signos através das quais as pessoas pensavam, sentiam e imaginavam o comunismo.

 

A análise das representações anticomunistas vai se basear no estudo de fontes iconográficas de dois tipos: duas charges e um desenho impresso.  A partir das informações do filme projetado e dos documentos e textos lidos nas aulas anteriores, os estudantes irão interpretar as imagens a seguir em uma análise oral, utilizando a iconografia como fontes de pesquisa e informação histórica. O professor deverá incentivar os estudantes: primeiro, a destacarem personagens, cenário, legendas e objetos presentes nas imagens; segundo, a cruzarem as informações dos textos e do filme com os dados das imagens.

Catecismo anticomunista

Legenda: Capa do Livro O Catecismo Anticomunista, autoria do Arcebispo Diamantinense D. Sigaud. Data: 1962. Fonte: MOTTA, Rodrigo Patto. Em Guarda Contra o Perigo Vermelho. São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2002.

O professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento do tom católico da representação que mostra a Virgem de Fátima pisando sobre o comunismo, simbolizado pelo monstro do apocalipse. 

 

Comunismo a conta gotas

Legenda: Charge Fidel envia comunismo a conta gostas. Fonte:Correio da Manhã, 31.01.1963.

O professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento da associação do comunismo à ameaça estrangeira que destrói os valores nacionais.

 

Reformas de Base.

Legenda: Jango, as Reformas de Base e o Comunismo. Fonte:  O Estado de São Paulo, 28.08.1963.

O professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento da associação do comunismo à figura do Presidente João Goulart.

 

CONCLUSÃO

Os alunos deverão ser incentivados a perceber como se deu a construção de uma imaginário anticomunista no Brasil, através do estudo de dois contextos históricos distintos, analisando fontes iconográficas e compreendo a noção de representação.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

 

- Anticomunismo, disponível em: http://www.infoescola.com/sociedade/anticomunismo/ . Acesso em: 19.09. 2013.

 

-Governo João Goulart. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm Acesso em: 19.09. 2013.

 

Sugestão de link para o professor:

 

- Sobre o Levante Comunista de 1935. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/RevoltaComunista. Acesso em: 19.09. 2013.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de analisar a fonte iconográfica, na sua desenvoltura no debate e na acuidade crítica em relação às fontes audiovisual e escrita. Deverão ser avaliados quanto à sua interpretação de fontes históricas impressas, assim como na apresentação das suas conclusões.

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