Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Auto-retrato em fotomontagem

 

10/10/2009

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar uma técnica não-convencional de representação de si mesmo/a
  • Conhecer o que é e como se faz uma fotomontagem utilizando fotocópias (xérox) e realizar interferências sobre as mesmas
  • Ampliar o repertório, a capacidade expressiva e de criação através de recursos mais atuais e menos tradicionais de representação.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Termos: AUTO-RETRATO E FOTOMONTAGEM
Estratégias e recursos da aula
  • Pedir ao grupo que recolha em seus acervos de fotografias pessoais, aquelas que mais gostem de si mesmo/a, não importando a idade que apareça na foto.
  • Depois de fazer fotocópias das mesmas, recortar e colar sobre outra folha (branca)
  • Realizar interferências: cortando elementos, acrescentando desenhos e outras imagens retiradas de revistas, colorindo a fotocópia, ou seja, alterando a imagem original e recriando sobre ela uma nova.

Veja o trabalho abaixo, realizado por um aluno de 6º ano (5ª série):

Sugestão: Fazer uma exposição dos trabalhos em sala ou corredores

Recursos Complementares
  • Para saber mais sobre o termo FOTOMONTAGEM:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3870&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8

  • Ver aula no Portal do Professor: "Auto-retrato na pintura"
Avaliação

Verificar se o/a aluno/a realizou a proposta, observando se alterou visualmente sua própria fotografia (fotocópia) e o entorno (fundo). Fazer uma avaliação oral sobre o grau de dificuldade, o quanto o/a aluno/a investiu para que o resultado fosse satisfatório. Caso não tenha obtido um resultado visual favorável, provocar uma conversa para que o/a próprio/a aluno/a faça uma auto-avaliação e tente detectar o que faltou, onde podia melhorar a produção, quais os fatores que levaram ao resultado insatisfatório, etc 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Iris Messa, CIEP-São Luiz Gonzaga , Mato Grosso do Sul - disse:
    irismessa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    *Achei a aula muito interesante,proveitosa e facil compreensão . A minha nota 10.


  • Silvana Soares da Silva, Escola Estadual Planaltina , Paraná - disse:
    silsoasilpasa@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otima adorei, fiz com meus alunos e saiu trabalhos maravilhosos


  • antonia, Neutel Maia , Acre - disse:
    toynhafofa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante essa forma de trabalhar arte visual,além de descobrir novos talentos ajuda o aluno a pensar sobre que ele realmente é,do que realmente gosta. parabéns !


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.