21/08/2013
Eliana Dias, Lazuita Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-JN1zrszGJ6U/T9spvGxb5WI/AAAAAAAAAm8/0aj9GanLpKo/s400/quebrando+o+gelo.jpg>. Acesso em 20 ago. 2013.
Primeiramente o professor fará uma revisão com os alunos sobre as vozes verbais, ressaltando as ideias de "sujeito agente" e "sujeito paciente".
Sugerimos que o professor comece a aula anotando no quadro o termo "Vozes verbais" ou "Vozes do verbo" e perguntando aos alunos sobre quantas e quais são as vozes verbais, e vá anotando no quadro alguns exemplos.
Para finalizar essa primeira atividade de revisão, se o professor julgar necessário, seguem abaixo algumas sugestões de páginas da internet, para que o professor imprima uma pequena revisão sobre as vozes verbais.
Links para trabalhar vozes verbais:
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/vozes-verbais.htm>. Acesso em 20 ago. 2013.
Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php>. Acesso em 20 ago. 2013.
Disponível em: <http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/02/23/300x400-leitura.jpg>. Acesso em 20 ago. 2013.
Após a ativação de conhecimentos prévios, o professor dividirá a turma em duplas para fazerem a leitura de um material muito rico, que traz uma proposta de leitura mais crítica das manchetes de jornais.
Trata-se do texto de autoria de Luzia Bueno, da Universidade São Francisco - USF.
Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/anais-jornal/jornal4/comunicacoesPDF/32_manchetesBUENO.pdf>. Acesso em 20 ago. 2013.
O professor pedirá para que os alunos façam a leitura do texto individualmente, e depois que discutam em dupla e anotem no caderno alguns conceitos importantes presentes nesse material, fazendo um estudo dirigido do mesmo, atendendo as seguintes questões:
Após a leitura e o fichamento do texto, o professor deverá discutir com os alunos um pouco mais sobre as noções de papel temático, partindo das respostas dos alunos ao questionário sobre o texto. Além disso, é importante anotar os exemplos criados pelos alunos no quadro negro, e discutir com a sala toda se os exemplos servem ou não para exemplificar cada um dos conceitos.
Disponível em: <http://portalconectar.com/edit/albuns/artigos/8b6d3272ac88aeffd794c888be51c95c.jpg>. Acesso em 20 ago. 2013.
Os alunos deverão fazer uma análise de manchetes de jornais nacionais ou regionais, tal como fez a autora do texto o qual eles fizeram o fichamento.
Para essa atividade o professor pode proceder de duas maneiras:
Caso o professor opte pela opção 2 de levar os alunos para o laboratório de informática para pesquisarem notícias de jornais, selecionamos alguns sites de jornais eletrônicos:
Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em 20 ago. 2013.
Disponível em: <http://www.r7.com>. Acesso em 20 ago. 2013.
Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em 20 ago. 2013.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br>. Acesso em 20 ago. 2013.
Cada dupla deverá analisar pelo menos 8 manchetes diferentes, se possível de pelo menos dois jornais distintos.
Os alunos deverão em sua análise:
As duplas farão uma apresentação para toda a classe de pelo menos duas análises feitas das manchetes, sendo que ao final de cada uma das análises, os colegas das outras duplas poderão lançar interpretações outras sobre os papéis temáticos do sujeito das manchetes, de forma a complementar a análise dos colegas.
Caso o professor se interesse, segue um material mais aprofundado sobre papéis temáticos no link abaixo.
Disponível em: <http://adalexfedalto.blogspot.com.br/2011/12/estudo-dos-papeis-tematicos-uma.html>. Acesso em 20 ago. 2013.
Ressaltamos que no ítem "2.2.2.1. Tipos de papéis temáticos" o autor traz uma relação de tipos de papéis temáticos bem interessante e com exemplos, vale a pena conferir.
Os alunos serão avaliados processualmente, no decorrer de todas as atividades.
Pontualmente, o professor poderá avaliar os alunos por meio do fichamento do texto e por meio das análises que os alunos farão das manchetes de jornais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!