Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os papéis temáticos nas manchetes

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O que são papéis temáticos;
  • a importância da compreensão dos papéis temáticos na construção de sentidos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero manchete;
  • vozes verbais (ativa, passiva, reflexiva);
  • sujeito e predicado.
Estratégias e recursos da aula

Recursos

  • Quadro negro e giz;
  • texto impresso sobre papéis temáticos;
  • jornais impressos (ou reserva de um laboratório de informática para consulta de jornais eletrônicos).

Estratégias

  • Leitura de artigo científico em duplas;
  • estudo dirigido de texto;
  • análise de manchetes de jornais (em duplas ou pequenos grupos)
  • pesquisa na internet (se necessário)
  • socialização das análises feitas.

Módulo 1

Atividade 1

quebrando o gelo

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-JN1zrszGJ6U/T9spvGxb5WI/AAAAAAAAAm8/0aj9GanLpKo/s400/quebrando+o+gelo.jpg>. Acesso em 20 ago. 2013.
 

Primeiramente o professor fará uma revisão com os alunos sobre as vozes verbais, ressaltando as ideias de "sujeito agente" e "sujeito paciente".

Sugerimos que o professor comece a aula anotando no quadro o termo "Vozes verbais" ou "Vozes do verbo" e perguntando aos alunos sobre quantas e quais são as vozes verbais, e vá anotando no quadro alguns exemplos.

Para finalizar essa primeira atividade de revisão, se o professor julgar necessário, seguem abaixo algumas sugestões de páginas da internet, para que o professor imprima uma pequena revisão sobre as vozes verbais.

Links para trabalhar vozes verbais:

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/vozes-verbais.htm>. Acesso em 20 ago. 2013.

Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php>. Acesso em 20 ago. 2013.

 

Atividade 2

leitura

Disponível em: <http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/02/23/300x400-leitura.jpg>. Acesso em 20 ago. 2013.
 

Após a ativação de conhecimentos prévios, o professor dividirá a turma em duplas para fazerem a leitura de um material muito rico, que traz uma proposta de leitura mais crítica das manchetes de jornais.

Trata-se do texto de autoria de Luzia Bueno, da Universidade São Francisco - USF.

Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/anais-jornal/jornal4/comunicacoesPDF/32_manchetesBUENO.pdf>. Acesso em 20 ago. 2013.
 

O professor pedirá para que os alunos façam a leitura do texto individualmente, e depois que discutam em dupla e anotem no caderno alguns conceitos importantes presentes nesse material, fazendo um estudo dirigido do mesmo, atendendo as seguintes questões:

  1. O que são papéis temáticos?
  2. Quais os papéis temáticos foram elencados pela autora do texto?
  3. Elaborem pelo menos dois exemplos para cada um dos papéis temáticos elencados no texto.
  4. Qual a diferença entre sujeito agente (sintaticamente) e o papel temático agente?

Atividade 3

Após a leitura e o fichamento do texto, o professor deverá discutir com os alunos um pouco mais sobre as noções de papel temático, partindo das respostas dos alunos ao questionário sobre o texto. Além disso, é importante anotar os exemplos criados pelos alunos no quadro negro, e discutir com a sala toda se os exemplos servem ou não para exemplificar cada um dos conceitos.

 

Módulo 2

Atividade 1

manchetes

Disponível em: <http://portalconectar.com/edit/albuns/artigos/8b6d3272ac88aeffd794c888be51c95c.jpg>. Acesso em 20 ago. 2013.
 

Os alunos deverão fazer uma análise de manchetes de jornais nacionais ou regionais, tal como fez a autora do texto o qual eles fizeram o fichamento.

Para essa atividade o professor pode proceder de duas maneiras:

  1. Levar jornais suficientes para que cada dupla tenha pelo menos dois jornais para analisarem suas manchetes de capa;
  2. Levar os alunos para o laboratório de informática para que eles acessem jornais eletrônicos e para que analisem as manchetes dos mesmos.

Caso o professor opte pela opção 2 de levar os alunos para o laboratório de informática para pesquisarem notícias de jornais, selecionamos alguns sites de jornais eletrônicos:

Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em 20 ago. 2013.

Disponível em: <http://www.r7.com>. Acesso em 20 ago. 2013.

Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em 20 ago. 2013.

Disponível em: <http://www.estadao.com.br>. Acesso em 20 ago. 2013.

 

Cada dupla deverá analisar pelo menos 8 manchetes diferentes, se possível de pelo menos dois jornais distintos.

Os alunos deverão em sua análise:

  • Copiar a manchete no caderno (se for possível recortar os jornais impressos, poderão recortar a notícia, com a manchete destacada);
  • analisar sintaticamente a manchete, observando as vozes verbais e a presença de sujeito agente ou paciente;
  • identificar qual papel temático pode ser atribuído ao sujeito sintático da oração principal da manchete;
  • destacar se há ou não o papel temático de agente em alguma delas;
  • elaborar uma justificativa possível para a presença ou ausência do papel temático de agente nas manchetes analisadas.

 

Atividade 2

As duplas farão uma apresentação para toda a classe de pelo menos duas análises feitas das manchetes, sendo que ao final de cada uma das análises, os colegas das outras duplas poderão lançar interpretações outras sobre os papéis temáticos do sujeito das manchetes, de forma a complementar a análise dos colegas.

Recursos Complementares

Caso o professor se interesse, segue um material mais aprofundado sobre papéis temáticos no link abaixo.

Disponível em: <http://adalexfedalto.blogspot.com.br/2011/12/estudo-dos-papeis-tematicos-uma.html>. Acesso em 20 ago. 2013.

Ressaltamos que no ítem "2.2.2.1. Tipos de papéis temáticos" o autor traz uma relação de tipos de papéis temáticos bem interessante e com exemplos, vale a pena conferir.

Avaliação

Os alunos serão avaliados processualmente, no decorrer de todas as atividades.

Pontualmente, o professor poderá avaliar os alunos por meio do fichamento do texto e por meio das análises que os alunos farão das manchetes de jornais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.