Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Retrato em tela

 

10/10/2009

Autor y Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Considerando o conceito de "retrato" nas artes visuais, criar uma pintura que tenha uma pessoa como tema.
  • Fazer um estudo preparatório sobre a/o modelo em suas características físicas, de acordo com a personalidade que se quer realçar da/o retratado.
  • Pesquisar cores, formas, texturas que valorizem o/a retratado.
  • Conhecer a técnica da pintura sobre tela
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
  • Depois de conversar sobre o tema da aula, propor que o grupo faça um esboço da pessoa a ser retratada, utilizando papel e lápis - o que permite alterações, caso haja mudanças de idéia ou erros
  • Sugestão de possíveis temas: pessoas da família, amigos e/ou amigas, ídolos (artistas, atletas, etc)
  • Deixar que cada aluno/a faça sua própria escolha, podendo discutir como será a representação durante a construção do esboço.
  • Acompanhar a construção do esboço, momento propício para dar orientações, esclarecimentos e ajudar a encontrar soluções mais individualizadas.
  • Ao ter o esboço pronto, o/a aluno/a pode transferir o desenho para tela (tomar os cuidados necessários para não danificar o material)
  • Iniciar a pintura após a primeira etapa concluída (pode-se usar: Guache, Têmpera ou Acrílica - preferencialmente tintas à base de água, por conta da secagem mais rápida)
  • As aulas de preparação do esboço tanto quanto a de preenchimento dos espaços na tela, são momentos importantes, pois durante as práticas, muitas dúvidas surgem assim como novas idéias, cabe a professora/ao professor acompanhar todas as etapas, auxiliando a quem necessitar.
  • Outros elementos podem se aderir à pintura, como colagem de areia, pedrinhas, folhas secas, retalhos, rendas, e outros
  • Motive o grupo a usar a criatividade, buscando outros materiais para serem misturados a tinta, obtendo uma pintura mais texturada e com relevos.
Avaliação

A avaliação pode ser feita em duas etapas: 1- Elaboração do esboço e 2- Acabamentos da pintura

É importante discutir com o grupo durante o processo de criação e produção, isso permite ter acesso às dúvidas e ajudar a encontrar soluções junto com alunos/as. Avaliar o processo é mais importante do que apenas o resultado final. Para isso é fundamental que as etapas da atividade se realize durante a aula, assim fica mais fácil perceber o andamento dos trabalhos, permitindo uma avaliação mais acertada de cada um/a.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.