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“Vamos aproximar os familiares da Instituição por meio de uma oficina de marcenaria?”.

 

14/09/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender a interagir com outras crianças e seus familiares;

- Compartilhar os espaços, as ideias e os planos entre os envolvidos;

- Ampliar o universo cultural e vivencial;

- Desenvolver a criatividade e a imaginação.

Duração das atividades
A atividade será dividida em três etapas, compreendendo 30 minutos a uma hora cada uma delas. A proposta poderá ser em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, essa aula é destinada a crianças acima de 4 anos de idade. 

É importante que o professor, sempre que possível, converse com os familiares, e construa parcerias no que diz respeito ao trabalho com as crianças.

Estratégias e recursos da aula

                                              

                                                              gepeto

 Fonte : http://www.marcenariagepeto.com.br/      

 

Primeira Etapa: Pinóquio, grilo falante, Gepeto, como vincular a estória a uma oficina de marcenaria.       

 

 

Duração: Em torno de 30 minutos.

 

Material: Equipamento audiovisual para reproduzir arquivo; uma máquina fotográfica digital, papel de diferentes texturas e cores, lápis preto, caneta hidrocor, giz de cera.

 

Local: Na sala de aula.

 

Proposta:

             O professor organizará o grupo em uma roda, sentado confortavelmente, para juntos assistirem um DVD. O professor deverá previamente organizar o local onde será realizada a atividade e o material com o qual reproduzirá as imagens acerca da estória de Pinóquio, disponível em:

 

http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm

 

Ao final o professor conduzirá uma conversa sobre a estória e instigará as crianças sobre a importância da profissão de um dos personagens, o Gepeto, que é marceneiro. O docente deverá indagar as crianças sobre o que elas conhecem a respeito da marcenaria, podendo se apoiar em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcenaria

Em meio a conversa, o professor proporá às crianças a construção de brinquedos com a ajuda dos pais e familiares! Este convite deverá ser feito com empolgação e de forma desafiante no sentido de possibilitar que as crianças se interessem pela atividade. Uma vez que o convite foi aceito, o professor instigará as crianças a pensarem sobre o que é necessário para realizar uma oficina de marcenaria e em seguida as convida a fazerem uma cartinha para os pais, para que eles participem da construção de brinquedos de madeira.

Se o professor não tiver habilidade com as ferramentas de marcenaria, deverá procurar ou identificar alguém com esta habilidade para estar junto nas oficinas, com o intuito de operacionalizar as ferramentas em cada etapa.

O professor deverá combinar com as crianças e seus pais para que tragam as ferramentas que tiverem em casa como: serrotes, martelos, alicates, pé de cabra, entre outros.

Deverá providenciar, para o dia da marcenaria, pedaços de madeira do tipo Pinus elliotti que é uma espécie de pinheiro ou outra madeira de fácil trabalhabilidade, isto é, fácil de lixar, furar, fixar pregos, colar adereços. Esta madeira deverá ser cortada em diferentes pedaços e em quantidade suficiente para que o grupo possa ter alternativas de escolha para as suas criações.

       

 

Segunda Etapa: ”Então, mãos a obra marceneiros!”.

 

Este momento deverá ser organizado pelo professor, de forma que cada criança possa confeccionar um brinquedo com o seu familiar.

O adulto deverá incentivar a criatividade das crianças, deixando que definam o que querem produzir e como querem fazê-lo, ajudando-as na seleção dos materiais adequados para seus projetos e, principalmente, no manuseio das ferramentas. Para garantir a segurança das crianças, o professor deverá combinar regras para o manuseio das ferramentas e pregos, como por exemplo: O adulto deverá iniciar as primeiras marteladas no prego até que ele fique firme na madeira; O adulto indicará que a criança se familiarize com o martelo iniciando devagar e sem imprimir muita força no ato de martelar; a criança deverá ser alertada a afastar a cabeça do movimento da martelada, entre outras dicas.

 

O professor organizador desta atividade, além de coordenar a oficina deverá transitar por todos os grupos tirando dúvidas, sugerindo, acompanhando como cada criança lida com o material disponível e, com olhar atento às interações entre crianças e os familiares, observar as situações de poder, submissão, liderança, apoio, parceria entre outros.

 

Uma variação desta atividade é a possibilidade de o professor, junto com as crianças ou de acordo com o projeto de trabalho que está realizando com o grupo, definir uma temática geral que servirá de base para a escolha do que cada um irá construir, como por exemplo, a construção de brinquedos como carros, aviões etc.

 

O professor deverá combinar com os pais, previamente, para que eles tragam para a atividade, tampinhas de garrafas PET, rolhas, penas, pedaços de pano de diferentes texturas e cores, fios, barbantes, pedaços de lã, espiral de cadernos, giz de cera, entre outras possibilidades que ao final podem servir para adornar as peças criadas.

 

Duração:  Em torno de uma hora.

 

Material:  Colchonetes ou tapetes; uma máquina fotográfica; retalhos ou pedaços de madeira "macia" (exemplos: de eucalipto, de pinus, MDF, entre outros), e de diferentes tamanhos e formatos; um martelinho do tipo de vidraceiro para cada subgrupo; um martelo grande e um serrote, somente para uso do adulto; pregos de, no mínimo, três a quatro tamanhos variados (aproximadamente 500gr de cada); e lixas de diferentes texturas.

 

 Local:  Sala de aula ou outro ambiente aconchegante e mais reservado, pois haverá barulho (marteladas) para realização da atividade proposta.

 

 

Proposta: O professor deverá reunir o grupo em uma roda, podendo ou não fazer uma apresentação entre familiares e crianças e perguntando sobre as profissões de cada um dos adultos participantes. Deverá combinar com o grupo sobre as regras da atividade, uma vez que neste momento haverá a utilização de equipamentos que podem trazer perigo às crianças se não forem usados de maneira adequada. Em seguida,o professor convidará o grupo a um movimento de espreguiçar, para isso questionará quais animais o grupo conhece e quais são seus modos de espreguiçar, escolhendo uma para citar e solicitar que as crianças imitem.

     Ao final, o professor sugerirá que as crianças e adultos deitem no chão sobre tapetes ou colchonetes, induzindo uma respiração com os olhos fechados, neste momento ele solicitará que o grupo imagine os objetos que planejam criar. O professor poderá fazer uma contagem regressiva de 10 a 0 e no final solicitará que os presentes abram os olhos.

Neste momento o docente deverá solicitar que as crianças sentem-se com seus familiares e discutam como o objeto vai ser construído, para na sequência escolherem e pegarem os pedaços de madeira que estarão disponíveis em um local por perto, previamente organizado. A primeira proposta é que as peças escolhidas sejam lixadas e em seguida confeccionadas.

 

 Ao final o grupo será convidado a colocar adereços nas peças, com colagens e pinturas.

 

 

 

                                   crianças e adultos lixando

Foto 1 -  Crianças e adultos lixando a madeira.

Acervo Institucional NDI/UFSC. 

 

 

Terceira Etapa: ”Então, vamos brincar com o que construímos!".

 

Duração: Em torno de uma hora.

 

Material: Máquina fotográfica digital,  brinquedos construídos,

 

Local::  Sala de aula ou pátio da Instituição.

 

 

Proposta: Para este momento o professor deverá reunir o grupo para que cada um apresente sua produção e comente sobre o processo de criação e construção. É importante que todos tenham espaço para explicitar o que foi fácil e o que foi difícil, e os motivos; o que mais gostou e o que menos gostou, e os motivos.

Na sequência o professor proporá que as crianças socializem e brinquem com os objetos construídos.

Ao final o professor proporá uma divisão de ações necessárias para a realização de exposição das produções, envolvendo as crianças. 

Quanto ao local de exposição, o professor poderá sugerir que seja onde todos da instituição tenham acesso, estabelecendo, para tanto, período limitado para a exibição dos trabalhos.

 

                                .menina brincando

Foto 2 : Menina brincando com a boneca de madeira.

Acervo Institucional NDI/UFSC

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da atividade o professor convidará as crianças para uma última roda e proporá o espreguiçar dos animais, como uma forma de alongamento. Na sequência, abrirá um momento para breves relatos de como foi construir os objetos com os familiares e como foi brincar com o construído com eles, com os familiares de seus colegas da sala e com os seus colegas da sala. O professor indicará a importância de se pensar na reciclagem para a preservação da natureza, tratando de alguns aspectos relacionados a esta questões.

Em seus apontamentos, o professor fará uma reflexão de como o grupo reagiu às propostas e como interagiu com as pessoas e materiais. Se demonstrou sentir-se seguro para pensar em um plano e escolher os materiais necessários ou se demonstrou muita dependência do adulto, se se envolveu na proposta, se conseguiu compartilhar as ferramentas com os demais participantes da atividade, enfim, todas as observações importantes para serem utilizadas como subsídios para planejamentos futuros. É importante ter um olhar para as crianças e os seus familiares individualmente e para o grupo como um todo. 

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