Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recriando o futuro

 

31/08/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta. Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Teatro: dimensões artística, estética, histórica e sociológica
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um pouco sobre a obra de Monteiro Lobato – “O presidente negro”.

  • Refletir sobre as indagações propostas no vídeo e as descobertas da atualidade.

  • Recriar o mundo e a sociedade brasileira daqui a 100 anos e propor soluções para os “problemas” do planeta Terra.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A aula deve partir das narrativas que fazem parte do cotidiano dos alunos:

  • Reportagens (TV, rádio, internet, imprensa escrita), gibis, histórias transmitidas verbalmente, etc.

  • Questionar de que maneira os alunos lidam com essas informações no cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

 PROBLEMATIZAÇÃO:

O objetivo dessa aula é propor aos alunos uma reflexão sobre as polêmicas da sociedade atual, isto é, crise econômica, crise política, redes de relacionamento, aquecimento global, desmatamento, Amazônia, desenvolvimento sustentável, poluição, desigualdade social, etc. Após a reflexão os alunos deverão imaginar e criar a sociedade daqui a 100 anos. Para esta atividade é legal pensar nas atitudes da população atual de nosso planeta, sobre o avanço da ciência e da tecnologia, sobre as leis morais, etc. Solicite aos estudantes que registrem a cada aula no seu caderno um diário das atividades realizadas, pois desta forma poderemos comparar a construção dos conceitos, suas dificuldades, suas expectativas, etc.

Atenção professor! Caso seja possível, o professor deverá trabalhar esse conteúdo em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa, enfatizando a importância do autor Monteiro Lobato e da obra “O presidente negro” para Literatura Brasileira.

INSTRUMENTALIZAÇÃO:

Aula 01:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre:

  • As condições de vida no Planeta Terra estão de acordo para uma vida saudável?

  • O que pode ser melhorado?

  • Como eles imaginam a sociedade daqui a 100 anos?

  • É possível prever as mudanças no futuro com base na atualidade?

Após essa breve discussão o professor deverá apresentar o vídeo para turma: Monteiro Lobato, o escritor que previu o futuro.

Fonte: Portal do Professor. Monteiro Lobato, o escritor que previu o futuro. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18537 Acesso em 04 de Ago. de 2009.

undefined

Monteiro Lobato, o escritor que previu o futuro

Após o vídeo o professor deverá questionar a turma sobre:

  • O que significa o “amarelo dominando o branco”?

  • A Máquina do tempo prevê como será os EUA no ano de 2228, existe alguma semelhança com a sociedade atual?

  • Existe algo ainda para acontecer em relação ao que foi apontado no vídeo?

  • Que projeções podemos fazer para o Brasil?


Atenção Professor
, como este vídeo é para as séries finais do Ensino Fundamental, converse com o professor de História para que a turma compreenda em que época viveu Monteiro Lobato, qual era o contexto histórico, social, científico de sua época, para que os estudantes tenham argumentos para compreender a projeção dos 100 anos.

Após o debate, o professor deverá retomar as respostas dos alunos do início da aula e propor que a turma elabore uma redação descrevendo: como será/estará a sociedade daqui a 100 anos, como será a vida no planeta Terra, existirá vida em outro planeta, como será no Brasil, como será o meio de transporte, as roupas, a alimentação, o dinheiro, a água, as plantações, etc.

Atenção Professor! Os alunos deverão rever o debate do início da aula e os questionamentos apontados no vídeo.


Aula 02:

Os alunos deverão apresentar para turma as redações. O professor deverá comentar as histórias (o que é possível, o que é ilusão, as soluções indicadas pelos alunos para melhor as condições de vida na sociedade).
Após as apresentações os alunos deverão criar uma peça de teatro para apresentar a comunidade es colar sua visão de mun do para o próximo século.
A turma será dividida em grupos de 4 a 6 alunos.

Atenção professor! Os grupos deverão escolher entre as redações elaboradas pelos colegas uma história para dar origem a peça de teatro. Após a escolha, deverão montar o roteiro para peça, definir os personagens e as funções de cada integrante do grupo.
Sugerimos as seguintes funções:

Função Atividade
Cenógrafo (2 alunos) Responsável pela pesquisa e construção do cenário. Deverá verificar o contexto histórico da peça e do recorte escolhido para criar o cenário.
Figurinista e maquiagem (2 alunos) Responsável pelo figurino de todos os personagens. Deverá pesquisar o contexto social e histórico da peça e dos respectivos personagens. Poderá contar com a ajuda dos membros da equipe para aquisição das peças do figurino.
Sonorização (1 aluno) Responsável pela trilha sonora da peça. Em conjunto com o diretor e roteirista definir os momentos que necessitam de trilha sonora, e pesquisar qual áudio se adapta ao contexto da peça.
Diretor (1 aluno) Responsável pela direção da peça, orientar os personagens, figurinista, maquiagem, som e iluminação. Colocar em prática o roteiro.
Personagens Deverão pesquisar sobre seus personagens, o perfil, contexto histórico, importância no enredo, sentimentos que deverá despertar no público, polêmicas, etc.

Caso seja necessário, reserve mais uma aula para o alunos concluírem o roteiro e a montagem do espetáculo.

Sugerimos que os grupos escrevam o roteiro de forma colaborativa, dessa forma todos os alunos poderão participar da elaboração do roteiro, discutir as idéias e soluções para a narrativa: Para isso, os alunos podem utilizar o software: Celtx
É um programa de computador multi-plataforma livre, de pré-produção, seja de um filme, peça teatral ou animação. É um processador de textos criado para escrever roteiros audiovisuais.
Disponível em: http://www.roteirodecinema.com.br/softwares/celtx.htm acessado em 13/08/2009.

Caso não seja possível, indicamos a ferramenta Google Docs para criar os textos. Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar a ferramenta, sugerimos o tutorial: “Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs”.
Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR acessado em 01/08/2009, ou acesse o menu ajuda do programa em: http://docs.google.com/support/bin/topic.py?topic=15114&hl=pt_BR acessado em 12/08/2009.

Atenção professor! Nesse momento é interessante que o professor de Língua Portuguesa desenvolva com os alunos as características do texto de teatro. Caso não seja possível, indicamos os sites abaixo para consulta:


Aula 03: Ensaio Geral
O professor deverá definir a orde m de apresentação dos grupos e determinar o te mpo de apresentação de cada peça.
Os grupos deverão apresentar para turma as peças, o cenário, figurino, som, iluminação, etc. Durante as apresentações o professor e os alunos deverão comentar os pontos positivos e negativos de cada texto, pontos a serem melhorados, dicas de expressão corporal, entonação da voz, oralidade, estrutura do texto, perfil do personagem, etc.
Caso seja possível, é importante que o professor filme as apresentações ou registre com fotos, para apresentar para turma e propor melhorias.

Aula 04: Apresentação
O professor deverá reservar um espaço na escola para apresentação dos alunos, caixas de som, microfone, aparato de iluminação, etc.
Os alunos deverão criar cartazes para divulgar as peças, além de convidar a comunidade escolar para prestigiar as apresentações.
Filme a atividade da turma, pois além de um rico registro de sua prática pedagógica, é também uma forma de disponibilizar para outros professores e para a comunidade escolar. O filme pode ser gravado em uma filmadora, máquina fotográfica digital, webcam e até mesmo celulares.

Depois de filmado a atividade, o professor poderá editar o material com auxílio de softwares de edição de vídeo, como o Windows Movie Maker (plataforma Windows) ou o Cinelerra 4 para a plataforma Linux (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinelerra). Após a edição dos vídeos, o professor poderá disponibilizá-los na internet, em sites como YouTube ou Teachter Tube (mais voltado para práticas escolares, assim como colocá-lo no site da escola.
Dicas de sites para publicação de vídeos: Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=205


CATARSE:
Com base em todo o conhecimento construído durante as aulas, o professor deve recolher os cadernos dos alunos para proceder a leitura dos seus diários, inclusive com a autoavaliação que deve ser sugerida aos alunos logo após a conclusão das atividades propostas, orientando para que escrevam nela sobre o que mais interessou nessas aulas, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual. Um texto curto de uma lauda é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado.


PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar a importância de cuidar do planeta, a responsabilidade que cada um tem para que ocorra as mudanças, isto é, as mudanças só ocorrerão com contribuição de cada um. Estimular no aluno a responsabilidade social, instigar a reflexão sobre a qualidade de vida, apontar soluções para os problemas, etc.

REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Monteiro Lobato, o escritor que previu o futuro Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:
  • participação nas discussões;
  • capacidade de sintetizar o conteúdo da narrativa;
  • clareza e coerência na narrativa.
  • apresentação da história;
  • comprometimento com o grupo.
  • organização do grupo,
  • comprometimento com o trabalho,
  • responsabilidade com as tarefas recebidas,
  • qualidade na pesquisa,
  • articulação das ideias
  • respeito pelos colegas.
  • estudo e adaptação do texto,
  • criação do personagem,
  • expressão corporal,
  • oralidade e postura
  • figurino e maquiagem
  • domínio do texto,
  • harmonia do grupo com a peça.
  • produção de registro diário
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • André M. Gonçalves, E. E. Dom Mário Rino Sivieri , Sergipe - disse:
    andrezito.mg@gmail.com

    01/06/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula, muito bem planejada. Leva os alunos a refletirem sobre seu papel no planeta.


  • PATRICIA LOPES MARCONDES, INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Santa Catarina - disse:
    patyalpha@ibest.com.br

    24/05/2010

    Cinco estrelas

    Aula criativa, pois leva os alunos a uma reflexão de forma natural sobre o que estamos fazendo com o Planeta Terra, sobre as consequências de nossas atitudes hoje para o futuro, e principalmente, porque mostra Monteiro Lobato, como o grande escritor que foi, muito além de seu grande legado, já conhecido por todos, Sítio do Pica-Pau Amarelo.


  • Silvio Souza Santana, Núcleo de Tecnologia da Informação - NTE 9 , Bahia - disse:
    acesso.digital@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa sua aula. Penso que não somente para o 2º ciclo da EJA, mas também para toda a chamada MODALIDADE NORMAL. Inclua aí também trabalhos/aulas semelhantes com os diversos cursos de graduação de nível superior. Parabéns pela iniciativa.


  • Eliete Fernandes Matias, E.M.E.F. Fwnwlon Câmara , Paraíba - disse:
    elietefmatias@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta é uma aula tão bem elaborada, que nos faz pensar em muitas outras possibilidades, dentro da realidade em que vivemos e o meio social e cultural que estão inseridos nossos alunos. Parabéns, por primar pelos detalhes e por nos desvendar caminhos para uma atividade enriquecedora, com o uso das mídias, o aprofundamento da pesquisa e o profundo espeito a vivência dos alunos no projeto.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.