07/09/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Reconhecer a caracterização da urbano-industrialização brasileira, a partir das décadas medianas do século XX.
Identificar os denominados problemas urbanos, os fatores desencadeadores e as consequências para o bem estar das pessoas, com destaque para a mobilidade urbana.
Reconhecer experiências brasileiras e internacionais bem sucedidas sobre a temática da mobilidade urbana.
Urbanização brasileira: conceito, caracterização e histórico
Metropolização: conceito, caracterização e histórico
Problemas urbanos: diferenciação entre problemas da cidade e problemas na cidade
Planejamento urbano: definição e instrumentos para viabilização
Aula prevista para a 2ª série do ensino médio.
Atividade 1
O desenvolvimento desta aula se tornará mais rico com a participação dos professores das disciplinas: Física e Matemática, Geografia, Sociologia, História, Língua portuguesa e Artes. Considerando que muitas das soluções de mobilidade urbana passam por estudos e equipamentos da área das engenharias, e que a vida na cidade está diretamente ligada ao espírito de comunidade, a interligação da disciplina de Geografia com Sociologia e História será bastante estimulante. O professor de artes poderá contribuir no lay-out da socialização dos resultados, descrita na atividade 4.
Recomenda-se que a turma seja organizada num grande círculo, quando deverão estar com o atlas geográfico em mãos para identificar a localização espacial das principais metrópoles brasileiras e mundiais. O professor deverá projetar o vídeo Urbanização brasileira, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=e9mLoMI6s5A.
A teleaula projetada tem a finalidade de complementar conceitos explicados anteriormente pelo professor e estimular um debate entre os alunos sobre a urbanização brasileira, considerando o item estrutural da aula Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos. Após o vídeo, o professor deverá estimular um diálogo dirigido, levando os alunos a opinarem sobre as informações relevantes que acabaram de assistir. O debate deverá responder questionamentos, como:
1- Qual é a influência da industrialização no processo de urbanização? 2- Quais transformações espaciais são provocadas pela urbanização? 3- No Brasil, em que época iniciou-se a intensificação do processo de urbanização? 4- Por que em São Paulo e Rio de Janeiro protagonizaram o processo de metropolização no país? 5- Diz-se que poluição atmosférica e da água, congestionamento no trânsito, violência urbana, falta de moradia, precariedade ou insuficiência de transporte coletivo, insuficiência ou precariedade de leitos hospitalares e vagas nas escolas, entre outros fenômenos são típicos das grandes cidades. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta. 6- Há solução para os chamados problemas urbanos? Justifique sua resposta. |
Quadro 1: Questionamentos para interpretação do vídeo Urbanização brasileira
A principal intenção do debate é sensibilizar e mobilizar os alunos para o tema da aula. Para isso, o professor deverá explorar a oralidade e a participação de todos, não havendo necessidade de registros escritos das argumentações. A síntese ocorrerá em momentos posteriores, cuja metodologia está descrita na atividade 3.
Atividade 2
Entre as várias dimensões da temática da urbanização, nessa aula será priorizada a mobilidade urbana. Para facilitar a compreensão dos alunos sobre esse recorte, o professor deverá projetar o vídeo Mobilidade urbana, disponível em http://www.conexaofutura.org.br/tag/mobilidade-urbana.
A socialização do conhecimento adquirido com as informações disponibilizadas no vídeo ocorrerá por meio de um debate semelhante ao ocorrido na atividade anterior: com a turma disposta em um grande círculo, estimulando a oralidade e a participação de todos. Os alunos deverão relatar a sua experiência em relação à mobilidade urbana: como vêm para a escola, quais as condições do trânsito que enfrentam cotidianamente, as alternativas que podem adotar para reduzir o tempo no trânsito e a emissão de gás carbônico na atmosfera, entre outros aspectos.
Atividade 3
O professor deverá dividir a turma em oito grupos e, por sorteio, será distribuído um tema para cada um deles. Os temas sugeridos procuram abordar quatro aspectos: 1- o desafio da mobilidade urbana em várias cidades, inclusive as que vivem os alunos (apresentando os problemas e as soluções); 2- o planejamento urbano e suas ferramentas para a busca de soluções; 3- a participação do cidadão no esforço no esforço para minimização dos problemas; 4- discussão teórica que ajuda a compreender o fenômeno estudado, que se repete em várias cidades do mundo, sendo mais intenso, no entanto, nas metrópoles dos países pobres e em desenvolvimento.
Tema 1: Mobilidade urbana em São Paulo
Ações: Identificar a caracterização da mobilidade urbana na cidade de São Paulo, destacando os desafios cotidianos enfrentados pela população, as soluções implementadas e aquelas ainda em estudo. Investigar o papel dos movimentos populares na busca da melhora na qualidade de vida dessa metrópole.
Fontes de pesquisa: Mobilidade urbana no município de São Paulo http://pt.wikipedia.org/wiki/Mobilidade_urbana_no_munic%C3%ADpio_de_S%C3%A3o_Paulo Transporte/mobilidade urbana Jornal Futura 15/05/2013 - Empresas Mobilidade http://www.youtube.com/watch?v=RmwtUKSKhJs
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Tema 5: Movimento Passe Livre
http://luctasocial.blogspot.com.br/2013/06/carta-aberta-do-movimento-passe-livre.html Ações: Identificar o histórico do Movimento Passe Livre, suas estratégias de luta e suas conquistas. Identificar sua atuação nas manifestações de junho de 2013.
Fontes de pesquisa: Movimento Passe Livre Movimento Passe Livre São Paulo Carta aberta do Movimento Passe Livre à presidenta Dilma Roussef http://luctasocial.blogspot.com.br/2013/06/carta-aberta-do-movimento-passe-livre.html
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Tema 2: Mobilidade urbana no Rio de Janeiro
Ações: Investigar a funcionalidade do Centro de Operações da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, destacando o papel das parcerias, das tecnologias da informação e do comprometimento do cidadão na eficácia do seu funcionamento.
Fontes de pesquisa: Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro http://www.youtube.com/watch?v=5Hwh2n6TKZs Centro de Operações Prefeitura Rio http://www.centrodeoperacoes.rio.gov.br/institucional
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Tema 6: Planejamento urbano
https://www.ufmg.br/online/arquivos/010443.shtml
Ações: Definir planejamento urbano e sua aplicação; sintetizar seu histórico no Brasil; identificar os instrumentos do planejamento urbano; reconhecer os agentes envolvidos na execução de um planejamento urbano.
Fontes de pesquisa: Mobilidade Urbana: soluções para o transporte público no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=ZQApzsaSexk Relações entre clima e planejamento urbano serão abordadas em palestra na Escola de Arquitetura https://www.ufmg.br/online/arquivos/010443.shtml O Plano Diretor da UNICAMP: planejamento urbano e gestão do uso e ocupação do solo do campus da Cidade Universitária “Z.Vaz” http://sistemas.rei.unicamp.br/ggbs/conpuesp/posteres/201199172432.pdf
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Tema 3: Mobilidade urbana em Blumenau
http://meutransporte.blogspot.com.br/2012_03_27_archive.html Ações: Identificar a experiência de Blumenau, como cidade de médio porte, destacando a caracterização do plano de mobilidade urbana da cidade. Investigar o papel das redes sociais para mobilização da população local.
Fontes de pesquisa: Pensar em mobilidade urbana em Blumenau Mobilidade urbana em Blumenau https://www.facebook.com/OsProblemasDaMobilidadeUrbanaEmBlumenau Projeto Blumenau 2050 http://www.infraestruturaurbana.com.br/solucoes-tecnicas/5/artigo224661-1.asp |
Tema 7: A privatização da cidade
Ações: Investigar o que se entende por privatização da cidade, identificando os agentes defensores e os agentes contrários a sua implantação. Investigar o que se entende por direito à cidade.
Fontes de pesquisa: Movimentos sociais protestam contra o que consideram "privatização" do Rio de Janeiro Enclaves residenciais fechados: privatização territorial e empobrecimento dos tecidos narrativos da cidade http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/viewFile/1383/1113 |
Tema 4: Mobilidade urbana em Nova Iorque
http://www.euvoudebike.com/2011/04/ny-promove-ciclovias-na-cidade/ Ações Identificar a experiência de mobilidade urbana de Nova Iorque, destacando que é possível implantar sistemas inteligentes mesmo em cidades de grande porte. Identificar os agentes envolvidos no plano de mobilidade urbana daquela megalópole.
Fontes de pesquisa NY promove ciclovias na cidade http://www.euvoudebike.com/2011/04/ny-promove-ciclovias-na-cidade/ As cidades somos nós – desenhando a mobilidade do futuro http://www.ascidadessomosnos.org/nova-york.html Espaço, trânsito e linguagem nas ruas de Nova York Disponível em http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/download/452/218
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Tema 8: A mobilidade urbana em minha cidade
http://mobilizadores.blogspot.com.br/2011/04/uma-cidade-aquem-das-possibilidades.html Ações: Identificar características da mobilidade urbana da cidade em que vive; entrevistar cidadãos, autoridades e especialistas sobre a qualidade dos equipamentos de mobilidade urbana local. Efetuar um registro fotográfico dos pontos críticos e das soluções locais referentes à temática da mobilidade urbana.
Fontes de pesquisa: Mobilizadores sociais de Riachão de Jacuípe http://mobilizadores.blogspot.com.br/2011/04/uma-cidade-aquem-das-possibilidades.html Uma cidade melhor só depende de você http://www.nossasalvador.org.br/site/colunas/242-uma-cidade-melhor-so-depende-de-voce |
Atividade 4
Os alunos deverão socializar suas pesquisas por meio de cartazes fixados no mural da escola. Os cartazes poderão ser montados em cartolinas brancas ou em papel pardo, simulando banners apresentados em encontros e congressos. Cada cartaz deverá conter título, nome dos participantes, resumo com os objetivos e metodologia utilizada na investigação, imagens ilustrativas no desenvolvimento do conteúdo, conclusão do grupo e fontes de pesquisa.
O grupo responsável pelo tema 8 deverá montar e expor as imagens fotografadas em sua própria cidade, como indicado no quadro 2. A coordenação de área e a direção da escola poderão contribuir disponibilizando a impressão das imagens na secretaria, para assim, reduzir os custos dos alunos.
O professor poderá combinar com outros colegas a interação dos seus alunos com os de outras turmas que não desenvolveram o trabalho para que possam expor seus cartazes e explicar seus resultados.
A partir da definição de critérios de avaliação, o professor poderá convidar outros colegas para atuarem como avaliadores da performance de seus alunos. A seguir, apresenta-se uma sugestão de critérios de avaliação.
Domínio de conteúdo |
Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral |
Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes |
Cartazes: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
3,0 |
Aluno 1 .......................... |
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Aluno 2 ............ (e assim sucessivamente, até completar os alunos de cada grupo) |
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Quadro 3: Sugestão de critérios de avaliação
Cada professor envolvido receberá uma pequena planilha por grupo, com os critérios estabelecidos. Obs: Esta planilha deverá ser elaborada considerando o número de alunos por grupo. Apesar de um pouco mais trabalhosa, essa prática demonstra maior preocupação com o desempenho de cada aluno, e permite que ele se veja como sujeito.
Esta aula poderá ser encerrada com uma produção textual. O professor deverá propor que cada grupo redija uma carta a diferentes personagens envolvidos com a temática da mobilidade urbana: prefeito, vereadores, engenheiros, usuários do transporte urbano, motoristas, mendigos, garis, estudantes, empresários, artistas, entre outros. Poderá ainda sugerir situações para uso de prosopopeias, com a ajuda de um professor de língua portuguesa, como um diálogo entre: a ponte, a avenida, a praça, o ar, o rio que corta a cidade. Poderá ainda sugerir situações para uso de prosopopeias, como um diálogo com a ponte, a avenida, a praça, o ar, o rio que corta a cidade. Com esse recurso de linguagem pretende-se criar situações para que os alunos percebam a dimensão subjetiva que existe nas relações entre as pessoas e as coisas. Nessa carta o redator deverá destacar os desafios da mobilidade urbana e o papel de cada um na busca de solução.
Informações sobre prosopopeia como figura de linguagem e seu uso como recurso didático podem ser acessados em http://www.infoescola.com/linguistica/prosopopeia/.
Educação e corresponsabilidade social http://www.criancascriativas.com.br/site/corespsoc.pdf
Matriz de referências do ENEM: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1
O diálogo coloca-se como recurso mediador fundamental nas relações de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a participação dos alunos e o seu envolvimento na temática em estudo devem ser considerados pelo professor.
Em relação às apresentações dos alunos, o professor deverá considerar o conteúdo apresentado e as expressões de comunicação: fala, gestos, espontaneidade, interação, entre outras.
Cinco estrelas 1 classificações
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31/10/2013
Cinco estrelasExcelente material! Parabéns!