21/09/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 1 – Conhecendo a Brincadeira: Amarelinha.
1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar a ordenação numérica, bem como a escrita dos números, de uma forma lúdica, através da brincadeira popular muito conhecida: Amarelinha.
2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor converse em roda com os alunos sobre a brincadeira. Questione se alguém a conhece, se já brincou de amarelinha, como se brinca e como são as regras para essa brincadeira. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar em uma prancheta tudo o que eles foram dizendo. A seguir, retome as informações escritas fazendo uma síntese geral do que foi falado com os alunos e sugira a construção de um cartaz contendo o desenho e as regras da brincadeira Amarelinha. Trabalhe como podemos organizar essas regras para que todos que lerem o cartaz as compreendam. Trabalhe também a escrita do nome da brincadeira Amarelinha, auxiliando os alunos a perceberem quais letras são necessárias para essa escrita.
3- Professor, para auxiliar os alunos na construção do cartaz, você pode encontrar as regra da brincadeira no link: http://criandocriancas.blogspot.com.br/2008/04/brincadeira-de-rua-amarelinha-1.html. Acesso em 01 de setembro de 2013.
4- Para enriquecer a aula o professor pode contar um pouco da história da brincadeira amarelinha, explorar como essa brincadeira acontece em diferentes regiões do país e também em outros países, quais as diferentes formas de brincar de amarelinha, bem como trabalhar como essa brincadeira surgiu no Brasil. O professor pode encontrar essas informações acessando os links:
Como brincar de amarelinha. Disponível em: http://alfabetizacaomagica-dressa.blogspot.com.br/2010/05/como-brincar-de-amarelinha.html. Acesso em 09 de setembro de 2013.
Qual a origem do jogo "amarelinha". Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060609061810AAnDnD0. Acesso em 09 de setembro de 2013.
5- Para finalizar essa etapa da aula o professor pode trabalhar com a poesia: “Amarelinha”. É importante disponibilizar a poesia para que os alunos possam observar sua estrutura e acompanha-la na leitura. Trabalhe as características da estrutura da poesia, faça a leitura e interpretação juntamente com os alunos, observe a quantidade de estrofes e linhas, o formato como a poesia é estruturada, quem a escreveu. Observe também com eles que a poesia nos conta sobre as regras da brincadeira, faça a comparação das regras construídas pelos alunos no cartaz com as que são descritas na poesia.
Amarelinha
Majoli
Vamos jogar amarelinha
Brincadeira divertida de criança
Vem, pegue sua pedrinha
E jogue com muita confiança
De quadradinho em quadradinho
Você vai chegar ao "céu"
Vá bem devagarzinho
O prêmio é um troféu
De pezinho em pezinho
O equilíbrio é importante
Vai ficar como um sacizinho
E com os olhinhos brilhantes
Mas se no meio do caminho
Você por um acaso se perder
Não se sinta tão sozinho
Recomece você ainda pode vencer
Fonte: Poesia retirada do site: http://sementinhasparacriancas.blogspot.com.br/2011/04/amarelinha.html. Acesso em 01 de setembro de 2013.
6- Depois peça que os alunos ilustrem a poesia com um desenho.
Atividade 2 – Construindo a Amarelinha
1- Após explorar as regras e a história, o professor deve propor a construção da amarelinha com os alunos. No primeiro momento, isso pode ser feito na sala de aula mesmo. Pegue uma fita crepe e faça os quadrados da amarelinha no chão, traga recortado, separadamente, os números de um ao dez, para serem, em conjunto com os alunos, organizados e colados na amarelinha, para que eles observem e façam a ordenação numérica, colocando cada número em seu devido lugar.
Construção da Amarelinha. Turma: 1º período “B” 2012- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
2- Após realizar a construção da Amarelinha em sala, convide os alunos para construir a amarelinha no pátio da escola. Professor, se na sua escola não tem a estrutura da Amarelinha no chão do pátio você pode fazê-lo com giz branco mesmo. Peça que os alunos escrevam os números nos quadrados e aproveite esse momento para observar se estão conseguindo fazer a escrita dos números bem como a sua ordenação. Auxilie o aluno que ainda não consegue fazer a escrita dos números. Depois faça a brincadeira com as crianças.
Tentativa de escrita dos numerais. Turma: 1º período “B” 2012- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
Pulando Amarelinha. Turma: 1º período “B” 2012- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
3- Ao finalizar esse momento, proponha para os alunos desenharem a amarelinha e a escrever os números nas casas correspondentes. Auxilie aqueles que sentirem dificuldade a procurar onde estão escritos os números, sugira outras fontes de informação para que eles possam se orientar, como em calendários expostos na sala de aula, números escritos nas páginas dos livros, enfim auxilie a criança a ter recursos para buscar informações e construir conhecimento.
Atividade 03 - Atividades de registro.
1- Após explorar com as crianças a escrita e ordenação dos números proponha uma atividade de registro para que elas completem no desenho da amarelinha os numerais faltantes.
ATIVIDADE 01 - A TURMA ESTÁ APRENDENDO A RECONHECER E A ESCREVER OS NUMEROS POR MEIO DA EXPLORAÇÃO DA BRINCADEIRA DA AMARELINHA. QUE TAL, DO SEU JEITO, TENTAR ESCREVER NA AMARELINHA, ABAIXO, OS ALGARISMOS FALTANTES?
Atividade de registro 01 - Fonte: Imagem da própria autora.
2- Após realizar essa primeira atividade, proponha uma segunda, onde os alunos devem recortar os números e colar nos devidos lugares. É importante lembrar, que o uso da tesoura na educação infantil, estimula a coordenação motora fina dos alunos e auxilia no desenvolvimento de outras linguagens, como por exemplo, a linguagem escrita, pois realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos incentiva futuramente que os alunos tenham melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros. Vejam o exemplo:
ATIVIDADE 02 - NÓS JÁ APRENDEMOS A ESCREVER OS NÚMEROS DA AMARELINHA. VAMOS AGORA RECORTÁ-LOS E COLOCA-LOS EM ORDEM.
Atividade de registro 02 - Fonte: Imagem da própria autora.
3 - O professor pode trabalhar também com as crianças outras formas de brincar com Amarelinha. Como fazê-la em formato de caracol, utilizar outras formas geométricas para construí-la com triângulos e quadrados.
Veja a sugestão da amarelinha em forma de caracol no site: http://criandocriancas.blogspot.com.br/2008/05/brincadeiras-de-rua-amarelinha-2.html. Acesso em 01 de setembro de 2013.
Veja a sugestão da amarelinha em forma de triângulos e quadrados no site: http://criandocriancas.blogspot.com.br/2008/05/brincadeiras-de-rua-amarelinha-3.html. Acesso em 01 de setembro de 2013.
4 - Convide os alunos de outra turma para brincar de amarelinha, escreva um convite juntamente com os alunos, para ser entregue a outra turma, converse sobre a estrutura de um convite, o que é necessário conter como informação (data, hora, local). Vá para o pátio com os alunos, nesse momento o professor pode auxiliar que os alunos expliquem para a outra turma as regras da brincadeira, bem como desenhem e completem a amarelinha com os numerais, depois todos podem brincar juntos. Registre esse momento com fotos e filmagens e depois faça um momento de socialização com os alunos e familiares.
Atividade 04 - Trabalhando a música Indiozinhos
1 - Para ampliar mais os conhecimentos relacionados à ordenação numérica, a escrita dos algarismos o professor pode trazer para a sala de aula a música: “Indiozinhos”, você encontra do vídeo dessa música com duração de 02min30seg. Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=R4vtOUWCMGo. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=R4vtOUWCMGo. Acesso em 17 de setembro de 2013.
2- Traga para os alunos a música escrita, para que eles possam acompanha a letra e ter contato com a escrita dos numerais bem como a sua ordenação numérica.
INDIOZINHOS
1, 2, 3 INDIOZINHOS
4, 5, 6 INDIOZINHOS
7, 8, 9 INDIOZINHOS
10 NO PEQUENO BOTE
IAM NAVEGANDO RIO ABAIXO
QUANDO O JACARÉ SE APROXIMOU
E O INDIOZINHO OLHOU PRA BAIXO
E O BOTE QUASE VIROU.
Letra da música retirada do site: http://letras.mus.br/galinha-pintadinha/1785835/. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Sugestões de links para professores:
Professor para encontrar outras formas de se trabalhar a amarelinha acesse o link: Brincadeira de rua: Amarelinha 4. Disponível em: http://criandocriancas.blogspot.com.br/2009/09/brincadeira-de-rua-amarelinha-4.html. Acesso em 01 de setembro de 2013.
Professor para saber mais sabe a história da brincadeira, as regras, bem como essa é feita em outros países consulte o link: Amarelinha. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha. Acesso em 01 de setembro de 2013.
Sugestão de aula do portal:
MARTINI, Cristiane Oliveira Pisani. Amarelinhas e afins (brincadeiras de pular). Disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22768. Acesso em 09 de setembro de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações realizadas e as percepções do envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas no momento da realização das atividades, com observações individuais de cada aluno e do grupo como um todo. Tendo como norteadoras algumas perguntas:
Professor as atividades de registro poderão contribuir para a avaliação individual de cada aluno.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!