21/09/2013
Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Aprimorar a motricidade fina;
- Exercitar a imaginação e a criatividade;
- Ampliar a inserção e a interação sociais;
- Aprimorar diferentes formas de comunicação e assim aprender a expressar seus sentimentos;
- Interagir com a família e conhecer sua história.
O professor deve conhecer, minimamente, a história de cada criança e sua origem para evitar um constrangimento em sala ou na família.
A aula elaborada abaixo foi planejada para crianças de 3 a 6 anos, podendo ser adaptada para a primeira infância de acordo com as necessidades da turma.
Primeiro momento: Contação de história feita pela professora
Materiais necessários: boneca de pano com bebê e outros recursos que a professora julgar necessário.
Duração: 20 minutos ou mais, conforme interesse do grupo e faixa etária.
Para iniciar a proposta a professora organizará uma roda para fazer uma contação de história para o grupo. Essa história será contada com uma boneca de pano e registrará de que forma o nome da professora foi escolhido. Algumas perguntas e respostas devem estar presentes: quem escolheu meu nome, qual é o significado, tem mais alguém que eu conheço com esse nome? No momento em que apresentei a história em sala tive a oportunidade de comentar também sobre a escolha do nome do meu irmão, que não veio da barriga da minha mãe como eu, porque foi adotado. Neste caso podem surgir alguns questionamentos que incluem “de onde eu vim?”, dando espaço para novas discussões sobre este universo. Caso o grupo demonstre interesse em aprofundar as discussões neste tema, sugere-se o livro “Mamãe botou um ovo!”, de Babette Cole.
Fonte: http://ateliersocial.blogspot.com.br/2010/07/boneca-gravida.html
Segundo momento: Pesquisa e apresentação
Materiais necessários: fotos e um breve relato feito pela família.
Duração: 20 minutos
Após contar a história do próprio nome a professora deverá instigar a curiosidade dos alunos para saber sobre a escolha do nome de cada um e sua história. Assim, a professora organizará junto às crianças um bilhete para as famílias questionando sobre esta escolha: quem escolheu, porque, seu significado e demais curiosidades. É importante que neste momento a família sente com a criança e explique como foi, mostrando fotos desta época, para então registrarem em um papel um breve relato deste momento. Para socializar tais informações com os colegas a professora organizará novamente uma roda e cada criança poderá contar sua história como achar mais conveniente. Seja com bonecos, fantoches, fotos, desenhos ou até mesmo com outros recursos, como por exemplo, um computador que também servirá para mostrar vídeos que remetem àquela época.
Foto trazida por uma família com a explicação sobre a escolha do nome
Terceiro momento: Registro e construção de um mural de histórias
Materiais necessários: papel, cola, areia, fita adesiva.
Duração: 30 minutos
Para a última proposta as crianças registrarão em uma folha o seu nome de uma forma diferente: com cola e areia. A professora poderá escrever o primeiro nome da crianças na folha, de preferência em caixa alta e letras grandes. Caso alguma criança já saiba escrever seu próprio nome, ela também poderá auxiliar a professora neste processo. Após escrever o nome de cada criança da turma, a professora distribuirá as folhas e disponibilizará pincéis e cola num primeiro momento. As crianças deverão colocar cola com o pincel, apenas no traçado da letra, atividade esta que contribui para a motricidade fina. Em seguida, as crianças jogarão uma fina camada de areia seca sobre o papel, deixando secar por meia hora. Após o período de secagem, todos devem sacudir a folha e ver o resultado: seu nome "escrito" com areia de forma legível. Tendo isso pronto é possível fazer um painel com as produções, fotos e explicações vindas das famílias. Ao final, cada criança poderá comparar as letras semelhantes do seu nome e do colega, as histórias de cada um e as semelhanças e diferenças de quando eram pequenos.
Para visualizar o livro citado na aula acesse o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=-8Qc9CYDHqE
Outras aulas com o mesmo tema:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4713
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5552
O professor deverá avaliar se as crianças se envolveram na atividade e conseguiram interagir com a família no momento de conhecer um pouco sobre a origem do seu nome. Perceber, ainda, se todos tiveram a oportunidade de compartilhar sua história; se perceberam as semelhanças entre a escolha dos nomes e seus significados. É importante, também, que o professor observe se as crianças expressaram suas ideias, se as famílias foram participativas, auxiliando na concretização da atividade.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/01/2014
Cinco estrelasMuito bacana essa aula. O tema é muito interessante e a didática e metodologia muito interessante. A professora Saskya está de parabéns. Estou conhecendo hoje essa página do portal.Não atuo em sala de aula mas estou muito empolgada com este passeio no portal do professor, não imaginava que existia um recurso tão rico com esse. Parabéns à professora Saskya, Parabéns ao Portal.