Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual é a história do meu nome?

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
SASKYA CAROLYNE BODENMULLER
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;

- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;

- Aprimorar a motricidade fina;

- Exercitar a imaginação e a criatividade;

- Ampliar a inserção e a interação sociais;

- Aprimorar diferentes formas de comunicação e assim aprender a expressar seus sentimentos;

- Interagir com a família e conhecer sua história.

Duração das atividades
Três momentos de 20 a 30 minutos, divididos em 3 dias.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve conhecer, minimamente, a história de cada criança e sua origem para evitar um constrangimento em sala ou na família.

Estratégias e recursos da aula

A aula elaborada abaixo foi planejada para crianças de 3 a 6 anos, podendo ser adaptada para a primeira infância de acordo com as necessidades da turma.

 

Primeiro momento: Contação de história feita pela professora

Materiais necessários: boneca de pano com bebê e outros recursos que a professora julgar necessário.

Duração: 20 minutos ou mais, conforme interesse do grupo e faixa etária.

Para iniciar a proposta a professora organizará uma roda para fazer uma contação de história para o grupo. Essa história será contada com uma boneca de pano e registrará de que forma o nome da professora foi escolhido. Algumas perguntas e respostas devem estar presentes: quem escolheu meu nome, qual é o significado, tem mais alguém que eu conheço com esse nome? No momento em que apresentei a história em sala tive a oportunidade de comentar também sobre a escolha do nome do meu irmão, que não veio da barriga da minha mãe como eu, porque foi adotado. Neste caso podem surgir alguns questionamentos que incluem “de onde eu vim?”, dando espaço para novas discussões sobre este universo. Caso o grupo demonstre interesse em aprofundar as discussões neste tema, sugere-se o livro “Mamãe botou um ovo!”, de Babette Cole.

Fonte: http://ateliersocial.blogspot.com.br/2010/07/boneca-gravida.html

 

Segundo momento: Pesquisa e apresentação

Materiais necessários: fotos e um breve relato feito pela família.

Duração: 20 minutos

Após contar a história do próprio nome a professora deverá instigar a curiosidade dos alunos para saber sobre a escolha do nome de cada um e sua história. Assim, a professora organizará junto às crianças um bilhete para as famílias questionando sobre esta escolha: quem escolheu, porque, seu significado e demais curiosidades. É importante que neste momento a família sente com a criança e explique como foi, mostrando fotos desta época, para então registrarem em um papel um breve relato deste momento. Para socializar tais informações com os colegas a professora organizará novamente uma roda e cada criança poderá contar sua história como achar mais conveniente. Seja com bonecos, fantoches, fotos, desenhos ou até mesmo com outros recursos, como por exemplo, um computador que também servirá para mostrar vídeos que remetem àquela época.

Foto trazida por uma família com a explicação sobre a escolha do nome

 

Terceiro momento: Registro e construção de um mural de histórias

Materiais necessários: papel, cola, areia, fita adesiva.

Duração: 30 minutos

Para a última proposta as crianças registrarão em uma folha o seu nome de uma forma diferente: com cola e areia. A professora poderá escrever o primeiro nome da crianças na folha, de preferência em caixa alta e letras grandes. Caso alguma criança já saiba escrever seu próprio nome, ela também poderá auxiliar a professora neste processo. Após escrever o nome de cada criança da turma, a professora distribuirá as folhas e disponibilizará pincéis e cola num primeiro momento. As crianças deverão colocar cola com o pincel, apenas no traçado da letra, atividade esta que contribui para a motricidade fina. Em seguida, as crianças jogarão uma fina camada de areia seca sobre o papel, deixando secar por meia hora. Após o período de secagem, todos devem sacudir a folha e ver o resultado: seu nome "escrito" com areia de forma legível. Tendo isso pronto é possível fazer um painel com as produções, fotos e explicações vindas das famílias. Ao final, cada criança poderá comparar as letras semelhantes do seu nome e do colega, as histórias de cada um e as semelhanças e diferenças de quando eram pequenos.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar se as crianças se envolveram na atividade e conseguiram interagir com a família no momento de conhecer um pouco sobre a origem do seu nome. Perceber, ainda, se todos tiveram a oportunidade de compartilhar sua história; se perceberam as semelhanças entre a escolha dos nomes e seus significados. É importante, também, que o professor observe se as crianças expressaram suas ideias, se as famílias foram participativas, auxiliando na concretização da atividade. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria José de Sousa Dias Simões, Educação Social , Rondônia - disse:
    mazepanaty@gmail.com

    24/01/2014

    Cinco estrelas

    Muito bacana essa aula. O tema é muito interessante e a didática e metodologia muito interessante. A professora Saskya está de parabéns. Estou conhecendo hoje essa página do portal.Não atuo em sala de aula mas estou muito empolgada com este passeio no portal do professor, não imaginava que existia um recurso tão rico com esse. Parabéns à professora Saskya, Parabéns ao Portal.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.