14/09/2013
Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
* Trabalhar um assunto de interesse das crianças, a saber: a chegada de um bebê;
* Verificar as hipóteses que as crianças tem a respeito da gravidez e do nascimento;
* Conversar sobre arranjos familiares;
* Dar elementos para complexificar a brincadeira de papel social;
* Trazer elementos científicos adequados à faixa-etária em relação à sexualidade.
Para a efetivação dessa sugestão de aula é importante que o professor faça um diagnóstico das hipóteses que as crianças têm a respeito do nascimento dos seres vivos, em especial sobre gravidez e bebês. Durante o trabalho faz-se necessário que o professor trabalhe questões concernentes ao assunto de forma simples e científica. Em geral é um assunto de muito interesse para as crianças, pois evolve o "mistério" da vida e da chegada de um novo membro à família.
Material utilizado:
* Livro: Mamãe botou um ovo!;
* Data show e notebook;
* Boneca de pano (grávida);
* Papel branco;
* Canetinhas e lápis de cor;
* Imagens impressas de gravidez;
* Bonecas de plástico;
* Mamadeiras;
* Roupinhas de bebê...
Atividade 1 - Investigando a hipótese das crianças (30 minutos)
Com o objetivo de investigar as hipóteses das crianças sobre o nascimento dos bebês pedir para que as crianças desenhem uma grávida e um bebê nascendo.
Atividade 2 - Roda e história (45 minutos)
O professor poderá propor uma roda com as crianças e conversar sobre reprodução dos seres vivos. Perguntar para os alunos sobre o que sabem a respeito do gravidez e do nascimento. Sugestões de perguntas:
1- Quem de vocês conhece um bebê?
2- Vocês sabem como ele chegou?
2- De onde vêm os bebês?
3- Como eles "entram" na barriga das mães?
4- Como eles nascem?
OBS: É importante que o professor registre por escrito as respostas das crianças, para avaliar o trabalho e ter elementos que garantam a ele repensar a prática pedagógica e os objetivos específicos para o grupo.
Com a roda finalizada, o professor pode dar início à história de Babette Cole "Mamãe botou um ovo!" A história pode ser contada com o livro impresso, no livro em PDF ou então assistida no youtube (conforme anexadas nos recursos complementares).
Atividade 3 - Visita ao berçário (30 minutos)
Combinar com o professor do berçário (caso exista na instituição de Educação Infantil) uma visita das crianças maiores às pequenas. É interessante que os maiores acompanhem e se for possível participem de alguma atividade de cuidado com os bebês. Alimentação, por exemplo.
Fonte: Acervo NDI-2013
Foto: Thaisa Neiverth
Atividade 4 - Vídeos - A gravidez por dentro (45 minutos)
O professor pode organizar um espaço com o data-show e o notebook para assistir com as crianças os vídeos da série "A gravidez por dentro" (vide em recursos complementares). Se o professor não tiver esses recursos disponíveis, pode, por exemplo, procurar imagens impressas de gravidez para mostrar às crianças. É necessário que durante a exposição as hipóteses e dúvidas das crianças explicitadas nos desenhos e nas rodas de conversa sejam retomadas e ressignificadas com base em preceitos e conteúdos científicos adequados à faixa etária.
Atividade 5 - Brincadeira de papel social - boneca grávida de tecido (45 minutos)
Como proposta de fechamento da atividade o professor pode organizar um espaço para que as crianças brinquem de boneca com os novos elementos aprendidos. O professor deve disponibilizar bebês de brinquedo, mamadeiras, roupas de bebês, entre outros recursos para que as crianças coloquem em prática a brincadeira de papel social, que tanto servirá para que os alunos internalizem as novas aprendizagens. Existem em algumas instituições bonecas grávidas de tecido, caso seja possível é importante que nesse momento as crianças tenham acesso.
Fonte: Acervo NDI-2013.
Fonte: Acervo NDI-2013.
Fonte: Acervo NDI-2013.
Fotografias: Thaisa Neiverth
Vídeo: Mamãe botou um ovo! Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-8Qc9CYDHqE
Slideshare: Mamãe botou um ovo! Disponível em: http://www.slideshare.net/letymiura/mame-botou-um-ovo
COLE, Babette. Mamãe botou um ovo! Ática. 2e. São Paulo.1996.
Vídeo: A gravidez por dentro - Primeiras 9 semanas. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/v5201536/a-gravidez-por-dentro---primeiras-nove-semanas
Vídeo: A gravidez por dentro - Semanas 10 a 14. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/v5201539/a-gravidez-por-dentro---semanas-10-a-14
Vídeo: A gravidez por dentro - Semanas 15 a 20. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/v5201542/a-gravidez-por-dentro---semanas-15-a-20
Vídeo: A gravidez por dentro - Semanas 21 a 27. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/v5201545/a-gravidez-por-dentro---semanas-21-a-27
Vídeo: A gravidez por dentro - Semanas 28 a 37. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/v5201548/a-gravidez-por-dentro---semanas-28-a-37
Vídeo: A gravidez por dentro - O parto normal. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/a-gravidez-por-dentro-o-parto-normal
Site: O despertar da sexualidade. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/despertar-sexualidade-infancia-freud-528841.shtml
Aula do portal do professor: Sexualidade: de onde viemos? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10513
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as hipóteses das crianças a respeito da reprodução humana e dos arranjos familiares foram complexificadas, se eles compreenderam os conceitos científicos sobre o assunto presentes na história, nas imagens e nos vídeos, se as crianças se apropriaram dos conceitos durante a brincadeira. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e as expressões dos cientistas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!