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Detetives da escrita: o que podemos descobrir?

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir a origem e o significado de palavras;

·      Refletir sobre a formação das palavras;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Compreender a diversidade cultural;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Detetives da escrita!

 

Professor, o universo das palavras expressa a riqueza de possibilidades de comunicação e nos instiga a favorecer um aprendizado do aluno que valorize o conhecimento que ele já tem, bem como desenvolva a curiosidade de descobrir novas palavras e enriquecer o vocabulário. Para isso, o respeito mútuo às diferentes culturas e o caráter investigativo precisa ser cultivado e permear as atividades propostas. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do ensino fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Você sabia? A utilização de atividades que possibilitam a criança a pensar sobre as características do sistema alfabético de escrita favorece a sua reflexão e autonomia frente à sua própria escrita. (BRASIL, 2012.).

Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 03 de set. 2013.

Detetives da escrita

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Fonte da imagem: Sítio: “Virtual Shop” <http://dicastruqes.blogspot.com.br/2011/03/curso-de-detetive-e-investigacao.html>. Acesso em: 04 de set. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte aos alunos se eles conhecem o trabalho de um detetive. Faça uma lista, utilizando para isso uma cartolina, com as características que forem faladas. É importante valorizar a participação de todos. Quando a lista estiver pronta, pergunte aos alunos se gostariam de serem detetives da escrita. Agora, faça uma nova lista com as dicas para um detetive da escrita. Lembre-se de ouvir os alunos e dialogar com a turma. Veja algumas possibilidades de dicas:

  • É observador dos lugares em que há escrita;
  • Gosta de descobrir palavras novas;
  • Investiga o significado das palavras;
  • Desvenda os mistérios da escrita de palavras.

Agora, disponibilize materiais diversos para que possam folhear, tais como: jornais, revistas, livros de literatura infantil e outros.

O objetivo é que os alunos possam observar e identificar, dentre outros aspectos, os tipos de letras que são utilizados nos diversos materiais.

Após todos folhearem os materiais e dialogarem com seus pares sobre os mesmos, solicite que falem sobre os tipos de letras identificados.

Em seguida, entregue para cada aluno uma folha de papel em branco e peça para que cada um registre os diversos formatos encontrados para as letras que compõe o seu próprio nome. O mais importante é que cada aluno procure escrever o seu nome recorrendo a diferentes tipos de letras.

Quando todos terminarem peça para que cada aluno mostre sua atividade à turma e em seguida afixe os trabalhos no mural da sala de aula para que todos possam apreciar a produção dos colegas.

 

Investigando os tipos de fontes do processador de texto

Professor, se a sua escola participa do Projeto UCA, organize os alunos em duplas e solicite que utilizem o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord), ou outro editor de texto. Mas, também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.

Como atividade, proponha que cada dupla digite o nome completo dos seus integrantes. Em seguida peça para que utilizem os mais variados tipos de fontes para cada vez que forem digitar o próprio nome.

Ao final, imprima uma cópia das produções dos alunos e faça um momento de socialização, em que cada dupla poderá explicar as facilidades e as dificuldades na identificação das letras pelo tipo de fonte utilizada, bem como dizer a fonte que mais gostou.

Quando todos terminarem peça para cada aluno mostrar sua atividade à turma e em seguida afixar o trabalho no mural da sala de aula para que todos possam apreciar sua produção.

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Fonte da imagem: Sítio: "Mister Blogando" <http://misterblogando.blogspot.com.br/2013/06/como-criar-um-blog-plataforma-blogspot.html>. Acesso em: 04 de set. 2013.

 

Criando um canal de comunicação

 

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos participantes, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Detetives da escrita”. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. Acesso em: 03 de set. 2013.

Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e orientação do professor.

Professor, escolha com os alunos as atividades que poderão compor o Blog.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Proponha uma atividade em sala de aula, em que cada aluno deverá falar para a turma sobre o lugar onde nasceu e também o lugar em que mora. Proponha que falem sobre:

  • Comidas típicas;
  • Tipos de roupas;
  • Animais domésticos e outras informações.

Após todos participarem, organize um painel com a turma contendo as palavras que são faladas mais em uma região do que em outra.

Agora, que tal ampliar a pesquisa? Organize os alunos em duplas e agende um horário com as outras turmas da escola, para que possam descobrir a resposta das seguintes perguntas:

  • Qual o nome da cidade em que você nasceu?
  • Qual a comida que é típica deste lugar?

De volta para a sala de aula, disponha os alunos em duplas e organize as informações construindo um grande painel, contendo as comidas típicas e a região em que os entrevistados nasceram. Em seguida, afixe o painel no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa ter acesso. Aproveite o momento para que os detetives da escrita possam conhecer palavras novas e seus significados.

Professor, disponha os alunos em novas duplas e peça para que cada dupla faça uma pesquisa e descubra mais sobre a região em que nasceram. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet.

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Fonte: Sítio: “Brasil Escola.” Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/regioes-brasileiras.htm>. Acesso em: 03 de set. 2013.

Comidas Típicas Das Regiões Brasileiras

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Fonte: Sítio: “You Tube.” Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=L4UqvCnsfmk>. Acesso em: 03 de set. 2013.

Em seguida, auxilie os alunos a construírem um dicionário cultural da turma, contendo palavras que expressam o lugar em que moram. Para isso, auxilie os alunos a consultarem um dicionário e descobrirem como ele é organizado. O dicionário a ser construído pela turma poderá seguir a ordem alfabética e também conter a escrita da palavra e o seu significado. Ao final, o dicionário poderá ficar na biblioteca para consulta de outras turmas.

Agora, que tal brincar com os alunos com as variações de algumas palavras? Para isso, proponha o desafio de descobrirem o significado das palavras abaixo, podendo consultar o dicionário ou a internet:

 

1º Grupo de palavras:

Aipim

Macaxeira

Mandioca

2º Grupo de palavras:

Mexerica

Tangerina

Bergamota

Após os alunos descobrirem os significados das palavras, proponha que façam a leitura dos textos online sugeridos nos sítios abaixo e descubram mais sobre as diferenças e as semelhanças entre algumas palavras investigadas acima.

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Fonte: Sítio: “Mundo Estranho.” Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-diferenca-entre-tangerina-mexerica-e-ponkan>. Acesso em: 03 de set. 2013.

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Fonte: Sítio: “InfoEscola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/plantas/aipim/>. Acesso em: 03 de set. 2013.

Como atividade de registro, os alunos poderão criar um espaço no Blog chamado “Curiosidades” e postar palavras que são escritas de forma muito diferente, mas que têm o mesmo significado.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, proponha que cada aluno faça uma lista contendo de cinco a dez palavras ou disponibilize as palavras abaixo, sendo que as mesmas poderão ser registradas no caderno de Língua Portuguesa:

PIPA

ABÓBORA

SAPATO

SACOLA

BLUSA

 

Em seguida, peça para que descubram outras palavras que tenham o mesmo significado das palavras escolhidas por eles. Para isso eles poderão trocar ideias com os colegas e também consultar o dicionário. Veja o exemplo abaixo:

PIPA

PAPAGAIO

ABÓBORA

JERIMUM

SAPATO

CALÇADO

SACOLA

SACO

BLUSA

CAMISA

 

Solicite que os alunos escrevam as palavras inicialmente selecionadas por eles em uma cartolina e logo ao lado da mesma, a palavra encontrada com o mesmo significado.

Agora, proponha que cada aluno construa a mesma frase contendo a palavra inicial e depois utilizando a palavra encontrada com o mesmo significado.

Ao final, organize um momento de socialização das frases e auxilie os alunos a perceberem a quantidade de palavras que podem expressar o mesmo significado.

 

Mais uma curiosidade!

Professor, escreva em uma cartolina as frases abaixo. Depois, organize uma roda de conversa com a turma para que descubram o que mudou nas frases:

Vou chupar uma manga bem madura.

A manga da blusa está longa.

Instigue os alunos a pensarem na palavra MANGA em cada frase. Neste momento, os detetives da escrita estão diante das possibilidades que uma mesma palavra tem para expressar significados diferentes. Após este trabalho, solicite que os alunos criem novas frases usando a palavra MANGA com os dois sentidos trabalhados. Proporcione um momento para que os alunos expressem seus conhecimentos sobre outras palavras que tenham a mesma grafia e significados diferentes.

Em seguida, proponha que explorem a formação das palavras, a partir do jogo “Fábrica de Palavras”. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo.

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Fonte: Sítio: “Escola Games.” Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/>. Acesso em: 03 de set. 2013.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, instigue os alunos a pensarem sobre como surgiram as palavras. Após todos expressarem suas ideias, providencie a reportagem da Revista Ciência Hoje, número 182 e ano 2007 e faça a leitura do texto: “Quando Crescer, Vou Ser... Etimólogo!”, para que a turma descubra mais sobre o profissional que estuda a origem das palavras.

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Fonte: Sítio: “Ciência na Mão.” Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chc&cod=_quandocrescervouseretimologocienciahojedascriancas182ago2007>. Acesso em: 03 de set. 2013.

Agora, que tal pedir que cada aluno escolha uma palavra para descobrir o seu significado? Para isso, sugerimos que façam uma pesquisa na internet, no dicionário e também poderão consultar o dicionário online sugerido abaixo:

Fonte: Sítio: “Dicionário etimológico.” Disponível em: <http://www.dicionarioetimologico.com.br/searchController.do>. Acesso em: 03 de set. 2013.

Depois, que cada aluno descobrir o significado da palavra, faça um momento de socialização das informações. Em seguida, entregue uma folha em branco para cada aluno. Nela cada um terá que escrever a palavra e o significado encontrado. Quando todos terminarem, peça para que afixem as atividades no mural da sala de aula para que a turma possa ter acesso às descobertas.

Professor, providencie o livro “A origem das palavras: para crianças e jovens curiosos” de autoria de Márcio Bueno. Faça a leitura com a turma e descubram a origem de algumas palavras.

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Fonte: Sítio: “Ciência Hoje.” Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/palavras-curiosas-origens-surpreendentes/>. Acesso em: 03 de set. 2013.

Após lerem o livro, proponha que escolham cinco das palavras que descobriram a origem e façam um registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint). Neste programa os alunos poderão representar em forma de desenho a imagem das palavras que descobriram o significado e também a sua origem. Mas, também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet, possibilitando o uso de um editor gráfico.

Em seguida, imprima as atividades e afixe-as no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa apreciar. Auxilie os alunos a postarem suas produções no Blog da turma.

Socializando

Ao final do trabalho, faça uma roda de conversa e questione-os sobre o que aprenderam. Ouça a opinião de cada um e instigue aqueles que têm mais dificuldade em expressar suas ideias. Consulte também o Blog criado pela turma e as atividades postadas, para que possam avaliar todo o trabalho realizado na investigação da escrita. Os alunos poderão postar a avaliação no Blog e todos os colegas terem acesso à escrita do colega.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Português Fácil”. Disponível em: <http://www.portuguesfacil.net/palavras-dificeis-e-seus-significados/>. Acesso em: 04 de set. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

ALBUQUERQUE, Eliana B. C.; MORAIS, Artur G.; FERREIRA, Andréa Tereza B. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? In: Revista

Brasileira de Educação. v. 13, n.38. maio/ago 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/05.pdf>. Acesso em: 03 de set. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções. Verifique se os alunos ampliaram o vocabulário e também se compreenderam a riqueza de utilizarmos as palavras para nos comunicarmos e nos entendermos; bem como se utilizaram de forma correta os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. 

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2013.

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