Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUEM TEM MEDO DE BRUXAS?

 

14/09/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Desenvolver a capacidade de imaginação;

* Desmistificar as inseguranças infantis;

* Complexificar a brincadeira de papel social a partir de novos elementos;

* Ampliar o repertório de histórias;

* Confraternizar com os colegas.

Duração das atividades
Atividade 1 - Roda de conversas: Quem tem medo de bruxas? (30 minutos); atividade 2 - Bruxas famosas... (30 minutos); atividade 3 - Desenho de bruxa (45 minutos); atividade 4 - Receita de bruxa: Chá de Alecrim (30 minutos); atividade 5 - História: Bruxa, bruxa! Venha a minha festa... (30 minutos); atividade 6 - Brincadeira a fantasia... (45 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As histórias que tem bruxas como personagens principais, costumam intrigar as crianças. Ao mesmo tempo em que fascinam, as deixam inseguras e com medo. Na Educação Infantil é importante que o imaginário seja estimulado de forma intencional. Para tanto, essa proposta de de aula parte da bruxa como personagem, mas poderia ser o lobo, o fantasma ou algum outro personagem que desperte interesse nas crianças. 

Estratégias e recursos da aula

Material Utilizado

* Tapete para a roda de conversas;

*  Imagens de bruxas famosas;

* Jarro com chá de alecrim;

* Papel branco ;

* lápis de cor;

* Canetinhas;

* Livro: Bruxa, bruxa! Venha a minha festa...

 

Atividade 1 - Roda de conversas: Quem tem medo de bruxas? (30 minutos)

Durante a roda de conversas, o professor pode fazer a seguinte pergunta para as crianças: "Quem tem medo de bruxas?" É recomendável que todas as crianças tenham a oportunidade de falar e que o professor registre as respostas, a fim de ter elementos para dar continuidade à proposta. É possível que durante a conversa as crianças manifestem outros tipos de medos. Tais, devem ser considerados em outras atividades, pois o medo é uma das sensações humanas cuja reação deve ser levada em conta no processo de humanização em que está inserida a Educação Infantil.  

 

Atividade 2 - Bruxas famosas... (30 minutos)

Para complexificar o imaginário infantil, o professor pode levar imagens de bruxas famosas que as crianças conhecem, contando brevemente a história de cada uma delas. Por exemplo: a primeira bruxa é a da Branca de Neve, a outra a bruxa Keka, a terceira a Bruxa do 71, a quarta a Cuca e a quinta é a bruxa de Franklin Cascaes. Durante sua exposição, o professor pode contar para os alunos histórias verídicas sobre as mulheres que eram consideradas bruxas, as quais na verdade eram conhecedoras das ervas e seus poderes na natureza.

 

2

Fonte: http://www.luluteen.com.br/luluteen/2011/10/31/feliz-dia-das-bruxas-pra-voce/

 

6

Fonte: http://www.luluteen.com.br/luluteen/2011/10/31/feliz-dia-das-bruxas-pra-voce/

 

3

Fonte: http://www.luluteen.com.br/luluteen/2011/10/31/feliz-dia-das-bruxas-pra-voce/

 

5

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=cuca&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=w0wrUuyGMY6A8gTIwYGYCQ&biw=1366&bih=587&sei=x0wrUq24J4jy8ATvtoDoDw

 

7

Fonte: http://www.museuvictormeirelles.gov.br/cascaesbruxas/

 

Atividade 3 - Desenho de bruxa (45 minutos)

O professor pode propor uma atividade de desenho direcionado para as crianças. Cada uma deverá receber um pedaço de papel, lápis de cor e canetinhas para que desenhem uma bruxa. Nesse desenho, o professor poderá identificar qual a ideia de bruxa presente no imaginário das crianças.

10

Fonte: http://penseidesenhei.blogspot.com.br/2011/11/desenhos-de-tigremisturaelefante-e.html

 

Atividade 4 - Receita de bruxa: Chá de Alecrim (30 minutos)

Trazer para as crianças uma receita antiga "de bruxas" para dor de garganta e aumento da aprendizagem. O professor já deve trazer o chá preparado, posto que as crianças terão pouca possibilidade de participação na receita. É importante que o professor alimente a atmosfera mística do assunto, falando para as crianças que o chá é uma poção mágica que ajuda contra a dor de garganta e que também ajuda as crianças aprenderem mais rápido.

Modo de fazer o chá de alecrim: Coloque duas colheres de sopa da erva para um litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

OBS: A sugestão aqui é de chá de alecrim, mas pode ser substituído por alguma outra erva de fácil disponibilidade.

8

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=alecrin&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=8lErUuXwIIe28wS7_YCADA&biw=1366&bih=667&sei=9lErUumTLYWm9gSskoC4Cw

 

Atividade 5 - História: Bruxa, bruxa! Venha a minha festa... (30 minutos)

O professor poderá organizar as crianças em um espaço externo da instituição para contar a história "Bruxa, bruxa! Venha a minha festa". Essa história desmistifica medos e inseguranças infantis com relação a alguns personagens clássicos das histórias, pois no final da história se descobre que todos estão na verdade fantasiados. Caso a instituição não conte com esse livro em específico, a história pode ser substituída por outra, escolhida pelo professor, mas que tenha objetivo parecido.

1

Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=bruxa%20bruxa%20venha%20a%20minha%20festa&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=wTwrUujuGIbU9gStv4GQAQ&biw=1366&bih=667&sei=yDwrUv6XNY6A9QTY34GgCw#facrc=_&imgrc=2sziVlZVtePaLM%3A%3BwrnGJXKLol7VSM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F_8sgItSy2yPg%252FS9kZ7FTTVnI%252FAAAAAAAAAcw%252F-DTbbN1BLHQ%252Fs400%252FBruxa%252C%252BBruxa%252Bvenha%252Ba%252Bminha%252Bfesta.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fencantamentosdaliteratura.blogspot.com%252F2009%252F05%252Fbruxa-bruxa-venha-minha-festa-arden.html%3B400%3B400

 

Atividade 6 - Brincadeira a fantasia... (45 minutos)

Como fechamento da atividade, o professor pode disponibilizar fantasias para as crianças brincarem. Durante a brincadeira poderá ser organizado um baile com músicas escolhidas pelo professor ou pelas crianças. As crianças devem ter a oportunidade de escolherem e de se expressarem livremente durante esse momento. Sugere-se aqui músicas celtas ou pagãs que possam ser encontradas na internet. (vide recursos complementares)

Outra sugestão interessante nesse sentido, é a banda "Casa de Orates", pois nela o tema bruxas e piratas estão bem presentes e com muita qualidade musical  http://www.casadeorates.com.br/

11

Fonte: Acervo NDI - 2013.

Foto: Thaisa Neiverth

Recursos Complementares

Site: Bruxas e o poder simbólico. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historia/bruxas.htm

Vídeo: As bruxas - Documentário completo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3en4mcgj3_A

Vídeo: Bruxa, bruxa! Venha a minha festa... Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rVkP0Xjy3Gw

DRUCE, A.  Bruxa, bruxa! Venha a minha festa... Brinque-book. 1995.

Slideshare.  Bruxa, bruxa! Venha a minha festa... Disponível em: http://www.slideshare.net/cirleisantos/bruxa-bruxa-venha-minha-festa-20793777

Site: Benefícios do Chá de Alecrim. Disponível em: http://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-alecrim/

Site: Chá e CIA. Disponível em: http://www.chaecia.com.br/loja/produto-111058-1097-alecrimrosmarinus__rosmarinus_officinalis__l_100_grm

Lista de músicas celtas. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/editorial/musica-celta

Aula do portal: Vamos juntos visitar a casa da bruxa? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49688

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças desenvolveram a capacidade de imaginação durante o desenho e a roda de conversa, se conseguiram desmistificar inseguranças, se complexificaram a brincadeira de papel social, se ampliaram o repertório de brincadeiras, se confraternizaram com os colegas durante a brincadeira a fantasia. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.