14/09/2013
Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
* Desenvolver a capacidade de imaginação;
* Desmistificar as inseguranças infantis;
* Complexificar a brincadeira de papel social a partir de novos elementos;
* Ampliar o repertório de histórias;
* Confraternizar com os colegas.
As histórias que tem bruxas como personagens principais, costumam intrigar as crianças. Ao mesmo tempo em que fascinam, as deixam inseguras e com medo. Na Educação Infantil é importante que o imaginário seja estimulado de forma intencional. Para tanto, essa proposta de de aula parte da bruxa como personagem, mas poderia ser o lobo, o fantasma ou algum outro personagem que desperte interesse nas crianças.
Material Utilizado
* Tapete para a roda de conversas;
* Imagens de bruxas famosas;
* Jarro com chá de alecrim;
* Papel branco ;
* lápis de cor;
* Canetinhas;
* Livro: Bruxa, bruxa! Venha a minha festa...
Atividade 1 - Roda de conversas: Quem tem medo de bruxas? (30 minutos)
Durante a roda de conversas, o professor pode fazer a seguinte pergunta para as crianças: "Quem tem medo de bruxas?" É recomendável que todas as crianças tenham a oportunidade de falar e que o professor registre as respostas, a fim de ter elementos para dar continuidade à proposta. É possível que durante a conversa as crianças manifestem outros tipos de medos. Tais, devem ser considerados em outras atividades, pois o medo é uma das sensações humanas cuja reação deve ser levada em conta no processo de humanização em que está inserida a Educação Infantil.
Atividade 2 - Bruxas famosas... (30 minutos)
Para complexificar o imaginário infantil, o professor pode levar imagens de bruxas famosas que as crianças conhecem, contando brevemente a história de cada uma delas. Por exemplo: a primeira bruxa é a da Branca de Neve, a outra a bruxa Keka, a terceira a Bruxa do 71, a quarta a Cuca e a quinta é a bruxa de Franklin Cascaes. Durante sua exposição, o professor pode contar para os alunos histórias verídicas sobre as mulheres que eram consideradas bruxas, as quais na verdade eram conhecedoras das ervas e seus poderes na natureza.
Fonte: http://www.luluteen.com.br/luluteen/2011/10/31/feliz-dia-das-bruxas-pra-voce/
Fonte: http://www.luluteen.com.br/luluteen/2011/10/31/feliz-dia-das-bruxas-pra-voce/
Fonte: http://www.luluteen.com.br/luluteen/2011/10/31/feliz-dia-das-bruxas-pra-voce/
Fonte: http://www.museuvictormeirelles.gov.br/cascaesbruxas/
Atividade 3 - Desenho de bruxa (45 minutos)
O professor pode propor uma atividade de desenho direcionado para as crianças. Cada uma deverá receber um pedaço de papel, lápis de cor e canetinhas para que desenhem uma bruxa. Nesse desenho, o professor poderá identificar qual a ideia de bruxa presente no imaginário das crianças.
Fonte: http://penseidesenhei.blogspot.com.br/2011/11/desenhos-de-tigremisturaelefante-e.html
Atividade 4 - Receita de bruxa: Chá de Alecrim (30 minutos)
Trazer para as crianças uma receita antiga "de bruxas" para dor de garganta e aumento da aprendizagem. O professor já deve trazer o chá preparado, posto que as crianças terão pouca possibilidade de participação na receita. É importante que o professor alimente a atmosfera mística do assunto, falando para as crianças que o chá é uma poção mágica que ajuda contra a dor de garganta e que também ajuda as crianças aprenderem mais rápido.
Modo de fazer o chá de alecrim: Coloque duas colheres de sopa da erva para um litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.
OBS: A sugestão aqui é de chá de alecrim, mas pode ser substituído por alguma outra erva de fácil disponibilidade.
Atividade 5 - História: Bruxa, bruxa! Venha a minha festa... (30 minutos)
O professor poderá organizar as crianças em um espaço externo da instituição para contar a história "Bruxa, bruxa! Venha a minha festa". Essa história desmistifica medos e inseguranças infantis com relação a alguns personagens clássicos das histórias, pois no final da história se descobre que todos estão na verdade fantasiados. Caso a instituição não conte com esse livro em específico, a história pode ser substituída por outra, escolhida pelo professor, mas que tenha objetivo parecido.
Fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=bruxa%20bruxa%20venha%20a%20minha%20festa&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=wTwrUujuGIbU9gStv4GQAQ&biw=1366&bih=667&sei=yDwrUv6XNY6A9QTY34GgCw#facrc=_&imgrc=2sziVlZVtePaLM%3A%3BwrnGJXKLol7VSM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F_8sgItSy2yPg%252FS9kZ7FTTVnI%252FAAAAAAAAAcw%252F-DTbbN1BLHQ%252Fs400%252FBruxa%252C%252BBruxa%252Bvenha%252Ba%252Bminha%252Bfesta.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fencantamentosdaliteratura.blogspot.com%252F2009%252F05%252Fbruxa-bruxa-venha-minha-festa-arden.html%3B400%3B400
Atividade 6 - Brincadeira a fantasia... (45 minutos)
Como fechamento da atividade, o professor pode disponibilizar fantasias para as crianças brincarem. Durante a brincadeira poderá ser organizado um baile com músicas escolhidas pelo professor ou pelas crianças. As crianças devem ter a oportunidade de escolherem e de se expressarem livremente durante esse momento. Sugere-se aqui músicas celtas ou pagãs que possam ser encontradas na internet. (vide recursos complementares)
Outra sugestão interessante nesse sentido, é a banda "Casa de Orates", pois nela o tema bruxas e piratas estão bem presentes e com muita qualidade musical http://www.casadeorates.com.br/
Fonte: Acervo NDI - 2013.
Foto: Thaisa Neiverth
Site: Bruxas e o poder simbólico. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historia/bruxas.htm
Vídeo: As bruxas - Documentário completo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3en4mcgj3_A
Vídeo: Bruxa, bruxa! Venha a minha festa... Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rVkP0Xjy3Gw
DRUCE, A. Bruxa, bruxa! Venha a minha festa... Brinque-book. 1995.
Slideshare. Bruxa, bruxa! Venha a minha festa... Disponível em: http://www.slideshare.net/cirleisantos/bruxa-bruxa-venha-minha-festa-20793777
Site: Benefícios do Chá de Alecrim. Disponível em: http://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-alecrim/
Site: Chá e CIA. Disponível em: http://www.chaecia.com.br/loja/produto-111058-1097-alecrimrosmarinus__rosmarinus_officinalis__l_100_grm
Lista de músicas celtas. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/editorial/musica-celta
Aula do portal: Vamos juntos visitar a casa da bruxa? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49688
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças desenvolveram a capacidade de imaginação durante o desenho e a roda de conversa, se conseguiram desmistificar inseguranças, se complexificaram a brincadeira de papel social, se ampliaram o repertório de brincadeiras, se confraternizaram com os colegas durante a brincadeira a fantasia. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/10/2014
Quatro estrelasAula super rica, com encantamento vou aplicá-la na minha turma de Educação infantil,só vou trocar a erva.
16/09/2013
Cinco estrelasMuito bom> Com certeza as crianças adoram o tema.