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VAMOS JUNTOS VISITAR A CASA DA BRUXA?

 

19/06/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. Lopez.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Conhecer um dos pontos turísticos da cidade;

* Participar de uma aula-passeio coletiva;

* Trazer elementos para a imaginação das crianças;

* Ampliar o repertório cultural das crianças.

Duração das atividades
A atividade durará em média 4 horas. Já a organização demandará mais tempo, em especial porque será uma atividade coletiva. No entanto, o planejamento da aula-passeio será mais longa, posto que a professora deve agendar a visita no Sesc, articulando com: a coordenação pedagógica, as famílias e o transporte. É imprescindível pedir autorização por escrito para as famílias quando se precisa sair com as crianças da instituição de Educação Infantil.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário contar para as crianças o local onde irão e quais as atrações contidas no passeio. Além disso, é importante fazer os combinados a serem cumpridos durante o tempo do passeio.

Estratégias e recursos da aula

Para começar...

 

Uma aula-passeio na Educação Infantil, demanda um planejamento bem articulado, em especial quando se tem dois grupos de crianças envolvidos. As professoras devem elencar objetivos comuns e conforme disse na sugestão de outra aula postada no portal "Muitos fatores precisam ser levados em consideração. Entre eles: pertinência e segurança do lugar; condições objetivas de estrutura para o recebimento das crianças (...); transporte que será utilizado; autorização por escrito dos pais que deixarão seus filhos participarem da atividade; adultos extras para acompanharem o passeio." (Aula: Conhecendo a nossa Ilha! Vamos visitar o Ecomuseu?) 

As professoras escolheram o "Sesc Cacupé" como possibilidade de visita pelo número de atrações disponibilizadas pelo espaço. Entre elas destacavam-se a "casa da bruxa", as brincadeiras de ciranda, os parques e o espaço verde estruturado para fazer um piquenique. Todas essas opções ajudaram as professoras a propor interações diversificadas entre as crianças dos dois grupos, além de ampliar o repertório cultural dos alunos.

Destaca-se que a aula em questão pode ser reproduzida em qualquer realidade brasileira, desde que a professora eleja um espaço que possibilite o desenvolvimento da imaginação e que amplie o repertório cultural dos alunos.

Também é importante lembrar que a aula refere-se ao passeio a um local específico da região. Portanto, o local poderá ser substituído pelo parque da instituição, com um ambiente (a casa da bruxa) previamente organizado pela professora que suscite a imaginação e a fantasia, ou outro ambiente avaliado pelas professoras que seja similar ao aqui proposto. Caso houver na região um ambiente similar, é imprescindível pedir autorização por escrito para as famílias quando se trata de sair com as crianças da instituição de Educação Infantil. Destaca-se, ainda, que a guia, referida nessa aula-passeio, poderá ser a professora uma vez que o local a ser visitado poderá não dispor desse profissional.    

1º Momento (30 minutos) – Organização da saída

As professoras devem fazer uma roda organizando a saída com as crianças. Nessa roda a necessidade de estarem sempre todos juntos e atentos ao que a professora e o guia do local explicarem deve ser reforçada. Além disso, será de extrema necessidade que a professora explique que "a casa da bruxa" não é assustadora, mas, uma divertida aventura!

 

2º. Momento (20 minutos) – Trajeto

Fomos de ônibus ao Sesc e organizamos as crianças de modo que pudessem interagir umas com as outras, mesmo não sendo do mesmo grupo. Além disso propusemos uma "cantoria" até o nosso destino. Cantamos canções do repertório das crianças, entre elas "O sapo não lava o pé"; "A lenda do brilho da lua", entre outras.

3º. Momento (1 hora) - Visita ao Sesc Cacupé

Na chegada do Sesc Cacupé, quem passa a liderar o passeio é uma guia turística (esse recurso já estava previamente agendado). Ela se apresenta e leva as crianças para a "casa da bruxa". No trajeto ela vai contando o nome das árvores que encontra, com destaque para uma corticeira, que tem uma textura diferente no tronco. Ainda durante o trajeto, encontramos um lago com muitos patos e gansos. A guia conversa com as crianças falando sobre a alimentação dos animais e deixa que eles observem o lago antes de continuarmos. Logo depois entramos em uma trilha que dará acesso a "casa da bruxa". Nesse momento a guia diz que a bruxa já foi embora, que ninguém precisa ter medo e que a única coisa que restou foi a casa. Na chegada ela abre a casa, apresenta os objetos para as crianças e deixa que eles circulem pelo lugar. As professoras, nesse momento, mediam o passeio, encorajando as crianças a entrarem na casa e explicando que aquilo é o cenário de uma história de faz de conta!

 

2º. Momento (20 minutos) – Trajeto

 

No trajeto de ônibus até o local organizar as crianças de modo que possam interagir umas com as outras, mesmo não sendo do mesmo grupo. Além disso, propor uma "cantoria" até o nosso destino. Cantar canções do repertório das crianças, entre elas "O sapo não lava o pé"; "A lenda do brilho da lua", entre outras.

 

3º. Momento (1 hora) - Visita ao Sesc Cacupé

Na chegada ao Sesc Cacupé ou outro local disponível na região ou, até mesmo na escola, se for o caso, quem passa a liderar o passeio é uma guia turística (esse recurso já estava previamente agendado) ou as professoras dos dois grupos envolvidos na atividade. Esse profissional se apresenta e leva as crianças para a "casa da bruxa". No trajeto é importante informar sobre o que vão encontrando no caminho, como por exemplo o nome das árvores que encontram, os animais,os  lagos, etc. Ainda durante o trajeto, a guia ou as professoras poderão conversar com as crianças falando sobre a alimentação dos animais e deixar que observem o lago antes de continuar o passeio. Logo depois, inicia-se a trilha que dará acesso a "casa da bruxa". Nesse momento a guia diz que a bruxa já foi embora, que ninguém precisa ter medo e que a única coisa que restou foi a casa. Na chegada ela abre a casa, apresenta os objetos para as crianças e deixa que eles circulem pelo lugar. As professoras, nesse momento, mediam o passeio, encorajando as crianças a entrarem na casa e explicando que aquilo é o cenário de uma história de faz de conta!

casa 1

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa2

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa3

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa 5

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa 4

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa 6

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

casa 7

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

4º. Momento (30 minutos) - Lanche e parque

Depois da visita à casa da bruxa, a guia ou as professoras dos dois grupos envolvidos na atividade levam as crianças até um quiosque onde poderão lanchar. O quiosque poderá ser substituído, se for o caso, por um tapete ou pano (toalha) estendida sobre o gramado da instituição, se houver, ou no parque, ou embaixo de uma árvore dentro ou fora da escola. As professoras escolhem o local mais adequado de acordo com as condições objetivas da escola. Após o lanche, as crianças se divertem no parque.

casa 8

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

5º. Momento (30 minutos) - Ciranda

A guia apresenta algumas brincadeiras cantadas. Aqui no portal, destacaremos a "Ciranda do Anel" da Bia Bedran, pois, foi a preferida pelas crianças. Em roda eles cantaram e dançaram a canção:

Ciranda do Anel (Bia Bedran)

Perdi meu anel no mar

não pude mais encontar

E o mar, me trouxe a concha,

de presente prá me dar.

Perdi meu anel no mar...

Olha a ciranda!

É debaixo do sol...

É debaixo da lua...

Bem no meio da praia,

bem no meio da rua.

Pé esquerdo prá fente,

pé esquerdo prá trás

Olha a onda do mar na minha mão,

eu vou fazer uma onda do mar.

É o peixinho que pula sem parar

mergulhando no azul da onda do mar.

É a ciranda do anel que eu vou dançar, até o dia clarear.

Uma vez chorei na praia,

prá um anel que se perdeu

Meu anel que virou concha,

nunca mais apareceu.

Parou na goela da baleia,

ou foi pro dedo da sereia,

ou quem sabe um pescador

encontrou o anel e deu pro seu amor.

 

casa 9

Fonte: Acervo Institucional/ NDI - 2013

6º Momento - O retorno à escola (20 minutos)

No retorno à escola as professoras podem propor cantigas para serem cantadas no caminho, como aquelas vivenciadas durante o passeio, podem conversar sobre o passeio, o que viram lá, o que acharam da casa da bruxa. Caso o passeio tenha sido na própria escola, poderão fazer um trajeto imaginário como se estivessem em outro ambiente até chegarem ao parque. O próximo passo será a produção de um texto coletivo. Mas isso será apresentado em outra aula do portal!

Recursos Complementares

Conhecendo a nossa Ilha! Vamos visitar o Ecomuseu?: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48917

Educar para crescer: Célestin Freinet. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml

Sesc Cacupé: Disponível em: http://portal.sesc-sc.com.br/turismo/hotel-cacupe/opcoes-de-lazer

O sapo não lava o pé: Disponível em: http://letras.mus.br/temas-diversos/671440/

A lenda do brilho da lua: Disponível em:http://www.letras.com.br/no-dorso-do-rinoceronte/a-lenda-do-brilho-da-lua

Ciranda do anel: Disponível em: http://letras.mus.br/bia-bedran/561346/

Avaliação

A atividade deve ser avaliada em conjunto com as professoras que participaram. Pode-se fazer uma roda com as crianças para perguntar o que mais gostaram em relação à atividade, além disso é necessário que se avalie se o lugar foi adequado, se a infraestrutura era pertinente e se o trabalho do guia fez sentido para as crianças. No processo de avaliação pode-se fazer um registro com as crianças, dando destaque a fala deles e também às imagens coletadas durante o passeio. Deve-se avaliar, ainda, se essa experiência agregou novos conhecimentos às crianças de forma a ampliar o repertório cultural das crianças.

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