20/05/2013
Dalânea C. Flor; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
* Conhecer um dos pontos turísticos e históricos de Florianópolis;
* Participar de uma aula-passeio;
* Ter acesso a novos elementos para a brincadeira de papel social;
* Conhecer o "Ecomuseu" enfatizando o modo de vida e os objetos que eram utilizados antigamente como pilão, fogão a lenha, penico, entre outros;
* Apreciar a paisagem e fazer um piquenique na área externa do museu;
* Ampliar o repertório cultural das crianças.
Para a efetivação de uma aula-passeio de qualidade é importante que o professor mobilize os alunos, deixando claro o que as crianças irão encontrar no passeio e articulando os combinados coletivos que deverão ser vivenciados durante a visita.
Para início de conversa...
A organização de uma aula-passeio na Educação Infantil demanda um planejamento detalhado. Muitos fatores precisam ser levados em consideração. Entre eles: pertinência e segurança do lugar; condições objetivas de estrutura para o recebimento das crianças (banheiro, espaço para beber água e lanchar, sombra...); transporte que será utilizado; autorização por escrito dos pais que deixarão seus filhos participarem da atividade; adultos extras para acompanharem o passeio.
A opção por visitar o "Ecomuseu" surgiu da possibilidade de aprofundamento do projeto “Conhecendo a nossa Ilha”. Este está articulado à ampliação do repertório cultural das crianças e também dos elementos iniciais da alfabetização cartográfica.
Essa aula pode ser adaptada a qualquer realidade brasileira, visto que em qualquer cidade existem pontos turísticos e históricos relevantes que suscitam possibilidades de ampliação de repertório cultural e cartográfico dos pequenos.
1º Momento (30 minutos) – Organização da saída
A professora deverá fazer no dia do passeio uma roda com as crianças para organizar a saída. Nessa roda o destino do passeio deve ser apresentado (fotos do lugar podem ser disponibilizadas para as crianças) e os combinados coletivos deverão ser reforçados (todos devem caminhar perto da professora, quando o guia do museu falar deveremos ficar em silêncio para ouvir...). Com as crianças organizadas sairemos para o passeio.
Acervo NDI - UFSC (2013)
http://ecomuseuribeirao.wordpress.com/
2º Momento (30 minutos) – O pirata surge no trajeto...
Durante o trajeto de micro-ônibus que dura em média 30 minutos atividades lúdicas podem ser planejadas. No caso dessa aula-passeio um profissional do NDI se fantasiou de pirata e foi conversando com as crianças durante o trajeto sobre o passeio e as novidades que encontraríamos lá!
Acervo NDI - UFSC (2013)
3º Momento (1 hora e 30 minutos) – Conhecendo o Ecomuseu
O Ecomuseu conta com um guia que tem uma dinâmica de apresentação. Primeiro ele mostra o espaço externo apresentado para as crianças, as árvores frutíferas típicas da ilha como bananeiras, mamoneiro, goiabeira entre outras. Depois leva as crianças para ver os personagens do “boi-de-mamão” (folclore típico da ilha). Terminado esse momento a casa antiga é visitada. Nesse momento enfatizamos os utensílios usados antigamente, como panelas de barro, fogão a lenha, penico, etc... Saímos da casa direto para um antigo engenho de farinha. A mediação do adulto é muito importante nesse processo. Pois podemos destacar aspectos importantes que façam referência aos objetivos do passeio.
Fotos do acervo do NDI - UFSC (2013)
4º Momento (30 minutos) - Piquenique no jardim
A área externa do Ecomuseu é privilegiada. Tivemos a oportunidade de planejar um piquenique no jardim que tem vistas para o mar. Levamos da instituição um tapete, o lanche (frutas, bolo e suco) e louças descartáveis. Organizamos as crianças no tapete e usufruímos do lanche e da vista. Depois do lanche permitimos que as crianças explorassem um pouco do gramado com brincadeiras mais livres até a hora de voltarmos.
5º Momento (30 minutos) - Retorno e avaliação
Durante o retorno viemos avaliando com as crianças o passeio. Perguntamos se gostaram e do que mais gostaram. Perguntamos também o que elas aprenderam e reforçamos que o que elas viram no museu é a história de nossa cidade, destacando em especial os utensílios domésticos tão diferentes dos que as crianças estão habituadas a manipular.
6º Momento - Galeria de Imagens
Uma exposição de fotos do passeio pode ser organizada para partilharmos o momento com as famílias.
Site Educar para crescer: Célestin Freinet. http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml
Portal do Professor. Conhecendo o coelho: aula-passeio. disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4075
Site: Ecomuseu do Ribeirão da Ilha. http://ecomuseuribeirao.wordpress.com/
A aula pode ser avaliada a partir da impressão das crianças sobre o passeio. É também fundamental que o professor avalie se os objetivos específicos foram atingidos, em especial no que se refere a ampliação de repertório para as brincadeiras e também de localização geográfica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!