Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO A NOSSA ILHA! VAMOS VISITAR O ECOMUSEU?

 

20/05/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flor; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Conhecer um dos pontos turísticos e históricos de Florianópolis;

* Participar de uma aula-passeio;

* Ter acesso a novos elementos para a brincadeira de papel social;

* Conhecer o "Ecomuseu" enfatizando o modo de vida e os objetos que eram utilizados antigamente como pilão, fogão a lenha, penico, entre outros;

* Apreciar a paisagem e fazer um piquenique na área externa do museu;

* Ampliar o repertório cultural das crianças. 

Duração das atividades
Essa aula durará o tempo do passeio. Em média 4 horas. No entanto, o planejamento da aula-passeio será mais longa, posto que a professora deve agendar a visita no museu, articular com a coordenação e com as famílias o meio de transporte a ser utilizado, conversar com as famílias e pedir autorização para sair com as crianças da instituição de Educação Infantil.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a efetivação de uma aula-passeio de qualidade é importante que o professor mobilize os alunos, deixando claro o que as crianças irão encontrar no passeio e articulando os combinados coletivos que deverão ser vivenciados durante a visita.

Estratégias e recursos da aula

Para início de conversa...

A organização de uma aula-passeio na Educação Infantil demanda um planejamento detalhado. Muitos fatores precisam ser levados em consideração. Entre eles: pertinência e segurança do lugar; condições objetivas de estrutura para o recebimento das crianças (banheiro, espaço para beber água e lanchar, sombra...); transporte que será utilizado; autorização por escrito dos pais que deixarão seus filhos participarem da atividade; adultos extras para acompanharem o passeio. 

A opção por visitar o "Ecomuseu" surgiu da possibilidade de aprofundamento do projeto “Conhecendo a nossa Ilha”. Este está articulado à ampliação do repertório cultural das crianças e também dos elementos iniciais da alfabetização cartográfica.

Essa aula pode ser adaptada a qualquer realidade brasileira, visto que em qualquer cidade existem pontos turísticos e históricos relevantes que suscitam possibilidades de ampliação de repertório cultural e cartográfico dos pequenos.

1º Momento (30 minutos) – Organização da saída

A professora deverá fazer no dia do passeio uma roda com as crianças para organizar a saída. Nessa roda o destino do passeio deve ser apresentado (fotos do lugar podem ser disponibilizadas para as crianças) e os combinados coletivos deverão ser reforçados (todos devem caminhar perto da professora, quando o guia do museu falar deveremos ficar em silêncio para ouvir...). Com as crianças organizadas sairemos para o passeio.

Ecomuseu 1

Acervo NDI - UFSC (2013)

http://ecomuseuribeirao.wordpress.com/

2º Momento (30 minutos) – O pirata surge no trajeto...

Durante o trajeto de micro-ônibus que dura em média 30 minutos atividades lúdicas podem ser planejadas. No caso dessa aula-passeio um profissional do NDI se fantasiou de pirata e foi conversando com as crianças durante o trajeto sobre o passeio e as novidades que encontraríamos lá!

Ônibus

Acervo NDI - UFSC (2013)

3º Momento (1 hora e 30 minutos) – Conhecendo o Ecomuseu

O Ecomuseu conta com um guia que tem uma dinâmica de apresentação. Primeiro ele mostra o espaço externo apresentado para as crianças, as árvores frutíferas típicas da ilha como bananeiras, mamoneiro, goiabeira entre outras. Depois leva as crianças para ver os personagens do “boi-de-mamão” (folclore típico da ilha). Terminado esse momento a casa antiga é visitada. Nesse momento enfatizamos os utensílios usados antigamente, como panelas de barro, fogão a lenha, penico, etc... Saímos da casa direto para um antigo engenho de farinha. A mediação do adulto é muito importante nesse processo. Pois podemos destacar aspectos importantes que façam referência aos objetivos do passeio.

ecomuseu 2 ecomuseu 5ecomuseu 4

ecomuseu 6                                                                                                                                 

Fotos do acervo do NDI - UFSC (2013)

4º Momento (30 minutos) - Piquenique no jardim

A área externa do Ecomuseu é privilegiada. Tivemos a oportunidade de planejar um piquenique no jardim que tem vistas para o mar. Levamos da instituição um tapete, o lanche (frutas, bolo e suco) e louças descartáveis. Organizamos as crianças no tapete e usufruímos do lanche e da vista. Depois do lanche permitimos que as crianças explorassem um pouco do gramado com brincadeiras mais livres até a hora de voltarmos.

ecomuseu 8ecomuseu 9

5º Momento (30 minutos) - Retorno e avaliação

Durante o retorno viemos avaliando com as crianças o passeio. Perguntamos se gostaram e do que mais gostaram. Perguntamos também o que elas aprenderam e reforçamos que o que elas viram no museu é a história de nossa cidade, destacando em especial os utensílios domésticos tão diferentes dos que as crianças estão habituadas a manipular.

6º Momento - Galeria de Imagens

Uma exposição de fotos do passeio pode ser organizada para partilharmos o momento com as famílias.

Recursos Complementares

Site Educar para crescer: Célestin Freinet. http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml

Portal do Professor. Conhecendo o coelho: aula-passeio. disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4075

Site: Ecomuseu do Ribeirão da Ilha. http://ecomuseuribeirao.wordpress.com/

Avaliação

 

A aula pode ser avaliada a partir da impressão das crianças sobre o passeio. É também fundamental que o professor avalie se os objetivos específicos foram atingidos, em especial no que se refere a ampliação de repertório para as brincadeiras e também de localização geográfica. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.