21/09/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
O professor de Educação Física terá tratado conhecimentos básicos da capoeira em sua concepção de luta, jogo e dança. Nesse sentido, sugerimos nossa aula já publicada no portal do professor. Acesse o link da aula no campo "Recursos Complementares".
Aula 1 - A Capoeira na Roda do Conhecimento
Atenção Professor: nessa proposta, o estudo da capoeira começará a partir de uma primeira vivência dos alunos com uma roda de capoeira. Para tanto, será necessário que um grupo de capoeiristas (Capoeira Angola) seja convidado para apresentação na escola. O intuito é sensibilizar e motivar os alunos para o estudo a partir da prática. Caso não seja possível a presença de um grupo de capoeiristas na escola, organize uma visita (trabalho de campo) a uma academia ou local que realize esta atividade. Caso este também não seja viável para sua instituição de ensino, pode-se recorrer à exposição de um vídeo (veja as sugestões vídeo presente nesta aula).
1. Na primeira aula, o professor surpreenderá os alunos anunciando que iniciará o próximo conteúdo com uma visita muito especial. Ele informará que um grupo de capoeiristas está presente na escola e aguarda a turma para uma Roda de Capoeira. Também deverá ser conversado com a turma que aqueles que se sentirem à vontade poderão participar: cantando, dançando ou jogando, inclusive, arriscando alguns golpes.
O professor solicitará que os alunos, quando estiverem observando, pensem sobre o que gostariam de estudar a respeito da Capoeira. E, enquanto estiverem praticando, percebam o que a capoeira desperta pelos movimentos, em termos de curiosidade, sentimentos e emoções. Além disso, o professor deverá registrar na forma de vídeo essa primeira vivência, para apresentar e discutir e vídeo na próxima aula.
Fonte: http://www.es.gov.br/Banco%20de%20Imagens/2012/Dezembro2012/sedurodadecapoeira1812.JPG. Acesso em 07 de Setembro de 2013.
2. Ao final, o professor abrirá uma roda e possibilitará que os alunos conversem com os capoeiristas.
Sugestões de perguntas:
Dica: Caso sinta necessidade, o professor pode ainda solicitar que os alunos, antes de ir ao encontro da roda, elaborem perguntas prévias, sem prejuízo de outras que poderão surgir durante a prática da capoeira naquele dia.
Aulas 2 e 3: Origem da Capoeira: sua história afro-brasileira
1. O professor iniciará a aula com a exposição do vídeo do registro da roda de capoeira da aula passada.
Durante a exposição do vídeo os alunos deverão pensar nos seguintes pontos:
a) O que a roda de capoeira e a roda de conversa naquele dia me ensinaram?
b) O que eu gostaria de aprender com e sobre a capoeira?
Obs.: Professor, certamente as perguntas acima irão interferir nas aulas seguintes. As respostas das questões acima serão importantes para que, diante da tomada de consciência dos alunos sobre o que gostariam de aprender, eles possam se sentir motivados para os estudos e investigações que virão nas próximas aulas.
Após a exposição do vídeo, os alunos deverão iniciar uma conversa, na forma de diálogo aberto, com base nas perguntas acima.
Fonte: http://www.overmundo.com.br/uploads/overblog/multiplas/1201180314_grupo_de_capoeira_do_conjunto_jardim.jpg. Acesso em 07 de Setembro de 2013.
2. Em seguida, o professor anunciará que eles irão até a quadra para realizarem os movimentos da roda de capoeira que eles viram e tentaram (ou não) fazer na aula passada. A expectativa é que aqueles alunos que não se arriscaram para "entrar na roda" na aula anterior, se sintam à vontade, para realizar algumas tentativas de movimento.
Ainda, antes de irem para a roda, o professor solicitará que os alunos anotem, como tarefa de casa, para próxima aula, uma pesquisa sobre a palavra "Capoeira". Veja sugestão de instrumento abaixo:
Pesquisa sobre Capoeira |
Procure em sites, livros ou dicionários uma definição sobre: a) A origem da palavra Capoeira e o que ela significa. b) Os tipos de capoeira. c) Os movimentos da capoeira. d) Os instrumentos e as músicas presentes na capoeira.
Registre aqui sua fonte de informação (nome do livro e página, dicionário, link do site, etc.) |
Fonte: Imagem do próprio autor
3. Durante a vivência dessa segunda roda de capoeira, o professor deve se atentar e orientar os alunos sobre os seguintes pontos:
a) Os alunos deverão se interagir mais, de modo que aqueles com alguma facilidade auxiliem os demais.
b) Caso não haja instrumentos disponíveis, todos devem participar cantando e batendo palmas de forma ritmada.
c) Os alunos não precisam ficar presos aos movimentos que viram na roda anterior, podendo, inclusive, inventar movimentos.
4. Na aula seguinte, o professor solicitará que os alunos se organizem em grupos para socializarem as informações da tarefa de casa.
A dinâmica terá o seguinte procedimento:
a) Os grupos terão no mínimo 04 e no máximo 06 integrantes.
b) Um aluno de cada vez falará sobre o resultado de sua pesquisa para o grupo.
c) Os componentes do grupo deverão entrar em consenso para uma única definição sobre capoeira, os tipos de capoeira que existem, os instrumentos e músicas presentes nessa prática. Tudo isso, como base nas fontes de pesquisa.
d) Em seguida, cada grupo elegerá um relator para comunicar à turma as definições de capoeira sistematizadas pelo grupo.
O professor deverá anotar todas as sistematizações dos grupos, para que tenha um registro desse primeiro momento de conhecimento dos alunos sobre o tema. O objetivo é que os alunos tenham uma referência para que ampliem seus conhecimentos, ou, pelo menos, avaliem se houve essa ampliação.
5. Antes de encerrar a aula, o professor passará uma tarefa de casa em grupo. Os alunos deverão pesquisar sobre a origem da capoeira. Veja sugestão abaixo:
Pesquisa histórica sobre a Capoeira | |
Pesquisa em sites, livros, revistas, enciclopédias ou artigos científicos, em responda as perguntas abaixo: a) Onde surgiu a capoeira? b) Em que época foi? c) Quais os motivos históricos de sua existência?
Registre aqui sua fonte de informação (nome do livro e página, dicionário, link do site, etc.) |
Fonte: Imagem do próprio autor
Aulas 4 e 5: Exposição do Vídeo "Capoeira 1" - TV Escola (MEC)
1. O professor iniciará a aula com a exposição do vídeo "Capoeira 1" postado no site TV Escola (MEC), com duração de 14minutos e disponível em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12095(acesso em 07 de setembro de 2013).
O professor deve orientar os alunos que observem os seguintes pontos no vídeo:
a) Aspectos históricos da Capoeira sobre sua origem e existência.
b) Comparar sobre as informações de suas pesquisas com as informações do vídeo.
c) A caracterização histórica da capoeira como jogo e como luta de resistência.
Clique na Imagem abaixo para acessar o vídeo:
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12095. Acesso em 07 de Setembro de 2013.
2. Após a exposição do vídeo, o professor irá conversar com a turma sobre alguns elementos históricos. Nesse momento, cada grupo terá oportunidade de socializar suas informações sobre a tarefa de casa referende a origem e história da capoeira.
3. Na aula seguinte, a turma vivenciará a roda de Capoeira Angola. O professor retomará o vídeo da aula anterior e fará exposição do mesmo, especificamente, no ponto que mostra movimentos de capoeira (ginga, movimentos defensivos, ataques, etc.). Obs.: Nesse vídeo, os movimentos são apresentados a partir de 03 minutos e 10 segundos aproximadamente.
Logo em seguida, o professor apresentará um vídeo que apresenta uma roda de Capoeira Angola. Durante a exposição do vídeo, os alunos deverão prestar atenção nas características dos movimentos e na forma que os capoeiristas o executam.
Sugestão de vídeo Roda de Capoeira Angola dos Dois Cruzeiros: Mestre Pelé e Hugo. Duração 10 min 05seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VHDcYjmy3pc. Acesso em 07 de setembro de 2013.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=VHDcYjmy3pc. Acesso em 07 de Setembro de 2013.
Com base nas informações da pesquisa dos alunos, durante a vivência da roda de Capoeira Angola, o professor destacará as características dessa forma de capoeira, tais como: movimentos mais lentos e mais rasteiros, dentre outras.
4. Após essa vivência, o professor comunicará que nossos convidados da primeira aula, estarão novamente na escola para uma Roda de Conhecimento.
Nessa aula, além de praticarmos mais uma roda de capoeira, os grupos terão oportunidade de dialogar com nossos convidados em função dos conhecimentos adquiridos com a pesquisa sobre os aspectos históricos da capoeira.
Aula 9: Capoeira: "Roda" de Conhecimento
1. Nesse dia, os alunos irão conversar sobre o que aprenderam sobre os aspectos históricos da capoeira. Durante o diálogo, cada grupo repassará um pouco do que trouxe das pesquisas. Para esse momento, o professor dará as seguintes orientações para o grupo.
a) Os grupos deverão dizer como foi pesquisar e estudar sobre a capoeira (conhecimentos sobre a palavra, origem, história, etc.).
b) Os alunos não podem esquecer que estão em uma roda de conversa, ou seja, sempre que repassarem alguma informação, devem dar espaço para que os convidados repliquem, ou seja, falem sua opinião.
2. Após essa roda de conversa, em que alunos e capoeiristas trocaram conhecimentos, todos farão uma roda de celebração, que será chamada de "Roda de Conhecimento da capoeira". Ela representa a culminância de todo trabalho realizado até aqui, uma celebração do conhecimento com os praticantes da capoeira e os estudantes que pesquisaram sobre o tema.
Dica: O professor pode registrar vivência acima com filmagem. Desse modo, no momento de avaliação, poderá ser apresentado o vídeo e os alunos deverão comentar, também, sobre seus avanços nos aspectos dos movimentos da capoeira.
Aula 10: "Roda" de Avaliação
1. Na última aula, o professor fará mais uma roda de conversa chamada Roda de Avaliação. Os alunos deverão comentar os seguintes pontos:
a) Quais os conhecimentos sobre a capoeira, de ponto de vista da história e das rodas vivenciadas, que eles julgam que foram mais importantes. Por quê?
b) Você considera que aprendeu mais movimentos em relação à capoeira? Quais?
Obs.: Em relação a esta pergunta (item "b"), caso o professor tenha registrado a aula acima, deverá apresentar o vídeo aos alunos.
c) Quais aspectos relacionados à capoeira que eles gostariam de continuar pesquisando?
2. O professor deverá registrar as falas dos alunos, principalmente referentes ao item "c" acima, para dar continuidade aos estudos com seus alunos em outra oportunidade.
Sugestão de aula para iniciação da Capoeira: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32403. Acesso em 05 de Setembro 2013.
1. O professor deverá observar durante todo processo da sequência didática se os alunos avançam nos conhecimentos da capoeira tanto a partir da definição da palavra, como sua origem e motivos históricos de sua existência.
2. Durante a "Roda" de Avaliação é preciso permitir que os alunos expressem sua compreensão em relação à origem da capoeira tanto em relação às dimensões culturais e históricas, quanto sobre os aspectos de movimento corporal experimentados nas rodas. Neste caso, a utilização dos vídeos com registros das vivências pelo professor, contribuirá para avaliação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!