20/09/2013
Elisabeth Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e já estejam alfabetizados.
COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR
A televisão, juntamente com outras mídias, está amplamente presente em nosso dia-a-dia, permeando as relações e influenciando as maneiras de significar o mundo. Deste modo, a televisão também compõe o ambiente escolar por meio de suas influências, referências e, por isso, deve ser tomada como tópico de estudo no intuito de propiciar a reflexão sobre sua utilidade, pontos positivos e pontos negativos, fomentando o uso crítico pelos alunos e professores com relação a esse recurso midiático. Nesta aula, trabalharemos com a temática da televisão e sua utilidade na produção e transmissão de informações.
ATIVIDADE 1:
1º Momento: Convidar os alunos para assistirem o vídeo “De onde vem a televisão?”.
TV ESCOLA. De onde vem a televisão? Duração: 4min52seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2413. Acesso em 03 de setembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2413. Acesso em 03 de setembro de 2013.
Sinopse: O vídeo faz parte de uma série de 20 programas de animação apresentada por uma criança muito curiosa, Kika, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem-humorada. Neste vídeo, Kika aprende de onde vem a televisão.
2º Momento: Após essa exibição, iniciar uma conversa com os alunos sobre o vídeo, promovendo a verbalização de aspectos observados por eles que pareceram interessantes, de aspectos que podem ter gerado dúvidas e que podem, então, ser esclarecidos pelo professor e/ou pelos demais alunos.
Exemplos de perguntas que podem fomentar a conversa: Que aspectos do vídeo vocês acharam mais interessantes? O que vocês aprenderam sobre a televisão? Alguma coisa mostrada no vídeo foi surpreendente para vocês? O quê? Existe algo que vocês não entenderam sobre o vídeo? O quê?
3º Momento: Solicite aos alunos que façam individualmente uma produção de texto com o tema “Para que serve a televisão”. Estimule os alunos a pensar sobre essa questão a partir de outras questões semelhantes, tais como: Com que objetivo eu assisto televisão? E qual é a utilidade da televisão no meu dia-a-dia?
Após a finalização desta atividade, recolha as produções de texto para serem usadas na aula seguinte.
ATIVIDADE 2:
1º Momento: Devolva aos alunos suas produções de texto sobre “Para que serve a televisão” realizadas na atividade anterior. Divida os alunos em duplas e solicite que cada dupla troque as produções entre si para serem lidas. Em seguida, solicite que cada aluno escreva, em uma folha separada, um comentário sobre a produção do colega. Solicite que os alunos analisem a produção lida e respondam: você faz um uso da televisão semelhante ao do seu colega? Existe alguma diferença no uso da televisão que você observou a partir da leitura do texto do seu colega? Qual?
2º Momento: Solicite aos alunos que, a partir do que escreveram em suas produções de texto, do que leram e comentaram sobre as produções lidas, façam uma lista das utilidades da televisão.
Professor, na medida em que os alunos verbalizarem as utilidades da televisão por eles identificadas, posicione-se em frente ao quadro negro e vá anotando suas falas. Neste momento, é importante organizar a dinâmica, de modo que cada aluno fale sem ser interrompido e que todos os alunos tenham oportunidade de falar e ser ouvido.
Espera-se que neste momento, os alunos apontem funções como: informação, lazer, diversão, transmissão de conhecimento, propaganda. Caso os alunos não falem da função de transmissão de informações, estimule-os a pensar sobre isso, questionando: para que serve os jornais da televisão? Se for necessário, cite exemplos de notícias televisionadas para que eles reconheçam essa função da televisão. Após a listagem, solicite que os alunos anotem em seus cadernos as funções identificadas pela turma.
ATIVIDADE 3:
1º Momento: Convide os alunos para assistirem aos vídeos abaixo, que apresentam notícias sobre fatos recentes. Todos os alunos devem assistir a, pelo menos, três vídeos, escolhidos por eles, dentre as opções disponibilizadas.
Mensalão. Duração: 1min33seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9Riq8ALgMsc. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=9Riq8ALgMsc. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Rede social para menores! Duração: 2min03seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wkuOj5KMNJY. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=wkuOj5KMNJY. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Não foi pelos R$ 0,20!!!! Duração: 3min59seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BScomtvz9t4. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=BScomtvz9t4. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Tragédia em Santa Maria. Duração: 2min08seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TegOl2gJOk8. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=TegOl2gJOk8. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Parintins – a terra do Boi-Bumbá. Duração: 3min35seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B8kSdQbBy8k. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=B8kSdQbBy8k. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Sugestão ao professor: Caso não consiga acesso a estes vídeos, selecione outros vídeos de notícias recentes e que tenham conteúdo apropriado para os alunos deste ano de ensino, isto é, em acordo com a faixa etária dos mesmos.
2º Momento: Após a exibição dos vídeos, converse com os alunos sobre os aspectos apresentados. Promova a reflexão sobre os tipos de notícias relatadas, sobre a linguagem utilizada nos vídeos e sobre o processo de produção de notícias.
Exemplos de perguntas para essa reflexão: “Quais fatos foram noticiados nos vídeos assistidos?”, “Do que falam as notícias vistas?”, “Quais recursos foram utilizados para contar a notícia?”, “Como devemos fazer para contar ou relatar uma notícia?”, “Será que uma notícia é um retrato da realidade ou será uma forma de ver determinado acontecimento?”.
3º Momento: Solicite aos alunos que façam um exercício de elaboração de uma notícia, recontando alguma das notícias vistas. Este trabalho deve ser feito individualmente e eles devem ser orientados produzir um texto onde recontem uma das notícias vistas anteriormente. Eles ainda podem fazer uma ilustração sobre a notícia recontada. Ao final, recolha as produções dos alunos para serem utilizadas na próxima aula.
ATIVIDADE 4:
1º Momento: Retome a atividade anterior, entregando aos alunos as produções feitas na aula anterior, nas quais eles recontaram uma das notícias vistas. Então, agrupe os alunos que tiverem escolhido recontar a mesma notícia, em duplas ou trios. Se algum aluno tiver escolhido recontar uma notícia que nenhum outro escolheu, ele poderá ser agrupado com alunos que recontaram outras notícias.
Solicite que os alunos de cada grupo ou dupla troquem entre si suas produções para que possam ler as produções dos colegas. Oriente-os a buscarem identificar pontos semelhantes e divergentes entre a sua produção e as dos colegas, anotando estas análises numa folha em separado.
2º Momento: Convide cada dupla ou trio para apresentar aos demais alunos suas análises sobre as histórias recontadas. Para isso, cada dupla ou trio deve ir à frente da sala, uma de cada vez, fazer a leitura em voz alta da sua análise, enquanto os demais alunos assistem à sua fala.
Durante as leituras, estimule os alunos a perceberem a diversidade de formas de recontar cada história, as diferentes palavras utilizadas e os diferentes sentidos que podem ser produzidas por cada uma, levando-os a perceberem a diversidade de formas de interpretar um mesmo fato.
Finalize esse momento, com a reflexão sobre a importância de se considerar as notícias como produções que também demonstram uma interpretação e uma forma de ver os fatos narrados, estimulando a recepção crítica das notícias.
ARAÚJO, Felipe. Gêneros Jornalísticos. Disponível em: http://www.infoescola.com/jornalismo/generos-jornalisticos/. Acesso em 08 de setembro de 2013.
DUARTE, Vânia. Gêneros textuais do universo jornalístico. Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/generos-textuais-universo-jornalistico.htm. Acesso em 08 de setembro de 2013.
PESSOA, Mara Núbia. História da televisão. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27436. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Indicação de site sobre jornalismo para crianças. Disponível em: http://recontando.com/. Acesso em 08 de setembro de 2013.
VICENZI, Celso. O analfabeto midiático. Disponível em: http://outraspalavras.net/posts/o-analfabeto-midiatico/. Acesso em 14 de setembro de 2013.
A avaliação deverá ser contínua e processual. Avalie se os alunos conseguiram ampliar o seu conhecimento sobre o processo comunicacional e de transmissão de informações da televisão através da capacidade de: expressão escrita, de interpretação de ponto de vista e da capacidade e construir opiniões sobre os assuntos tratados. Observe a concentração, a atenção e o envolvimento dos alunos nos momentos das discussões, nos momentos de trabalho em dupla ou trio e de produção individual dos textos.
Quatro estrelas 3 classificações
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22/09/2013
Quatro estrelasGostei.
22/09/2013
Cinco estrelasSua aula está me ajudando na sequência didática que preciso. Obrigada
21/09/2013
Cinco estrelasAchei excelente, principalmente pra quem está iniciando nessa jornada tão difícil e apaixonante. Estou encantada e sinto vontade de passar meus dias elaborando aulas e atividades e a cada dia que passa eu me identifico ainda mais com a área da educação. É muito gratificante saber que eu posso contribuir com a educação do nosso país, e por que não...procurar boas informações e fazer o melhor!!! Parabéns e obrigada pelas orientações...