21/09/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Ter noções iniciais de algumas leis de trânsito;
• Perceber que é preciso ter cuidado consigo e com o outro no trânsito;
• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos;
• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Essa proposta foi pensada para crianças de 3 anos, no intuito de contribuir para o desenvolvimento de questões relativas a educação no trânsito, desde a infância.
Primeiro Momento: Conversando sobre o trânsito
Materiais: Televisão, tapete, almofadas, aparelho de DVD.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Prepare um ambiente acolhedor e agradável, com tapetes, almofadas, aparelho de dvd ou data show, e depois convide as crianças a assistir pequenos filmes que falam sobre o trânsito. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0 (6 minutos)
https://www.youtube.com/watch?v=Uhi0Mwwar_k (1 minuto e meio)
https://www.youtube.com/watch?v=1ntk268YKks (8 minutos)
https://www.youtube.com/watch?v=MKqeik3WdtY (8 minutos)
Depois de assistirem aos filmes, converse com as crianças sobre suas impressões. Como a aula é indicada para crianças de 3 anos, faça perguntas simples como:_ Em qual banco do carro as crianças precisam sentar? _ Os adultos podem dirigir sem cinto? _O que quer dizer os semáforos, verde, amarelo e vermelho? _Como devemos atravessar a rua? Etc. Deixe que as crianças comentem sobre àquilo que já sabem e o que aprenderam com os filmes, e vá conduzindo a conversa de maneira a trazer mais elementos para o aprendizado das crianças em relação a esse tema. Ao final da conversa proponha para o grupo a construção de uma pista para brincar de carrinho, pedindo a ajuda deles na confecção dos semáforos e dos túneis.
Segundo Momento: Confeccionando uma pista
Materiais: fita durex colorida (amarelo preto e branco) ou papel contact colorido, cortado em tiras, tesoura.
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Escolha um local da escola, pode ser na sala ou num espaço coletivo, que tenha uma superfície lisa, onde possa ser colado a fita durex ou contact. Em nossa experiência utilizamos um cercado de madeira para fazer a pista, conforme ilustração.
Fonte: Foto, arquivo institucional do NDI -2013
Fotografia: Roseli Cunha
Destaco aqui a importância de estarmos atentos para os espaços de nossa escola e as possibilidades que nos oferecem de ampliar seus cenários, trazendo novos elementos para o desenvolvimento das crianças, inclusive por meio de sinais que as próprias crianças nos oferecem, quando utilizam determinado espaço para brincar constantemente de alguma brincadeira específica. Em nossa experiência, observamos que uma criança constantemente utilizava o cercado de madeira para brincar de carrinho. Daí, surgiu a ideia de confecção da pista naquele espaço, tornando-o mais convidativo e rico e ampliando a brincadeira para outras crianças.
Corte a fita durex ou as tiras de contact amarelas em pedaços de 30cm e de 10 cm e as brancas somente em pedaços de 10cm. Passe alcool na superfície escolhida, para limpar, antes de começar a colar o durex. Depois com o durex preto, vá fazendo a pista. No meio da estrada cole o durex amarelo e também o branco, para fazer a faixa de pedestres, conforme ilustração. Os túneis e semáforos podem ser feitos pelas crianças, num momento seguinte, em que já estiverem brincando na pista, e a professora indicar a possibilidade do incremento com esses novos elementos. A extensão dessa pista vai depender do espaço que o professor tiver para construi-la.
Fonte: Foto, arquivo institucional do NDI -2013
Fotografia: Roseli Cunha
Terceiro Momento: Brincando com a pista
Materiais: A pista, carrinhos e bonequinhos.
Duração:aproximadamente 40 minutos.
Agora que a pista está quase pronta, convide as crianças para brincar nela. Disponibilize carrinhos e bonequinhos pequenos que possam passar na faixa de pedestres. Brinque com o grupo. Quando todos estiverem empolgados com os carrinhos a mil, pegue um bonequinho e comece a passar na faixa de pedestres explicando que precisam parar para ele passar. Mais adiante, fale dos túneis e semáforos que podem ser construídos, e pergunte as crianças quem gostaria de ajudar em sua confecção.
Fonte: Fotos, arquivo institucional do NDI -2013
Fotografia: Roseli Cunha
Quarto Momento: Os túneis e semáforos
Materiais: papelão cortado em 3 retângulos de 20 cm por 10cm, tesoura, fita crepe, miolos de rolos de papel higiênico, caneta hidrocor.
Duração:aproximadamente 20 minutos.
Em uma mesa disponibilize os materiais, e convide as crianças a confeccionar túneis e semáforos para a pista. Para fazer os túneis corte o papelão em 3 retângulos de 20 cm por 10cm e peça que as crianças pintem. Depois faça um arco com ele, passando fita crepe dos dois lado e colando na pista.
Fonte: Foto, arquivo institucional do NDI -2013
Fotografia: Roseli Cunha
Para fazer os semáforos use o miolo de rolos de papel higiênico, desenhando os círculos, e pedindo para as crianças escolherem entre vermelho, amarelo ou verde para pintar, conforme ilustração. Aproveite para problematizar com as crianças qual a função os semáforos.
Fonte: Foto, arquivo institucional do NDI -2013
Fotografia: Roseli Cunha
Desenhos animados relacionados ao tema
http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
https://www.youtube.com/watch?v=Uhi0Mwwar_k
https://www.youtube.com/watch?v=1ntk268YKks
https://www.youtube.com/watch?v=MKqeik3WdtY
Aprendendo "O que é trânsito" na Educação Infantil
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40973
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor, a avaliar se, e o quanto a criança se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou; como se relacionou com os colegas; interessou-se pelos filmes expostos; evidenciou ter desenvolvido noções iniciais de algumas leis de trânsito. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (a pista de carrinhos). Se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças. Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!